22/07/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Apontar os fatores que levaram à divisão da Coreia durante o período denominado de Guerra Fria.
Analisar os principais aspectos que marcaram a Guerra da Coreia, no período entre 1950 e 1953.
Refletir sobre a relação entre as duas Coreias na atualidade.
Guerra Fria: conceito, periodização e principais características.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - A divisão da Coreia e a Guerra Fria |
Para introduzir a discussão, leve para a sala de aula o mapa múndi atual e peça para que os alunos localizem a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.
Por exemplo, na imagem abaixo, é possível observar a localização das Coreias em uma península da Ásia, próxima ao Japão. No detalhe do Globo Terrestre (abaixo, à direita), a localização das Coreias está marcada por um quadrado com borda vermelha.
No trabalho com a imagem, converse com os alunos a respeito dos dados relativos a cada uma das Coreias, expostos à esquerda. Questione, por exemplo, se eles sabem o significado/conceito de termos como confucionismo, budismo, se podem diferenciar uma República de Partido Único de uma República Presidencialista, etc.
http://redes.moderna.com.br/2012/06/27/guerra-na-coreia-duas-nacoes-em-um-territorio/
Acesso em: 17/07/2014
Em seguida, levante as seguintes questões:
|
|
Oriente os alunos a anotarem as hipóteses no caderno e a selecionarem fontes que permitam responder as questões levantadas. A consulta pode ser feita em livros didáticos, paradidáticos, artigos de revistas e/ou jornais, páginas da internet, etc.
Inicialmente, os alunos devem reunir informações que permitam compreender, cronologicamente, os fatos relacionados ao processo de divisão da Coreia, iniciado com o término da Segunda Guerra Mundial. Nos links indicados abaixo, estão organizadas duas linhas do tempo: uma relativa à história da Coreia do Norte e outra à da Coreia do Sul, a partir do século XX.
|
|
Linha 1 disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020407_coreialinhanrs.shtml
Linha 2 disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020407_coreialinhasrs.shtml
Acesso em: 17/07/2014
Orientações:
a. Chame a atenção dos alunos para os fatos que ajudam a entender quando ocorreu a divisão da Coreia e em que contexto. Por exemplo:
b. Nas linhas do tempo disponíveis nos links indicados, as datas e fatos são apresentados em formato texto. Oriente os alunos a escolherem uma representação gráfica (linha do tempo horizontal, circular, iconográfica, espiral etc.) para organizarem, em uma mesma linha do tempo, os principais acontecimentos que marcam a História das Coreias. Esta atividade pode ser realizada pelos alunos divididos em trios.
Para a seleção da representação gráfica mais adequada, peça aos alunos que confiram os exemplos sugeridos no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236
c. Os trios devem apresentar o trabalho realizado aos demais colegas. Posteriormente, as linhas do tempo da História das Coreias, produzidas pelos alunos, podem ser expostas em mural, na sala de aula.
Na atividade 1, frisamos que os alunos deveriam selecionar fontes que lhes permitissem responder as questões propostas na aula (por que existem duas Coreias e quando/como surgiu essa divisão). É importante que as fontes selecionadas permitam relacionar a divisão da Coreia ao contexto da Segunda Guerra Mundial e, principalmente, à GUERRA FRIA.
Desta forma, confira o texto abaixo, como sugestão para o trabalho com os alunos:
Guerra na Coreia: duas nações em um território
Ao final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (EUA) e a ex União Soviética (URSS) passaram a disputar o poder do mundo em conflitos não armados. A esse período da história, damos o nome de Guerra Fria. Dessa forma, encontramos diversos conflitos armados com a interferência bélica e política dos dois países. Na luta por aliados, o bloco capitalista, sob a liderança dos EUA, e o bloco socialista, liderado pela URSS, se envolveram em guerras civis, devastando populações e separando territórios. O território coreano é dividido pelo Paralelo 38º e o problema começou em 1947, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) cria um grupo não autorizado pela URSS para organizar eleições em todo o país, em uma clara tentativa de unificar a Coreia. A tentativa fracassou e dividiu ainda mais a opinião dos civis. Até que em 09 de setembro de 1948, a zona soviética, patrocinada pela URSS, declara a independência e funda a República Democrática Popular da Coreia, ou Coreia do Norte. Nessa área, instala-se o regime socialista, seguindo os moldes soviéticos. A parte sul, contrária ao regime socialista, passa a se chamar Coreia do Sul. Patrocinada pelo EUA, adota o capitalismo como regime político. |
O texto completo está disponível em:
http://redes.moderna.com.br/2012/06/27/guerra-na-coreia-duas-nacoes-em-um-territorio/
Acesso em: 17/07/2014
Orientações:
a. A partir do trabalho com o texto, o professor poderá discutir com os alunos diferentes questões, como:
b. Após a discussão do texto, solicite aos alunos que façam uma síntese, por escrito, das ideias centrais discutidas coletivamente.
É possível afirmar que a divisão da Coreia em dois territórios com regimes diferentes foi determinada pela Guerra Fria entre EUA e URSS?
Orientações para a atividade:
a. A proposta da atividade é que cada aluno elabore um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada acima. Os estudos realizados nas atividades anteriores serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto.
b. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte a aula "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179 (Acesso em 17/07/2014)
c. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. Caso existam pontos de vista diferentes a respeito da questão formulada, dois grupos com distintas posições serão formados na sala. Os grupos devem apresentar os argumentos que construíram para defender os seus pontos de vista.
d. O professor, como mediador da atividade, também deve colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
e. Ao final da atividade, os alunos terão um tempo para refazerem os seus textos, caso julguem necessário, a partir das discussões realizadas. Os textos devem ser recolhidos pelo professor para leitura e avaliação.
Módulo 2 - A Guerra entre as Coreias (1950 -1953) e suas implicações na atualidade |
Na realização da atividade 3 do módulo 1, os alunos discutiram que, a partir de 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial, a linha do paralelo 38 separou a península coreana em dois territórios, o que culminou na criação da Coreia do Norte, de regime socialista, de acordo com os moldes soviéticos, e da Coreia do Sul, que adotou o regime capitalista, sob a influência dos Estados Unidos.
As tensões na península aumentaram, uma vez que havia o interesse de ambos os lados de unificar novamente o território, mas cada regime queria para si o controle do mesmo. Desta forma, em 1950, estourou um conflito armado entre as duas Coreias, com participação de aliados em cada lado.
Proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo:
Guerra da Coreia
O conflito entre as duas Coreias, de 1950 a 1953, levou americanos e soviéticos a medirem forças por meio de terceiros, no auge da "guerra fria". As origens da guerra da Coreia, entre forças da República Popular Democrática da Coreia e da China, de um lado, e da República da Coreia e seus aliados do outro, remontam ao fim da segunda guerra mundial, em 1945, quando ficou estabelecido que o paralelo 38º dividiria a península da Coreia em duas zonas: a do norte, ocupada por soviéticos, e a do sul, sob controle americano. Fracassadas as negociações para reunificar o país, realizaram-se eleições separadas em 1947, instalando-se em cada zona um governo independente, dos quais só o do sul foi reconhecido pelas Nações Unidas. Em 1948 constituíram-se dois estados autônomos: a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul). No ano seguinte, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se dos dois países. Forças comunistas do norte atacaram repetidamente a Coreia do Sul e a invadiram em 25 de junho de 1950. Dois dias depois, o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, enviou tropas para a Coreia do Sul, embora sem autorização do Congresso para declarar guerra. |
O texto completo está disponível em:
http://www.coladaweb.com/historia/guerras/guerra-da-coreia
Acesso em: 17/07/2014
Orientações:
a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima.
b. Oriente-os a sintetizar as ideias centrais do texto. Para fazer a síntese, eles podem seguir as orientações contidas em:http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 17/07/2014).
c. Promova a discussão coletiva das ideias centrais do texto. Confira algumas ideias que devem ser debatidas:
d. Na página onde se encontra o texto, foi postado também um vídeo intitulado "O conflito entre as duas Coreias". Oriente os alunos a reproduzirem o vídeo e a fazerem uma síntese das ideias centrais apresentadas no recurso. Na sequência, os alunos devem comentar, em discussão coletiva, as ideias registradas.
Para aprofundar as discussões realizadas na atividade 1, proponha aos alunos um trabalho de interpretação de imagens relativas à Guerra das Coreias.
Imagem 4 de 17. Disponível em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/07/130727_galeria_guerra_coreia_an.shtml
Acesso em: 17/07/2014
Orientações:
a. O recurso apresenta 17 imagens sobre a Guerra da Coreia (Coreia do Sul x Coreia do Norte), ocorrida no período entre 1950 e 1953. Divididos em duplas, os alunos devem acessar o link indicado acima e observar atentamente cada uma das imagens. Em seguida, as duplas devem descrever, por escrito, sucintamente, o que observam em cada uma delas.
b. Cada imagem traz também uma legenda. Contudo, as legendas não são necessariamente explicativas das imagens, muitas delas falam, de maneira, geral, de fatos ocorridos durante a guerra e/ou trazem informações estatísticas sobre a mesma. Peça aos alunos que leiam atentamente as legendas e façam o registro, por escrito, das ideias centrais.
c. Questione os alunos: as imagens e legendas sugerem, de alguma forma, que um dos lados era o mais correto na guerra? Justifique.
Os textos e mídias relativos aos conflitos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul trazem, em grande parte, uma perspectiva histórica que coloca a Coreia do Sul como o lado melhor e mais correto do confronto. Isto não apenas porque teria sido a Coreia do Norte a primeira a provocar a guerra, quando ultrapassou o paralelo 38 e invadiu o Sul em 1950, mas também porque, supostamente, as ações do Norte, sob a influência dos ditadores soviéticos, teriam sido mais radicais que as do Sul, sob a influência dos democratas norte-americanos.
Sem a intenção de "escolher" um lado, é importante, porém, que o professor ajude os alunos a reunirem fontes que representem diferentes análises acerca do tema e abandonem uma posição maniqueísta.
Por exemplo, no artigo “A desconstrução da Guerra fez o herói”, o autor, Sérgio Augusto, afirma que o jornalista I. F. Stone desconstruiu a guerra da Coreia e mostrou que "não havia inocentes nessa história. Em nenhum dos lados”. Esse jornalista teria desmontado a versão do governo americano e revelado que “todo mundo saiu lucrando com a guerra”, menos as suas vítimas.
|
Indique também o texto “Sobreviventes da Guerra da Coreia descrevem carnificina promovida pelos Estados Unidos”, de Choe Sang-Hun. Confira um excerto do texto:
“No interior de uma tenda velha na entrada do Parque Wolmi, um grupo de sul-coreanos idosos quer revelar ao mundo um aspecto oculto do triunfo militar dos Estados Unidos. Uma história de carnificina incendiária que não é mencionada nos livros oficiais de história da Coreia do Sul”. |
O texto completo está disponível em: http://www.controversia.com.br/blog/sobreviventes-da-guerra-da-coreia-descrevem-carnificina-promovida-pelos-estados-unidos/
(Acesso em: 17/07/2014)
Debate |
Após a leitura dos dois textos, promova um debate entre os alunos, para que possam esclarecer dúvidas e socializar conclusões.
O professor deve ser o coordenador do debate e anotar questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica.
No decorrer do debate, a participação é livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necessário. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos possam expor as suas considerações.
Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.
E hoje, como está a situação entre as duas Coreias? Ela mudou de 1953 aos dias atuais? Há possibilidade de reunificação?
Para que os alunos possam discutir as questões propostas, siga as orientações:
a. Divida os alunos em grupos. Eles devem selecionar fontes relacionadas ao tema e discutir as ideias centrais das mesmas.
Algumas sugestões:
1. Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação? Por Paula Sato. http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/qual-origem-divisao-coreia-norte-sul-473667.shtml 2. Novamente o conflito entre as Coreias. Por Tales dos Santos Pinto. http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/novamente-conflito-entre-as-coreias.htm 3. Coreia do Norte ameaça desfazer armistício que encerrou guerra. Por Jack Kim e Louis Charbonneau. http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE92403V20130305?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0 Links acessados em: 17/07/2014 |
b. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar as explicações de cada grupo.
c. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas.
d. Na produção dos slides, os grupos podem utilizar imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.
e.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”.
f. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo. Na data marcada, os grupos apresentarão as suas conclusões. Os slides produzidos por cada grupo devem ser socializados entre os alunos por meio de pendrive ou e-mail.
Para alunos e professores:
Guerra Fria. http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/index.htm
Comunista, Coreia do Norte surgiu em meio à Guerra Fria. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2009/10/636850-comunista-coreia-do-norte-surgiu-em-meio-a-guerra-fria-saiba-mais.shtml
Guerra da Coreia. http://imagohistoria.blogspot.com.br/2010/06/guerra-fria-corrida-espacial.html
Acesso em: 17/07/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas, produção de texto argumentativo, produção e apresentação de slides, debates.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!