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A divisão da Coreia no contexto da Guerra Fria

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apontar os fatores que levaram à divisão da Coreia durante o período denominado de Guerra Fria.

Analisar os principais aspectos que marcaram a Guerra da Coreia, no período entre 1950 e 1953.

Refletir sobre a relação entre as duas Coreias na atualidade.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Guerra Fria: conceito, periodização e principais características.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de fontes imagéticas.
  • Produção de texto argumentativo.
  • Produção e apresentação de slides.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador com acesso à internet.
  • Programa Power Point ou similar.
  • Textos, mapas, fotos.

 

Módulo 1 - A divisão da Coreia e a Guerra Fria

 

Atividade 1

Para introduzir a discussão, leve para a sala de aula o mapa múndi atual e peça para que os alunos localizem a Coreia do Sul e a Coreia do Norte.

Por exemplo, na imagem abaixo, é possível observar a localização das Coreias em uma península da Ásia, próxima ao Japão. No detalhe do Globo Terrestre (abaixo, à direita), a localização das Coreias está marcada por um quadrado com borda vermelha.

No trabalho com a imagem, converse com os alunos a respeito dos dados relativos a cada uma das Coreias, expostos à esquerda. Questione, por exemplo, se eles sabem o significado/conceito de termos como confucionismo, budismo, se podem diferenciar uma  República de Partido Único de uma República Presidencialista, etc.

 

 

http://redes.moderna.com.br/2012/06/27/guerra-na-coreia-duas-nacoes-em-um-territorio/

Acesso em: 17/07/2014

 

Em seguida, levante as seguintes questões:

 

interrogação

  • Por que existem duas Coreias, a do Norte e a do Sul?
  • Quando e como surgiu essa divisão?

 

Oriente os alunos a anotarem as hipóteses no caderno e a selecionarem fontes que permitam responder as questões levantadas. A consulta pode ser feita em livros didáticos, paradidáticos, artigos de revistas e/ou jornais, páginas da internet, etc.

 

Atividade 2

 

Inicialmente, os alunos devem reunir informações que permitam compreender, cronologicamente, os fatos relacionados ao processo de divisão da Coreia, iniciado com o término da Segunda Guerra Mundial. Nos links indicados abaixo, estão organizadas duas linhas do tempo: uma relativa à história da Coreia do Norte e outra à da Coreia do Sul, a partir do século XX.

 

Linha Tempo 1

   

Linha Tempo 2

Linha 1 disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020407_coreialinhanrs.shtml

Linha 2 disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020407_coreialinhasrs.shtml

Acesso em: 17/07/2014

 

Orientações:

 

a. Chame a atenção dos alunos para os fatos que ajudam a entender quando ocorreu a divisão da Coreia e em que contexto. Por exemplo:

  • Em 1910, o Japão anexou a Coreia (unificada) ao seu Império. Portanto, de 1910 a 1945 a Coreia esteve sob o domínio japonês.
  • Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota dos países do Eixo (Alemanha, Itália, Japão), ocorreu a rendição do Japão que perdeu o domínio sobre a Coreia. Esta passou a ser ocupada ao norte pelas tropas soviéticas e ao sul pelos EUA.
  • Em 1948, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul proclamaram a independência, mas a Coreia do Norte continuou a ser zona de influência da URSS (socialista) e a Coreia do Sul, zona de influência dos EUA (capitalista).

 

b. Nas linhas do tempo disponíveis nos links indicados, as datas e fatos são apresentados em formato texto. Oriente os alunos a escolherem uma representação gráfica (linha do tempo horizontal, circular, iconográfica, espiral etc.) para organizarem, em uma mesma linha do tempo, os principais acontecimentos que marcam a História das Coreias.  Esta atividade pode ser realizada pelos alunos divididos em trios.

 

Para a seleção da representação gráfica mais adequada, peça aos alunos que confiram os exemplos sugeridos no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236

 

c. Os trios devem apresentar o trabalho realizado aos demais colegas. Posteriormente, as linhas do tempo da História das Coreias, produzidas pelos alunos, podem ser expostas em mural, na sala de aula.

 

Atividade 3

 

Na atividade 1, frisamos que os alunos deveriam selecionar fontes que lhes permitissem responder as questões propostas na aula (por que existem duas Coreias e quando/como surgiu essa divisão). É importante que as fontes selecionadas permitam relacionar a divisão da Coreia ao contexto da Segunda Guerra Mundial e, principalmente, à GUERRA FRIA.

Desta forma, confira o texto abaixo, como sugestão para o trabalho com os alunos:

 

Guerra na Coreia: duas nações em um território

 

Ao final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (EUA) e a ex União Soviética (URSS) passaram a disputar o poder do mundo em conflitos não armados. A esse período da história, damos o nome de Guerra Fria. Dessa forma, encontramos diversos conflitos armados com a interferência bélica e política dos dois países.

Na luta por aliados, o bloco capitalista, sob a liderança dos EUA, e o bloco socialista, liderado pela URSS, se envolveram em guerras civis, devastando populações e separando territórios. O território coreano é dividido pelo Paralelo 38º e o problema começou em 1947, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) cria um grupo não autorizado pela URSS para organizar eleições em todo o país, em uma clara tentativa de unificar a Coreia.

A tentativa fracassou e dividiu ainda mais a opinião dos civis. Até que em 09 de setembro de 1948, a zona soviética, patrocinada pela URSS, declara a independência e funda a República Democrática Popular da Coreia, ou Coreia do Norte. Nessa área, instala-se o regime socialista, seguindo os moldes soviéticos. A parte sul, contrária ao regime socialista, passa a se chamar Coreia do Sul. Patrocinada pelo EUA, adota o capitalismo como regime político.

O texto completo está disponível em:

http://redes.moderna.com.br/2012/06/27/guerra-na-coreia-duas-nacoes-em-um-territorio/

Acesso em: 17/07/2014

 

Orientações:

 

a. A partir do trabalho com o texto, o professor poderá discutir com os alunos diferentes questões, como:

 

  • O conceito de Guerra Fria: retome com os alunos,de forma geral, os aspectos centrais do período histórico denominado de Guerra Fria (segunda metade do século XX). Para aprofundar a discussão, os alunos podem rever as atividades desenvolvidas na aula "A Guerra Fria e a oposição entre capitalismo e socialismo", disponível no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53225

 

  • Embora os Estados Unidos (EUA), potência capitalista, e a União Soviética (URSS), potência socialista, não se confrontassem diretamente em um conflito bélico (por isso o termo Guerra Fria), interferiram em conflitos de outros países, em busca de poder político, militar e econômico. Desta forma, os interesses das duas potências esteve diretamente relacionado à divisão da Coreia em Coreia do Sul e Coreia do Norte.

 

  • De acordo com o texto, a divisão do território coreano em Coreia do Norte e Coreia do Sul foi feita a partir do paralelo 38. Converse com os alunos a respeito dos conhecimentos geográficos que eles possuem acerca do termo. Caso seja necessário, peça a colaboração do professor de Geografia para a discussão da questão. Com a divisão da Coreia, ficava firmado que nenhum dos dois regimes poderia ultrapassar os limites da linha do paralelo 38, pois se o fizesse, estaria invadindo o território do outro, o que poderia gerar um conflito bélico.

 

b. Após a discussão do texto, solicite aos alunos que façam uma síntese, por escrito, das ideias centrais discutidas coletivamente.

 

Atividade 4

 

 

Produção de texto argumentativo

 

É possível afirmar que a divisão da Coreia em dois territórios com regimes diferentes foi determinada pela Guerra Fria entre EUA e URSS?

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. A proposta da atividade é que cada aluno elabore um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada acima. Os estudos realizados nas atividades anteriores serão a referência para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto. 

b. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte a aula "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179 (Acesso em 17/07/2014)

c. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. Caso existam pontos de vista diferentes a respeito da questão formulada, dois grupos com distintas posições serão formados na sala. Os grupos devem apresentar os argumentos que construíram para defender os seus pontos de vista.

d. O professor, como mediador da atividade, também deve colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.

e. Ao final da atividade, os alunos terão um tempo para refazerem os seus textos, caso julguem necessário, a partir das discussões realizadas. Os textos devem ser recolhidos pelo professor para leitura e avaliação.

 

 

Módulo 2 - A Guerra entre as Coreias (1950 -1953) e suas implicações na atualidade

 

Atividade 1

 

Na realização da atividade 3 do módulo 1, os alunos discutiram que, a partir de 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial, a linha do paralelo 38 separou a península coreana em dois territórios, o que culminou na criação da Coreia do Norte, de regime socialista, de acordo com os moldes soviéticos, e da Coreia do Sul, que adotou o regime capitalista, sob a influência dos Estados Unidos.

As tensões na península aumentaram, uma vez que havia o interesse de ambos os lados de unificar novamente o território, mas cada regime queria para si o controle do mesmo. Desta forma, em 1950, estourou um conflito armado entre as duas Coreias, com participação de aliados em cada lado.

Proponha aos alunos a leitura do texto indicado abaixo:

 

Guerra da Coreia

 

O conflito entre as duas Coreias, de 1950 a 1953, levou americanos e soviéticos a medirem forças por meio de terceiros, no auge da "guerra fria".

As origens da guerra da Coreia, entre forças da República Popular Democrática da Coreia e da China, de um lado, e da República da Coreia e seus aliados do outro, remontam ao fim da segunda guerra mundial, em 1945, quando ficou estabelecido que o paralelo 38º dividiria a península da Coreia em duas zonas: a do norte, ocupada por soviéticos, e a do sul, sob controle americano. Fracassadas as negociações para reunificar o país, realizaram-se eleições separadas em 1947, instalando-se em cada zona um governo independente, dos quais só o do sul foi reconhecido pelas Nações Unidas. Em 1948 constituíram-se dois estados autônomos: a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul). No ano seguinte, a maior parte das tropas estrangeiras retirou-se dos dois países.

Forças comunistas do norte atacaram repetidamente a Coreia do Sul e a invadiram em 25 de junho de 1950. Dois dias depois, o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, enviou tropas para a Coreia do Sul, embora sem autorização do Congresso para declarar guerra.

O texto completo está disponível em:

http://www.coladaweb.com/historia/guerras/guerra-da-coreia

Acesso em: 17/07/2014

 

Orientações:

 

a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima.

 

b. Oriente-os a sintetizar as ideias centrais do texto. Para fazer a síntese, eles podem seguir as orientações contidas em:http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 17/07/2014).

 

c. Promova a discussão coletiva das ideias centrais do texto. Confira algumas ideias que devem ser debatidas:

  • Quais razões levaram à guerra entre Coreia do Norte e Coreia do Sul?
  • Por que a autora do texto afirma que "o conflito entre as duas Coreias, de 1950 a 1953, levou americanos e soviéticos a medirem forças por meio de terceiros, no auge da "guerra fria"?
  • Qual foi o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) no conflito?
  • Quais foram os países que se aliaram a cada um dos lados? O que explica a posição que os mesmos adotaram no conflito entre as Coreias?
  • Como terminou o conflito? Houve muitas perdas de ambos os lados?
  •  O fim do confronto trouxe mudanças na configuração territorial e política das Coreias?

 

d. Na página onde se encontra o texto, foi postado também um vídeo intitulado "O conflito entre as duas Coreias". Oriente os alunos a reproduzirem o vídeo e a fazerem uma síntese das ideias centrais apresentadas no recurso. Na sequência, os alunos devem comentar, em discussão coletiva, as ideias registradas.

 

Atividade 2

 

Para aprofundar as discussões realizadas na atividade 1, proponha aos alunos um trabalho de interpretação de imagens relativas à Guerra das Coreias.

 

Guerra

Imagem 4 de 17. Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/07/130727_galeria_guerra_coreia_an.shtml

Acesso em: 17/07/2014

 

Orientações:

 

a. O recurso apresenta 17 imagens sobre a Guerra da Coreia (Coreia do Sul x Coreia do Norte), ocorrida no período entre 1950 e 1953. Divididos em duplas, os alunos devem acessar o link indicado acima e observar atentamente cada uma das imagens. Em seguida, as duplas devem descrever, por escrito, sucintamente, o que observam em cada uma delas.

b. Cada imagem traz também uma legenda. Contudo, as legendas não são necessariamente explicativas das imagens, muitas delas falam, de maneira, geral, de fatos ocorridos durante a guerra e/ou trazem informações estatísticas sobre a mesma. Peça aos alunos que leiam atentamente as legendas e façam o registro, por escrito, das ideias centrais.

c. Questione os alunos: as imagens e legendas sugerem, de alguma forma, que um dos lados era o mais correto na guerra? Justifique.

 

Atividade 3

 

Os textos e mídias relativos aos conflitos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul trazem, em grande parte, uma perspectiva histórica que coloca a Coreia do Sul como o lado melhor e mais correto do confronto. Isto não apenas porque teria sido a Coreia do Norte a primeira a provocar a guerra, quando ultrapassou o paralelo 38 e invadiu o Sul em 1950, mas também porque, supostamente, as ações do Norte, sob a influência dos ditadores soviéticos, teriam sido mais radicais que as do Sul, sob a influência dos democratas norte-americanos.

Sem a intenção de "escolher" um lado, é importante, porém, que o professor ajude os alunos a reunirem fontes que representem diferentes análises acerca do tema e abandonem uma posição maniqueísta.

Por exemplo, no artigo “A desconstrução da Guerra fez o herói”, o autor, Sérgio Augusto, afirma que o jornalista I. F. Stone desconstruiu a guerra da Coreia e mostrou que "não havia inocentes nessa história. Em nenhum dos lados”. Esse jornalista teria desmontado a versão do governo americano e revelado que “todo mundo saiu lucrando com a guerra”, menos as suas vítimas.

 

Indique também o texto “Sobreviventes da Guerra da Coreia descrevem carnificina promovida pelos Estados Unidos”, de Choe Sang-Hun. Confira um excerto do texto:

 

“No interior de uma tenda velha na entrada do Parque Wolmi, um grupo de sul-coreanos idosos quer revelar ao mundo um aspecto oculto do triunfo militar dos Estados Unidos. Uma história de carnificina incendiária que não é mencionada nos livros oficiais de história da Coreia do Sul”.

O texto completo está disponível em: http://www.controversia.com.br/blog/sobreviventes-da-guerra-da-coreia-descrevem-carnificina-promovida-pelos-estados-unidos/

(Acesso em: 17/07/2014)

 

 

Debate

 

Após a leitura dos dois textos, promova um debate entre os alunos, para que possam esclarecer dúvidas e socializar conclusões.

O professor deve ser o coordenador do debate e anotar questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica.

No decorrer do debate, a participação é livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necessário. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos possam expor as suas considerações.

Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.

 

Atividade 4

 

E hoje, como está a situação entre as duas Coreias? Ela mudou de 1953 aos dias atuais? Há possibilidade de reunificação?

 

 

Para que os alunos possam discutir as questões propostas, siga as orientações:

a. Divida os alunos em grupos. Eles devem selecionar fontes relacionadas ao tema e discutir as ideias centrais das mesmas.

 

Algumas sugestões:

 

1. Por que a Coreia se dividiu? Há chances de reunificação? Por Paula Sato. http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/qual-origem-divisao-coreia-norte-sul-473667.shtml

2. Novamente o conflito entre as Coreias. Por Tales dos Santos Pinto. http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/novamente-conflito-entre-as-coreias.htm

3. Coreia do Norte ameaça desfazer armistício que encerrou guerra. Por Jack Kim e Louis Charbonneau. http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE92403V20130305?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0

Links acessados em: 17/07/2014

 

b. A apresentação será feita através de slides, utilizando o programa PowerPoint ou similar, para que os colegas possam acompanhar as explicações de cada grupo.

c. Não deve haver texto longo em cada slide, mas apenas ideias centrais ou esquema de ideias que serão explicadas pelo grupo. Ficar apenas lendo o que está escrito no slide não é adequado, as ideias relativas ao tema do grupo devem ser explicadas com argumentos claros aos colegas.

d. Na produção dos slides, os grupos podem utilizar imagens que contribuam para a melhor compreensão do assunto.

e.Todo o material utilizado para a produção dos slides deve ser organizado ao final da apresentação, em item intitulado “Fontes utilizadas”.

f. O professor deve informar aos alunos o tempo mínimo e máximo para a apresentação de cada grupo. Na data marcada, os grupos apresentarão as suas conclusões. Os slides produzidos por cada grupo devem ser socializados entre os alunos por meio de pendrive ou e-mail.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas, produção de texto argumentativo, produção e apresentação de slides, debates.

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