21/08/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Professor, uma sugestão de atividade para ser trabalhada com os alunos é o “Jornal falado”. Essa dinâmica incentiva a leitura de informação prévia, o jornal impresso, além de instigar a criança a assistir os jornais televisivos. Disponível em: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/10/01/a-noticia-dentro-da-sala-de-aula/ Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: http://paginas.unisul.br/enzo.moreira/trabahos/pedagogia_trabalhos/hipertexto/JORNAL/JORNAL%20FALADO.html Acesso em: 19 ago 2014.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Aula+sobre+o+jornal+falado&espv=2&tbm=isch&imgil=CUO7SIvSl2WvvM%253A%253Bsil28hSlFGnFFM%253Bhttp%25253A
s%252B029.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fdomingueschaves.blogspot.com%252F2012%252F05%252Fjornal-em-sala-de-aula-3-grupo.html%3B1024%3B768 Acesso em: 19 ago 2014.
MÓDULO 1
SENSIBILIZANDO OS ALUNOS A ESTUDAREM O TEMA
ATIVIDADE 1
Professor, apresente o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XI7SU1Gpkf4 aos estudantes de sua turma. Acesso em: 19 ago 2014.
ATIVIDADE 2
|
Texto disponível em: http://comofas.com/como-fazer-um-jornal-falado/ Acesso em: 20 ago 2014.
ATIVIDADE 3
Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática da escola e peça que eles acessem os seguintes sites para lerem Jornais on line.
1. JORNAL ESTADO DE MINAS - http://www.ejornais.com.br/jornal_estado_minas.html Acesso em: 20 ago 2014.
2. JORNAL O TEMPO- http://www.ejornais.com.br/jornal_o_tempo.html Acesso em: 20 ago 2014.
3. JORNAL HOJE EM DIA - http://www.ejornais.com.br/jornal_hoje_em_dia.html Acesso em: 20 ago 2014.
4. JORNAL O DEBATE - http://www.ejornais.com.br/jornal_o_debate.html Acesso em: 20 AGO 2014.
ATIVIDADE 4
|
PROFESSOR, apresentar as notícias, oralmente, para todos, é o momento em que os estudantes se colocam como protagonistas da mídia escrita e oral. “São momentos agradáveis, dinâmicos, de socialização, em que desenvolvemos a expressão oral, escrita e o espírito de cooperação”, diz a professora Juliana Stobbe.
Disponível em: http://www.progresso.com.br/caderno-a/educacao/escola-faz-jornal-escrito-e-falado-em-sala-de-aula Acesso em: 20 ago 2014.
MÓDULO 2
PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS
ATIVIDADE
Professor, no módulo anterior, os alunos leram notícias retiradas dos jornais. Nesta atividade, a ideia é solicitar a eles que eles mesmos criem as notícias. Para tanto, seria interessante que eles tivessem uma situação mais próxima do real. Por exemplo, eles serviriam de repórteres e sairiam à procura de notícias dentro da própria escola.
Para leitura do professor:
Jornal falado na escola - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28625 Acesso em: 20 ago 2014.
Fazendo um Jornal falado -http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16264 Acesso em: 20 ago 2014.
Aspectos Teórico-prático do uso do Jornal na escola - http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal2/Textos/Mesa_Redonda/SALA1-AntonioAlbertoTrindade.htm
Acesso em: 20 ago 2014.
Professor, peça aos alunos para fazerem uma autoavaliação de suas apresentações. Para tanto, poderão seguir o roteiro abaixo retirado de: http://escolaestadualprofessorgersonlopes.blogspot.com.br/2011/08/produzindo-texto-jornal-falado-prof.html Acesso em: 20 ago 2014.
Ele foi lido com expressividade, observando-se a entonação e as pausas?
A informação foi dada com objetividade?
O comentário estava embasado?
Teve credibilidade?
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2014
Três estrelasMuitointeressantocomo complemento no ensino e para ajudar na vivência di dia-a-dia.
03/09/2014
Três estrelasAchei interessante.