19/08/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Para realização desta atividade é importante que os alunos conheçam o alfabeto português e saibam o que são vogais e consoantes, dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos não alfabéticos, desafie-os a ler e escrever de forma autônoma. Acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
Informações ao professor
Professor, “o brincar com a língua está presente na nossa memória há muito tempo. Muitas pessoas já se envolveram em brincadeiras de tentar pronunciar de forma bem rápida trava-línguas. Os trava-línguas possuem esta denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem “travar a língua”. [...] é uma espécie de jogo da tradição oral que faz parte da nossa história, que tem como objetivo falar com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Eles sugiram na cultura popular e podem se apresentar de diferentes formas. Na escola, esses jogos podem auxiliar muito o aprendizado da língua materna”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; CAVALCANTE, Tícia Cassiany. O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho lúdico na sala de aula . In: Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, ano 4, unidade 2, p. 9-18). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar o trava-língua: “Três tigres”. Se você não trabalhou está temática com seus alunos, poderá ter acesso à coleção de aulas: “Quais as contribuições que as parlendas, adivinhas e trava-línguas oferecem à linguagem oral?” por meio do Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=418>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a atividade pedindo que os alunos leiam o trava-língua a seguir. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que leiam o texto, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se preferir faça cartazes ou providencie uma cópia para cada aluno. Você também poderá optar por registrar o texto na lousa e pedir que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: Sítio: “CEAD”. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/site_antigo/images/CONSCINCIA_FONOLGICA_REVISTO_ABRIL_2013.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça uma leitura em voz alta, oriente os alunos de modo que leiam o trava-língua da seguinte forma: formar na sala de aula dois grupos, cada um deles lê duas estrofes. Agora, na terceira leitura, peça que os alunos acelerem o ritmo, brincando com o trava-língua.
Interprete oralmente, com os alunos, o texto. Explore o significado de algumas palavras pelo contexto. Por exemplo: três tigres trigêmeos; tragando um pobre galeto...
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com o trava-língua “Três tigres”.
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Depois de realizadas as leituras, registre na lousa a atividade a seguir. Peça que os alunos as copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Copie do trava língua “Três tigres” as palavras que tenham:
TR | GR | PR | BR | CR |
Agora, pergunte:
O que vocês observaram no quadro que foi preenchido?
Escreva, na lousa e peça que copiem:
Encontro consonantal
Na aula de hoje, descobrimos que encontro consonantal é --------------------. (Professor, incentive os alunos a escreverem o que descobriram. Dê um tempo para realizarem a atividade, depois, faça a correção. Lembre-se: o importante é que reflitam sobre o diálogo estabelecido anteriormente. Verifique se eles compreenderam o que é encontro consonantal. Importa neste momento que escrevam suas descobertas e não que todos registrem de uma única maneira, ou seja, com as mesmas palavras.).
Veja algumas palavras com encontro consonantal:
_____________________________________________________________________. (Para responder, os alunos poderão copiar palavras que foram registradas, durante o diálogo sugerido anteriormente. Também consultar o dicionário.).
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ampliando conhecimentos sobre encontros consonantais
1- Acrescente a letra r ou l para formar novas palavras:
caro: ___________ (claro) pego: ___________ (prego)
receio: _________ (recreio) fecha: _____________(flecha)
for: ___________ (flor) mago: _____________ (magro)
cima: __________ (clima) pode: ____________ (podre)
gato: ___________ (grato) paca: ___________ (placa)
2- Circule os encontros consonantais das palavras e separes as sílabas de cada uma delas:
problema: ______________
palavra: ________________
planeta: ________________
cobrador: _______________
plantonista: _____________
engraxate: ______________
atleta: __________________
livreiro: _________________
3- Escolha três palavras do exercício anterior e elabore uma frase interrogativa para cada uma delas.
______________________________________________________________________
Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras que tenham encontros consonantais. Encontre dez palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope. Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais. (Professor, se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso, deverá providenciar o material descrito anteriormente.).
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a “Atividade de casa” da aula anterior.
Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:
Estudando palavras com encontros consonantais
1- Copie as palavras com os encontros consonantais que você e seu colega trouxeram de casa. Observe o local adequado para escrevê-las. (Instrua a turma a organizar o quadro de acordo com as palavras que a dupla possuir.).
Palavras com tr | Palavras com dr | Palavras com gr | Palavras com fl | Palavras com tl | Palavras com cl |
2- Observando a atividade anterior, responda:
a- Quantas palavras têm em sua dupla? ________.
b- Tem alguma palavra escrita no plural? Em caso afirmativo, escreva-a ____________.
c- Há palavras que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo.
______________________________________________________________________.
d- Agora, copie as palavras polissílabas.
______________________________________________________________________.
e- Escolha duas palavras da atividade anterior e elabore uma frase exclamativa para cada uma delas.
Observação: Concluída a atividade, corrija-a com o auxílio dos alunos, se julgar necessário, proponha outras atividades para reverem e ou fixarem aprendizagens. Lembre-se: Planeje as atividades de acordo com o nível de seus alunos, bem como, de acordo com os conteúdos já trabalhados.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades lúdicas
Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflexão sobre encontros consonantais. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.
Sugestões:
1a Ditado com dados
Material: Dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.
Preparação: Alunos assentados em duplas.
Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras com encontros consonantais. As instruções serão:
Ou
Sugestão para registro do Ditado com dados
Fonte: Sítio: “Imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 24 de jul. 2014. Adaptada pela própria autora.
Na aula do dia ...... realizamos um ditado com dados.
Eu e ..... formamos uma dupla.
A professora lançou o/s dado/s e quando estes caíram contamos e escrevemos, em uma ficha, palavras com o número de letras ou sílabas que foram sorteadas. Todas as palavras deveriam ter encontros consonantais.
Em seguida, consultamos o dicionário para descobrirmos se a palavra estava escrita corretamente e qual era o/s seu/s significado/s.
Veja a/s palavra/s que conseguimos escrever. (Cada aluno escreve a/s palavra/s que conseguiu escrever.).
Conseguimos escrever todas as palavras corretamente. (Cada aluno deverá escrever de acordo com o que a dupla conseguiu produzir. Caso tenha escrito palavras “erradas”, poderão registrar, por exemplo: Não conseguimos escrever todas as palavras corretamente. Escrevemos a palavra.... com a letra j e era a letra g.).
A dupla vencedora foi a dos meus colegas............e........... Eles escreveram ....... palavras.
Minha opinião sobre esta atividade é.............. por que................ (Resposta pessoal.).
2a Ditado online
Professor, convide a turma para realizar um ditado de palavras. Geralmente este tipo de atividade serve para checar o vocabulário dos alunos e, claro, a ortografia. Ao utilizar o ditado é importante que a turma saiba qual está sendo a sua finalidade. Assim, diga que, neste momento, você o utilizará para aprimorar a consulta de palavras no dicionário. Você poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse o sítio “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/aula/>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Você dita a palavra, que tenha encontro consonantal, os alunos registram no espaço destinado à busca e em seguida clica em buscar e terá acesso à palavra e seu significado.
Outra maneira é fazer um ditado em que os alunos ditam palavras entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever antes de digitá-la. (Neste caso, você poderá indicar a equipe vencedora, ou seja, aquela que ao final tiver menos erros.).
Observação: Ao realizar um ditado, a correção é necessária, porém apenas solicitar que o aluno delete e reescreva a palavra não possibilitará uma reflexão sobre o erro. Assim, faça questionamentos, peça que releia o que escreveu, leve-o a observar o que foi escrito, possibilite um momento para que a turma possa aprender a refletir sobre suas produções.
Para realizar o registro, você poderá basear-se no registrado anteriormente.
Sugestão de link para o aluno:
Sítio: “Escola Kids - Encontros consonantais”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/encontros-consonantais.htm >. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Sugestões de link para o professor:
Sítio: “A hora de ensinar ortografia”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 24 de jul. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
JOSÉ, Elias. Quem lê com pressa tropeça. Belo Horizonte: Lê, 2012.
Professor, no decorrer das atividades propostas observe os avanços e as necessidades de cada aluno. Faça intervenções e quando necessário questione o aluno para que ele possa chegar às respostas adequadas. Verifique se os alunos foram capazes de: descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras com encontros consonantais; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem encontros consonantais; demonstrar facilidades ao resolver as atividades que utilizaram encontros consonantais; participar de brincadeira seguindo regras; ampliar seus conhecimentos ortográficos interagir com os pares por meio de atividades lúdicas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu ler com autonomia e soube utilizar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.
Cinco estrelas 1 classificações
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21/02/2016
Cinco estrelasAula maravilhosa! Parabéns!