Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MINHA TERRA TEM PALMEIRAS ONDE CANTA O SABIÁ. APRENDENDO SOBRE AS AVES BRASILEIRAS

 

20/08/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer espécies de aves brasileiras.
  • Identificar a realidade das aves ameaçadas de extinção no Brasil.
  • Identificar a importância da preservação da flora e da fauna brasileira.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
3 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA, a fim de se conhecer mais profundamente o tema e auxiliar no desenvolvimento das atividades:

 

A vida das aves - Voar ou não voar. Duração: 49min07seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4990. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

O vídeo faz parte de uma série sobre a vida das aves, elaborada pelo naturalista David Attenborough. Nele é apresentado o desenvolvimento das aves, desde os voadores primitivos com escamas até as primeiras aves com penas. O naturalista mostra também os diferentes caminhos que alguns tipos de aves tomaram no decorrer da evolução, como as aves que voam, nadam ou apenas andam. Bem como a variedade de formas, tamanhos e cores de espécies que povoam o mundo inteiro.

 

 

 

AULA 1

 

1° momento: Convide os alunos para ouvirem ao áudio da história “Mil pássaros pelos céus”, de Ruth Rocha. Duração: 4min11seg. Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/ruth-rocha/mil-passaros-pelos-ceus/2358756. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

Figura 1- Imagem da capa do CD "Mil pássaros. Sete histórias de Ruth Rocha", do Grupo Palavra Cantada. Disponível em: http://palavracantada.com.br/wp-content/uploads/2014/03/pc_cd_006_milpassaros.png. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

A história “Mil pássaros pelos céus” está disponível em: http://escrevinhandopravaler.blogspot.com.br/2012/04/uma-linda-historia-narrada-por-ruth.html. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à história “Mil pássaros pelos céus”, contada por Ruth Rocha, pergunte:

 

  • Qual o nome da cidade onde passa a história?
  • O que aconteceu de inesperado nesta cidade?
  • Vocês conhecem algum dos pássaros que existiam na cidade contada na história?
  • Quais equipamentos o sábio utilizou para descobrir o que aconteceu com os pássaros da cidade?
  • Por que vocês imaginam que o sábio utilizou um balão para descobrir o que aconteceu com os pássaros?
  • Qual foi a conclusão do sábio sobre o comportamento dos pássaros, que voaram para longe de cidade?
  • O que os moradores decidiram fazer para que os pássaros voltassem para o céu da cidade?

 

 

3° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Convide os alunos para fazerem um “fichário” sobre os pássaros contados na história. A ficha de cada pássaro deverá conter: nome popular, ordem, família, nome científico, tamanho, habitat, alimentação, hábitos e a foto do pássaro. Solicite também que os alunos pesquisem algum vídeo ou áudio com o canto (ou som) do seu pássaro e copie o link onde possa ser visto ou ouvido. Para a elaboração da ficha, distribua aos alunos, papel formato A4 (247x420mm), gramatura mínima de 120g/m⊃2;.

 

 

4° momento: Realize um sorteio entre os alunos para definir qual pássaro cada um irá pesquisar. Segue abaixo a relação dos pássaros contados na história “Mil pássaros pelos céus”. Caso seja necessário, inclua novos nomes de acordo com o número de alunos de sua turma.

 

Figura 2- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://www.nature-pictures.org/species-icon/bird-pictures.jpg. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

 

27 pássaros de “Mil pássaros pelos céus”, de Ruth Rocha

1

andorinha

10

coleirinha

19

pixoxó

2

azulão

11

colibri

20

pombo

3

beija-flor

12

curió

21

quero-quero

4

bem-te-vi

13

gaturamo

22

rola

5

bicudo

14

juriti

23

sanhaço

6

cambaxirra

15

pardal

24

tesourinha

7

canarinho

16

patativa

25

tico-tico

8

cardeal

17

pica-pau

26

tié

9

chupim

18

pintassilgo

27

tiziu

Quadro elaborado pela autora.

 

 

Segue abaixo, sugestão de links para consulta dos alunos:

 

SIMÕES, Luciana Lopes. Guia de aves. Mata Atlântica Paulista – Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba. Disponível em: http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/guia_de_aves_mataatlantica_wwfbrasil.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

WikiAves. Disponível em: http://www.wikiaves.com/. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno apresente a ficha de seu pássaro pesquisado, seguida da apresentação do áudio ou vídeo do seu canto (ou som). Disponibilize um computador conectado na internet, com caixa de som, para que o aluno possa acessar o link do áudio ou vídeo.

 

 

6° momento: Convide os alunos a montarem um mural – “Cantinho: Mil pássaros pelos céus”, que deverá ficar exposto durante o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao tema. Posteriormente, o material poderá ser direcionado à biblioteca da escola para eventuais pesquisas dos alunos. E, ainda, poderá ser promovida uma exposição sobre as aves brasileiras para toda a escola, ao final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para outras atividades relacionadas à história “Mil pássaros pelos céus”, de Ruth Rocha, acesse:

 

ROCHA, Ruth. Mil pássaros pelos céus. Disponível em: http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A01318FF8603E44EE. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

 

 

AULA 2

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Novo mapeamento indica as áreas de proteção das aves”. Vídeo Youtube. Duração: 3min41seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a9dAhdyyr5k#t=30. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora do vídeo “Novo mapeamento indica as áreas de proteção das aves”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a9dAhdyyr5k#t=30. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para iniciar um diálogo sobre o tema apresentado no vídeo, escreva na lousa a palavra EXTINÇÃO e pergunte aos alunos o que eles entendem por extinção.  Anote na lousa as palavras que forem surgindo com as respostas dos alunos. Em seguida pergunte:

  •  Vocês acreditam que existe a possibilidade de uma determinada espécie de ave desaparecer totalmente do planeta?
  •  Quais poderiam ser as causas da extinção?
  •  Vocês conhecem alguns exemplos de animais extintos?

 

Professor, aproveite para apresentar brevemente imagens de alguns animais já extintos, de forma geral, conforme apresentado na imagem abaixo.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora dos animais extintos. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1345188-conheca-animais-que-estao-extintos-e-bichos-brasileiros-que-estao-em-perigo.shtml. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

 

3° momento: Divida a turma em cinco grupos e entregue a cada um deles uma ficha com informações sobre categorias de espécies ameaçadas, a saber: 

 

Categoria 1: Vulnerável (VU): considerada como estando a sofrer um risco elevado de extinção na natureza.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora. Categoria "Vulnerável (VU)". Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5a/Status_iucn3.1_VU_pt.svg/240px-Status_iucn3.1_VU_pt.svg.png. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Categoria 2: Em perigo (EN): considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza.

 

Figura 6 - Imagem obtida pela autora. Categoria "Em perigo (EN)". Disponível em:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cc/Status_iucn3.1_EN_pt.svg/240px-Status_iucn3.1_EN_pt.svg.png. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Categoria 3: Em perigo crítico (CR): considerada como estando a sofrer um risco extremamente elevado de extinção na natureza.

 

Figura 7- Imagem obtida pela autora. Categoria “Em perigo crítico (CR)”. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/07/Status_iucn3.1_CR_pt.svg/240px-Status_iucn3.1_CR_pt.svg.png. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Categoria 4: Extinta na natureza (EW): apenas conhecida como sobrevivendo por cultivo, em cativeiro ou como população naturalizada, fora da sua área de distribuição conhecida.

 

Figura 8- Imagem obtida pela autora. Categoria “Extinta na natureza (EW)”. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Status_iucn3.1_EW_pt.svg/240px-Status_iucn3.1_EW_pt.svg.png. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Categoria 5: Extinta (EX): não existe dúvida razoável que o último indivíduo morreu.

 

Figura 9- Imagem obtida pela autora. Categoria “Extinta (EX)”. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Status_iucn3.1_EX_pt.svg/240px-Status_iucn3.1_EX_pt.svg.png. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

Informações obtidas através do site Wikipédia, sob o título “Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais”.  A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) elaborou uma lista, denominada Lista Vermelha das espécies ameaçadas, que constitui um dos inventários mais detalhados do mundo sobre o estado de conservação mundial de várias espécie de plantas, animais, fungos e protistas. Para maiores informações, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_Vermelha_da_IUCN. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

4° momento: Cada grupo deverá utilizar seus netbooks do Projeto um Computador por Aluno e acessar o endereço abaixo para pesquisar exemplos de pássaros em cada categoria. Após essa etapa, em roda de conversa, um representante do grupo deverá socializar a informação encontrada aos demais colegas da sala.

 

Sugestão de site para pesquisa:

 

Instituto Chico Mendes. MMA. Lista de espécies ameaçadas. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-de-especies.html?start=10. Acesso em 18 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Convide os alunos para participarem de uma brincadeira para encontrarem os pares, como o jogo da memória, utilizando imagens de pássaros ameaçados de extinção no Brasil, conforme sugerido em seguida. As peças do jogo foram elaboradas a partir de informações do site WikAves: Aves Ameaçadas do Brasil”. Disponível em: http://www.wikiaves.com/aves_ameacadas_do_brasil:inicio. Acesso em 16 de agosto de 2014.

 

As peças do jogo estão apresentadas da seguinte forma: na peça 1 está a foto da ave e na peça 2 está o nome popular, os Estados brasileiros onde são encontrados e o diagrama com a classificação do nível de ameaça. Imprima em folha tamanho/formato A4, gramatura mínima de 120g/m⊃2; e recorte as peças na linha tracejada. Se preferir, utilize papel tipo “contact” para proteger as peças ou plastifique em estabelecimentos de serviços de Xerox. Apresente as peças aos alunos para que joguem seguindo as regras do “jogo da memória”.

 

Peças do jogo elaborado pela autora

 

 

6° momento: Convide os alunos para reproduzirem as peças do jogo em tamanho maior, para serem fixadas em cartolinas e expostas em sala de aula durante as atividades. Caso não dê tempo de fazer em aula, indique que os alunos façam em casa e tragam na próxima aula. Posteriormente, junte ao material elaborado sobre aves para uma exposição em espaço de livre acesso por todos os alunos, funcionários e professores.

 

 

Tarefa de casa

 

Para continuar o diálogo sobre aves ameaçadas na próxima aula, solicite que os alunos assistam, em casa, ao filme “Rio 2”, da Fox Filmes, dirigido por Carlos Saldanha. Duração: 1h42min.

 

Sinopse: Blu vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago. Seus donos, Linda e Túlio, estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Blu inicialmente reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206727/. Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

Figura 10- Imagem do pôster de divulgação do filme “Rio 2”. Disponível para download em http://www.rio-ofilme.com.br/posters.Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

 

 

AULA 3

 

1° momento: Convide os alunos para conversarem sobre a tarefa de casa da última aula. Para desenvolver o diálogo, pergunte:

 

  • Quais os personagens principais do filme Rio 2?
  • E qual o tema principal abordado no filme?
  • Qual a espécie de ave em extinção é mostrada no filme?
  • Quais outros animais aparecem no filme?
  • Em que cidade Blu e Jade moram?
  • O que os donos de Blu encontraram fazendo com que eles fossem para a floresta amazônica?
  • O que encontram na floresta amazônica? De bom e de ruim?

 

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem dois vídeos em sequência:

Vídeo 1 – “Reportagem Ararinha Azul - imagens 10e20 Filmes”. Vídeo Youtube. Duração: 3min2seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sttmOZVA2eM. Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

Figura 11– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Reportagem Ararinha Azul - imagens 10e20 Filmes”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sttmOZVA2eM. Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

Vídeo 2 – “Ararinha azul”. Vídeo Youtube. Duração: 2min3seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vcgCQJAsvyA. Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

Figura 12- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Ararinha azul”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vcgCQJAsvyA. Acesso em 17 de agosto de 2014.

 

3° momento: Para estimular a reflexão dos alunos quanto aos vídeos apresentados, pergunte:

 

  • Quais as questões importantes abordadas pelos vídeos?
  • Qual meio de procurar salvar a espécie foi apresentada em um dos vídeos?
  • Quais crimes graves contra a espécie foram apresentados nos vídeos?
  • Diante das questões apresentadas, vocês acreditam em um futuro promissor para a espécie?

 

4° momento: Solicite que os alunos escrevam uma carta, de 20 a 30 linhas, contando a um amigo sobre as aves brasileiras, considerando todos os aspectos discutidos nas três aulas, inclusive o filme "Rio 2", bem como suas opiniões com relação a realidade e o que o aluno acredita ser importante para mudar o cenário de algumas espécies ameaçadas.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno faça a leitura de sua carta para o restante da turma. Reúna todo o material produzido nas atividades relacionadas ao tema e proponha uma exposição geral na escola. Nos intervalos entre as aulas, sugere-se que sejam executados, junto à exposição do material, os áudios com os sons dos pássaros estudados.

Recursos Complementares

CARLETO, Eliana Aparecida. ssaros da minha região: espécies, características e preservação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40115. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

SAVE Brasil. Disponível em: http://savebrasil.org.br/wp/. Acesso em 15 de agosto de 2014.

 

SILVA, Mariane Ellen da. Conhecendo as aves – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33449. Acesso em 15 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos reconheceram as espécies de aves brasileiras apresentadas. E, ainda, se conseguiram identificar a realidade das aves ameaçadas de extinção no Brasil. Verifique a compreensão quanto a importância da preservação da flora e da fauna brasileira. E, também, o desenvolvimento e evolução individual quanto à linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cristiane, EM Oswaldo Cruz II , São Paulo - disse:
    cristgimenes@yahoo.com.br

    22/08/2014

    Cinco estrelas

    Um material riquissimo de fácil acesso e com muita qualidade,parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.