Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


I LIKE WRITING

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar pequenos textos descritivos.
  • Escrever mensagens.
  • Construir histórias a partir de figuras.
  • Criar uma história em quadrinhos.
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Present simple and continuous.
  • Past simple and continuous.
Estratégias e recursos da aula

Esta aula faz parte de uma série de três aulas idealizadas com o objetivo de incentivar os alunos a escreverem em inglês e desmistificar a ideia de que escrever é difícil ou entediante. A primeira delas é intitulada "I HATE WRITING" e encontra-se disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56897, acesso em 06 ago. 2014. Esta presente aula é a segunda da série e chama-se "I LIKE WRITING" (figura 1). A terceira aula tem como título "I LOVE WRITING" e também encontra-se disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56914, acesso em 06 ago. 2014. Recomendo que elas sejam ministradas nessa sequência, pois as atividades estão em um grau crescente de dificuldade.

 

Figura 1 - I LIKE WRITING

 

I like writing

Fonte: http://cgosse3.files.wordpress.com/2010/04/writing-clip-art1.jpg, acesso em 06 ago. 2014.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade é chamada Explain it better (Explique isso melhor) e tem o objetivo de desenvolver uma escrita mais elaborada a partir de uma frase simples. Copie a figura 2 e a distribua para os alunos. Ela contém frases formadas por um verbo de ligação e um adjetivo. A partir de cada uma delas, os alunos deverão criar um pequeno texto, contendo uma ou mais orações para demonstrar ou explicar a sentença inicial. Um exemplo é dado para a primeira frase. Enquanto os alunos fazem o exercício, vá monitorando e os ajudando com o vocabulário e a gramática. Ao final, convide-os para lerem suas produções para a classe.

 

Figura 2 - Explain it better

 

Phrase

Explain it better

The school is big.

My school is a very large building. It has ten classrooms, a headteacher's office, a canteen, and a a sports center. I spend all mornings there and I like it a lot, because all my classmates are my friends.

The book is interesting.

 

The food is disgusting.

 

The house is haunted.

 

  The boys are disappointed.

 

The table is too small.

 

The game is exciting.

 

The sneakers are dirty.

 

 The bike is broken.

 

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

O intuito desta atividade é despertar a imaginação dos alunos e, consequentemente, uma maior criatividade na escrita. O nome desta atividade é What is the message? (Qual é a mensagem?) Faça cópias da figura 3 e as distribua para os alunos. Nesta figura estão várias carinhas que representam sentimentos. A tarefa consiste em escrever uma mensagem que provoque determinado sentimento no leitor. As carinhas (Mr. Stick's faces) podem ser encontradas em uma página, no endereço: http://corbettharrison.com/images/MrStick/Character_Faces_248.jpg (acesso em 06 ago. 2014). Só algumas delas foram usadas na elaboração deste exercício. Ao término da tarefa, passe para a atividade seguinte, na qual os alunos terão oportunidade de ler algumas mensagens.

 

Figura 3 - What's the message?

 

Face1When I read the message, I got disappointed. It said ...

Face2When I read the message, I got  enraged. It said ...

face3When I read the message, I got guilt. It said ...

face4When I read the message, I got indifferent. It said ...

face5When I read the message, I got lonely. It said ...

face6When I read the message, I got optimistic. It said ...

face7When I read the message, I got relieved. It said ... 

fece8When I read the message, I got surprised. It said ... 

 

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 3

 

Nesta atividade, os alunos irão trocar mensagens com os colegas de sala. Peça a cada aluno que escolha uma mensagem que ele escreveu na atividade anterior (Atividade 2) e a escreva em um pedaço de papel. Providencie uma caixinha, para que todos possam colocar seus textos. Em seguida, cada aluno, a sua vez, deverá tirar uma mensagem da caixinha, lê-la e dizer qual sentimento essa mensagem lhe provocou - I got .... Se, por acaso, o aluno tirar a sua própria mensagem, ele deverá colocá-la na caixa e fazer outra retirada. É interessante notar que uma mesma notícia pode provocar sentimentos diferentes em cada pessoa. 

 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Nesta , os alunos irão criar um texto descritivo sobre o tema da amizade. Mostre a figura 4 e peça aos alunos para comentarem sobre ela. Essa figura faz um paralelo entre o que é ser amigo e ser o melhor amigo. Incentive todos da sala a emitirem suas opiniões sobre o tema, a darem exemplos, a dizerem suas experiências sobre o assunto. Quanto mais rica for a discussão, mais ideias eles terão. Para ajudar na conversa, faça algumas perguntas, como as seguintes:

 

1. Do you have many friends?

2. What do you and your friends usually do together?

3. Who is your best friend?

4. Does he help you when you are in trouble?

5. What can you do for your best friend?

6. Does he do the same for you, in case you need?

 

Assim que os alunos terminarem de expor suas ideias sobre o tema, peça para eles escreverem um texto cujo título é: Friend X Best Friend. Monitore a classe durante a realização do exercício e, ao final, peça a eles que leiam suas produções para a turma.

 

Figura 4 - Friend X Best friend

 

Friend X Best friend

 

Fonte:  http://www.funnypicss.com/wp-content/uploads/2012/03/friend-vs-best-friend.jpg, acesso em 06 ago. 2014.

 

 
ATIVIDADE 2

 

O objetivo desta atividade é produzir uma história em quadrinhos. Os alunos deverão trabalhar em duplas. A figura 5 é a imagem da lâmpada de Aladim. Pergunte aos alunos se eles conhecem essa história. A lâmpada mágica, ao ser friccionada, liberta um gênio que tem o poder de realizar três desejos. O texto que os alunos irão produzir é sobre os três desejos que eles gostariam de pedir ao gênio da lâmpada. Explique que eles não podem pedir mais desejos. Somente três podem ser concedidos. A figura 6 traz dois quadrinhos que contém o início da história. Os alunos deverão completá-la, criando outros quadrinhos. Cada quadrinho deverá conter uma ilustração e um texto. Depois de corrigidas, as histórias produzidas pela turma podem ser expostas na sala de aula ou mesmo no mural da escola para que todos possam ver.

 

Figura 5 - Aladdin's lamp

 

Aladdin lamp

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-_RYEmmWRuHY/UnrV4_l87sI/AAAAAAAAHMY/luS9FBNsgL4/s1600/genio-da-lampada.jpg, acesso em 06 ago. 2014.

 

Figura 6 - Three wishes

 

Three wishes

Fonte: http://0.media.collegehumor.cvcdn.com/68/35/1f33c4cf8b129bf869ff03457c11f395.jpg, acesso em 06 ago. 2014.

 

 

 

 

 

   

Recursos Complementares

O endereço eletrônico http://creativewritingprompts.com/, acesso em 06 ago. 2014, oferece 346 temas ou ideias para produção textual. Há alguns temas difíceis e outros fáceis. O professor deve escolher de acordo com os interesses e as habilidades linguísticas de cada turma. 

Avaliação

Todas as produções escritas podem ser objeto de uma avaliação formal. O professor poderá decidir quais dos diversos aspectos da escrita serão avaliados, como a criatividade, o estilo, a coesão e coerência, a correção gramatical e a riqueza de vocabulário, entre outros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.