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Relação Norte/Sul X Cooperação Sul-Sul: paradigmas, valores e a Nova Ordem Mundial

 

18/08/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer os processos históricos em que foram construídas a Ordem Mundial marcada pela relação Norte/Sul e a Nova Ordem Mundial, quando despontam as iniciativas que marcam a denominada Cooperação Sul-Sul.

- Identificar iniciativas e estratégias de cooperação entre os países que compõem o denominado sul pobre.

- Identificar a participação brasileira tanto na ordem anterior (Norte/Sul) quanto na atual (Sul-Sul).

- Identificar manifestações da atual ordem mundial no cotidiano dos cidadãos.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Histórico e caracterização sobre:

- Ordem Mundial

- Nova Ordem Mundial

- Guerra fria

Estratégias e recursos da aula

Os professores de História, Inglês e de Língua Portuguesa deverão ser convidados a participar desta aula sugerida para o Ensino Médio.

A temática desta aula – a Nova Ordem Mundial - foi tratada em quatro aulas disponibilizadas neste Portal Educacional. O conjunto dessas aulas poderá ser acessado em

Os BRICS podem influenciar a atual ordem mundial? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57070

A Nova Ordem Mundial: o que é e como nos atinge? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57119

 

 

Atividade 1. Relação Norte/Sul: contextualização e representação do modelo

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou imprimir as fontes de pesquisa sugeridas no Quadro 1. A exceção é a Linguagem 3, que se constitui num vídeo a ser projetado em momento oportuno, com a ajuda do professor de Inglês para a interpretação da legenda.

Após a apresentação do vídeo deverão ser formados grupos de quatro estudantes (no máximo) para que respondam no caderno, as questões propostas no Quadro 1. Mesmo respondendo as mesmas perguntas, o trabalho em grupo tem a finalidade de favorecer a construção de competências e habilidades de leitura, interpretação e síntese.

 

Quadro 1. A Relação Norte/Sul em diferentes linguagens

Linguagem 1. Representação cartográfica

 

SSA

http://professormarcelus.blogspot.com.br/2009/03/tarefa-2-ano-semana-de-02-06marco2009.html

 

 

Linguagem 2.Grafite

 

SSB

https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/olhe-os-muros-projeto-registra-os-graffitis-da-cidade/

 

Linguagem 3.Vídeo

 

SSC

http://gizmodo.uol.com.br/agricultores-de-cacau-de-serra-leoa-experimentam-chocolate-pela-primeira-vez/

 

Linguagem 4. Charge

 

SSD

 

 

http://geoibituruna.blogspot.com.br/2012/01/analise-das-charges.html

 

Linguagem 5. Música

 

SSE

 

http://letras.mus.br/mana/79899/traducao.html

 

 

 

 

 

 

Linguagem 6.Texto

 

As relações Norte/Sul

 

http://fichasmarra.wordpress.com/2010/05/02/as-relacoes-norte-sul/

 

 

 

 

 

 

 

 

Observe os exemplos de representação das relações Norte/Sul em diferentes linguagens e responda as questões propostas. Observação: o link indicado na linguagem 6 (texto) traz informações que auxiliarão a resolução das questões propostas.

 

1. O que se entende por relações Norte/Sul? Como e por quem foi cunhada essa expressão?

 

2. Estabeleça uma relação entre as concepções de Ordem Mundial e relação Norte/Sul, identificando a interdependência entre ambos ao longo do período histórico denominado Guerra Fria. Quais fatores contribuíram para a formação dessa Ordem Mundial?

 

3. A relação Norte/Sul tem a linha imaginária do Equador como limite geográfico? Explique.

 

4. Acesse o link sugerido na Linguagem 5 (Música) e analise a letra de Pobre Juan, criada e interpretada pelo grupo mexicano Maná. Estabeleça relação entre a mensagem da música e o mapa da Linguagem 1 (Representação cartográfica).

 

5. Utilize as informações do texto indicado na Linguagem 6 para explicar o fato de, em 2014, produtores de cacau serra-leoneses provarem chocolate pela primeira vez. As formas de relações entre países conhecidas como relação Norte/Sul foram superadas? Comente.

 

6. Contextualize o Brasil durante o período da Guerra Fria, considerando a concepção de relação Norte/Sul.

 

Socialização dos resultados: Elabore um cartaz (usando cartolina branca ou papel pardo) com imagens retiradas de revistas, jornais e da internet ilustrando o paradigma político conhecido como relação Norte/Sul. Seu cartaz deve conter: título, um mapa mundi representando a ordem mundial pesquisada, imagens legendadas, as fontes consultadas, e a identificação do grupo (nome e número dos membros, série e disciplina solicitante do trabalho). Os cartazes deverão ser fixados em uma das paredes da sala, formando um mural representativo de uma época. Ao seu lado será formado um outro mural, com os cartazes a serem elaborados conforme orientações dispostas na atividade 2.

 

 

Dispostos num único círculo, e com a participação do professor de História, os alunos deverão ler e comentar suas respostas. Nesse momento os professores deverão esclarecer dúvidas e equívocos, ampliando a compreensão sobre o tema estudado. Por se tratar de uma temática de amplo espectro, o professor deverá considerar as diferentes visões e interpretações sobre o assunto.

 

Atividade 2.Cooperação Sul-Sul:contextualização e representação do modelo

O professor deverá imprimir ou projetar (usando retroprojetor ou projetor multimídia) o mapa mundi disposto no Quadro 2. Valendo-se de conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da atividade 1, os alunos deverão manifestar-se quanto ao significado da ordem mundial expressa no mapa, indicando semelhanças e diferenças em relação à ordem mundial anterior, representada na Linguagem 1 do Quadro 1.

Com o intuito de estimular e subsidiar a formação do raciocínio investigativo, o professor deverá desafiar os alunos para que apontem hipóteses que possam explicar a atual ordem mundial.

Para validar as hipóteses o professor deverá imprimir ou solicitar que acessem (no laboratório de informática ou em aparelhos de telefonia móvel pessoais) as matérias Cooperação sul-sul: http://www.abc.gov.br/Projetos/CooperacaoSulSule Cooperação sul-sul http://www.pnud.org.br/CooperacaoSulSul.aspx.

As leituras deverão ser feitas de modo silencioso e individualmente, e os alunos grifarão ou anotarão no caderno os trechos ou palavras chave, que os ajudarão a identificar a validade das hipóteses estabelecidas anteriormente. Para a conclusão desta etapa o professor deverá estimular um debate para que os alunos expressem sua compreensão sobre a temática em estudo e esclareçam dúvidas.

Transpondo a fase oral e exploratória para a fase investigativa o professor deverá dividir a sala em cinco grupos e, por sorteio, distribuir os temas propostos no Quadro 2. O resultado das investigações será socializado em um cartaz feito em cartolina branca ou em papel pardo, como sugerido no final do Quadro 1, no item Socialização dos resultados.

 

 

 

 

Quadro 2. Cooperação Sul-Sul: linguagens e iniciativas

 

 

 

A Cooperação Sul-Sul pode influenciar a configuração da atual Ordem Mundial?

Cooperação Sul-Sul: representação cartográfica

 

SS1

 

http://eportuguese.blogspot.com.br/2013/09/12

-de-setembro-dia-das-nacoes-unidas.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo 1.IBAS

 

SS2

 

Fonte: IBAS http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/forum-ibas

e O BRICS enterrará o IBAS? http://envolverde.com.br/ips/inter-press-service-reportagens/o-brics-enterrara-o-ibas/

 

 

O que pesquisar:

1. Significado da sigla, ano de criação, e países envolvidos.

2. Objetivos da iniciativa.

3. Estratégias de ação, recursos e dificuldades encontradas para o desenvolvimento do projeto.

4. Algumas conquistas já obtidas.

5. Como o IBAS pode afetar as populações dos países envolvidos.

 

Grupo 2. BRICS

 

SS3

 

Fonte: BRICS Release http://oppceufc.wordpress.com/brics-no-ceara/eO BRICS enterrará o IBAS?http://envolverde.com.br/ips/inter-press-service-reportagens/o-brics-enterrara-o-ibas/

 

O que pesquisar:

1. Significado da sigla, ano de criação, e países envolvidos.

2. Objetivos da iniciativa.

3. Estratégias de ação, recursos e dificuldades encontradas para o desenvolvimento do projeto.

4. Algumas conquistas já obtidas.

5. Como a formação dos BRICS poderá afetar as populações dos países envolvidos.

 

 

 

 

 

Grupo 3. CPLP

 

SS4

 

Fonte: Histórico CPLP http://relacoesdiplomaticas.wordpress.com/

2010/02/03/historico-cplp/

e CPLP http://www.cplp.org/

 

 

O que pesquisar:

1. Significado da sigla, ano de criação, e países envolvidos.

2. Objetivos da iniciativa.

3. Estratégias de ação, recursos e dificuldades encontradas para o desenvolvimento do projeto.

4. Algumas conquistas já obtidas.

5. Como a CPLP afeta as populações dos países envolvidos.

 

 

 

 

 

Grupo 4. Outras iniciativas

 

SS5

 

Fonte: Atuação internacional. Programas Cooperação Sul-Sul http://www.sdh.gov.br/assuntos/atuacao-internacional/programas/cooperacao-sul-sul

 

O que pesquisar?

1. Identifique outras parcerias do Brasil com países subdesenvolvidos ou emergentes.

2. Localize e caracterize as iniciativas elencadas na fonte indicada, destacando os objetivos, as estratégias e a atuação brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como indicado no final do Quadro 1, a fixação dos cartazes em uma das paredes da sala de aula formará um painel representativo das duas ordens mundiais. Por alguns minutos os alunos deverão circular livremente conhecendo os trabalhos dos colegas e explicando o seu próprio trabalho.

Para ampliar o conhecimento o professor deverá propor um debate, em forma de uma mesa redonda. A turma deverá indicar três colegas, sendo que um deles apresentará as características da ordem mundial denominada Relação Norte/Sul; o outro a ordem mundial denominada Cooperação Sul-Sul; e um deles atuará como mediador. Cada expositor terá cerca de cinco minutos para expor seus argumentos e, em seguida, todos poderão expor suas percepções e fazer perguntas sobre o tema. O professor atuará esclarecendo dúvidas ou equívocos. Com o intuito de fomentar o debate, o professor poderá instigar os alunos com os seguintes questionamentos:

 

Questionamentos

 

1. A ordem mundial demonstra que há uma certa hierarquia entre os países. Como essa hierarquia foi ou é estabelecida?

 

2. É possível perceber manifestações da ordem mundial vigente em nosso cotidiano? Como?

 

3. O Brasil mantém certa liderança na atual ordem mundial. Aponte algumas manifestações dessa liderança.

 

4. Quais fatores vêm contribuindo para o reconhecimento brasileiro no cenário internacional?

 

5. Aponte alguns obstáculos ou dificultadores para a ampliação da liderança internacional brasileira. Aponte também algumas sugestões para a superação desses obstáculos.

 

 

Para concluir a atividade o professor deverá sugerir que cada aluno procure na internet uma questão de vestibular, ENEM ou concurso público referente ao tema estudado. As questões deverão ser discutidas entre os membros do grupo para que selecionem aquelas mais significativas, antes de enviar o arquivo a dois colegas voluntários da sala, que receberão os arquivos virtuais dos grupos, excluirão as questões repetidas e enviarão o arquivo final ao professor. Os alunos apontarão também algumas questões para comentários do professor, em sala de aula. Algumas dessas questões poderão ser utilizadas na avaliação institucional da disciplina.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as atividades desenvolvidas pelos alunos, considerando seu interesse e participação, bem como o domínio de conteúdo e a argumentação.

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