Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jornal falado na escola

 

21/08/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
  • Ler em voz alta como se fosse um jornal falado.
  • compreender texto sobre como fazer um jornal falado
  • criar uma notícia por escrito.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura oral (em voz alta)
Estratégias e recursos da aula
  • Vídeo
  • Laboratório de Informática

 

Imagem disponível em: http://paginas.unisul.br/enzo.moreira/trabahos/pedagogia_trabalhos/hipertexto/JORNAL/JORNAL%20FALADO.html Acesso em: 19 ago 2014.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Aula+sobre+o+jornal+falado&espv=2&tbm=isch&imgil=CUO7SIvSl2WvvM%253A%253Bsil28hSlFGnFFM%253Bhttp%25253A

%25252F%25252Fdomingueschaves.blogspot.com%25252F2012%25252F05%25252Fjornal-em-sala-de-aula-3-grupo.html&source=iu&usg=__df_KjFgu2QAYDYW__T3p4c-PlNI%3D&sa=X&ei=x8PzU8brE6KG8QGu3YCoBA&ved=0CGUQ9QEwCw&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=CU

O7SIvSl2WvvM%253A%3Bsil28hSlFGnFFM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-xLF9vbGPd3A%252FT7APe3L5ucI%252FAAAAAAAAAbw%252FLOCnMm9k2MQ%252Fs1600%252FDomingues%252BChave

s%252B029.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fdomingueschaves.blogspot.com%252F2012%252F05%252Fjornal-em-sala-de-aula-3-grupo.html%3B1024%3B768 Acesso em: 19 ago 2014.

 

MÓDULO 1

 

SENSIBILIZANDO OS ALUNOS A ESTUDAREM O TEMA

 

ATIVIDADE 1

 

Professor, apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XI7SU1Gpkf4 aos estudantes de sua turma. Acesso em: 19 ago 2014. 

 

 
  1. Trabalho de Português: Jornal Falado - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=XI7SU1Gpkf4
    16/06/2011 - Vídeo enviado por 2luanavmartins
    Trabalho de Português: Jornal Falado Participantes: Luana Martins, Juliana Barbosa, Thais Ferreira e ...
  • Professor, depois de assistido o vídeo, converse com os alunos sobre as características da atividade. Interessante apresentar os erros gravados para que os alunos vejam que os alunos tiveram que fazer a atividade várias vezes até a gravação final.

 

ATIVIDADE 2

 

  • Providencie cópias do texto abaixo e leia com os alunos com o objetivo de prepará-los para a próxima atividade.

Veja então como fazer um jornal falado

  • O jornal falado pode ser ouvido a qualquer momento, por isso, as notícias devem estar situadas. Por exemplo, “nesta quarta-feira, dia 10 de outubro,” assim fica mais fácil, ao seu ouvinte, entender quando o acontecimento ocorreu.
  • As notícias devem ser curtas, sintéticas, concentradas e sem rodeios.
  •  Como necessita de poucos recursos técnicos, só uma pessoa com um gravador, ou um telefone, é capaz de fazer tudo sozinha.
  • O jornal falado é o melhor meio para estimular a imaginação, por isso saiba combinar o texto, os sons, o tom da voz e tudo mais para levar o ouvinte a imaginar a cena. 
  • Lembre-se de que o jornal falado não conta com imagem, então esse trabalho vai ser feito, em parte, por quem produz e complementado por quem escuta, que imaginará, de fato, a notícia a ser ouvida.
  • O jornal falado é de pessoa para pessoa – por isso é muito pessoal, o locutor fala diretamente para o ouvinte como se fosse alguém único. Por isso é importante direcionar a fala “ao ouvinte” em particular. Mas evite gírias e regionalismos em demasia, exceto se esta for a sua intenção primordial.
  • O modo de dizer é mais importante do que é dito, porque dá para sentir muito mais coisas através da gargalhada, do choro e do riso, do que lendo um texto friamente. Saiba usar esses recursos que são naturais.
  • Como produtor de um jornal falado você deve saber escrever claramente, compreender  o idioma, saber sair de situações complicadas, ter faro para as notícias, ter competência para saber fazer render boas histórias, deve sentir-se à vontade entre velhos e novos equipamentos, ser versátil, saber lidar com histórias opostas na mesma hora e ser ágil para poder gravar uma notícia ou redigir uma nota alguns segundos antes de ir ao ar.
  • As fontes de notícias de um jornal falado são muitas e as mesmas usadas pelo impresso: serviços de emergência (polícia, bombeiros etc.), assessorias de imprensa, companhias de energia, de gás, de água, de telecomunicações, políticos, prefeituras, ouvintes, agenda das autoridades, sites de órgãos governamentais, representativos de classes, profissionais liberais, concorrentes e muito mais.
  • Saiba planejar e desenvolver o trabalho. Tenha uma agenda com todos os eventos relacionados. Organize o que deve ser desenvolvido e vá para as ruas para os depoimentos dados pelas pessoas. Faça um roteiro com as partes que devem ser lidas pelo locutor e as entradas sonoras (partes faladas pelas pessoas nas ruas). As frases devem ser curtas, cerca de 10 segundos.

Texto disponível em: http://comofas.com/como-fazer-um-jornal-falado/ Acesso em: 20 ago 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática da escola e peça que eles acessem os seguintes sites para lerem Jornais on line.

 

 1. JORNAL ESTADO DE MINAS - http://www.ejornais.com.br/jornal_estado_minas.html Acesso em: 20 ago 2014.

2. JORNAL O TEMPO- http://www.ejornais.com.br/jornal_o_tempo.html Acesso em: 20 ago 2014.

3. JORNAL HOJE EM DIA - http://www.ejornais.com.br/jornal_hoje_em_dia.html Acesso em: 20 ago 2014.

4. JORNAL O DEBATE - http://www.ejornais.com.br/jornal_o_debate.html Acesso em: 20 AGO 2014.

 

ATIVIDADE 4

 

  • Professor, distribua os estudantes em grupos de 4 e  peça a eles que escolham um notícia para realizarem um trabalho oral.
  • Reunidos, cada grupo deverá ler, comentar e apresentar a notícia aos colegas. Para tanto, o professor poderá dar um tempo para que eles se preparem. Os alunos poderão usar roupas diferentes, usar um microfone e na sala mesmo poderão colocar uma mesa na frente e assim apresentar a notícia escolhida. Os alunos poderão ter o(s) apresentador (es) e um comentarista.

 

  • Professor, chame a atenção dos alunos para:

 

  • postura e voz do locutor ou comentarista;

  • linguagem dos locutores e do comentarista;

  • uso do microfone;

  • desinibição;

  • demais observações que considere interessantes para a apresentação.

  • PROFESSOR, apresentar as notícias, oralmente, para todos, é o momento em que os estudantes se colocam como protagonistas da mídia escrita e oral. “São momentos agradáveis, dinâmicos, de socialização, em que desenvolvemos a expressão oral, escrita e o espírito de cooperação”, diz a professora Juliana Stobbe.

Disponível em: http://www.progresso.com.br/caderno-a/educacao/escola-faz-jornal-escrito-e-falado-em-sala-de-aula Acesso em: 20 ago 2014.

 

MÓDULO 2

 

PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS

 

ATIVIDADE 

 

Professor, no módulo anterior, os alunos leram notícias retiradas dos jornais. Nesta atividade, a ideia é solicitar a eles que eles mesmos criem as notícias. Para tanto, seria interessante que eles tivessem uma situação mais próxima do real. Por exemplo, eles serviriam de repórteres e sairiam à procura de notícias dentro da própria escola.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+um+jornal&espv=2&tbm=isch&imgil=fysaArdMi3tYHM%253A%253BPCQuHGb-Pv5LOM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fdiariodeumadiretora.blogspot.com%25252F2012%25252F04%25252Fescrevendo-e-lendo-com-o-jornal-mural.html&source=iu&usg=__8dXHBDUtwpLTUEhDKL2tCmC4cUo%3D&sa=X&ei=0Rn1U4ixCcSe8QGhlIHQCQ&sqi=2&ved=0CCIQ9QEwAg&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=fysaArdMi3tYHM%253A%3BPCQuHGb-Pv5LOM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-vziQ9UxuJZs%252FTa8hVtP7j2I%252FAAAAAAAAAjM%252FqeNBAnVegi4%252Fs320%252Fjornal.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fdiariodeumadiretora.blogspot.com%252F2012%252F04%252Fescrevendo-e-lendo-com-o-jornal-mural.html%3B320%3B287 Acesso em: 20 ago 2014.

  • Poderão circular pelos corredores da escola para saberem o que está acontecendo em outras salas, ou o que ocorreu na festa junina, quem está namorando quem, que professora faltou e por quê? Há professora nova na escola, há coleguinha novo na escola? E assim por diante.

 

  • Professor, recolha as notícias e faça a correção. Entregue aos alunos com seus comentários. Em uma próxima sequência didática, trabalhe os problemas que encontrou.
Recursos Complementares

Para leitura do  professor:

 

  • Aulas do Portal do professor:

Jornal falado na escola - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28625 Acesso em: 20 ago 2014.

Fazendo um Jornal falado -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16264 Acesso em: 20 ago 2014.

 

  • Artigo

Aspectos Teórico-prático do uso do Jornal na escola - http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal2/Textos/Mesa_Redonda/SALA1-AntonioAlbertoTrindade.htm

Acesso em: 20 ago 2014.

Avaliação

 

  • Ele foi lido com expressividade, observando-se a entonação e as pausas?

  • A informação foi dada com objetividade?

  • O comentário estava embasado?

  • Teve credibilidade?

  • A linguagem utilizada pelos locutores e pelo comentarista foi adequada?
  • Tinham semelhanças e/ou diferenças?
  • A que se deve isso?
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 2/2 - 100%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.