18/08/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Esta aula é a terceira de uma série que aborda produção escrita. O objetivo desta série é ajudar o aluno a tomar gosto pela escrita em língua inglesa. A primeira aula, intitulada I HATE WRITING, encontra-se disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56897, acesso em 10 ago. 2014. A segunda aula, chamada I LIKE WRITING, também encontra-se disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56931, acesso em 10 ago. 2014. Esta presente aula tem como título I LOVE WRITING (figura 1). As atividades foram elaboradas num crescente grau de dificuldade, por isso recomenda-se que as aulas sejam ministradas nesta ordem.
Figura 1 - I love writing
Fonte: http://bestclipartblog.com/clipart-pics/writing-clip-art-4.gif, acesso em 10 ago. 2014.
O objetivo desta atividade é produzir um texto que conte uma história, baseada em fotos tiradas de um acontecimento. Essas fotos retratam uma história real. Elas estão mostradas na figura 2 e retratam o drama que uma mulher e seu cachorrinho viveram, quando ele caiu nas águas geladas de um rio. A intenção é que os alunos consigam escrever um texto, contendo o maior número possível de detalhes, tais como: a descrição do cenário de cada foto, os sentimentos envolvidos, as ações das pessoas retratadas e o resultado dessas ações. O procedimento deverá ser o seguinte: primeiramente, mostre toda a figura 2 para os alunos, para que eles entendam a história, de forma geral. Em seguida, mostre somente a foto número 1 e peça aos alunos para exporem, oralmente, tudo o que eles puderem visualizar nela e inferir sobre ela. Só então, dê tempo para que eles escrevam. Repita esse procedimento para cada foto. Esta atividade completa levará toda a aula. Ao término da atividade, colete as produções para correção. Traga as redações corrigidas na aula seguinte e convide alguns alunos para lerem suas histórias para a classe.
Figura 2 - A story told from pictures
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1) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-001.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
2) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-002.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
3) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-003.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
4) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-004.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
5) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-005.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
6) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-006.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
7) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-008.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
8) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-011.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
9) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-012.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
10) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-013.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
11) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-014.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
12) Fonte: http://www.funinstore.com/wp-content/uploads/2011/01/A-STORY-TOLD-IN-PICTURES-015.jpg, acesso em 10 ago. 2014.
A finalidade deste exercício é produzir um texto, contando uma história, baseada em um vídeo. Explique aos alunos que eles irão assistir a um filme curto, chamado A Silent Melody e, em seguida, eles deverão escrever a história. Diga a eles que é importante observarem o filme com atenção, para que o texto produzido seja rico de detalhes. O vídeo encontra-se no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=XdOfxPS2n8o, acesso em 03 ago. 2014. Exiba o vídeo por partes - a primeira começa no início e vai até 3:00 minutos. A segunda vai de 3:01 a 7:34, e a terceira, de 7:35 ao final. Após cada parte, faça algumas perguntas aos alunos, como exemplificado a seguir:
Parte 1 (0:00 a 3:00)
a) What is the girl's routine? (Qual é a rotina da garota?)
b) Does she seem happy? (Ela parece feliz?)
c) What changes when she sees her new neighbour? (O que muda, quando ela vê seu novo vizinho?)
d) At the end, what do you think she wants to tell him? (No final, o que você acha que ela quer dizer a ele?)
Parte 2 (3:01 a 7:34)
a) In fact, what does she want to warn him of? (Na verdade, de que ela quer avisá-lo?)
b) What do they do from then on? (O que eles fazem daí em diante?)
c) How do they feel with their relationship? (Como eles se sentem com o seu relacionamento?
d) What happens when he gets to know she is deaf? (O que acontece quando ele fica sabendo que ela é surda?)
e) What is it going to happen now? Make predictions. (O que vai acontecer agora? Faça previsões.)
Part 3 (7:35 a 10:19)
a) What is the end of the story? (Qual é o desfecho da história?)
b) Did you imagine it would be like that? (Você imaginou que seria desta forma?)
c) How do they feel at the end? (Como eles se sentem no final?)
d) How is their routine now compared to her routine at the beginning of the story? (Como é a rotina deles agora, comparada à rotina dela no início da história?)
Comentário: DDLJ é a abreviação de Dilwale Dulhania Le Jayenge. Esse é o nome de um filme muito famoso na Índia, cujo ator principal é Sundeep Kishan, que é o produtor do vídeo com o qual estamos trabalhando.
Ao término da discussão, os alunos poderão começar a escrever. É provável que eles não consigam terminar a tarefa até o final desta aula. Sendo assim, eles deverão concluir a escrita em casa e trazer o texto na próxima aula. A correção deverá ser feita posteriormente.
O endereço http://bogglesworldesl.com/creativewriting.htm, acesso em 10 ago. 2014, oferece uma riqueza em ideias para redação. O professor poderá escolher entre diversos assuntos, para atender aos interesses dos alunos.
As duas produções textuais poderão ser avaliadas quantitativamente. Diferentes aspectos das redações podem ser considerados na avaliação, tais como: coesão e coerência, retidão na gramática, pertinência e riqueza de vocabulário, entre outros.
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