Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais as contribuições que as parlendas, adivinhas e trava-línguas oferecem à linguagem oral?

 

13/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva apresentar as contribuições que os gêneros discursos parlendas, adivinhas e trava-línguas são capazes de oferecer ao desenvolvimento da linguagem oral na escola. A sequência didática de 1 a 11 é composta por aulas referentes a parlendas, num esforço de demonstrar o significado e as características desse gênero enquanto recurso lúdico de comunicação. Em seguida, as aulas de 12 a 21, apresentam uma sequência de trabalho a ser realizada com o gênero adivinhas, propondo o desafio e a curiosidade em apresentar respostas orais. Por último, as aulas de 22 a 29, apresentam a proposta de trabalho com trava-línguas que, por sua vez, procura desenvolver a habilidade de falar com clareza e rapidez. A crescente gradação de dificuldades tem como perspectiva o aprendizado e ampliação de conhecimentos acerca desses três gêneros discursivos.

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

parlendas, adivinhas, trava-línguas, linguagem oral

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Lista de aulas da coleção (29 aulas)
# Aula Autoria
1 Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo.  

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15532 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- O significado das parlendas folclóricas e suas características.                    - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração.                    - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades.

08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74603 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 Brincando com as parlendas:as fórmulas de escolha

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as fórmulas de escolha como um tipo de parlenda utlilizada para escolher os jogadores numa brincadeira. Reconhecer as fórmulas de escolha como poesia (através da forma e da sonoridade)         Participar de brincadeiras onde o critério de seleção de escolha dos jog...

24/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 29715 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Parlendas: ler,compreender, ilustrar

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer e trabalhar o gênero Parlenda, possibilitando desenvolver a habilidade de re-escrita autônoma, leitura e interpretação textual.  

30/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 60730 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Parlendas- brincar e aprender- A velha a fiar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O gênero textual, parlenda, ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo dessa forma o avanço nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto. Além de valorizar nosso acervo cultural oral que pass...

22/09/2008 Três estrelas 5 comentário(s) 26610 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

6 Trabalhando com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14464 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

7 Parlendas que guardo na memória!

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Pesquisar parlendas conhecidas pelos colegas de turma e funcionários da escola. - Anotar informações importantes para a apresentação da pesquisa, como por exemplo: nome do entrevistado, sua ocupação, data da pesquisa, e a parlenda dita pelo entrevistado,... - Entrevistar pes...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8681 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Aprendendo com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar os alunos à leitura de se  parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras. Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura; Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de ge...

30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 36186 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 LEITURA EM DUPLA DE UMA PARLENDA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula:     - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Trocar conhecimento com o colega de sua dupla; - Valorizar o trabalho em parceria; - Descobrir o que está escrito e onde; - Desenvolver estratégias...

15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13434 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

10 MONTANDO E DESMONTANDO PARLENDAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Avancem no entendimento de que as palavras e as frases em um texto são ordenadas com o objetivo de comunicar algo a alguém. ·         Avancem no processo de construção de estratégias de compreensão de textos.

06/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13518 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 TRABALHANDO COM PARLENDAS E TEXTOS INSTRUMENTAIS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a diferença entre dois gêneros textuais:  parlenda e texto instrumental, bem como suas diferentes funções. -O/A aluno/a poderá também construir conhecimento ortográfico sobre a utilização das letras x e ch em diferentes palavras.

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13622 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 ADIVINHAS: como trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas. Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados. Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação. Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas. Expressar-se, através de desenhos,...

18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 146969 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

13 Aprendendo com adivinhas - Manos Malucos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta Resgatar os valores culturai...

23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18625 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

14 CAMPEONATO DE ADIVINHAS - UM TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver a fluência na leitura; Realizar reflexão ortográfica e gramatical; Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita; Realizar a escrita de textos com função social definida; Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-lo...

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12639 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

15 ADIVINHAS E FRASES FEITAS

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Objetivos: Valorizar a cultura popular Despertar o gosto pelas adivinhas Conhecer uma diversidade de frases feitas e a possibilidade de aplicá-las no nosso cotidiano.

08/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16045 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

16 CONSTRUINDO UM LIVRO DE ADIVINHAÇÕES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·         Avance na apropriação do sistema de escrita. ·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões ...

14/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 5042 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 Literatura Infantil e adivinhas: possibilidades de trabalho

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler e compreender a história contida no livro. Identificar as adivinhas contidas no livro. Brincar com as palavras por meio de adivinhas. Identificar sinônimos e antônimos presentes no texto. Elaborar, em duplas, diferentes adivinhas.

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7653 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

18 Adivinhas e charadas: literatura popular que diverte.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Reconhecer as características desse gênero textual; • apreciar e valorizar a cultura popular; • desenvolver o raciocínio lógico; • ampliar o vocabulário por meio de sinônimos.

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 44631 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

19 O que é, o que é? - Unidade, dezena e centena nas adivinhações

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar a ideia implícita na adivinhação. Associar as adivinhas ao conteúdo trabalhado.         Criar adivinhações com o conteúdo desenvolvido.  

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14077 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

20 Adivinhações e enigmas para o desenvolvimento e aplicação de estratégias de Cálculo Mental

Ensino Fundamental Final | Matemática

Com esta aula, o aluno poderá desenvolver e/ou aplicar estratégias pessoais de cálculo mental

23/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 10334 acesso(s)

FLAVIA APARECIDA BRITTO

COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

BELO HORIZONTE MG

Matemática

21 Analisando a construção semântica em Adivinhas do tipo ‘O que é, o que é’

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com essa aula, o aluno poderá aprender a: refletir sobre as charadas e desafios propostos em adivinhas e ‘O que é, o que é’. analisar o nível de dificuldade e as habilidades exigidas pra a construção de sentidos. reconhecer, analisar e avaliar as ligações externas que extrapol...

28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19765 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

22 Como o trabalho com Trava-línguas pode ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Explorar a origem dos Trava-línguas; Desenvolver a leitura e a escrita; Trabalhar a linguagem oral; Pronunciar com clareza e rapidez as palavras usadas em músicas, trabalhadas no dia a dia da sala de aula; Estimular a memória auditiva; Desenvolver a atenção e a concentração; M...

19/08/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27059 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

23 Se divertindo e exercitando a fala com os trava-línguas.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- os trava-línguas uma das brincadeiras do folclore brasileiro.                     - brincadeiras lúdicas com os “trava-línguas”, exercitando a fala e a leitura.                     - cooperar com o colega para superar sua dificuldade e seguir a diante.

26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34941 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

24 Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular...

19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 17899 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

25 Trava-Língua: um jogo de oralidade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral.

19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20267 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

26 Trava-língua: quem consegue?

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Conceituar trava-língua; • conhecer vários exemplos de trava-línguas; • exercitar a dicção e a desenvoltura ao ler e ao falar trava-línguas; • criar uma competição de leitura de trava-línguas com regras próprias.

19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17129 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

27 TRAVANDO E ENROLANDO A LÍNGUA: O DESAFIO DA FALA RÁPIDA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

- Ler frases curtas com compreensão e fluência. - Escrever com base em textos memorizados. - Desenvolver a linguagem oral. - Ler em voz alta um trava-língua previamente preparado. - Acompanhar leituras em voz alta feitas pelo professor. - Estabelecer a relação entre os sons da...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10922 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

28 Recital de trava-língua

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar trava-língua como parlendas que apresentam dificuldades na pronúncia de suas frases. Enunciar palavras corretamente brincando com trava-língua.        Desenvolver a sensibilidade rítmica.

23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12931 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

29 Literatura infantil, fábula e trava-línguas: a interlocução de três gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler, com desenvoltura, três gêneros textuais distintos. Reconhecer o conceito e a utilização de trava-línguas a partir da literatura infantil.  Reconhecer as especificidades do gênero fábula, através de leitura e atividades relacionadas.

06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24312 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 15768 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.