13/09/2011
Esta coleção objetiva apresentar as contribuições que os gêneros discursos parlendas, adivinhas e trava-línguas são capazes de oferecer ao desenvolvimento da linguagem oral na escola. A sequência didática de 1 a 11 é composta por aulas referentes a parlendas, num esforço de demonstrar o significado e as características desse gênero enquanto recurso lúdico de comunicação. Em seguida, as aulas de 12 a 21, apresentam uma sequência de trabalho a ser realizada com o gênero adivinhas, propondo o desafio e a curiosidade em apresentar respostas orais. Por último, as aulas de 22 a 29, apresentam a proposta de trabalho com trava-línguas que, por sua vez, procura desenvolver a habilidade de falar com clareza e rapidez. A crescente gradação de dificuldades tem como perspectiva o aprendizado e ampliação de conhecimentos acerca desses três gêneros discursivos.
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
parlendas, adivinhas, trava-línguas, linguagem oral
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo. 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15647 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - O significado das parlendas folclóricas e suas características. - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração. - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades. 08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74795 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Brincando com as parlendas:as fórmulas de escolha
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as fórmulas de escolha como um tipo de parlenda utlilizada para escolher os jogadores numa brincadeira. Reconhecer as fórmulas de escolha como poesia (através da forma e da sonoridade) Participar de brincadeiras onde o critério de seleção de escolha dos jog... 24/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 29991 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Parlendas: ler,compreender, ilustrar
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer e trabalhar o gênero Parlenda, possibilitando desenvolver a habilidade de re-escrita autônoma, leitura e interpretação textual. 30/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 61867 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Parlendas- brincar e aprender- A velha a fiar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O gênero textual, parlenda, ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo dessa forma o avanço nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto. Além de valorizar nosso acervo cultural oral que pass... 22/09/2008 Três estrelas 5 comentário(s) 26767 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
6 |
Trabalhando com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14545 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
7 |
Parlendas que guardo na memória!
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Pesquisar parlendas conhecidas pelos colegas de turma e funcionários da escola. - Anotar informações importantes para a apresentação da pesquisa, como por exemplo: nome do entrevistado, sua ocupação, data da pesquisa, e a parlenda dita pelo entrevistado,... - Entrevistar pes... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8731 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Aprendendo com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar os alunos à leitura de se parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras. Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura; Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de ge... 30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 36410 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
LEITURA EM DUPLA DE UMA PARLENDA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Descobrir o que está escrito e onde; - Desenvolver estratégias... 15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13543 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
10 |
MONTANDO E DESMONTANDO PARLENDAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Avancem no entendimento de que as palavras e as frases em um texto são ordenadas com o objetivo de comunicar algo a alguém. · Avancem no processo de construção de estratégias de compreensão de textos. 06/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13579 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
TRABALHANDO COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUMENTAIS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a diferença entre dois gêneros textuais: parlenda e texto instrumental, bem como suas diferentes funções. -O/A aluno/a poderá também construir conhecimento ortográfico sobre a utilização das letras x e ch em diferentes palavras. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13764 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
ADIVINHAS: como trabalhar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas. Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados. Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação. Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas. Expressar-se, através de desenhos,... 18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 147180 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
13 |
Aprendendo com adivinhas - Manos Malucos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta Resgatar os valores culturai... 23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18748 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
CAMPEONATO DE ADIVINHAS - UM TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a fluência na leitura; Realizar reflexão ortográfica e gramatical; Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita; Realizar a escrita de textos com função social definida; Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-lo... 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12860 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
15 |
ADIVINHAS E FRASES FEITAS
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Objetivos: Valorizar a cultura popular Despertar o gosto pelas adivinhas Conhecer uma diversidade de frases feitas e a possibilidade de aplicá-las no nosso cotidiano. 08/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16120 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
16 |
CONSTRUINDO UM LIVRO DE ADIVINHAÇÕES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: · Avance na apropriação do sistema de escrita. · Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões ... 14/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5122 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
Literatura Infantil e adivinhas: possibilidades de trabalho
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler e compreender a história contida no livro. Identificar as adivinhas contidas no livro. Brincar com as palavras por meio de adivinhas. Identificar sinônimos e antônimos presentes no texto. Elaborar, em duplas, diferentes adivinhas. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7761 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
18 |
Adivinhas e charadas: literatura popular que diverte.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Reconhecer as características desse gênero textual; • apreciar e valorizar a cultura popular; • desenvolver o raciocínio lógico; • ampliar o vocabulário por meio de sinônimos. 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 44997 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
19 |
O que é, o que é? - Unidade, dezena e centena nas adivinhações
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar a ideia implícita na adivinhação. Associar as adivinhas ao conteúdo trabalhado. Criar adivinhações com o conteúdo desenvolvido. 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14170 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
20 |
Adivinhações e enigmas para o desenvolvimento e aplicação de estratégias de Cálculo Mental
Ensino Fundamental Final | Matemática Com esta aula, o aluno poderá desenvolver e/ou aplicar estratégias pessoais de cálculo mental 23/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 10421 acesso(s) |
FLAVIA APARECIDA BRITTO COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Matemática |
21 |
Analisando a construção semântica em Adivinhas do tipo ‘O que é, o que é’
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com essa aula, o aluno poderá aprender a: refletir sobre as charadas e desafios propostos em adivinhas e ‘O que é, o que é’. analisar o nível de dificuldade e as habilidades exigidas pra a construção de sentidos. reconhecer, analisar e avaliar as ligações externas que extrapol... 28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19879 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
22 |
Como o trabalho com Trava-línguas pode ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Explorar a origem dos Trava-línguas; Desenvolver a leitura e a escrita; Trabalhar a linguagem oral; Pronunciar com clareza e rapidez as palavras usadas em músicas, trabalhadas no dia a dia da sala de aula; Estimular a memória auditiva; Desenvolver a atenção e a concentração; M... 19/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27149 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
23 |
Se divertindo e exercitando a fala com os trava-línguas.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - os trava-línguas uma das brincadeiras do folclore brasileiro. - brincadeiras lúdicas com os “trava-línguas”, exercitando a fala e a leitura. - cooperar com o colega para superar sua dificuldade e seguir a diante. 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35035 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
24 |
Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular... 19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18033 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
25 |
Trava-Língua: um jogo de oralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral. 19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20378 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
26 |
Trava-língua: quem consegue?
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Conceituar trava-língua; • conhecer vários exemplos de trava-línguas; • exercitar a dicção e a desenvoltura ao ler e ao falar trava-línguas; • criar uma competição de leitura de trava-línguas com regras próprias. 19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17278 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
27 |
TRAVANDO E ENROLANDO A LÍNGUA: O DESAFIO DA FALA RÁPIDA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa - Ler frases curtas com compreensão e fluência. - Escrever com base em textos memorizados. - Desenvolver a linguagem oral. - Ler em voz alta um trava-língua previamente preparado. - Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor. - Estabelecer a relação entre os sons da... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10984 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
28 |
Recital de trava-língua
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar trava-língua como parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases. Enunciar palavras corretamente brincando com trava-língua. Desenvolver a sensibilidade rítmica. 23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13070 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
29 |
Literatura infantil, fábula e trava-línguas: a interlocução de três gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler, com desenvoltura, três gêneros textuais distintos. Reconhecer o conceito e a utilização de trava-línguas a partir da literatura infantil. Reconhecer as especificidades do gênero fábula, através de leitura e atividades relacionadas. 06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24380 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 15841 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!