21/07/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Guerra Fria: conceito, periodização e principais características.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - A Corrida Armamentista na Guerra Fria |
Para iniciar os estudos relativos à temática da aula, indique aos alunos a leitura do texto "A Corrida Armamentista", o qual compõe a série sobre o tema "GUERRA FRIA", publicada no Portal da TV Cultura. Ao final do texto, os alunos poderão conferir a bibliografia utilizada e uma relação de links e filmes sobre a temática.
|
O surgimento da bomba atômica teve sérias implicações históricas, políticas e culturais. Durante o período da Guerra Fria, o pesadelo da chamada "hecatombe nuclear" rondou a vida dos habitantes do planeta. Acreditava-se que o ataque de um dos lados, num momento qualquer, desencadearia uma guerra que poria fim à vida humana na Terra. Nós vamos ver de que modo a bomba atômica surgiu e se transformou num dos elementos principais do jogo de poder entre Estados Unidos e União Soviética. Um jogo macabro conhecido como "o equilíbrio do terror". |
http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra3/corridaarmamentista.htm
Acesso em: 15/07/2014
Orientações para a atividade:
a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o texto no link indicado acima e, inicialmente, fazer uma leitura individual e atenta do mesmo.
b. Ao final da leitura, os alunos, divididos em duplas, devem elaborar um esquema do texto, destacando as suas ideias centrais. Existem várias possibilidades de se esquematizar as ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual etc. Entretanto, antes de decidir qual apresentação gráfica utilizar, é fundamental identificar as palavras-chave de cada parágrafo. Sendo assim, para organizar um esquema é preciso, basicamente:
c. Promova a socialização, entre os alunos, dos esquemas produzidos pelas duplas, propondo a discussão das ideias centrais destacadas nos mesmos.
d. Sugira aos alunos que desenvolvam as atividades propostas em "Ensinar e Aprender", publicadas no Portal TV Cultura/Alô Escola:
1. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a energia atômica passou a ser muito utilizada em várias áreas científicas. Oriente os alunos para realização de uma pesquisa sobre a energia nuclear, levantando dados sobre: - utilização;
2. Durante a Guerra Fria o mundo esteve dividido em dois grandes blocos, liderados por Estados Unidos e União Soviética. Com a intenção de defender seus interesses, esses países formaram as alianças militares OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e Pacto de Varsóvia. Organize com os alunos uma pesquisa sobre os objetivos de cada uma dessas alianças, os países que as integravam e localização nos mapas.
3. A construção de mísseis antibalísticos (capazes de detectar e detonar foguetes durante o voo) colocava a Europa sob a constante ameaça de se tornar o "campo de batalha" de uma guerra entre as grandes potências. Com o auxílio do professor e de um mapa-múndi, discutir a frase: "A rota dos mísseis intercontinentais e dos mísseis de médio alcance sobre a Europa tinha uma função, durante a Guerra Fria, estritamente estratégica." (Roberto Godoy - jornalista e analista de assuntos militares).
4. Proponha aos alunos pesquisar os principais grupos pacifistas (Greenpeace, Anistia Internacional etc.) e sua atuação no mundo. Identificar suas principais reivindicações durante a Guerra Fria. |
As questões acima estão disponíveis no link http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra3/corridaarmamentista4.htm (Acesso em: 15/07/2014) |
e. Promova a discussão coletiva das questões.
A Corrida Armamentista na Guerra Fria através de charges
Orientações para a atividade:
I. Os alunos, divididos em trios, devem analisar atentamente cada uma das charges abaixo e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados.
II. Proceder ao trabalho de interpretação das charges situando-as em seu contexto social e político.
III. Os alunos devem levantar hipóteses acerca da ideia central de cada charge.
Charge 1 | |
|
Questões para auxiliar no trabalho de interpretação da charge:
a. Seguindo as orientações para a atividade mencionadas nos itens I e II, os alunos poderão concluir, com a ajuda do professor, que os dois personagens retratados na charge são: à esquerda, Harry S. Truman; à direita, Josef Stalin. Truman governou os EUA no período entre 1945 e 1953. Stalin esteve à frente do governo soviético entre 1924 e 1953.
b. Proponha aos alunos que reúnam outras informações sobre os dois governantes a partir da consulta em sites de biografias ou enciclopédias. c. Questione:
d. Depois de realizarem o trabalho de interpretação da charge, os trios poderão conferir uma Interpretação possível para a mesma no link indicado abaixo. |
Disponível em: http://historiaporimagem.blogspot.com.br/2011/08/guerra-fria-em-charges.html (Acesso em 15/07/2014) |
Charge 2 | |
|
Questões para auxiliar no trabalho de interpretação da charge: a. Seguindo as orientações para a atividade mencionadas nos itens I e II, os alunos poderão concluir, com a ajuda do professor, que os dois personagens retratados na charge são: à esquerda, Nikita Kruschev e à direita, John Kennedy. Kruschev governou a URSS no período entre 1953 e 1964. Kennedy governou os EUA no período entre 1960 e 1963. Ambos, portanto, foram governantes das duas maiores potências mundiais em um período da chamada Guerra Fria. b. Incentive os alunos a reunirem mais informações sobre os dois governantes a partir da consulta em sites de biografias ou enciclopédias. c. Questione:
d. Depois de realizarem o trabalho de interpretação da charge, os trios poderão conferir uma Interpretação possível para a mesma no link indicado abaixo. |
Disponível em: http://historiaporimagem.blogspot.com.br/2011/08/guerra-fria-em-charges.html (Acesso em 15/07/2014) |
Charge 3 | |
|
Questões para auxiliar no trabalho de interpretação da charge:
a. A partir das discussões já realizadas nas charges 1 e 2, os trios devem fazer a interpretação da charge 3.
b. Questione:
c. Depois de realizarem o trabalho de interpretação da charge, os trios poderão conferir uma Interpretação possível para a mesma no link indicado abaixo. |
Disponível em: http://historiaporimagem.blogspot.com.br/2011/08/guerra-fria-em-charges.html (Acesso em 15/07/2014) |
IV. O trabalho de interpretação das charges deverá ser socializado na turma.
Produção de charges pelos alunos |
Professor, estimule os alunos a exercitarem a criatividade, o humor e o senso crítico na atividade proposta.
Tema geral para a produção das charges: O papel da corrida armamentista na Guerra Fria.
Orientações para a atividade:
a. Divida os alunos em duplas.
b. Os alunos devem acessar, no portal do professor, duas aulas cuja leitura os auxiliarão no trabalho de produção de charges sobre o tema.
1. A aula "Leitura e produção de charges": a partir dela os alunos poderão identificar a charge como um gênero; analisar alguns recursos expressivos da charge - hipérbole, metáfora, ironia -, bem como os efeitos persuasivos produzidos por esses recursos; analisar e produzir charges, considerando as especificidades do gênero. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25116
2. A aula "A CHARGE como recurso metodológico na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História", onde são discutidas noções básicas para a produção e a interpretação de charges nas aulas de História. O professor deve orientar os alunos nesta tarefa. O link para acesso é:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406 |
c. Com o auxílio do professor, os alunos devem ler as orientações propostas nas duas aulas indicadas e iniciar o trabalho de produção das charges, em dupla.
Atenção! É importante frisar com os alunos que produzir uma charge não é apenas fazer um desenho sobre um determinado assunto. É preciso delimitar o tema, definir a ideia central que será retratada, representar a ideia de forma crítica e satírica. A charge também pode ser animada, mas a proposta aqui é para a elaboração de charges por meio de desenhos à mão livre. |
d. As duplas devem socializar as produções com os demais colegas. Após as apresentações, as charges podem ser expostas em mural ou painel para que os resultados do trabalho sejam compartilhados com toda a comunidade escolar.
Módulo 2 - A Corrida Espacial na Guerra Fria |
Inicie as discussões relativas à corrida espacial durante a Guerra Fria propondo aos alunos a leitura do excelente texto publicado no site http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/, intitulado "A Corrida Espacial", o qual compõe a série sobre o tema "GUERRA FRIA". Ao final do texto está disponível a bibliografia utilizada, uma relação de links e filmes sobre a temática, além de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos. Confira, abaixo, um pequeno excerto do material:
O homem no espaço |
A corrida espacial nos remete ao desenvolvimento tecnológico do século XX, particularmente do período da Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética disputavam quem obteria primeiro maior domínio e conhecimento do espaço. É claro que essa disputa tinha um significado científico e militar. Mas não era só isso. Talvez mais importante do que o aspecto da estratégia, havia também uma profunda questão psicológica e cultural envolvida. |
http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra4/corridaespacial.htm
Acesso em 15/07/2014
Orientações para a atividade:
a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o texto no link indicado acima e, inicialmente, fazer uma leitura individual e atenta do texto. O mesmo apresenta os seguintes subitens, entre outros:
|
b. Após a leitura, divida os alunos em trios, para que possam socializar as informações e esclarecer possíveis dúvidas.
c. Proponha aos alunos, ainda divididos em trios, que elaborem um quadro, a partir do texto, o qual destaque, cronologicamente, as principais conquistas realizadas por EUA e URSS na exploração espacial. Veja o exemplo abaixo:
Corrida Espacial durante a Guerra Fria | |
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) | Estados Unidos da América (EUA) |
Outubro de 1957: lançamento do satélite Sputnik ao espaço Novembro de 1957: lançamento do Sputnik 2, que levou à bordo um cão da raça Laika.
|
Janeiro de 1958: lançamento do primeiro satélite artificial norte-americano, o Explorer. Outubro de 1958: Criação da Nasa.
|
Os alunos devem completar o quadro com todas as informações que obtiverem no texto. Em seguida, reúna todos os alunos da turma, para que os trios apresentem os quadros elaborados, confiram e discutam, sob a orientação do professor, as informações registradas.
d. Após a socialização das informações do quadro, oriente os alunos a discutirem as seguintes questões:
e. Sugira aos alunos que, divididos em grupos, entrevistem pessoas (parentes, vizinhos, profissionais da escola, etc.), que eram vivos quando o primeiro homem (Yuri Gagarin), chegou ao espaço (1961), viajando na órbita da Terra e quando os primeiros homens (Neil Armstrong e Edwin Aldrin) pisaram na Lua (1969) e peçam a eles um depoimento sobre o acontecimento. Como ficaram sabendo sobre os fatos mencionados? Qual foi o impacto causado? Tinham à época uma noção clara da disputa que ocorria entre EUA e URSS pela corrida espacial? Os depoimentos podem ser gravados/filmados, caso haja autorização, ou manuscritos. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos devem socializar os depoimentos colhidos com os demais colegas da turma.
Nesta atividade, a proposta é que os alunos analisem e discutam as informações sobre a Corrida Espacial na Guerra Fria, disponíveis em Infográfico publicado no site http://www.estadao.com.br/, em 04/10/2007. Confira, abaixo, duas imagens do infográfico:
|
||
Esta é a imagem de abertura do Infográfico. Nela, os autores anunciam o início da corrida espacial em 1957, com o lançamento do satélite soviético denominado Sputnik. |
Esta imagem traz a linha do tempo da Corrida Espacial durante a Guerra Fria. À esquerda, a linha do tempo da URSS e à direita, a linha do tempo dos EUA. Clicando nas setas à direita (para baixo e para cima), os alunos poderão conferir informações sobre a corrida espacial no período entre 1957 e 1969. |
http://www.estadao.com.br/infograficos/sputnik-50-anos-de-corrida-espacial,4626.htm
Acesso em: 15/07/2014
Orientações para a atividade:
a. No recurso, os alunos terão acesso a diversas informações relativas à corrida espacial no período entre 1957 aos dias atuais. Oriente-os a fazer uma leitura individual e atenta de cada um dos subtemas do infográfico. A partir da leitura, os alunos poderão discutir sobre os avanços tecnológicos que levaram à exploração do espaço pelos EUA e URSS durante a Guerra Fria, a exploração comercial a partir de 1962 e o impulso tecnológico que possibilitou a comunicação em escala global, além da experiência do Brasil nesse campo. Confira os títulos dos subtemas:
b. Oriente os alunos a fazerem uma síntese das ideias centrais de cada subtema do infográfico. Para fazer a síntese, os alunos podem seguir as orientações contidas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 15/07/2014)
c. Os alunos devem comparar as informações do infográfico com aquelas que organizaram na atividade anterior (quando elaboraram um quadro cronológico relativo à Corrida Espacial), para observarem/discutirem se novos aspectos foram abordados e qual a relevância dos mesmos.
d. Dispostos em círculo, na sala de aula, os grupos devem socializar e discutir as ideias centrais do infográfico. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor.
Produção de Painel Temático |
Para concluir as atividades desta proposta didática, os alunos deverão organizar, em sala de aula, um painel com o tema: "Corrida Espacial e Armamentista na Guerra Fria". O painel deverá contemplar as questões trabalhadas nos módulos 1 e 2.
Orientações:
a. Será necessário utilizar papel de grandes dimensões ou outro material que possa ser fixado na parede da sala. Sobre ele serão expostos: pequenos textos, infográficos, fotos, charges, etc. Incentive os alunos a construírem uma linha do tempo da corrida armamentista e espacial durante a Guerra Fria, tendo por referência os estudos realizados.
b. O planejamento do material a ser exposto deve ser feito antecipadamente. Os alunos serão divididos em dois grupos. Cada grupo focalizará um determinado tema (corrida armamentista ou corrida espacial) e deverá reunir ou produzir diferentes materiais sobre ele, para a organização do painel. Sites de pesquisa na internet podem auxiliar os alunos na seleção de diferentes fontes.
c. Atenção, é preciso ter objetividade na organização do painel: os textos devem ser curtos (palavras, expressões, frases), as imagens sempre com legendas e outros materiais distribuídos adequadamente, de forma a chamar a atenção dos leitores sem incorrer em inflação visual!
d. O painel deverá ser exposto em lugar apropriado na escola, para que a comunidade escolar possa ter acesso ao trabalho desenvolvido pelos alunos.
Para esta atividade, é importante contar com a colaboração do professor de Artes, o qual poderá orientar os alunos na produção do painel.
Para alunos e professores:
O "Equilíbrio do Terror" na Guerra Fria. Por Renan Sampaio da Costa e Gustavo César Arêas de Souza. http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5385:o-equilibrio-do-terror-na-guerra-fria&catid=38&Itemid=127
Corrida Espacial e Guerra Fria. Por Pedro Paulo A. Funari. http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/1603/corrida-espacial-e-guerra-fria.html
Para os professores:
Corrida Espacial entre URSS e EUA. Revista Nova Escola. Sequência Didática. Por Wallace Andrioli e Rossana Ramos. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-historia-corrida-espacial-guerra-fria-700190.shtml
Guerra Fria e Corrida Espacial. Revista Nova Escola. Plano de Aula. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/guerra-fria-corrida-espacial-586336.shtml
Links acessados em: 15/07/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, interpretação e produção de charges, organização de quadro cronológico, entrevista, interpretação e discussão coletiva de infográfico, produção de painel temático, debate.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!