17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize D. Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de Aula. Ano: 1, unidade 4 . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 08 de set. 2014.
Introduzindo o tema: Heróis dos desenhos animados
Aproveite o momento de discussão na rodinha e estabeleça um diálogo sobre os heróis dos desenhos animados, procure conhecer as preferências de seus alunos, pois você pode se surpreender e terá dados para desenvolver uma série de atividades prazerosas.
Questione-os sobre quais desenhos eles assistem e quais são seus heróis preferidos.
Depois de levantar os nomes dos heróis, em quais canais de televisão são exibidos e em quais horários, aproveite para falar da importância de não ficarem muito tempo na frente da televisão, pois precisam organizar seu tempo para brincar, ajudar a mamãe, praticar esportes, fazer tarefas escolares entre outros.
Registre na lousa ou em seu caderno de relatórios, para pesquisar a respeito deles e buscar sites que trazem informações ou aventuras.
Professor, proponha uma produção de desenhos e a divulgação em painel, assim os diferentes heróis serão conhecidos por toda classe ou até pela escola se preferir.
Veja a seguir a sugestão de uma atividade que te dará boas informações a respeito do tema:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU
ALUNO(A):____________________________ DATA ____/_____/2014
MEU HEROI DOS DESENHOS PREFERIDO OU MINHA HEROÍNA PREFERIDA É...................................................................................... .......................................................................................................................................................
|
Faça um desenho representando seu herói ou heroína
|
Aprofundando o tema: Produzindo textos
Professor retome a atividade anterior e a partir dos desenhos, faça um registro repassando aos alunos quais foram os heróis que mais se repetiram, ou seja, aqueles que a maioria deles preferem. Explique o que é um texto descritivo.
Dê exemplos levando um aluno até a frente e solicitando que façam uma descrição do mesmo: roupa que está usando, tipo de cabelo, cor dos olhos, se uma pessoa extrovertida ou tímida, dentre outras características.
Proponha a elaboração em grupo de textos descritivos falando de um herói ou heroína, escolhido(a) entre os heróis mais citados nos desenhos, seguindo a orientação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIAESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU
ALUNO:_______________________________ DATA ____/_____/2014
|
Nome do herói ou heroína. Quais suas características físicas. Qual sua principal característica ou seu poder. Onde ele(a) mora. O que faz para ajudar as pessoas. O que mudariam nele(a) e por que.
Título:___________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
|
Conhecendo um herói atrapalhado
Professor, sugerimos trabalhar com o personagem Bob Esponja e para introduzir você poderá acessar vários vídeos do Bob Esponja a partir do Youtube, utilizando um Data Show ou também, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos >Internet >Mozila Firefox) para que possam assistir aos vídeos.
O personagem Bob Esponja é atrapalhado e ingênuo o que possibilita explorar os valores humanos nas relações interpessoais e contextualizar nas situações de sala de aula e na escola.
Fonte: Sítio Youtube. Bob Esponja em O Dia do Contra DVD Completo Dublado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mV2Vg3dFyeE
Fonte: Sítio Youtube.Bob Esponja Monitor da classe Capitulo Completo HD. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7Ej4uYJg0gA
Acessados em: 08 de set. 2014.
As histórias dos vídeos te darão condições de estabelecer um bom diálogo com os alunos sobre os temas abordados, pois são situações que retratam o cotidiano.
Depois de assistir aos vídeos, leve o mapa Mundi e o globo terrestre para sala e discuta com os alunos sobre onde se localiza a moradia do personagem, quais suas características e principalmente o que ele tem de bom.
Depois, entregue uma cópia das atividades abaixo e deixe que realizem em grupos.
|
Eseba- Escola de Educação Básica da UFU Professor: Vaneide Aluno:_________________________________________data:____/____/____
Leia a Biografia do Bob espoja e responda as questões a seguir: Bob Esponja Calça Quadrada (nascido em 14 Julho de 1986 [1]) é o principal protagonista e o personagem de mesmo nome da comédia de animação da Nickelodeon com o mesmo nome . Ele foi projetado pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, e é dublado por Tom Kenny(no Brasil, é dublado por Wendel Bezerra). Bob Esponja é uma infantil e excêntrica esponja do mar que vive em um abacaxi na cidade subaquática, Fenda do Biquini. Ele trabalha como cozinheiro no Siri Cascudo, um trabalho em que ele é extremamente hábil. Bob Esponja não tem muito conhecimento e é um aborrecimento constante para aqueles ao redor dele (especialmente Lula Molusco), mas ele tem uma boa índole. Ele aparece em todos os episódios na série. Bob Esponja vive com seu caramujo de estimação Gary, em uma grande casa em forma de abacaxi na Rua da Concha 124, Fenda do Biquini no oceano Pacífico. Seu vizinho, Lula Molusco, que vive em uma cabeça da Ilha de Páscoa, odeia o Bob Esponja e está constantemente irritado por suas travessuras. Bob Esponja é alheio a isso, e acredita que Lula Molusco é seu amigo. Ao lado da casa do Lula Molusco é a casa do melhor amigo de Bob Esponja, Patrick Estrela, que, literalmente, vive sob uma rocha. Fonte: Sítio Wikia. Disponível em: http://pt-br.wikiesponja.wikia.com/wiki/Bob_Esponja Acesso em: 08 de set. 2014. 1- Onde o Bob Esponja mora?______________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2- Quem criou o personagem do Bob Esponja?_________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3- Onde Bob Esponja trabalha e qual é a função dele?___________________________________ ________________________________________________________________________________________ 4- Qual é a característica que você mais gosta no Bob Esponja?____________________________ ________________________________________________________________________________________ 5- O que você gostaria de mudar no Bob Esponja? Por quê?_______________________________ ________________________________________________________________________________________ Fonte da imagem: sítio “Rockeiraah”. Disponível em: http://rockeiraah.blog.terra.com.br/2007/11/06/bob-esponja-e-sua-turma/ Acesso em: 08 de set. 2014. |
Eseba-Escola de Educação Básica da UFU Professor: Vaneide Aluno:_________________________________________data:____/____/____ 1- Descubra e ligue o nome de cada personagem a sua imagem: LULA MOLUSCOPATRICK ESTRELASR SIRIGUEIJO
SANDY BOCHECHASGARYFonte imagens: sítio “Rockeiraah”. Disponível em: http://rockeiraah.blog.terra.com.br/2007/11/06/bob-esponja-e-sua-turma/ Acessadas em: 08 de set. 2014 |
Montando quebra-cabeças e trabalhando com texto instrucional
Professor, reúna os alunos em grupos, imprima as imagens dos heróis mais escolhidos dos alunos entregue uma para cada grupo.
Oriente que colem em uma base mais dura, pode ser cartolina, papel cartão, papelão de caixa de sapato.
Depois de colado, peça que recortem de forma irregular com linhas retas ou não, para transformá-lo em um quebra cabeças.
Aproveite o momento e proponha que escrevam um texto instrucional, para isso lembre-os quais são as características deste tipo de texto e sua função. Se necessário faça o texto coletivamente e registre os materiais utilizados, o modo de fazer o quebra cabeça e como jogar.
Depois, sugira que os grupos troquem os quebra cabeças e marque o tempo que terão para montar.
Ao final do tempo, faça um sinal avisando que o tempo acabou. Então questione:
Professor, um herói muito admirado pelas crianças é o Ben 10 e considerando que ele é uma criança de 10 anos, sugerimos trabalhar com história do personagem, assim poderá realizar uma série de atividades contando com o interesse de todos.
Veja a história e algumas curiosidades sobre Ben 10
Por Ronie Anderson
Benjamin Kirby Tennyson é um garotinho de 10 anos que levava uma vida normal e tranquila, como todos os outros garotos de sua idade. Certo dia, durante as férias de verão, ele vai acampar com seu avô Max e sua prima Gwen.
Enquanto acampavam, Ben, como é chamado por sua família e amigos, se desentende com sua prima Gwen e, para esfriar a cabeça, decide sair para dar uma volta sozinho. De repente, ele observa um objeto caindo do céu. Quando se aproxima do artefato, percebe que se trata de uma esfera de metal com uma espécie de relógio dentro.
Assim que Ben coloca suas mãos na esfera, o relógio que estava dentro gruda em seu braço. Trata-se do Omnitrix: um aparelho especial e muito poderoso que lhe permite se transformar em 10 diferentes espécies alienígenas. Ao longo de suas férias de verão, viajando o país num furgão com seu avô Max e de sua prima Gwen, Ben luta contra o crime e alienígenas do mal com seus novos poderes, adquirindo a capacidade de se transformar em mais seis novos alienígenas ao longo do caminho.
Com o Omnitrix Ben passa a ajudar as pessoas e lutar contra criaturas alienígenas que resolvem atacar o planeta Terra para recuperar o dispositivo.
Sitio “Top games Kids” disponível em: http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/105-ben-10.html Acesso em: 08 de set. 2014.
Entregue uma cópia do texto para os alunos e proceda a leitura. Você pode optar pela leitura oral, por parágrafos, mudando o leitor. É uma estratégia que os alunos gostam.
Possibilite aos alunos com dificuldades na leitura que participem deste momento, é uma boa oportunidade para estimulá-los e desenvolver a leitura.
Aproveite e discuta também a importância de buscarmos a solução dos problemas por meio de diálogo e não de brigas e lutas e que este é apenas um desenho animado e não é real.
Depois, passe na lousa as atividades ou entregue uma cópia para cada aluno.
Sobre o texto responda:
1- O objetivo deste texto é:
( ) Divertir o leitor.
( ) Ensinar a usar os poderes do Bem 10.
( ) Informar sobre o personagem Bem 10.
( ) Contar que Bem 10 é um garoto.
2- O que era o artefato que caiu do céu:
( ) Uma pipa
( ) Um martelo
( ) Uma esfera
( ) Um avião
3- Qual a principal arma de Bem 10?______________________________
4- Podemos entender que Bem 10 é um bom garoto por que?
___________________________________________________________________________________________________
5- Circule no texto todas as palavras de duas sílabas.
6- Pinte de amarelo no texto os nomes próprios.
7- Pinte de vermelho as palavras do texto que tem acento.
8- Grife as palavras do texto que são escritas com ss e rr.
Ditado lacunado
Bem 10 é um ___________________________, que usa um ________________
para ______________________com os alienígenas e ____________________o planeta.
Ele estava de ______________________com sua família quando achou o artefato e se transformou em _____________________________.
Bem 10 é um _______________________ que passa na ___________________.
Usando o raciocínio lógico matemático, responda:
Bem 10 conheceu um alienígena que tinha o dobro de sua idade. Quantos anos tem este alienígena?
|
|
11- Em uma de suas aventuras Bem 10, lutou com 14 alienígenas, 3 sumiram e os demais fugiram. Quantos alienígenas fugiram?
|
|
Fonte: Sítio: “Stock Illustration - Computer Kids”, imagem disponível em:http://www.canstockphoto.com/computer-kids-4605507.html Acesso em: 08 de set. 2014.
Aprendendo com TIC
Professor, as crianças adoram desafios e jogos em geral, contudo sabemos que nem todos os jogos disponíveis na internet são indicados e contribuem com o desenvolvimento saudável dos pequenos. Sugerimos a utilização do sítio a seguir para utilizar como estratégia para trabalhar a leitura e a escrita. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet, ou se sua escola tiver laboratório de informática leve-os para acessarem o link abaixo:
Passatempos Tipo Enigmas de Formar Palavras.
Instruções:
- Substitua os símbolos pelas letras do alfabeto e descubra quais são as 7 Palavras Ocultas- Alguns símbolos já foram revelados a que letras correspondem. Lembre-se de acentuar as palavras.
Planejando o evento: Dia dos Heróis
Professor, uma atividade que pode estimular muito a imaginação dos alunos diante do tema e a realização do “dia dos heróis”.
Para isso, envie um bilhete para casa e solicite que as mães ou os responsáveis pelos alunos, para que mandem as crianças com a fantasia de um herói, explique que deverá ser fantasias adaptadas ou construídas pela família.
Aproveite o momento e trabalhe com o gênero textual “bilhete”. Elabore coletivamente e chame a atenção dos alunos para as características deste gênero textual e sua função comunicativa. Veja uma sugestão a seguir:
Escola de educação Básica da UFU- Eseba 08/09/2014
Srs pais,
Estamos trabalhando com os heróis dos desenhos animados e resolvemos fazer o “Dia dos Heróis”, para isso, no dia_____/_____/_____, os alunos virão para a escola com a fantasia de um herói. Pode ser um herói inventado. Não precisa comprar fantasia, pode ser confeccionada com materiais reciclados, não tecido, retalhos ou outros materiais mais acessíveis. Vai ser divertido e estamos aprendendo muito com eles.
Obrigado/a pela colaboração.
____________________, ______________________ Professor/a aluno/a
|
Professor, converse com os alunos que não é necessário comprar a fantasia, pois o objetivo do evento não é um concurso da fantasia mais bonita, mas aquela mais original e mais criativa, ou seja, que utilize materiais recicláveis, dentre outros materiais mais baratos e que represente um herói, mesmo sem todos os detalhes.
Discuta com os alunos e trabalhe a conscientização de que a proposta é terem um dia diferente e se sentirem heróis, sem necessariamente gastarem para isto.
Trabalhando de forma interdisciplinar
Neste dia, proponha para as professoras de Artes e Educação Física realizarem atividades voltadas para o tema, com brincadeiras e gincanas.
Depois, você poderá aproveitar as atividades e brincadeiras e desenvolver atividades que trabalhem os direitos de aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática, dentre outros.
Registre alguns momentos, para que posteriormente assista com os alunos e avaliem o trabalho realizado. Utilize o Laptop UCA ou a máquina fotográfica no modo filmar ou fotografar.
Sitio “Alfabetização no tempo certo”, site que possui diversos jogos que contribuem com a alfabetização de forma lúdica. Disponível em:
http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792640571
Acesso em: 08 de set. 2014.
Sitio “Portal do professor mec”. Esta aula fala sobre os desenhos animados e as crianças que se identificamcom super-heróis. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27993Acesso em: 08 de set. 2014.
Sitio “Portal do professor mec.” esta aula fala sobre a diferença entre os heróis gregos e os super heróis da televisão? UCA. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38656 Acesso em: 08 de set. 2014.
Sitio “Portal metodista”. O artigo: Desenhos animados na formação da criança, discute a função dos heróis dos desenhos na educação da criança, abordando os prós e os contras. Disponível em:
http://portal.metodista.br/gestaodecidades/publicacoes/artigos/sippi-2010-2/artigo%2009-Alzira%20Lobo%20de%20Arruda%20Campos.pdf Acesso em: 08 de set. 2014.
A avaliação é parte do processo ensino-aprendizagem e como tal acontece concomitantemente, por isto, cabe ao professor fazer os registros necessários para que possa utilizar como referência para replanejar as ações e fazer as intervenções objetivando sanar as dificuldades. Esta aula tem como característica principal a produção escrita, o que dá ao professor um bom feedback do desenvolvimento da leitura e da escrita e dos direitos de aprendizagem da Língua Portuguesa. Também é importante observar se os alunos apropriaram dos diferentes gêneros textuais trabalhados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!