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Vietnã: divisão, guerra e reunificação na segunda metade do século XX

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o processo que levou à guerra no Vietnã, no contexto da Guerra Fria.

Apontar os principais aspectos que marcaram a Guerra do Vietnã e o envolvimento dos Estados Unidos (EUA) no conflito.

Refletir sobre os significados políticos e sociais da reunificação do Vietnã ao término da guerra.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Guerra Fria: conceito, periodização e principais características.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de mapas.
  • Organização e apresentação de Seminário.
  • Reprodução e interpretação de documentário.
  • Produção de resenha.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador com acesso à internet.
  • Programa Power Point ou similar.
  • Data Show.
  • Textos, mapas, documentário.

 

Módulo 1 - A Conferência de Genebra e a divisão do Vietnã

 

Atividade 1

 

Para que os alunos compreendam a Guerra do Vietnã no contexto da Guerra Fria, é necessário que, inicialmente, eles reflitam acerca dos acontecimentos que nortearam a história daquele país desde a dominação colonialista francesa até a Conferência de Genebra, em 1954.

Com esse objetivo, proponha aos alunos o trabalho com o texto abaixo:

 

Em 1954, os franceses foram finalmente derrotados na batalha de Diem Biem Phu, selando sua saída da Indochina. Para negociar a paz, o governo francês convocou, no mesmo ano, a Conferência de Genebra. Formalmente, o objetivo dessa conferência era o de reconhecer a independência do Vietnã e também de suas duas outras ex-colônias na Indochina, o Laos e o Camboja, além de formalizar a instalação de novos governos nesses países.

Contudo, a ação dos EUA, com a conivência do governo da União Soviética, foi decisiva para que se frustrasse a independência efetiva desses países. Durante a Conferência de Genebra, os EUA propuseram que o Vietnã fosse dividido em duas partes: a porção ao norte, onde o Viet Minh era mais forte, ficaria sob controle de Ho Chi Minh, tendo Hanói como capital. No sul, com capital em Saigon, permaneceria Bao Dai no poder, com um governo pró-ocidente.

O acordo previa, ainda, a realização de eleições em 1956, com um candidato indicado pelo governo do Norte e outro pelo do Sul, de modo que quem ganhasse a eleição unificaria o país.

O texto completo, de Gilberto Salomão, está disponível em:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/guerra-do-vietna---origens-do-dominio-frances-a-conferencia-de-genebra.htm

Acesso em 18/07/2014

 

 

 

O que é fundamental destacar na discussão coletiva do texto:

 

1. A França, uma das potências imperialistas da época, exerceu domínio neocolonialista na Indochina até 1954, quando foi expulsa da região pelos movimentos nacionalistas organizados no Vietnã.

 

2. Durante a Segunda Guerra Mundial, por um tempo, o domínio do Vietnã passou da França para o Japão.

  • Retome com os alunos as alianças formadas entre as potências imperialistas durante a Segunda Guerra Mundial e os desdobramentos das mesmas na dominação de regiões da Ásia, como a Indochina, por exemplo.

 

3. Na Conferência de Genebra, de 1954 foi proposta a divisão do Vietnã em: Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.

  • Discuta com os alunos a respeito de como a Guerra Fria entre EUA e URSS no período influenciou essa decisão na Conferência de Genebra.
  • Retome os principais pontos acertados na Conferência de Genebra, os quais explicam os acontecimentos posteriores que levaram à guerra, quando houve o não cumprimento do acordo.

 

Professor, a partir da discussão, proponha aos alunos a produção coletiva de um mapa conceitual do texto. Confira as orientações para a atividade no link: http://pt.slideshare.net/computacaoufjf/mapas-conceituais-4828386. (Acesso em 18/07/2014)

 

 

Atividade 2

 

É importante que os alunos tenham domínio da localização e configuração espacial dos territórios onde ocorreram os conflitos relacionados à guerra do Vietnã. Neste sentido, proponha a eles o trabalho com mapas.

 

 

Mapa 1   Mapa 2   Mapa 3
        

                                                                     

Mapa 1. Disponível em: http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/asia/indochina.htm

Mapa 2. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/Vietnam1954.jpg

Mapa 3. Disponível em: http://menrvatemplodosaber.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html

Acesso em: 18/07/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem acessar os mapas acima nos links indicados e fazer uma observação atenta de cada um deles.

b. Proponha a eles a criação de legendas descritivo/analíticas (pequenos textos) para os mapas, a partir dos estudos realizados na atividade 1. Por exemplo:

 

  • Em relação ao mapa 1, os alunos podem observar que se trata da Indochina, região formada por Camboja, Laos e Vietnã e comentar brevemente sobre o domínio da região pela França, com pequeno período de domínio japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Também podem evidenciar que, quando se fala em Guerra do Vietnã, os territórios dos seus vizinhos (Camboja e Laos), também foram duramente afetados.

 

  • Em relação ao mapa 2, os alunos podem mencionar que a Conferência de Genebra, de 1954, propôs a divisão do território do Vietnã e a criação de uma zona desmilitarizada entre o Norte e o Sul. Podem comentar, também, sobre como os interesses dos norte-americanos e dos soviéticos interferiram nesse processo, retomando o conceito de Guerra Fria. A divisão do território vietnamita durou de 1954 a 1975.

 

  • Em relação ao mapa 3, os alunos devem observar que se trata do mapa atual do Vietnã, cuja capital é Hanói. O território foi reunificado após o término da guerra, em 1975. Os alunos podem comentar, também, que a reunificação do território do Vietnã foi oficializada em 1976.

 

c. Professor, incentive os alunos a criarem as legendas em duplas, sem a sua interferência. Após a realização da atividade, eles poderão socializar as produções com os colegas. O professor poderá esclarecer possíveis dúvidas e corrigir informações incorretas.

 

 

Módulo 2 - Vietnã: guerra e reunificação na segunda metade do século XX

 

 

Menina correndo nua. kim Phuc, na época com 9 anos, foge após ataque com bomba de napalm. Trang Bang, Vietnã, 08/06/1972. Foto: Nick Ut

Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/jt-radar/foto-historica-faz-40-anos/

Acesso em 18/07/2014

 

Professor, incentive os alunos a buscarem informações sobre a foto acima, uma das mais famosas relativas à guerra do Vietnã, e também sobre o que aconteceu com Kim Phuc e como ela está atualmente.

 

Atividade 1

A proposta para esta aula é um seminário de textos, a partir dos quais os alunos possam aprofundar as suas reflexões e socializar as suas conclusões com os colegas, a respeito da Guerra do Vietnã do Norte contra o Vietnã do Sul e da participação ativa dos EUA na mesma. 

 

Seminário

 

 

Orientações para a realização do Seminário:

 

a. Divida os alunos em três grupos e atribua a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão.

 

b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo e as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.

 

c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação.  Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que os alunos compreendam bem as ideias principais do texto e as apresente em uma fala espontânea.

 

d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor. 

 

e. Sugestão de textos para o Seminário:

Guerra do Vietnã. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_vietna5.htm

Guerra do Vietnã - Guerra da Indochina. http://www.coladaweb.com/historia/guerras/guerra-do-vietna-guerra-da-indochina

Guerra do Vietnã. http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra8/blocosocialista-asia2.htm

Os links acima foram acessados em: 18/07/2014

 

 Atenção!

Acima foram indicados textos disponíveis na internet, entre vários outros que podem ser selecionados pelos grupos. Mas, evidentemente, os alunos também podem e devem consultar livros, revistas e enciclopédias que tratem do tema do Seminário para aprofundarem suas reflexões.

 

Apresentação do Seminário

Após o trabalho de leitura e interpretação das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o Programa Power Point e Data Show, ou outro aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.

Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, áudio, vídeos etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras e mais interessantes para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.

 

Atividade 2

 

Reprodução e discussão coletiva do Documentário:

O homem mais perigoso da América. Daniel Ellsberg e os documentos do Pentágono

(The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers, EUA, 2009)

 

Documentário

Disponível em: http://www.videodeaula.com.br/historia-geral/guerra-do-vietna/video-de-guerra-do-vietna.html

Acesso em 18/07/2014

 

 

Professor(a), o documentário acima é um excelente recurso para discutir com os alunos a respeito da intervenção dos Estados Unidos (EUA) na Guerra do Vietnã. Leia, abaixo, o comentário de Pedro Tavares a respeito do mesmo:

 

Daniel Ellsberg é um cara de coragem. Não resta dúvidas disso após a exibição de “O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono”. Ele trabalhou por muitos anos para o governo americano, onde exerceu a função de encaminhar e arquivar documentos secretos sobre a guerra do Vietnã. Apesar da sensação de quem sabe que está fazendo algo ruim, ele era apenas um funcionário público, algo que se transformou em pesadelo para os chefes americanos após a ida de Daniel à guerra.

Daniel passou o tempo necessário no Vietnã para entender o que tais documentos diziam. Entre imagens de arquivo e entrevistas reveladoras, os diretores Judith Ehrlich e Rick Goldsmith fazem todos os envolvidos reviverem aquela época e compartilharem suas impressões sobre as atitudes que renderam ao protagonista do documentário a alcunha de “Homem Mais Perigoso da América”. Atitudes que tiraram do sério ninguém menos que o presidente dos EUA Richard Nixon.

O que fez Daniel Ellsberg? Por meio de reportagens no jornal The New York Times em 1971, ele revelou páginas e páginas de documentos secretos a que tinha acesso, lançando nova luz aos conflitos no Vietnã. A publicação dos documentos mostrou que o povo americano estava sendo enganado por seu próprio governo a respeito da guerra. (...)

Grifos nossos. Texto completo disponível em:

http://pipocamoderna.virgula.uol.com.br/documentario-celebra-coragem-do-homem-mais-perigoso-da-america/24451

Acesso em 18/07/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Antes de reproduzir o documentário para os alunos, indique a eles a leitura do comentário de Pedro Tavares sobre o mesmo. Assim, eles terão uma visão geral a respeito do tema tratado no documentário e de como ele foi desenvolvido pelos diretores, o que pode auxiliar no trabalho de compreensão do recurso, sem prejudicar o posicionamento dos alunos, já que o autor não se propôs a fazer uma análise crítica do tema. 

 

b. Reproduza o documentário para a turma em sala de aula ou em outro espaço apropriado na escola. Como o documentário está disponível na internet, os alunos poderão acessar o link acima para assistir uma segunda vez, em casa, antes de desenvolverem as atividades solicitadas.

 

c. Em sala de aula, reúna os alunos em círculo para que exponham as ideias centrais do documentário. ATENÇÃO: o objetivo é verificar se os alunos compreenderam a abordagem dada pelos diretores aos fatos reais narrados e discutidos no documentário e esclarecer possíveis dúvidas que eles apresentem. Entretanto, não é ainda necessário, neste momento, pedir a eles que se posicionem sobre as questões abordadas. Este posicionamento será solicitado na próxima atividade.

 

d. De maneira geral, é necessário que os alunos entendam:

  • Quem era Daniel Ellsberg e o que ele fazia na época.
  • Como Daniel Ellsberg conseguiu acesso a documentos secretos do Pentágono, relativos à Guerra do Vietnã e à participação dos EUA.
  • Por que Daniel E. foi ao Vietnã e quais foram os impactos desse contato com os vietnamitas.
  • Quais as principais denúncias feitas por ele contra o governo dos EUA.
  • Como o então presidente dos EUA, Richard Nixon, reagiu às denúncias.
  • Como o povo norte-americano reagiu ao caso.
  • Como ficou a situação de Daniel Ellsberg depois que o caso veio a público.

 

e. Após a exposição das ideias centrais, solicite aos alunos que façam uma síntese das mesmas no caderno. Elas serão retomadas na realização da próxima atividade.

 

 

Atividade 3

Resenha

 

 

Proponha aos alunos a produção de uma resenha crítica do  documentário "O homem mais perigoso da América. Daniel Ellsberg e os documentos do Pentágono".

 

Orientações para a atividade:

 

a. Antes de iniciar a atividade, é importante que o professor e os alunos façam leituras a respeito da produção de uma resenha crítica:

 

Para o professor:

1. Para orientar os alunos na produção da resenha, confira a aula "Sobre o gênero discursivo - resenha crítica", publicada no Portal do Professor. A partir da aula, o professor poderá ajudar os alunos a identificarem as características estruturais e funcionais do gênero resenha. Linkhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224

 

2. Além da aula indicada, confira outros recursos no Portal do Professor:

 

Para os alunos:

1. Resenha. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10#conteudo-resenha. Neste link os alunos encontrarão o conceito de resenha, bem como seus usos e tipos.

Acesso em: 18/07/2014

 

b. Após o trabalho realizado na atividade 2 e os esclarecimentos obtidos a partir das leituras indicadas acima, os alunos estarão preparados para a produção da resenha. É importante ressaltar para os alunos que, na resenha, eles devem não apenas resumir as ideias centrais do documentário, como também emitir uma opinião a respeito delas, revelando um posicionamento em relação às questões abordadas. A atividade deve ser realizada sob a orientação do professor.

 

Atenção!  Solicite a colaboração do professor de Português para orientar os alunos na produção da resenha crítica.

 

c. Antes que as resenhas sejam entregues ao professor, para avaliação, os alunos devem socializá-las com os colegas.

 

 

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Professor, para o desenvolvimento das atividades 2 e 3, além da proposta realizada, há outras possibilidades interessantes de produções cinematográficas que tratam dos conflitos no Vietnã, na segunda metade do século XX. Confira algumas sugestões nos links abaixo:

1. Aula publicada no Portal do Professor: "A Guerra do Vietnã através do cinema". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38471

2. Além do documentário selecionado para esta aula, no link a seguir encontram-se outras sugestões de vídeos sobre o tema. http://www.videodeaula.com.br/historia-geral/guerra-do-vietna/video-de-guerra-do-vietna.htm

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

O caso Vietnã: conflito "quente" da Guerra Fria. Por Kátia Dutra. http://redes.moderna.com.br/tag/guerra-do-vietna/

Vietnã: independência ou morte. Por Cristiane Rogério. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/vietna-independencia-ou-morte-433983.shtml

 

Acesso em: 18/07/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, interpretação de mapas, organização e apresentação de Seminário, reprodução e interpretação de documentário, produção de resenha, debate.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • roberta, unidade escolar sebastião alves dos reis , Piauí - disse:
    roberta_1921@hotmail.com

    24/07/2014

    Cinco estrelas

    adorei sou professora de história


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