Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ortografia: encontros consonantais

 

19/08/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar vocabulário;
  • Identificar palavras com encontros consonantais;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem encontros consonantais;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de brincadeira seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras r e l;
  • Sistematizar conteúdos já trabalhados;
  • Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas;
  • Ampliar conhecimentos ortográficos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos conheçam o alfabeto português e saibam o que são vogais e consoantes, dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos não alfabéticos, desafie-os a ler e escrever de forma autônoma. Acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses. 

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, “o brincar com a língua está presente na nossa memória há muito tempo. Muitas pessoas já se envolveram em brincadeiras de tentar pronunciar de forma bem rápida trava-línguas. Os trava-línguas possuem esta denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem “travar a língua”. [...] é uma espécie de jogo da tradição oral que faz parte da nossa história, que tem como objetivo falar com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Eles sugiram na cultura popular e podem se apresentar de diferentes formas. Na escola, esses jogos podem auxiliar muito o aprendizado da língua materna”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa;  CAVALCANTE, Tícia Cassiany. O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho lúdico na sala de aula . In: Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias.  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Brasília: MEC, SEB, ano 4, unidade 2, p. 9-18). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar o trava-língua: “Três tigres”. Se você não trabalhou está temática com seus alunos, poderá ter acesso à coleção de aulas: “Quais as contribuições que as parlendas, adivinhas e trava-línguas oferecem à linguagem oral?” por meio do Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=418>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, inicie a atividade pedindo que os alunos leiam o trava-língua a seguir. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que leiam o texto, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se preferir faça cartazes ou providencie uma cópia para cada aluno. Você também poderá optar por registrar o texto na lousa e pedir que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.

 

Encontros consonantais   

Fonte: Sítio: “CEAD”. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/site_antigo/images/CONSCINCIA_FONOLGICA_REVISTO_ABRIL_2013.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça uma leitura em voz alta, oriente os alunos de modo que leiam o trava-língua da seguinte forma: formar  na sala de aula dois grupos, cada um deles lê  duas estrofes. Agora, na terceira leitura, peça que os alunos acelerem o ritmo, brincando com o trava-língua.

Interprete oralmente, com os alunos, o texto. Explore o significado de algumas palavras pelo contexto. Por exemplo: três tigres trigêmeos; tragando um pobre galeto...

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano  Trabalhando com o trava-língua “Três tigres”.

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Depois de realizadas as leituras, registre na lousa a atividade a seguir. Peça que os alunos as copiem no caderno de Língua Portuguesa.

Copie do trava língua “Três tigres” as palavras que tenham:

 

   TR    GR    PR    BR    CR
         
         
         
         

Agora, pergunte:

O que vocês observaram no quadro que foi preenchido?

  • Quais são as consoantes da palavra tigre? E da palavra pratinhos, quais são as consoantes? (Professor, exemplifique de acordo com sua turma, se necessário, use todas as palavras descritas no quadro anterior.).
  • Observe a palavra: tigre (Professor, escreva a palavra na lousa). Têm consoantes que foram escritas uma seguida da outra? Quais são elas? Isto, o encontro destas duas consoantes é chamado encontro consonantal. Ou seja, O encontro consonantal ocorre quando duas ou mais consoantes se encontram em uma palavra. É quando duas ou mais consoantes estão em sequência, sem uma vogal entre elas.
  • Vocês conhecem alguma palavra que possui duas ou mais consoantes que estão em sequência, sem uma vogal entre elas? Então me diga, vou escrevê-las na lousa. (Professor, registre na lousa as palavras que seus alunos disserem. Se preferir, faça um cartaz com estas palavras, não se esqueça de colocar um título, por exemplo: “Palavras com encontros consonantais”.).

Escreva, na lousa e peça que copiem: 

O solo e a suade do ser humano  Encontro consonantal

Na aula de hoje, descobrimos que encontro consonantal é --------------------. (Professor, incentive os alunos a escreverem o que descobriram. Dê um tempo para realizarem a atividade, depois, faça a correção. Lembre-se: o importante é que reflitam sobre o diálogo estabelecido anteriormente. Verifique se eles compreenderam o que é encontro consonantal. Importa neste momento que escrevam suas descobertas e não que todos registrem de uma única maneira, ou seja, com as mesmas palavras.).

Veja algumas palavras com encontro consonantal:

_____________________________________________________________________.  (Para responder, os alunos poderão copiar palavras que foram registradas, durante o diálogo sugerido anteriormente. Também consultar o dicionário.).

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Marchinhascarnaval6  Ampliando conhecimentos sobre encontros consonantais

1- Acrescente a letra r ou l para formar novas palavras:

caro: ___________ (claro)              pego: ___________ (prego)

receio: _________   (recreio)          fecha: _____________(flecha)

for: ___________  (flor)                    mago: _____________ (magro)

cima: __________ (clima)               pode: ____________ (podre)

gato: ___________ (grato)              paca: ___________ (placa)

 

2- Circule os encontros consonantais das palavras e separes as sílabas de cada uma delas:

problema: ______________

palavra: ________________

planeta: ________________

cobrador: _______________

plantonista: _____________

engraxate: ______________

atleta: __________________

livreiro: _________________

 

3- Escolha três palavras do exercício anterior e elabore uma frase interrogativa para cada uma delas.

______________________________________________________________________

 

COMUNICACAO       

Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras que tenham encontros consonantais. Encontre dez palavras, recorte e guarde-as em um saquinho plástico ou em um envelope. Você mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobrá-la ao meio e colar as laterais. (Professor, se você preferir poderá fazer essa atividade na sala de aula. Para isso, deverá providenciar o material descrito anteriormente.).

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

Professor, retome a “Atividade de casa” da aula anterior.

Reúna os alunos em duplas em seguida proponha:

  • Juntem todas as palavras que vocês recortaram.
  • Leiam as palavras.
  • Separem-nas em grupos: palavras que tenham a letra dr, palavras com a letra tl.
  • Agora, peguem o caderno de Língua Portuguesa, copiem e resolvam as atividades que irei registrar na lousa. 

 

O solo e a suade do ser humanoEstudando palavras com encontros consonantais

 

1- Copie as palavras com os encontros consonantais que você e seu colega trouxeram de casa. Observe o local adequado para escrevê-las. (Instrua a turma a organizar o quadro de acordo com as palavras que a dupla possuir.).

  Palavras com  tr   Palavras com dr   Palavras com gr   Palavras com fl   Palavras com tl   Palavras com cl
           
           
           

 

2- Observando a atividade anterior, responda:

a- Quantas palavras têm em sua dupla? ________.

b- Tem alguma palavra escrita no plural? Em caso afirmativo, escreva-a ____________.

c- Há palavras que estão no singular e que podem ir para o plural? Escreva-as abaixo.

______________________________________________________________________.

d-  Agora, copie as palavras polissílabas.

______________________________________________________________________.

e- Escolha duas palavras da atividade anterior e elabore uma frase exclamativa para cada uma delas.

 

Observação: Concluída a atividade, corrija-a com o auxílio dos alunos, se julgar necessário, proponha outras atividades para reverem e ou fixarem aprendizagens. Lembre-se: Planeje as atividades de acordo com o nível de seus alunos, bem como, de acordo com os conteúdos já trabalhados.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano  Atividades lúdicas

Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflexão sobre encontros consonantais. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.

 

Sugestões:

1a Ditado com dados

Material: Dois dados, uma folha de papel para cada aluno, lápis e borracha.

Preparação: Alunos assentados em duplas.

Como se joga: Explique para turma que você irá jogar um ou dois dados em sua mesa ou no chão. Quando o/s dado/s cair/em, os alunos indicarão o número que será utilizado para a escrita de palavras com encontros consonantais. As instruções serão:

  • Escrever palavras com o número de letras sorteadas;

Ou

  • Escrever palavras com o número de sílabas sorteadas.
  • Após os alunos escreverem a palavra, deverão consultar o dicionário para descobrirem se escreveram corretamente e qual/is seu/s significado/s.
  • A dupla que terminar primeiro deverá ler para os demais colegas, a palavra que escreveu e seu significado. Estando correta marcará um ponto. A dupla que fizer mais pontos será considerada vencedora.

 

Sugestão para registro do Ditado com dados

LetrasMn

Fonte: Sítio: “Imagens da hora”. Disponível em: <http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/>. Acesso em: 24 de jul. 2014. Adaptada pela própria autora.

 

Na aula do dia ...... realizamos um ditado com dados.

Eu e  ..... formamos uma dupla.

A professora lançou o/s dado/s e quando estes caíram contamos e escrevemos, em uma ficha, palavras com o número de letras ou sílabas que foram sorteadas. Todas as palavras deveriam ter encontros consonantais.

Em seguida, consultamos o dicionário para descobrirmos se a palavra estava escrita corretamente e qual era o/s seu/s significado/s.

Veja a/s palavra/s que conseguimos escrever. (Cada aluno escreve a/s palavra/s que conseguiu escrever.).

Conseguimos escrever todas as palavras corretamente. (Cada aluno deverá escrever de acordo com o que a dupla conseguiu produzir. Caso tenha escrito palavras “erradas”, poderão registrar, por exemplo: Não conseguimos escrever todas as palavras corretamente. Escrevemos a palavra.... com a letra j e era a letra g.).

A dupla vencedora foi a dos meus colegas............e........... Eles escreveram ....... palavras.  

Minha opinião sobre esta atividade é.............. por que................ (Resposta pessoal.).

 

2a Ditado online

Professor, convide a turma para realizar um ditado de palavras. Geralmente este tipo de atividade serve para checar o vocabulário dos alunos e, claro, a ortografia. Ao utilizar o ditado é importante que a turma saiba qual está sendo a sua finalidade. Assim, diga que, neste momento, você o utilizará para aprimorar a consulta de palavras no dicionário. Você poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse o sítio “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/aula/>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

Você dita a palavra, que tenha encontro consonantal, os alunos registram no espaço destinado à busca e em seguida clica em buscar e terá acesso à palavra e seu significado.

Outra maneira é fazer um ditado em que os alunos ditam palavras entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever antes de digitá-la. (Neste caso, você poderá indicar a equipe vencedora, ou seja, aquela que ao final tiver menos erros.).

Observação: Ao realizar um ditado, a correção é necessária, porém apenas solicitar que o aluno delete e reescreva a palavra não possibilitará uma reflexão sobre o erro. Assim, faça questionamentos, peça que releia o que escreveu, leve-o a observar o que foi escrito, possibilite um momento para que a turma possa aprender a refletir sobre suas produções.

Para realizar o registro, você poderá basear-se no registrado anteriormente.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno:

Sítio: “Escola Kids - Encontros consonantais”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/encontros-consonantais.htm >. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Sugestões de link  para  o professor:

 Sítio: “A hora de ensinar ortografia”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml>. Acesso em: 24 de jul. 2014.

 

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

JOSÉ, Elias. Quem lê com pressa tropeça. Belo Horizonte: Lê, 2012.

Avaliação

Professor, no decorrer das atividades propostas observe os avanços e as necessidades de cada aluno. Faça intervenções e quando necessário questione o aluno para que ele  possa chegar às respostas adequadas. Verifique se os alunos foram capazes de: descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras com encontros consonantais;  identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem encontros consonantais; demonstrar facilidades ao resolver as atividades que utilizaram encontros consonantais; participar de brincadeira seguindo regras; ampliar seus conhecimentos ortográficos interagir com os pares por meio de atividades lúdicas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu ler com autonomia e soube utilizar o dicionário para descobrir o significado de palavras empregadas nos textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.