22/09/2014
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
Esta aula busca desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é:
Mais especificamente, desenvolver a habilidade de:
Para isto são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Essa aula foi desenvolvida para se passar no laboratório de informática, pois será necessário utilizar o software GeoGebra que está disponível em http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/download/ (acesso 14 set. 2014). Caso o laboratório não esteja disponível, é importante providenciar um projetor e um computador para a sala de aula.
A proposta é uma sequência das aulas:
O objetivo dessa coletânea de aulas é contribuir para o ensino de funções em Matemática por meio da utilização do software GeoGebra. A ideia é iniciar as discussões a partir de relações entre elementos de diferentes conjuntos (Parte 1) e, posteriormente, observar os elementos no programa de computador, bem como a forma que podem ser movimentados no plano cartesiano ao modificar suas coordenadas (x,y).
Nessa aula, a ideia é trabalhar com as construções feitas na aula anterior (Parte 2) para introduzir a noção de função.
Professor(a), inicie as discussões retomando o que foi trabalhado na aula “Funções: construindo relações entre conjuntos no papel e no GeoGebra – Parte 2” enfatizando a sua atividade avaliativa:
Questione quais alunos(as) construíram os controles deslizantes de modo a mover o ponto na diagonal. Ouça as respostas de modo a socializar com toda a turma e construa uma delas.
COMENTÁRIO: Professor(a), sugiro que analise essa construção anteriormente ou durante a correção da atividade avaliativa, de modo a facilitar a construção dos controles deslizantes.
Como opção, sugiro solicitar que um(a) estudante possa ir até o computador cuja imagem é projetada (computador utilizado pelo(a) discente para socializar a aula) e reproduzir sua construção como exemplo aos demais, desse modo, valoriza-se ainda mais o conhecimento do(a) aluno(a). Caso ninguém se desponha, observe abaixo uma opção para construção:
Crie o controle deslizante.
Figura 1: Controle deslizante
Fonte: Arquivo do autor
Escolha um nome. Nesse caso, a sugestão é utilizar “diagonal”.
Figura 2: Controle deslizante “diagonal”
Fonte: Arquivo do autor
Por fim, crie um ponto segundo o par ordenado (diagonal, diagonal).
Figura 3: Criando o ponto no Geogebra
Fonte: Arquivo do autor
Essa é uma das possíveis maneiras de fazer a construção solicitada na última aula.
A partir dessa construção saliente que é possível perceber que o movimento diagonal é criado a partir de uma relação específica, na qual a ordenada e abscissa são iguais. Ao observar um par ordenado da forma (x,y) é possível perceber que x = diagonal e y = diagonal. Portanto, nesse caso, x = y. A partir daí, questione se é possível obter outras relações entre x e y.
Resposta esperada: Espera-se que digam sim devido aos demais exemplos da aula anterior.
Dessa indagação, solicite:
Várias possibilidades podem ser criadas a partir dessa solicitação. No entanto, fique atento(a) aos estudantes para verificar se todos(as) estão conseguindo criar novas relações entre ordenada e abscissa a partir do controle deslizante. Caso não esteja, além de oferecer ajuda, sugere-se como alternativa a formação de duplas entre os(as) alunos(as). Segue um dos exemplos que poderão surgir:
Figura 4: Novo par ordenado
Fonte: Arquivo do autor
Nesse caso, o “Controle deslizante” foi nomeado de “exemplo” e à abscissa foi adicionada uma unidade enquanto à ordenada foram subtraídas duas.
Em sala, tente socializar todos os exemplos criados.
COMENTÁRIO: Caso haja dificuldade na compreensão para se criar uma nova relação, intervenha com um exemplo semelhante ao apresentado acima.
O próximo passo é instigar os(as) alunos(as) a observarem separadamente a abscissa x e a ordenada y do ponto A. Tome o exemplo dado por alguém e descreva aos estudantes. Nesse caso,
x = exemplo
y = exemplo + 1
A partir daí, questione:
Resposta esperada: Sim, é possível. Pode-se observar que, se x = exemplo e y = exemplo – 2, tem-se y = x + 1.
COMENTÁRIO: Vários outros exemplos podem ser criados pelos estudantes, contudo, inicie por relações simples quando for construir coletivamente com a turma.
Considere, durante a construção coletiva do exemplo, dependendo do valor escolhido para x, a ordenada y assumirá outro valor. O contrário também pode acontecer, ou seja, ao se escolher valores para y, determina-se valores para x.
Conclua a ideia esclarecendo que é possível criar diversas relações, de modo que a abscissa e a ordenada estejam relacionadas de modo que uma “depende” da outra. Esclareça também que é possível criar relações nas quais não se possa identificar uma relação de dependência entre abscissa e ordenada.
a) (exemplo, 2.exemplo)
Resposta esperada: y = 2.x ou x = y/2
b) (10.exemplo, exemplo)
Resposta esperada: y = x/10 ou x = 10.y
c) (exemplo+1, exemplo)
Resposta esperada: y = x + 1 ou x = y - 1
d) (20.exemplo-2, exemplo/2)
Resposta esperada: y =x/20 + 2ou x = 40.y -2
Outros exemplos podem ser criados. O objetivo é discutir a relação de dependência entre as variáveis. Leve os estudantes a observarem que, dependendo do valor que uma das variáveis (x ou y) assumem, a outra torna-se estabelecida, ou seja, uma está em função de outra. Essa é uma das maneiras para que se possa estabelecer a noção de função com os(as) alunos(as). Para concluir solicite que eles façam a construção no GeoGebra de uma das situações e que, ao criarem o ponto, habilitem seu rastro (essa opção é encontrada ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto). Sugere-se que se escolha, a princípio, uma de fácil visualização. Observe a situação (exemplo, 2.exemplo).
OBSERVAÇÃO: É interessante para a construção desse exemplo que a exibição da malha e o incremento do controle deslizante sejam iguais, pois, dessa maneira a visualização da relação entre x e y se torna mais imediata. Para verificar as configurações da malha acesse o menu “Opções”, clique em “Avançado” e altere a configuração, conforme desejar, na aba “Malha”. Para alterar as configurações do incremento do “Controle deslizante”, basta clicar com o botão direito sobre ele e acessar a opção “Propriedades”.
Observe o resultado esperado na figura 5.
Figura 5: Pontos no plano cartesiano
Fonte: Arquivo do autor
Com a construção fica fácil ver o que foi concluído na atividade anterior, isto é, y = 2.x ou x = y/2. Saliente com os(as) estudantes que quando x = 0 tem-se y = 0, ou seja, o dobro. Quando x = 1 tem-se y = 2, ou seja, o dobro. E assim por diante, tal como foi concluído na atividade. Encerre salientando que é possível observar o valor de uma das variáveis, ao se atribuir o valor de outra e que isso determina uma relação de dependência, que pode ser dita enquanto função: uma está em função da outra. Saliente também que, para cada valor apresentado, existe apenas um correspondente a ele (é possível observar a partir do(s) gráfico(s)).
Como atividade complementar, inclusive avaliativa, solicite a construção de uma nova relação (diferente de todas as propostas nas atividades), a reprodução dela no GeoGebra e um parágrafo narrando a relação de dependência observada.
Espera-se com essa aula que a introdução às funções seja apresentada sem grandes formalidades. Salienta-se que a ideia parte da observação dos pontos no plano cartesiano, por meio da experimentação. Ressalta-se que o propósito não é utilizar uma definição formal de função, mas, colocar os exemplos para que se possa construir a definição de função como caso particular da relação entre conjuntos.
Controle deslizante no GeoGebra
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FujHk1LP57k (acesso 14 set. 2014).
Feita de maneira continua ao longo da aula, a avaliação deve envolver a participação dos(as) alunos(as). O(a) professor(a) deve salvar cópia dos arquivos do GeoGebra, bem como solicitar a entrega dos registros da atividade complementar, sendo eles digitais ou manuscritos.
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