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Alimentação saudável: cereais e grãos

 

17/09/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar os conhecimentos prévios sobre cereais e grãos;
  • Realizar pesquisas sobre cereais e grãos;
  • Conhecer a origem de alguns cereais e grãos;
  • Identificar as qualidades nutritivas de alguns cereais;
  • Sistematizar as informações coletadas na pesquisa por meio de relatório;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Reconhecer cereais e grãos como grupos de alimentos de uma alimentação saudável;
  • Sistematizar conceitos de alimentação saudável através da pirâmide dos alimentos;
  • Reconhecer a entrevista como fonte de informações;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord (Metasys > Aplicativos > KWord)  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Mas, se a sua escola não participa  do UCA, utilize os computadores do laboratório de informática.

 

Informações ao professor

Professor, acreditamos que a valorização da alimentação saudável, incluindo grãos e cereais precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. É importante que eles saibam sobre a relevância de comerem alimentos de todos os tipos uma vez que possuem funções diferentes. Com diálogos sobre esta temática desde os primeiros anos escolares, cremos que, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, faça questionamentos à turma para que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização destes grupos e alimentos.

Com a temática proposta, nosso planejamento é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa “uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo em que vivem com maior autonomia”. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências.  Brasília: MEC,SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf> Acesso em: 29 jul. 2014.

Nesta perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca do consumo de cereais e grãos. Com a temática você poderá trabalhar diferentes conteúdos curriculares, por exemplo:

Ciências: Conhecer grupos de alimentos, locais onde são encontrados, nutrientes, quando e como comê-los e seus benefícios.

História: Conhecer cereais e grãos consumidos em diferentes épocas, relacionando passado e futuro.

Matemática: Fazer gráficos com nomes de cereais e grãos; trabalhar números pares e ímpares, sucessor e antecessor e escrever por extenso.

Língua Portuguesa: Produzir textos, fazer relatórios de pesquisas, elaborar cartazes, fazer leitura de textos literários.

Geografia: Pesquisar as regiões brasileiras que são o habitat natural de diferentes cereais e grãos utilizando mapa.  

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo, a fim de descobrir se: reconhecem a importância de alimentar-se bem; sabem o que são  cereais e grãos e quais são seu benefícios. Para isso, faça alguns questionamentos para a turma, por exemplo:

a- Quantas refeições vocês fazem por dia?

b- Vocês já pensaram sobre por que precisamos comer?

c- Por que os alimentos são importantes para nossa vida?

d- O que acontece se uma pessoa comer muito?

e- O que acontece se uma pessoa comer pouco? (Estimule os alunos a refletirem sobre as pessoas que não têm o que comer).

f- Será que os alimentos têm o poder de beneficiar ou prejudicar nossa saúde?

g- O que devemos comer para evitarmos doenças?

h- Vocês sabem o que são cereais? Quem sabe me dizer o nome de alguns cereais?

i - E grãos? Quem sabe o nome de alguns grãos que comemos?

 

Professor, você poderá apresentar imagens que evidenciam diferentes tipos de alimentação. Inclua, a pirâmide alimentar e principalmente, imagens de cereais e grãos. Caso seja possível utilize o Data Show, se não possuir este equipamento as imagens poderão ser salvas no pendrive e utilizar em TV ou DVD,  ou ainda apresentá-las aos alunos no Laboratório de Informática, utilizando o computador. Não tendo possibilidade de utilizar nenhum dos instrumentos citados anteriormente confeccione cartazes com imagens que possam retratar esse assunto. Sugerimos:

 

Alimentaçcao saudavel: cereais e graos

Diversos alimentos.  Fonte: Sítio: “Mais equilíbrio”. Disponível em:  <http://maisequilibrio.com.br/nutricao/piramide-alimentar-2-1-1-100.html>.  Acesso em: 29 de jul. 2014.

 

Alimentaçcao saudavel: cereais e graos

Grãos. Fonte: Sítio: “Diário do Sudoeste da Bahia”. Disponível em: <http://www.dsvc.com.br/2011/sem-categoria/ibge-bahia-lidera-producao-de-graos-no-nordeste/>. Acesso em: 29 de jul. 2014. (Neste sítio, você terá informações sobre a safra de grãos e as principais culturas de nosso país.).

Alimentacao saudavel: cereais e graos

Cereais. Fonte: Sítio disponível em: <http://drisaudavel.com.br/alimentacao/cereais/>. Acesso em: 29 de jul. 2014. (Neste sítio, você terá informações sobre os cereais expostos na imagem, bem como a importância dos cereais na alimentação.).

Alimentacao saudavel: cereais e graos

Pirâmide alimentar. Fonte: Sítio: “Universidade Estadual Paulista- UNESP”. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_digestorio3.htm>. Acesso em: 29 de jul. 2014. (Professor, ao analisar a pirâmide alimentar, reforce  com os alunos que: na base da pirâmide encontram-se os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Assim, à medida que for subindo os níveis na pirâmide, a frequência ou quantidades dos alimentos devem ser restringidos nas refeições.).

 

Estabeleça um diálogo, indagando:

a- O que vocês estão vendo nessas cenas?

b- Vocês conhecem estes alimentos? Qual é o nome deles?

c- Vocês sabem por que eles são importante para nossa saúde?

d- Quais destes alimentos vocês costumam comer?

e- Vocês sabem o que significa alimentação saudável?

f- Será que nossos hábitos alimentares são saudáveis? O que temos de fazer para descobrirmos se nossa alimentação é saudável?

Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula. Se necessário, solicite que os alunos consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra saudável.

 

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você, professor, adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma.

 

Finalize este momento perguntando aos alunos o que foi possível aprender. É importante que justifiquem suas respostas.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a aula anterior para descobrir se os alunos sabem nomear alguns grãos e cereais.

Logo após, registre o texto “Cereais e grãos” na lousa e peça que os alunos o copiem no caderno de Ciências.

Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após peça que os alunos releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala de aula, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com que eles busquem ajustar o oral ao escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa. Converse com os alunos sobre o texto, indague-os:

  • Que grupos de alimentos são citados no poema? (Cereais e grãos.).
  • Quais são os alimentos citados em cada grupo? (Cereais: milho, aveia, quinua, arroz - Grãos/sementes: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha.).
  • Quais destes alimentos fazem parte de suas refeições? (Resposta pessoal.).
  • O autor do poema registra que os cereais são bem melhores que os refinados. Você concorda? Justifique sua resposta. (Espera-se que os alunos concordem, pois os alimentos integrais têm mais nutrientes e fibras do que os refinados.). Para informações sobre alimentos refinados e cereais, acesse o Sítio: “Cia da Saúde: produtos naturais”.   Disponível em: <http://www.redeciadasaude.com.br/mostra_dica.php?codigo=118>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Após o diálogo solicite que os alunos ilustrem o texto:

 

Cereais e grãos

Minhas rimas saborosas
Vão falar dos cereais
Milho, aveia e a quinua
Também trigo e outros mais
Se são bons os refinados 
Bem melhor os integrais.

[...]

O arroz com o feijão
É mistura genial
O feijão é um lindo grão
O arroz é um cereal
Combinando esses dois
Todo prato é especial.

Hoje como o grão-de-bico
Amanhã como a ervilha
Mas não posso me esquecer
a delícia da lentilha
Variando esses grãos
Minha vida sempre brilha.

[...]

Fonte:  Sítio: “Estilo & Saúde/Edneia”. Disponível em:  <https://www.facebook.com/pages/EstiloSa%C3%BAdeEdn%C3%A9ia/475851339122826?fref=nf>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Observação: Professor, se possível leia com os alunos a obra: César Obeid. Rimas Saborosas. São Paulo: Moderna, 2009. (Este livro mostra como pode ser divertido e gostoso se alimentar bem. O poema “Cereais e grãos” está registrado na página 29.).

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano Leitura de texto online

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >Acesso em: 22 de maio 2014.

Professor, proponha aos alunos a leitura de um texto que tem como objetivo ampliar as informações deles sobre a temática de nosso planejamento. Você poderá providenciar o texto impresso ou os alunos poderão lê-lo utilizando os computadores do Laboratório de Informática da escola, o tablet e/ou o laptop do Projeto UCA conectados à internet, para sugerir que os alunos acessem: Sítio: “Mundo estranho”. Disponível em:<http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-cereal-e-grao>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

Sítio: “Dieta e saúde”. Disponível em: <http://www.dietaesaude.com.br/temas/alimentacao/16228-cereais-integrais>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

É importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado.

 

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir com texto que vocês leram?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação do texto.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano Trabalho de campo

 

Professor, o trabalho de campo é uma excelente estratégia de ensino, pois ele possibilita aos alunos aprenderem de forma dinâmica e interativa o que pressupõe uma aprendizagem significativa. Assim, propomos que para os alunos fazerem outros levantamentos sobre grãos e cereais, organize um trabalho de campo em uma loja de produtos naturais ou até mesmo em uma feira livre.

Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula: “Desenvolvendo competências a partir de um trabalho de campo” no Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 11 de ago. 2014.

Ressaltamos a importância de:

  • Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo;
  • Estabelecer objetivos;
  • Elaborar o roteiro e regras de convivência para o trabalho;
  • Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.

Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Para fotografar: utilize Wxcam(Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

Observação: Professor, durante e/ou após o trabalho de campo, retome o fato de que o cereal nosso de cada dia vai muito além do arroz. Apresente a variedade e seus benefícios. Comente que ao comer cereais é importante ingerir bastante água: o excesso de fibras, sem água, pode endurecer e compactar as fezes. Não é aconselhável consumir cereais demais, é preciso balancear nossas refeições. Para outras informações, consulte o Sítio: “Revista Viva Saúde”. Disponível em:<http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/101/artigo227195-1.asp/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Se não for possível realizar o trabalho de campo, providencie porções de cereais e grãos e leve para sala de aula. Permita que os alunos explorem os alimentos, deixe que peguem, cheirem e observem a textura. Dialogue sobre a forma de plantio, cuidados com a terra, colheita e comercialização dos produtos.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Realizando entrevista

 

Convide um nutricionista para dialogar com os alunos sobre a importância dos grãos e cereais na alimentação. Informe o que os alunos já sabem assim, o convidado poderá apresentar informações complementares ao que já foi estudado.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. É relevante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam ao estudo que está sendo realizado. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudar a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações).

Esta atividade vai proporcionar uma série de desdobramentos, possibilitando um trabalho com gêneros textuais: convite para a/o entrevistado/a, roteiro da entrevista, relatório, cartaz de divulgação, dentre outros.

Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). 

Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

 

Observação: Para conhecer uma aula sobre como elaborar uma entrevista, consulte:  “A entrevista como recurso didático: ampliando conhecimentos sobre animais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21113>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Produzindo texto

 

Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem sobre o que aprenderam.

Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.

 

Leitura dos textos produzidos

 

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • Usou parágrafos;
  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para cada um reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

Importante: Se o texto foi produzido coletivamente, leia várias vezes a produção, faça comentários, acrescente ou retire dados. (Professor, a revisão deverá ter sua contribuição de forma que não anule as ideias dos alunos, mas as enriqueça com suas indagações.).

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno e o professor:

Sítio: “Alimentação saudável”. Disponível em: <http://www.alimentacaosaudavel.org/Cereais.html>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Sítio: “Só nutrição”. Disponível em: <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/guia/cereais.php>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Sítio: “YouTube”. Se Liga Brasil: Grãos e cereais são essenciais para a prevenção de doenças. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ohigOUpKFw8>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Sugestão de link para o professor:

Sítio: “Vegetarianismo e ética”.  Disponível em: <http://vegetarianismoveganismo.wordpress.com/alimentos-ingredientes-nutrientes/cereais/>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

Sítio: “YouTube”.Viver Bem aborda os benefícios dos cereais e grãos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ONO2x75B9go>.    Acesso em: 12 de ago. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: identificar as qualidades nutritivas de alguns cereais e grãos; reconhecer cereais e grãos como grupos de alimentos de uma alimentação saudável; realizar pesquisas sobre cereais e grãos; sistematizar as informações coletadas durante as atividades por meio de relatório. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas. Ressaltamos a relevância das observações e dosregistros individuais dos alunos. Esse material servirá de apoio às suas reflexões sobre o desenvolvimento da turma em relação à temática trabalhada e possibilitará análises e subsídios para o seu próprio planejamento.

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