Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR! APRENDENDO SOBRE A LUA, SUAS FASES E INFLUÊNCIAS

 

19/09/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer uma das teorias sobre o surgimento do satélite natural da Terra.
  • Descrever os movimentos da Lua e identificar suas fases.
  • Identificar o que são mares lunares.
  • Reconhecer o eclipse lunar.
  • Entender a influência da Lua sobre as marés.
  • Conhecer mitos, lendas e curiosidades sobre a Lua.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
7 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista aos dois vídeos produzidos pela TV ESCOLA, da Série ABC da Astronomia, a fim de aprofundar seus conhecimentos relacionados à Lua - satélite natural da Terra - bem como auxiliar no desenvolvimento das atividades:

 

ABC da Astronomia – Lua. Duração: 04min16seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=397. Acesso em 14de setembro de 2014.

 

Sinopse: Astro mais próximo da Terra a nosso único satélite natural, a Lua é muito mais do que inspiradora de poemas. Mais de dez homens já estiveram por lá em uma série de seis missões que levaram três anos. Neste programa do ABC da Astronomia, você descobre como se deu a colisão que deu origem à Lua e aprende como é a relação entre o satélite natural e o planeta Terra. A nossa força da gravidade faz com que a Lua permaneça em órbita, mas essa relação é recíproca, por isso a Lua também exerce influência na Terra, como no fenômeno das marés.

 

 

ABC da Astronomia – Fases da Lua. Duração: 04min27seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=412. Acesso em 14de setembro de 2014.

 

Sinopse: Nosso único satélite natural é usado por diversas culturas para medir o tempo, ou até mesmo para seguir superstições. Ao longo de um mês, a Lua oferece belos espetáculos a nós, felizardos espectadores. Tudo isso nada mais é do que um jogo de luz e sombra que ocorre entre ela, o Sol e a Terra. O esquema que resulta nas fases da Lua parece simples para quem observa, mas tem diversos detalhes que este programa esclarece. Saiba como esse fenômeno ocorre entendendo a relação de posicionamento e distância entre estes três corpos celestes.

 

 

 

AULAS 1-3

 

Destine três aulas seguidas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é apresentar, descobrir, pesquisar assuntos relacionados ao único satélite natural da Terra – a Lua.

 

1° momento: Para introduzir o tema “Lua”, convide os alunos para assistirem ao vídeo postado por ANDRADE, Gabriel intitulado “A evolução da Lua / NASA”. Duração: 2min41seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uZI-nvhxVvE. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 1– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “A evolução da Lua / NASA”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uZI-nvhxVvE. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:

 

  • Há quanto tempo, aproximadamente, ocorreu a formação da Lua? (4,5 bilhões de anos)
  • Qual o nome da enorme cratera na região sul da Lua? (Bacia do Polo Sul-Aitken)
  • O que aconteceu após a Lua sofrer um pesado bombardeio por asteroides e cometas? (formaram-se inúmeras crateras)
  • O vulcanismo no interior da Lua ocorreu há quanto tempo? (de 3,8 a 1 bilhão de anos atrás)
  • Quais outras crateras foram formadas na Lua? (crateras intermediárias e crateras formadas através de raios)

 

 

3° momento: Para apresentar aos alunos os movimentos que a Lua realiza e suas fases, convide os alunos a assistirem ao vídeo da NOVA ESCOLA “Os movimentos e as fases da Lua”. Duração: 1min54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 2– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Os movimentos e as fases da Lua”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9wFZUOSg9R4. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:

 

  • Quantos movimentos a Lua realiza? (três movimentos principais)
  • Quais são esses movimentos? (a rotação em torno do seu próprio eixo, a revolução em torno da Terra, e a translação em torno do Sol, junto com a Terra)
  • Quanto tempo a Lua demora em dar a volta ao redor do próprio eixo? (28 dias)
  • Quanto tempo a Lua demora em dar uma volta completa ao redor da Terra? (28 dias)
  • Por que a face da Lua voltada para a Terra é sempre a mesma? (porque o tempo que a Lua gasta para dar a volta ao redor do próprio eixo é igual ao tempo que ela gasta para dar a volta ao redor da Terra)
  • O que aconteceria se a lua não girasse em torno do próprio eixo? (enxergaríamos todas as suas faces)
  • Como é chamada a posição que a Lua ocupa em relação à Terra e ao Sol? (fase da Lua)
  • O que acontece quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol? (não enxergamos sua parte iluminada)
  • Qual o nome da fase quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol? (Lua Nova)
  • Qual o nome da fase seguinte à Lua Nova e quantos dias após a Lua atinge essa fase? (Quarto Crescente que acontece sete dias após a Lua Nova)
  • Por que após a Lua Nova, a fase seguinte é conhecida como Quarto Crescente? (porque a Lua continua se movimentando até que se torna possível enxergar da Terra uma pequena parte iluminada)
  • Quando acontece a fase da Lua Cheia? (quando a porção iluminada atinge sua plenitude, ou seja, a porção da Lua está totalmente iluminada pelo Sol)
  • Qual o nome da última fase da Lua antes de completar o ciclo de 28 dias? (Quarto Minguante)

 

 

5° momento: Se a sua escola fizer parte do Projeto Um Computador por Aluno, cada aluno deverá utilizar seu netbook. Caso não seja possível, convidá-los a utilizarem o Laboratório de Informática de sua escola. Divida a turma em cinco grupos, solicite que cada grupo realize uma pesquisa sobre um dos temas abaixo e elabore um cartaz para apresentar ao restante da turma. Informe que o cartaz deverá ser composto por textos e imagens, sendo necessária a apresentação de, pelo menos, a definição e alguns exemplos de cada temática proposta, além da ilustração.

 

Disponibilize cartolina branca, lápis de cor, giz de cera, tina guache, pincel, revistas, tesoura sem ponta, cola etc.

 

Sugestão de grupos, indicação de tema de pesquisa por grupo e alguns sites para consulta:

 

Sugestão de site de busca de imagens comum a todos os grupos - Google Imagens. Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-PT. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO I – Calendário Lunar e Lunissolar

 

AUGUSTO, Cesar. A História do Calendário. Disponível em: http://espacoastrologico.org/a-historia-do-calendario/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

KLICK EDUCAÇÃO. Calendários lunares e solares. Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1395-11250-,00.html. Acesso em 15 de setembro de 2014.

UOL. Por que a semana tem sete dias? Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-a-semana-tem-sete-dias/. Acesso em 14 de setembro de 2014.

WIKIPÉDIA. Calendário lunar. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_lunar. Acesso em 15 de setembro de 2014.

WIKIPÉDIA. Calendário lunissolar. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_lunissolar. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO II – Mares Lunares

 

FREUDENRICH, Craig. O que há na superfície da Lua? Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/lua1.htm. Acesso em 15 de setembro de 2014.

GUEDES, Leandro. Mares Lunares. Disponível em: http://astronomia.blog.br/mares-lunares/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

SACANI, Sérgio. Desvendada a Idade dos Mares Lunares. Disponível em: http://blog.cienctec.com.br/imagens/desvendada-a-idade-dos-mares-lunares/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

WIKIPÉDIA. Geologia da Lua. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geologia_da_Lua. Acesso em 15 de setembro de 2014.

WIKIPÉDIA. Mare (Lua). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mare_%28Lua%29. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO III – Eclipse Lunar

 

CANAL KIDS. Eclipse. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/eclipse.htm. Acesso em 14 de setembro de 2014.

UOL. Show lunar. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/show-lunar/. Acesso em 14 de setembro de 2014.

Veja como acontece um eclipse lunar. Duração: 1min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=O4shnr7xoQo. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO IV – Influências da Lua nas marés

 

MAESTRI, Pedro. A lua e as marés. Duração: 3min07seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jm235LzAez0. Acesso em 14 de setembro de 2014.

NOWATZKI, Alexei. A Lua - Fases e Marés. Disponível em: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/astronomia/lua-fases-e-mares/.Acesso em 15 de setembro de 2014.

O fenômeno das marés. Duração: 1min41seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k6Gqmkcosm0. Acesso em 14 de setembro de 2014.

TELES, Line. Influência da Lua nas Marés. Duração: 4min32seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QrcDcU5wZjE. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

GRUPO V – Mitos e curiosidades sobre a Lua

 

GROSSMANN, Cesar. 5 mitos sobre a lua. Disponível em: http://hypescience.com/5-mitos-sobre-a-lua/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

GUIA DOS CURIOSOS. 10 curiosidades sobre a Lua. Disponível em: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2910/1/10-curiosidades-sobre-a-lua.html. Acesso em 15 de setembro de 2014.

OLIVEIRA, Priscila Di Cianni Ferraz. Mitos Lunares. Disponível em:  http://www.uranometrianova.pro.br/historia/Mitos/lua/mitoslunares.htm. Acesso em 15 de setembro de 2014.

SILVA, Jonatas Almeida da. Cinco mitos da Lua Cheia. Disponível em:  http://www.astropt.org/2012/07/24/cinco-mitos-da-lua-cheia/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

VOCÊ SABIA? 10 Curiosidades sobre a Lua. Disponível em: http://www.vocesabia.net/ciencia/10-curiosidades-sobre-a-lua/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

6° momento: Solicite que cada grupo apresente seu cartaz ao restante da turma. Disponibilize um espaço em sala de aula para os cartazes ficarem expostos até o final das atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 4-5

 

Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é apresentar versões da Lenda de São Jorge - o Santo Guerreiro, que de acordo com a crença popular brasileira, tinha uma forte relação com a Lua.

 

 

1° momento: Inicie um diálogo com os alunos, falando brevemente sobre o imaginário popular existente em torno da Lua, como por exemplo, o surgimento de diversas lendas envolvendo o seu mistério que sempre causou grande surpresa ao homem. "Um exemplo disso é a antiga crença japonesa de que na lua existiam coelhos que continuamente trabalhavam na produção de mochi (bolinho feito de arroz). Aqui no Brasil, devido às influências das religiões africanas sobre o catolicismo, surgiu a associação de São Jorge com Oxossi, uma divindade do candomblé representada pela Lua, com isso muitos acreditam que São Jorge esteja na Lua empunhando sua espada, montado em seu cavalo, lutando contra um dragão." Fonte: FREIRE, Emerson. A Lua e o imaginário popular. Disponível em: http://escoladeatenas.wordpress.com/2011/02/13/a-lua-e-o-imaginario-popular/. Acesso em 12 de setembro de 2014.

 

Além disso, a Lua serviu, e ainda serve de inspiração para a música, teatro, poesia, cinema etc.

 

Figura 3– Imagem, obtida pela autora, de representação de São Jorge, na Lua, lutando com o dragão. Disponível em: http://espacojames.com.br/up7/12.06.2013_a6b4cd1ac4ac01ba368c2293f93eb68e.jpg. Acesso em 12 de setembro de 2014.

 

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo postado por SILVEIRA, Zelda “Lua de São Jorge - Caetano Veloso”. Duração: 04min15seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8lDxlbzgFhg. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

Figura 4– Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Lua de São Jorge - Caetano Veloso”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8lDxlbzgFhg. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Convide os alunos para fazerem uma leitura da música “Lua de São Jorge”, tipo jogral. Distribua a letra da música e solicite que os alunos façam uma primeira leitura para se familiarizarem com a letra. Segue abaixo sugestão de estrutura de leitura. Caso não corresponda ao número de alunos, faça uma adaptação de acordo com a realidade de sua turma.

 

Lua de São Jorge

Caetano Veloso

 

(aluno 1) – Lua de São Jorge, lua deslumbrante

(aluno 2) – Azul verdejante, cauda de pavão

(aluno 3) – Lua de São Jorge, cheia, branca e inteira

(aluno 4) – Oh, minha bandeira solta na amplidão

(aluno 5) – Lua de São Jorge, lua brasileira

(todos) – Lua do meu coração!

 

(aluno 6) – Lua de São Jorge, lua deslumbrante

(aluno 7) – Azul verdejante, cauda de pavão

(aluno 8) – Lua de São Jorge, cheia, branca e inteira

(aluno 9) – Oh, minha bandeira solta na amplidão

(aluno 10) – Lua de São Jorge, lua brasileira

(todos) – Lua do meu coração!

 

(aluno 11) – Lua de São Jorge, lua maravilha

(aluno 12) – Mãe, irmã e filha de todo esplendor

(aluno 13) – Lua de São Jorge, brilha nos altares

(aluno 14) – Brilha nos lugares onde estou e vou

(aluno 15) – Lua de São Jorge, brilha sobre os mares

(todos) – Brilha sobre o meu amor!

 

(aluno 16) – Lua de São Jorge, lua soberana

(aluno 17) – Nobre porcelana sobre a seda azul

(aluno 18) – Lua de São Jorge, lua da alegria

(aluno 19) – Não se vê um dia claro como tu

(aluno 20) – Lua de São Jorge, serás minha guia

(todos) – No Brasil de Norte a Sul!

 

Letra da música disponível em: http://letras.mus.br/caetano-veloso/43876/. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

 

4° momento: Sobre a música “Lua de São Jorge”, de Caetano Veloso, pergunte aos alunos:

 

  • Quais adjetivos o músico atribui à Lua? (deslumbrante, verdejante, soberana etc.)
  • Quais expressões também podem ser consideradas como adjetivos atribuídos à Lua? Por quê? (calda de pavão, nobre porcelana etc.)
  • O que Caetano Veloso quis dizer com “nobre porcelana sobre a seda azul”?
  • Quem sabe por que o músico chama a Lua de “Lua de São Jorge”?
  • Alguém conhece a “Lenda de São Jorge”? Explique ou apresente.

 

 

5° momento: Explique aos alunos que a Lenda de São Jorge existe em várias versões e apresente duas delas: “Jorge, o Guerreiro e o Dragão” e “Jorge Guerreiro e o Crocodilo”. Fonte: REGHINE, Carlos. Jorge da Capadócia, O “São Jorge Guerreiro”, lenda ou um mártir cristão? - parte II. Disponível em: http://reformandome.blogspot.com.br/2012/10/jorge-da-capadocia-o-sao-jorge_30.html. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

Faça cópias das duas versões e distribua aos alunos e solicite que se reúnam em dois grupos (uma lenda por grupo) para fazerem uma leitura prévia e, posteriormente, fazerem a leitura de cada versão em voz alta para toda a turma.

 

 

6° momento: Solicite que os alunos façam um desenho representando a “Lenda de São Jorge”, considerando os aspectos comuns das versões apresentadas e elaborem uma frase que sintetize a história do Santo Guerreiro. Disponibilize papel formato A4, gramatura 90g/m⊃2; ou superior, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográfica etc.

 

 

7° momento: Solicite que cada aluno apresente ao restante da turma seu desenho e explique porque representou a “Lenda de São Jorge” daquela forma. Após a apresentação, reúna todos os desenhos e acrescente à exposição dos cartazes até o final das atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULAS 6-7

 

Destine duas aulas geminadas para o desenvolvimento desta atividade, cujo objetivo é realizar a leitura de livros infantis que falam da Lua e apresentarem a história, além de elaborar uma redação final considerando todas as informações apresentadas e discutidas ao longo das atividades.

 

 

1° momento: Convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua escola. Caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo os livros sugeridos nesta aula, convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar os livros nestas bibliotecas, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade dos exemplares serem adquiridos.

 

 

2° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada um faça a leitura de um livro da lista sugerida abaixo:

 

GRUPO I – livro “O dono da Lua”, de Ronize Aline, ilustração de Marthca Werneck. Escrita Fina Edições, 40 páginas. “Ao olhar para o céu o pequeno Nick faz uma incrível descoberta: a lua desapareceu. Intrigado, resolve desvendar o mistério e convencer os adultos a ajudá-lo. Nick quer descobrir quem é o dono da lua e fazer com que ela volte a brilhar.” Fonte: TAVARES, Marcus. O Dono da Lua. Disponível em: http://www.revistapontocom.org.br/entrevistas/o-dono-da-lua. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 5– Imagem, obtida pela autora, da capa do livro “O dono da Lua”. Disponível em: http://www.ronizealine.com/wp-content/uploads/2014/03/capa-pequena-300dpi-5-out-2011.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO II – livro “Que faz a Lua à noite?”, de Anne Herbaus, tradução Dorothée de Brachard. Editora, 28 páginas. “Você já deve ter reparado que a Lua costuma ficar escondida durante o dia. Mas você sabe o que faz a Lua à noite? Quem olha para o céu nas noites de Lua imagina coisas misteriosas. Nesse livro grande e bonito, a escritora belga Anne Herbauts conta alguns segredos da Lua com um texto lindo e poético. As imagens são muito delicadas e mostram o que ela e seu inseparável gato preto fazem enquanto nós, aqui na Terra, dormimos e sonhamos.” Fonte: GUILHERME, Denise. Que faz a lua à noite? Disponível em: http://leituraemrede.com.br/blog/foruns-do-mes-de-agosto-2/que-faz-a-lua-a-noite/. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 6- Imagem, obtida pela autora, da capa do livro “Que faz a Lua à noite?” Disponível em: http://www.blogdcl.com.br/_admin/kcfinder/upload/images/O%20QUE%20FAZ%20A%20LUA%20A%20NOITE_site%281%29.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO III – livro “Quando a Lua tomou chá de sumiço”, de Maria Amália Camargo, com ilustrações de May Shuravel. Editora Caramelo, 40 páginas. “Não é segredo pra ninguém que, desde que o mundo é mundo, a Lua tem um sem-fim de afazeres que inclui: iluminar a noite dos terráqueos, reger as marés, embalar os namorados, inspirar os poetas... Tudo isso enquanto dá voltas e mais voltas ao redor da Terra. Puxa! A gente fica tonto só de imaginar essa rotina. Mas já pensou se um dia ela ficasse tão cheia disso tudo que decidisse, simplesmente, tomar um chá de sumiço? Muita coisa pode acontecer no céu quando não vemos a Lua – e também quando ela não está lá para ver...” Fonte: CAMARGO, Maria Amália. Chegou! "Quando a Lua tomou chá de sumiço". Disponível em: http://nacontramaodocontrario.blogspot.com.br/. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 7– Imagem, obtida pela autora, da capa do livro “Quando a Lua tomou chá de sumiço”. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-3QxVSM1z5V8/UgvcpEXlR3I/AAAAAAAAA34/dfmTlahD8QU/s400/Quando+a+Lua+capa+JPEG.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

GRUPO IV – livro “Coelhos Lunares”, de Janaina Tokitaka. Editora Brinque-Book, 27 páginas. “É outono, a Lua está tão cheia, que parece uma gigantesca bola de futebol amarela pendurada no céu. Não aguentando mais, a menina começa a procurar em tudo que é lugar, mas não acha seu coelhinho de estimação. Então ela decide partir em uma jornada cheia de obstáculos. Você pode acompanhá-la nesta aventura atravessando florestas, rios e montanhas até o destino final: a Lua! Mas como chegar lá? Será que ela vai conseguir reencontrar seu bichinho?” Fonte: BRASIL, Aldo. Coelhos Lunares. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/tag/janaina-tokitaka/?topo=84,2,18,,,84. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

Figura 8– Imagem, obtida pela autora, da capa do livro “Coelhos Lunares”. Disponível em:  http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/files/2011/05/coelhos.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Solicite aos grupos que façam a leitura do livro e elaborem um cartaz com um desenho que ilustre a história do livro. Disponibilize cartolina, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.

 

 

4° momento: Em seguida, os grupos deverão apresentar o livro, de forma resumida, para o restante da turma em conjunto com a apresentação do cartaz elaborado.

 

 

5° momento: Para finalizar esta atividade, solicite que os alunos elaborem uma redação com o título “O dia em que descobri a Lua...” A redação deverá abordar os assuntos discutidos nas atividades relacionadas ao tema e fará parte da avaliação final.

Recursos Complementares

ANDREOLLA, Clementina Verginia. Fases da Lua. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48257. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

MONROE, Camila. Como explicar os movimentos da Lua em sala de aula. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-explicar-movimentos-lua-sala-aula-646418.shtml. Acesso em 15 de setembro de 2014.

 

SILVA, Maria Antonieta Gonzaga. Eclipse Lunar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12919. Acesso em 15 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos demonstraram interesse em conhecer a teoria sobre o surgimento da Lua. E, ainda, se foram capazes de entender os movimentos da Lua e identificar suas fases. Verifique se os alunos conseguiram identificar o que são mares lunares e reconhecer o eclipse lunar, além de entender a influência da Lua sobre as marés. Avalie o interesse em conhecer mitos, lendas e curiosidades sobre a Lua. E, ainda, considere o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades, como por exemplo, a redação "O dia em que descobri a lua..."  e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.