Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A carta argumentativa na era tecnológica

 

18/09/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer 
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
  • Paráfrase
Estratégias e recursos da aula
  • Internet

  • Xerox

  • Sala de Informática

 

  • Professor, a carta argumentativa é um texto que, como a própria nomenclatura revela, pauta-se por persuadir o interlocutor por meio dos argumentos por ela atribuídos. A intencionalidade discursiva é retratada por uma reclamação e/ou solicitação por parte do emissor no sentido de convencer o destinatário de forma específica (geralmente na pessoa de uma autoridade ou alguém com poder de decisão) a fim de que o mesmo possa atender à solicitação ora realizada. (disponível em: http://www.portugues.com.br/redacao/a-carta-argumentativa-.html Acesso em: 18 set. 2014.)

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=atividades+sobre+carta+argumentativa&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=GfGi9nvt09MSOM%253A%253

BSfmVnr58g0ngUM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%25252FfichaTecnicaAula.html%

25253Faula%2525253D35991&source=iu&pf=m&fir=GfGi9nvt09MSOM%253A%252CSfmVnr58g0ngUM%252C_&usg=__KHD-WS2AJPV5busk8IIYgNxgzdI%3D&ved=0CEQQyjc&ei=lFgbVOanHcLCggTPpIDwBw#facrc=_&imgdii=_&imgrc=PezkktbtBjEI

oM%253A%3ByVqpchZuVHojPM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.alunosonline.com.br%252Fupload%252Fconteudo%25

2Fimages%252Fcarta-argumentativa-I.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.alunosonline.com.br%252Fportugues%252Fcarta-argumentativa.html%3B400%3B400 Acesso em: 18 set. 2014.

 

MÓDULO 1

 

SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DA CARTA ARGUMENTATIVA

 

ATIVIDADE 1

 

  • Professor, comece sua aula, perguntando aos alunos se eles escrevem cartas. Se escrevem... Para quem? Por quê? Se não, por que não escrevem?

Converse com os alunos.

 

SUGESTÃO:

Sabemos que a carta cedeu lugar às inúmeras formas de comunicação que atualmente norteiam a convivência humana, como é o caso do E-Mail, Orkut, MSN, entre tantos outros. Tamanha diversidade surgiu no intuito de dinamizar e ampliar o contato entre os seres e seus semelhantes. Mas, por causa disso, devemos abolir a existência e, sobretudo, a utilidade da carta? De forma alguma, mesmo em meio a tanta tecnologia, tal recurso comunicativo ainda prevalece, até porque nem todas as pessoas tiveram a oportunidade de compartilhar deste crescente desenvolvimento. Não somente por este motivo, mas também em virtude de a carta, na qualidade de gênero textual, compor um dos conteúdos requisitados pela maioria dos concursos públicos e vestibulares. (http://www.portugues.com.br/redacao/a-carta-argumentativa-.html)Acesso em: 18 set. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

  • Professor, apresente em datashow para os alunos a estrutura da carta.

 

 

Quanto à estrutura, a carta argumentativa compõe-se dos seguintes elementos:


# Local e data;

# Identificação do destinatário; 

# Vocativo – o nome da pessoa para a qual a carta é endereçada. Neste caso, o pronome de tratamento ocupa lugar de destaque, dependendo do grau de ocupação/função desempenhada.

# Corpo do texto – É a exposição do assunto em si, de forma a abordar todos os aspectos pertinentes de maneira clara, sucinta e precisa.

# Expressão de despedida – Tal procedimento pode variar em se tratado do grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser mais formal ou denotando certa informalidade.

# Assinatura do remetente.

 

  • Na carta argumentativa também podem aparecer partes narrativa, descritiva, uma breve reflexão e dissertação. Tem também peculiaridades que vão distingui-la de outros tipos de cartas: o argumento é para convencer o interlocutor específico. No texto de uma carta, a argumentação é restrita a uma pessoa física ou jurídica, o que torna o texto mais limitado do que o texto de uma dissertação argumentativa com caráter universal. O objetivo da carta é a persuasão do destinatário.

  • Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, pronome de tratamento a ser utilizado, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura. (Disponível em: http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/11/cartasdissertacao-expositiva-eou.html Acesso em: 18 set. 2014.)

 

 

MÓDULO 2

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=atividades+sobre+carta+argumentativa&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=GfGi9nvt09MSOM%253A%253BSfm

Vnr58g0ngUM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%25252FfichaTecnicaAula.html%25253Faula%

2525253D35991&source=iu&pf=m&fir=GfGi9nvt09MSOM%253A%252CSfmVnr58g0ngUM%252C_&usg=__KHD-WS2AJPV5busk8IIYgNxgzdI%3D&ved=0CEQQyjc&ei=lFgbVOanHcLCggTPpIDwBw#facrc=_&imgdii=_&imgrc=PezkktbtBjEIoM%25

3A%3ByVqpchZuVHojPM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.alunosonline.com.br%252Fupload%252Fconteudo%252Fimages%252

Fcarta-argumentativa-I.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.alunosonline.com.br%252Fportugues%252Fcarta-argumentativa.html%

3B400%3B400 Acesso em: 18 set. 2014.

 

ATIVIDADE 1

 

  • Professor, providencie cópia da carta abaixo para os alunos. Peça que eles identifiquem todos os elementos da estrutura da carta. Encontrem também os argumentos utilizados pelo remetente para persuadir o destinatário.

Carta disponível em: https://www.google.com.br/search?q=carta+argumentativa+para+o+prefeito&sa=X&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=IDpWWUgPwQ7-YM%253A%253BU6bvahTqVjv_HM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.clednews.com%25252F2010%25252F12%25252Festudos

-texto-argumentativo.html&source=iu&pf=m&fir=IDpWWUgPwQ7-YM%253A%252CU6bvahTqVjv_HM%252C_&usg=__ZC9KccohPbNeYQNNy5sv7RI8tcs%3D&ved=0CHIQyjc&ei=eVwbVPCGJYjOggTftYHg

DQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Oh6jXPd2DQxiOM%253A%3Bk9OUQ4MJnTsYoM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com%252F_LG

S0dDP9aUc%252FSEx7bXtYQgI%252FAAAAAAAABsA%252FgaPjFSPgqxo%252Fs400%252FCarta%252BAnulada%252B%252BUnicam

p%252B07.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmoco-das-letras.blogspot.com%252F2008%252F06%252Fcaros-alunos-conforme-conversamos-na.html%3B400%3B286 Acesso em: 18 set. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

 

"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro..." (provérbio indígena)

 

Muito se discute, atualmente, a respeito de consciência ecológica e preservação do meio ambiente. Esse tipo de postura ideológica pode ser desenvolvida no cidadão desde os seus primeiros anos escolares.

 

  • Professor, com base nessa afirmação, peça a seu aluno que  escreva uma carta argumentativa ao prefeito de sua cidade. Nessa carta, o estudante deve apresentar reclamações relacionadas à falta de consciência ecológica do cidadão bem como reivindicar a implementação de um projeto que possa despertar essa consciência nos alunos do nosso município. Lembre-se de apresentar argumentos significativos para convencer o prefeito.

 

  • Professor, seu aluno poderá entrar em sites de busca para lerem mais sobre o tema. Peça a eles que não copiem...Se for o caso, que façam paráfrases de algum argumento que queiram usar.

 

  • Peça aos estudantes que digitem sua carta no word e envie para o seu e-mail (e-mail do professor).
Recursos Complementares

Aulas do Portal do professor:

 

1. UCA - O gênero discursivo Carta argumentativa. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35991 Acesso em: 17 set. 2014.

2. Carta argumentativa: características. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49267  Acesso em: 17 set. 2014.

 

Para leitura do professor:

 

1.Gêneros argumentativos. http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/generos-argumentativos.html Acesso em: 17 set. 2014.

2. Modelos de cartas argumentativas . http://centraldasletras.blogspot.com.br/p/modelos-de-cartas-argumentativas.html Acesso em: 17 set. 2014.

3. Redação no ensino médio; dificuldades na produção de carta argumentativa. http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1814330 Acesso em 18 set. 2014.

Avaliação
  • Professor, a avaliação deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar os alunos em relação a interesse, participação em todas as atividades. No que diz respeito à produção escrita, o professor avaliará em que medida o texto do estudante respeita as diretrizes  fornecidas em relação à estrutura das cartas argumentativas principalmente as de que: 

 

  •  as cartas argumentativas devem ser coesas e constituir um TEXTO, e não um mero aglomerado de frases e parágrafos, mais ou menos articulados, sobre um mesmo assunto.

 

 
  • as cartas argumentativas devem trazer as marcas características do TIPO DE TEXTO a que pertencem (cabeçalho, com local e data; indicação clara do destinatário; saudação; interlocução contínua com o destinatário; despedida). 
 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.