Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A SÉTIMA ARTE. APRENDENDO COM O CINEMA MUDO

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história do cinema mudo.
  • Reconhecer a forma de comunicação e expressão do cinema mudo.
  • Identificar como teve início a técnica de animação.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
10 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

AULAS 1-3

 

Reserve três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, que tem como objetivo apresentar o cinema mudo, através de apresentação de vídeos e diálogo com os alunos.

 

 

1° momento: Para introduzir o tema CINEMA MUDO, convide os alunos para assistirem ao vídeo produzido pela TV Cultura, Programa Quintal da Cultura, onde a representação dos personagens segue os moldes do cinema mudo: “Cinema Mudo: Monstro da Gula - Quintal da Cultura - 06/03/14”. Vídeo Youtube. Duração: 04min04seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gzVkgXk80kE. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

 

Figura 1- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Cinema Mudo: Monstro da Gula - Quintal da Cultura - 06/03/14”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gzVkgXk80kE. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo apresentado e iniciar um diálogo sobre cinema mudo, pergunte:

 

  • Qual a diferença deste filme para os filmes que assistimos hoje em dia?
  • Vocês entenderam a história mesmo sem haver nenhum diálogo?
  • O que é importante neste tipo de filmagem para que o telespectador consiga entender a história?
  • Qual a história principal do filme?
  • O que aconteceu com Teobaldo por querer comer tanto sem parar?
  • Vocês já ouviram falar em “cinema mudo”?

 

 

3° momento: Para apresentar aos alunos o ícone do cinema mudo, Charles Chaplin, convide os alunos para assistirem ao vídeo “Charles Chaplin - Alguns Minutos de Cinema”. Vídeo Youtube. Duração: 7min55seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tL2Hq6IZq-U. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

Figura 2- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Charles Chaplin - Alguns Minutos de Cinema”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tL2Hq6IZq-U. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

 

4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo sobre cinema mudo e a vida de Charles Chaplin, pergunte:

 

  • Quais palavras o narrador utilizou para introduzir o conceito de cinema mudo?
  • Como Charles Chaplin conquistou o mundo?
  • Segundo o vídeo, como eram os filmes de Charles Chaplin?
  • O narrador disse que Charles Chaplin se tornou uma lenda da sétima arte. Alguém sabe o que quer dizer o termo “sétima arte”?
  • O que Charles Chaplin fez além de atuar?
  • Quanto tempo durou o cinema mudo?
  • Qual o personagem de Charles Chaplin mais conhecido?
  • Qual era a principal característica desse personagem?
  • Quais os três filmes, de todos os produzidos por Charles Chaplin, foram lembrados no vídeo?
  • Por que os filmes de Charles Chaplin são considerados atuais?

 

Sugestão ao professor

 

A título de curiosidade, você poderá apresentar aos alunos o vídeo “As sete artes”. Vídeo Youtube. Duração: 1min55seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ESfW4EJ_ldk. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

O vídeo explica resumidamente quais são as seis artes que vêm antes do cinema e por que o cinema é considerado a sétima.

 

Figura 3- Imagem, obtida pela autora, do vídeo "As sete artes". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ESfW4EJ_ldk. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Divida a turma em grupos de três alunos, solicite que cada grupo assista ao vídeo e, posteriormente, elabore um cartaz com algumas cenas do vídeo (de 6 a 8 imagens) e um texto (resumo) sobre a história do filme de cada grupo. A produção do cartaz tem como objetivo integrar uma exposição no final de todas as atividades para ser apreciada por toda a escola. Para captar algumas imagens do vídeo, os alunos deverão pausar o mesmo em cenas que julguem interessantes e copiar a imagem através da tecla “print screen”. Veja dica de como utilizar a tecla “print screen” em “Como utilizar a tecla Print Screen”. Disponível em: http://flycopy.wordpress.com/2012/05/23/como-utilizar-a-tecla-print-screen/ (acesso em 26 de agosto de 2014). Caso necessário, convide o professor de informática para auxiliar na atividade. Disponibilize uma impressora para que os alunos possam imprimir as imagens selecionadas.

 

Seguem abaixo sugestões de vídeos. Será necessário que o professor selecione, previamente, outros vídeos até que complete o número suficiente para distribuição entre os alunos para o desenvolvimento da atividade. Sugere-se que sejam selecionados filmes curtos ou trechos de filmes de até 5 minutos.

 

Grupo 1 – “Buster Keaton - The train”. Vídeo Youtube. Duração: 2min27seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=53FSGl1yev8. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 2 – “Cena épica de Tempos Modernos, de Charles Chaplin”. Vídeo Youtube. Duração: 4min25seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XLF1JZCxpxw. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 3 – “The Kid - Charlie Chaplin”. Vídeo Youtube. Duração: 2min54seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qNseEVlaCl4. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 4 – “Buster Keaton - Bad luck”. Vídeo Youtube. Duração: 4min06seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=StDwAH_9epo. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 5 – “Buster Keaton - Sherlock Jr. (1924) motorcycle scene”. Vídeo Youtube. Duração: 3min33seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Cp5fTvEWdh4. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 6 – “Buster Keaton - Unforgettable scene “The College”. Vídeo Youtube. Duração: 3min47seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=48-WV9jJEwY. Acesso em 26 de agosto de 2014.

Grupo 7 – “Charlie Chaplin - The Lion's Cage”. Vídeo Youtube. Duração: 3min25seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=79i84xYelZI. Acesso em 26 de agosto de 2014.

 

 

6° momento: Apresente um modelo para padronizar a apresentação dos alunos. Abaixo segue sugestão de layout para o cartaz. Disponibilize cartolina branca, tesoura sem ponta, cola, pincel atômico ou caneta hidrográfica de ponta grossa etc.

 

Figura 4- Modelo de cartaz elaborado e sugerido pela autora (medida padrão de cartolina: 50x66cm).

 

 

7° momento: Solicite que cada grupo eleja um representante para apresentar seu cartaz ao restante da turma. Disponibilize uma parede da sala para serem fixados os cartazes e mantidos durante o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao tema. Reserve o material elaborado para uma exposição no final de todas as atividades.

 

 

 

AULAS 4-6

 

Reserve três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, que tem como objetivo apresentar o aparelho - cinematógrafo - cuja invenção constitui o marco inicial do cinema e, ainda, trabalhar com uma simples animação realizada através de desenhos de cenas sucessivas de uma pequena história.

 

 

1° momento: Para apresentar aos alunos como se deu o início do cinema, convide-os para assistir ao vídeo “Cinematógrafo”. Vídeo Youtube. Duração: 1min40seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPCZe5bVxBM. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora do vídeo “Cinematógrafo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aPCZe5bVxBM. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao assunto tratado no vídeo, pergunte:

 

  • O início do cinema está ligado diretamente à invenção de qual outra arte?
  • Qual o conceito de “persistência da visão”, apresentado no vídeo?
  • Alguém poderia dizer ao menos uma invenção que trabalha com a “fotografia em movimento” citada no vídeo?
  • Qual foi a experiência mostrada no final do vídeo?

 

 

3° momento: Esclareça aos alunos que as invenções mencionadas no vídeo “Cinematógrafo” precederam a invenção do cinematógrafo, criado pelos irmãos Lumière em 1895, que constituiu o marco inicial da história do cinema. Segundo os inventores, o aparelho permitia registrar uma série de instantâneos fixos, criando a ilusão do movimento, depois reproduzir esse movimento, projetando as imagens em uma tela. Fonte: Cinematógrafo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinemat%C3%B3grafo. Acesso em 28 de agosto de 2014.

 

Reforce, ainda, a experiência de Eadweard J. Muybridge, comentada no vídeo “Cinematógrafo”, que fotografou o galope de um cavalo, usando uma série de 12 (e depois, 24) câmeras e utilizou um aparelho chamado “zoopraxiscópio” para recompor o movimento.

 

Figura 6- Imagem, obtida pela autora, da série de fotos realizada por Eadweard J. Muybridge. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/93/Le-galop-de-daisy.jpg. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dd/Muybridge_race_horse_animated.gif

Figura 7- Imagem, obtida pela autora, da animação realizada por Eadweard J. Muybridge a partir da série de fotos. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dd/Muybridge_race_horse_animated.gif. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

 

4° momento: Convide os alunos para fazerem uma animação em papel com desenhos em série, que poderão chamar de “cinema de bolso”. Solicite aos alunos que imaginem uma pequena história, uma cena, um acontecimento que queiram elaborar e criar uma sequência de vários desenhos, cada um representando uma cena da história. Quanto maior o número de desenhos, mais rica em detalhes será a animação. Os alunos poderão fazer algumas cenas, como: uma criança andando de bicicleta, um barco navegando para alto mar, o sol se pondo e a lua nascendo, uma criança brincando no balanço, um gato subindo em uma árvore etc. Convide o professor de artes de sua escola para participar da atividade.

 

Explique aos alunos que essa técnica de animação é conhecida como “flipbook”, que são pequenos livros “animados”, criada em 1868 por John Barns Linnet. Fonte: Brinquedos Ópticos. Disponível em: http://precinema.wordpress.com/ (acesso em 27 de agosto de 2014). Para a atividade, sugira aos alunos de chamarem seu flipbook de “Meu cinema de bolso”.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Para inspirá-los na criação, convide-os a assistirem aos vídeos:

 

LAUZON, Stéphane. “Flipbook EMCS 2009”. Vídeo Youtube. Duração: 8min44seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k096m3Mssmg. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

VIDHEECHAROEN, Jayne. “Music Flipbook”. Vídeo Youtube. Duração: 33seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AslYxmU8xlc. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

WESTON, Jen. “Flipbook Valentines Cards by Jen Weston”. Vídeo Youtube. Duração: 2min06seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cIQ1PnPdWlg. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

 

Professor, para conhecer a atividade de oficina de elaboração de um flipbook com os alunos, acesse:

 

BRACHT, Shirlei. Relato de Oficina de Flipbooks. Disponível em: http://escrileiturasjardimeuropa.blogspot.com.br/2012/12/relato-de-oficina-de-flip-books.html. Acesso em 27 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Agora vamos criar nosso "Cinema de bolso"? Professor, observe e reproduza a imagem-guia abaixo para cada aluno montar seu flipbook. Disponibilize papel formato A4 (210x297mm), com gramatura igual ou superior a 90g/m⊃2;. Em cada folha, tamanho A4, caberá dez folhas, ou seja, dez desenhos do flipbook. Distribua de três a cinco folhas tamanho A4 para cada aluno, lápis de cor, tesoura sem ponta, cola (para montar o bloco no final), régua de 30cm. Apresente a imagem a seguir e, junto com o professor de artes, acompanhe e auxilie a produção dos alunos. Sugira que os desenhos sejam elaborados antes do recorte da folha, nas linhas tracejadas.

 

Figura 8– Guia para a confecção do flipbook, para ser criado em folha tamanho A4 e após elaboração dos desenhos, recortada na linha tracejada.

 

 

6° momento: Após os alunos criarem seus desenhos, oriente-os a montar seu flipbook, conforme os vídeos apresentados no 4° momento, bem como o texto sobre oficina de flipbook, de Shirlei Bracht neste mesmo momento.

 

 

7° momento: Solicite que cada aluno explique e apresente seu “cinema de bolso” ao restante da turma. Posteriormente, proponha uma “Roda de cinema de bolso” para que todos os alunos possam manusear todos os bloquinhos animados produzidos pela turma. Reserve o material elaborado para uma exposição no final das atividades.

 

 

 

AULAS 7-8

 

 

1° momento: Convide os alunos para prepararem uma representação de uma cena do cinema mudo, a fim de vivenciarem a experiência da comunicação através da expressão. Convide um professor de teatro da escola ou da cidade para fazer um workshop com seus alunos sobre encenação e dramatização antes da apresentação dos mesmos.

 

 

2° momento: Divida a turma em cinco grupos e realize o sorteio dos vídeos produzidos pela TV Cultura, Programa Quintal da Cultura. Destine um prazo de, pelo menos, uma semana para que os alunos se preparem para a apresentação. Proponha a preparação da apresentação como Tarefa de Casa, a partir de dicas do professor de teatro que tenha realizado o workshop. Sugira que os alunos considerem a música de fundo de cada vídeo para complementar a expressividade durante a apresentação.

 

Quintal da Cultura - Cinema Mudo: O Monstro da Vaidade - 06/03/13”. Vídeo Youtube. Duração: 3min55seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3E7VArPyIBc. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Quintal da Cultura - Cinema Mudo: O Sonâmbulo Baforento - 22/08/12”. Vídeo Youtube. Duração: 3min23seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zxawSzhLbQ. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Cinema Mudo: O Fantasma da Foto - Quintal da Cultura - 12/03/14”. Vídeo Youtube. Duração: 3min23seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bV_YSnuv_Ac. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Cinema Mudo: Robô sem Coração - Quintal da Cultura - 26/12/13”. Vídeo Youtube. Duração: 6min07seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wMMLZYZtmmI. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Cinema Mudo: Inveja - Quintal da Cultura - 15/11/13”.  Vídeo Youtube. Duração: 4min48seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mnUivXkPtXc. Acesso em 28 de agosto de 2014.

 

Para mais vídeos do “Quintal da Cultura” no Youtube, acesse:

 

Quintaldacultura's channel. Disponível em: https://www.youtube.com/user/quintaldacultura/videos. Acesso em 28 de agosto de 2014.

 

 

 

AULAS 9-10

 

 

Destine a aula para a apresentação dos grupos. Para isso é necessário limitar o tempo de 15 minutos para cada apresentação e fazer uso de duas aulas seguidas de uma hora cada. Se for possível, reserve o anfiteatro da escola ou outro espaço similar para valorizar e destacar a produção dos alunos.

 

 

Sugestão ao professor

 

Reúna todo o material produzido pelos alunos durante as atividades e promova uma exposição sobre cinema mudo para toda a escola. Proponha à Coordenação Pedagógica ou Direção da Escola que seja realizada a “Semana do Cinema Mudo” e que, junto à exposição, seja oferecido um espaço apropriado para a apresentação dos alunos. Proponha uma apresentação por dia, durante o intervalo entre as aulas.

 

 

Para ler a respeito da importância de expor os trabalhos realizados pelos alunos, o que, quando e como expor, acesse:

 

AMARAL, Aurélio. A importância de expor o trabalho dos alunos. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/importancia-expor-trabalho-alunos-689791.shtml?page=0. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Recursos Complementares

GONZAGA, Elaine Cristine. Cinema mudo: a criança cria a história. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9764. Acesso em 28 de agosto de 2014.

 

HORTA, Cristiane Neri. A Sétima Arte vira texto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=9096&secao=espaco&request_locale=es. Acesso em 28 de agosto de 2014.

 

SILVA, Edna Maria da. O Cinema em cartaz. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28873. Acesso em 28 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer a história do cinema mudo. E, ainda, se foram capazes de reconhecer a forma de comunicação e expressão do cinema mudo. Verifique se os alunos conseguiram identificar como teve início a técnica de animação. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.