16/09/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Nutrição e Dietética |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Vigilância em Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Terapias Integrativas e Complementares |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Educação Profissional | Produção Alimentícia | Técnico em Alimentos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Enumerar alimentos funcionais.
Exemplificar alimentos funcionais eficazes na cura e prevenção de doenças.
Explicar o que são alimentos funcionais.
Explicitar recomendações para o uso de alimentos funcionais.
Sistema digestório
Nutrientes
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos e consolidados; pesquisas na internet; produção e apresentação de trabalhos de pesquisa; seminários; enquetes; publicação de produções no blog ou site da escola.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.
Imagem disponível em: http://www.congeladosdasonia.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/phonedoscope_and_juice.jpg. Acesso em 13/09/2014.
Sugerimos que o professor inicie o estudo deste tema utilizando o vídeo abaixo indicado.
ABREU, Michael. Alimentos Que Curam - Domingo Espetacular. Duração: 14min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r_vHAoFHz1w. Acesso em 11/09/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.
Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao assistirem o vídeo, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.
Quais alimentos são citados no vídeo e quais doenças ajudam a prevenir, controlar ou mesmo curar?
Você toma algum chá ou utiliza algum alimento pelo seu poder medicinal, ou seja, de cura? Qual/is? Com que finalidade?
A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.
O professor deverá orientar aos alunos para que façam uma enquete na escola e na família, a respeito do uso de alimentos para prevenir ou curar doenças.
A pergunta poderá ser entregue por escrito, digitada, à pessoa participante, que poderá responder no mesmo papel. Neste caso, o professor deverá providenciar a digitação e distribuição aos alunos. Outra opção é que a pergunta e a resposta sejam feitas oralmente e gravadas via vídeos utilizando câmeras digitais de celulares.
Você acredita que algum alimento pode ajudar a curar ou prevenir alguma doença?
( ) Não.
( ) Sim. Qual(is)? ________________________________________________________________________________________________________________________
A tabulação, discussão e socialização dos dados da enquete serão realizados a partir da Atividade 6 do Módulo 2.
A fim de possibilitar aos alunos a ampliação de seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos o documentário abaixo indicado.
J4C4R3JP5. Câmera Record (HD) 29-11-2013 "Os Segredos da Cura Pela Natureza" [Completo]. Duração 45min57seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K9c8JJyzAQ8. Acesso em 11/09/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.
Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao assistirem o documentário, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.
1- Preencha o quadro abaixo com as informações do documentário
Alimento/Planta |
Benefícios à saúde |
Quanto e como consumir |
Cuidados |
1- Sardinha |
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2- Abacate |
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3- Alho |
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4- Cebola |
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5- Nozes, amendoim, castanhas |
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6- Chás de carqueja, jambolão e pata de vaca |
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7- Babosa |
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8- Hortelã |
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9- Coentro |
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10- Salsinha |
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11- Cebolinha |
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12- Chá de camomila |
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2- Enumerar 3 mitos e 3 verdades sobre o uso medicinal de ervas.
3- Você concorda com a afirmativa “uma horta no quintal é melhor do que uma farmácia por perto”? Por quê?
A discussão do documentário deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.
Verifica-se que há uma dificuldade em se conceituar e distinguir os termos "NUTRACÊUTICOS", "ALIMENTOS FUNCIONAIS" E "FITOTERÁPICOS". Nos textos da área de nutrição, na maioria das vezes, eles aparecem como sinônimos. Nesta proposta, optamos por não nos atermos na distinção e na classificação dos alimentos. No entanto, consideramos importante que os alunos conheçam os termos e seus significados, mesmo sendo eles, às vezes, considerados sinônimos e de difícil diferenciação. Normalmente esta nomenclatura não é citada e todos são tratados como "alimentos funcionais".
Os textos abaixo foram escolhidos, dentre outros da área, por apresentarem o conteúdo com grau satisfatório de clareza e abrangência e terem uma linguagem de menor complexidade do que os demais que tratam do tema.
SILVA, Háquila Andréa Martins da. Alimentos funcionais e nutracêuticos. [PDF]. Disponível em: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/ALIMENTOS-FUNCIONAIS-E-NUTRAC%C3%8AUTICOS-FINAL.pdf. Acesso em 11/09/2014.
BRASIL, Evi Clayton de Lima; et al. Nutracêuticos, alimentos funcionais e fitoterápicos: o uso das plantas na promoção, prevenção e restauração da saúde. [PDF]. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area6/6CCSDCFMT02-P.pdf. Acesso em 11/09/2014.
LOBÃO, Noadia. Alimento funcional e nutracêuticos. Disponível em: http://www.cban.com.br/v2/?p=1551. Acesso em 11/09/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimi-los e disponibilizar uma cópia para cada aluno.
Os alunos deverão registrar em seus cadernos as suas impressões ao lerem os textos, além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.
De acordo com os textos, o que são os nutracêuticos?
Diferencie alimentos funcionais de nutracêuticos?
Quais são as principais recomendações para o uso de alimentos funcionais e nutracêuticos?
Enumere 10 alimentos funcionais e os nutracêuticos neles presentes, que devem ser ingeridos regularmente para prevenção de cada uma das doenças abaixo listadas.
Câncer
Colesterol alto
Problemas gastrointestinais
Circulação sanguínea
Doenças do sistema reprodutor
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-eiB7hgWVQc8/Ux-JUlgcoJI/AAAAAAAABLo/eyLshzNalvk/s1600/funcionais.png. Acesso em 13/09/2014.
A discussão dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado das respostas do grupo e apresentá-lo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Este consolidado deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.
Para que os alunos tenham acesso a mais informações sobre os alimentos funcionais com vistas à construção de seu aporte teórico sobre o tema, sugerimos que façam pesquisas na internet.
O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear entre eles os textos abaixo sugeridos. Se sentirem necessidade ou curiosidade, os alunos poderão procurar outros na rede, por meio de um programa de busca, como o Google. Devem ter o cuidado de selecionar textos publicados em sítios confiáveis.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimi-los e disponibilizar uma cópia para cada aluno.
Cada aluno deverá fazer registros daquilo que considerar mais importante e fazer uma síntese de cada texto.
Texto 1- STUPPIELLO, Bruna. Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura da barriga e quadris. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17082-cha-de-hibisco-a-bebida-que-combate-a-gordura-da-barriga-e-quadris. Acesso em 12/09/2014.
Texto 2- _____________. Chocolate: o poderoso antioxidante protetor do coração. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17333-chocolate-o-poderoso-antioxidante-protetor-do-coracao. Acesso em 12/09/2014.
Texto 3- BERTOLUCCI, Patrícia. Abacate previne doenças cardiovasculares e controla o colesterol. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17650-abacate-previne-doencas-cardiovasculares-e-controla-o-colesterol. Acesso em 12/09/2014.
Texto 4- LEITE, Rita de Cássia. Kiwi ajuda a controlar os níveis de colesterol. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17893-kiwi-ajuda-a-controlar-os-niveis-de-colesterol. Acesso em 12/09/2014.
Texto 5- RIBAS FILHO, Durval. Couve é aliada da dieta e ajuda a prevenir o câncer. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17666-couve-e-aliada-da-dieta-e-ajuda-a-prevenir-o-cancer. Acesso em 12/09/2014.
Texto 6- _____________. Batata-doce ajuda a emagrecer e é fonte de energia para atletas. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17866-batata-doce-ajuda-a-emagrecer-e-e-fonte-de-energia-para-atletas. Acesso em 12/09/2014.
Texto 7- VEINERT, André. Alcachofra ajuda na perda de peso e é rica em nutrientes. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17867-alcachofra-ajuda-na-perda-de-peso-e-e-rica-em-nutrientes. Acesso em 12/09/2014.
Texto 8- BERTOLUCCI, Patrícia. Abacaxi é bom para digestão e ajuda a emagrecer. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17864-abacaxi-e-bom-para-digestao-e-ajuda-a-emagrecer. Acesso em 12/09/2014.
Texto 9- STUPPIELLO, Bruna. Suco vermelho previne câncer, demência e infarto. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17554-suco-vermelho-previne-cancer-demencia-e-infarto. Acesso em 12/09/2014.
Texto 10- STUPPIELLO, Bruna. Conheça nove temperos que são aliados da dieta. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/17533-conheca-nove-temperos-que-sao-aliados-da-dieta. Acesso em 12/09/2014.
Texto 11- MINHA VIDA. Conheça ingredientes funcionais que fazem bem ao coração. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/12639-conheca-ingredientes-funcionais-que-fazem-bem-ao-coracao. Acesso em 12/09/2014.
Texto 12- ____________. Coma bem e passe longe das doenças. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10039-coma-bem-e-passe-longe-das-doencas. Acesso em 12/09/2014.
Texto 13- MINHA VIDA. Alimentos funcionais trazem benefícios para o organismo. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4036-alimentos-funcionais-trazem-beneficios-para-o-organismo. Acesso em 12/09/2014.
Texto 14-__________. Corantes naturais dão vida à comida e afastam doenças. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5498-corantes-naturais-dao-vida-a-comida-e-afastam-doencas. Acesso em 12/09/2014.
Texto 15- ____________. Brócolis e couve-flor combatem câncer de pele. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5317-brocolis-e-couve-flor-combatem-cancer-de-pele. Acesso em 12/09/2014.
Texto 16- MINHA VIDA. Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4652-alimentacao-correta-diminui-efeitos-da-menopausa. Acesso em 12/09/2014.
Texto 17- _________. Benefícios dos alimentos funcionais. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4949-beneficios-dos-alimentos-funcionais. Acesso em 12/09/2014.
Texto 18- ADJAMIAN, Heloisa. Cuide da saúde intestinal com a alimentação. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/4075-cuide-da-saude-intestinal-com-a-alimentacao. Acesso em 12/09/2014.
Terminada a leitura e os registros individuais, os alunos do mesmo grupo deverão se reunir para discutir o conteúdo estudado. Cada aluno deverá manter seus registros e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado, contendo as sínteses dos textos, e enviar ao professor, por e-mail para avaliação.
Os alunos deverão também discutir a enquete feita na escola e com familiares. Cada aluno deverá socializar os dados obtidos com os demais componentes do grupo. Deverão reunir e tabular os dados, agrupando-os de acordo com aspectos coincidentes.
Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.
A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, depois de estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.
Imagem disponível em: http://blog.paulaabrao.com.br/wp-content/uploads/3802128748.jpg. Acesso em 13/09/2014.
Terminada a discussão e estruturação do consolidado dos textos e da construção de gráficos com os dados da enquete, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação para socializar para a turma os aspectos destacados.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio o programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.
NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 12/09/2014.
Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões dos textos e vídeos e as apresentações, deverá ser postada pelo professor, com a ajuda dos alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 12/09/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.
Imagem disponível em: http://www.folhaweb.com.br/img/2011/12/img_1657.jpg. Acesso em 13/09/2014.
STRINGHETA, Paulo César; et al. Políticas de saúde e alegações de propriedades funcionais e de saúde para alimentos no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-93322007000200004&script=sci_arttext. Acesso em 13/09/2014.
Alex Botsaris. Globo Repórter. Medicamentos Naturais. Duração: 45min02seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E0WG3CcO08c. Acesso em 13/09/2014.
FERREIRA, S. (Coord.). Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Ciências, 1998.
TEIXEIRA, F. E. Natureza: um modismo na cultura alternativa. Pau Brasil, 1985.
SILVA, Selma Gonzaga. Plantas medicinais: entre a crença e a Ciência. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49576. Acesso em 11/09/2014.
_____________. Fitoterapia e questões socioambientais. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55500. Acesso em 11/09/2014.
JOBST, Daniela. Farmácia doméstica com alimentos funcionais. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1630-farmacia-domestica-com-alimentos-funcionais. Acesso em 12/09/2014.
____________. Os poderes da banana verde. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/1725-os-poderes-da-banana-verde. Acesso em 12/09/2014.
FOLHA CIDADES. Alimentos funcionais: saúde à mesa. Disponível em: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2210-2011121. Acesso em 13/09/2014.
CRUZ, Maria Alice. Estudo comprova propriedades funcionais de frutas do Cerrado. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2011/ju513_pag8.php#. Acesso em 12/09/2014.
EINSTEIN SAÚDE. Azeite, um aliado do coração. Disponível em: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/azeite.aspx. Acesso em 12/09/2014
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros e consolidados produzidos pelos alunos ao longo da proposta; ii) as apresentações nos seminários incluindo os resultados da enquete.
Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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