Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VOCÊ TEM MEDO DE QUE? CONVERSANDO SOBRE MEDOS E DESCOBRINDO FORMAS DE VENCÊ-LO

 

21/10/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre os medos comuns na infância e identificar alguns medos comuns na fase adulta.
  • Identificar os medos que fazem parte do seu dia-a-dia e discutir sobre formas de vencê-lo.
  • Perceber a relação entre seus próprios medos e os de outros colegas.
  • Identificar as maneiras que temos para lidar com as dificuldades.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, para crianças entre 6 e 8 anos, devido a forma da abordagem sobre o tema medo. É importante que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento. Contempla, também, demandas das turmas de educação infantil e poderá ser utilizada com crianças dessa faixa etária com algumas adaptações.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Professor, é importante que no desenvolvimento das atividades seja tomado certo cuidado na abordagem do tema, pois alguns medos são intensos e alguns alunos podem nem querer mencioná-los. Assim, procure trabalhar de forma mais lúdica, deixe os alunos mais livres para expressarem (ou não) seus sentimentos a fim de não deixá-los frágeis diante da situação.

 

 

AULA 1

 

 

1° momento: Para introduzir o tema “medo”, convide os alunos para se sentarem no chão em circulo e participarem de uma dinâmica: a “Dinâmica do Medo”. Sente-se no círculo com os alunos e explique que a cada declaração dada pelo aluno, todos deverão fazer o som ou gesto correspondente. Dê o exemplo do trovão e diga: “Eu tenho medo de trovões! (explique que neste momento, os alunos deverão imitar o som do trovão) E você?” A pergunta “E você?” deverá ser feita sempre para o aluno que estiver à esquerda de quem deu a declaração, assim sucessivamente. Deixe os alunos livres para manifestarem seus medos, mesmo que eles se repitam, e também para manifestações do tipo “Eu não tenho medo de nada!”.

 

Atividade adaptada de EDUCAMAIS.COM. Dinâmica do Medo. Disponível em: http://educamais.com/dinamica-do-medo/. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Medo-Inseguran%C3%A7a-Cidade.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Convide os alunos a ouvirem a música “Tô com medo”, do grupo Tiquequê. Duração: 3min20seg. Disponível em: http://grooveshark.com/#!/search?q=t%C3%B4+com+medo. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Para iniciar um diálogo com os alunos sobre a música e o tema, pergunte:

 

  • Na música “Tô com medo”, qual a dificuldade da menina?
  • Quais eram as estratégias que ela usava para não ir dormir?
  • A menina se assustou com algumas coisas que acreditava ter visto, mas o pai sempre explicava o que eram na realidade. O que a menina “via” e o que era de fato?
  • Alguém já passou por situação semelhante? O que aconteceu? E o que foi feito para resolver a situação?

 

 

4° momento: Solicite que os alunos elaborem um desenho que representando uma das situações de medo da menina na música “Tô com medo”, pela qual já tenha vivido. Caso não tenha vivido nenhuma daquelas situações, solicite que escolha uma delas para elaborar o desenho. Distribua papel formato A3 (297 × 420mm), lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.

 

Para auxiliar na atividade, distribua a letra da música “Tô com medo”, disponível em: http://www.vagalume.com.br/tiqueque/to-com-medo.html. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

 

5° momento: Convide os alunos para apresentarem seus desenhos ao restante da turma e explicar porque representou aquela situação. Disponibilize um espaço em sala para que os desenhos fiquem expostos durante a apresentação dos alunos e, posteriormente, guarde-os para a avaliação final das atividades relacionadas ao tema.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite que cada aluno realize uma entrevista com algum adulto da família (pai, mãe, tio/tia, avô/avó etc.), elabore um pequeno texto e um desenho que represente as respostas dos entrevistados. Deverão constar no trabalho o título “VOCÊ TEM MEDO DE QUE?”, o grau de parentesco, nome e a idade do entrevistado. Os alunos deverão utilizar papel formato A4 (sulfite), lápis, caneta hidrográfica, lápis de cor, giz de cera etc.

 

Seguem abaixo as perguntas para serem feitas durante a entrevista:

 

  • Do que você tinha medo quando criança? O que você fez para perder o medo?
  • Do que você tem medo hoje? O que você acha que poderia fazer para passar esse medo?

 

 

 

AULA 2

 

 

1° momento: Reserve o início da aula para os alunos apresentarem suas entrevistas. Promova um diálogo em torno das respostas dos entrevistados. Pergunte aos alunos se aqueles “medos” dos entrevistados são “novos” para eles, bem como se acharam interessante a forma com que cada entrevistado encontrou para superar aquele medo.

 

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Tem Gente 09. Medo”, postado por Sergio Pranzl. Duração: 1min16seg. Disponível em: http://vimeo.com/19656341. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

"A animação é dirigida para a primeira infância. É parte integrante do "Uniduni TV", programa infantil em 10 episódios produzido pela MultiRio. Música de Paulo Brandão e Luiz Eduardo Ricon. Animação Sergio Pranzl."

 

Figura 2- Imagem do vídeo obtida pela autora do vídeo “Tem Gente 09. Medo”. Disponível em: http://vimeo.com/19656341. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

 

3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos com relação ao vídeo apresentado, pergunte aos alunos:

 

  • Quais os medos apresentados no vídeo?
  • Vocês concordam que “quem tem medo não é de nada”? Por quê?
  • Quando alguém diz que não tem medo de nada, será que ela está dizendo a verdade? Por quê?
  • Vocês acreditam que podemos considerar algum medo bobo? Cite um exemplo. (obs.: anote na lousa as respostas dos alunos, para verificar a frequência)
  • Para vocês, do que não devemos ter medo? E o que devemos temer?
  • Quando surge o medo de alguma coisa, o que devemos fazer?

 

 

4° momento: Com base nos diálogos e de acordo com os medos manifestados pelos alunos, desde a primeira aula, solicite que cada um crie um modelo em massa de modelar (massinha) para responder à pergunta “Que cara tem seu medo?

 

Você poderá convidar o professor de Artes Visuais de sua escola para trabalhar nessa atividade com os alunos e, ainda, propor que os próprios alunos produzam suas massas de modelar, com sua supervisão e do professor de artes.

 

 

Figura 3- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://revista.bebestore.com.br/wp-content/uploads/2013/09/Post-massinha.png. Acesso em 03 de outubro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Para ampliar seus conhecimentos sobre os benefícios de se trabalhar com massa de modelar na escola, bem como, conhecer receita de massa de modelar caseira, acesse:

 

COUTO, Joelma. Como trabalhar com massinha de modelar, quais os objetivos? Várias sugestões venha conferir. Disponível em: http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2012/07/como-trabalhar-com-massinha-de-modelar.html. Acesso em 03 de outubro de 2014.

 

MEIRELLES, Marcelo. Massinha de modelar caseira. Disponível em: http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/11/massinha-de-modelar-caseira.html. Acesso em 03 de outubro de 2014.

 

 

5° momento: Disponibilize um espaço em sala para que os modelos criados pelos alunos fiquem expostos e solicite que cada aluno apresente o seu, explicando ao restante da turma porque o seu medo tem aquela cara. Após a apresentação dos alunos, guarde os modelos elaborados para a avaliação final das atividades relacionadas ao tema.

 

 

Sugestão ao professor

 

 

Professor, como atividade complementar você poderá convidar um professor de teatro da escola ou da cidade para trabalhar a expressão corporal e facial das crianças em dramatizações sobre o tema medo, uma vez em que a interdisciplinaridade é uma importante ferramenta para o processo de aprendizagem do aluno. Caso opte por realizar essa atividade complementar, entre em contato com o professor antecipadamente, exponha sua intenção ao idealizar a dinâmica, faça o planejamento de quando será realizada e disponibilize uma aula para a realização da mesma.

 

 

 

AULA 3

 

 

1° momento: Convide os alunos para ouvirem a história de “Sabrina, 40 fantasmas e mais uns amigos”. Sente-se em uma cadeira e peça que os alunos se sentem no chão diante de você. Leia sempre com a ilustração virada para eles, para que todos vejam as imagens.

 

A primeira história de três do livro “Sabrina, 40 fantasmas e mais uns amigos & outras histórias”, escrito por Raquel Grabauska e Gustavo Finkler, com ilustrações de Laura Castilhos, “trata, de modo muito divertido, dos medos noturnos de uma menina chamada Sabrina e da forma como ela procura resolver esse problema para se tranquilizar e poder voltar a dormir. Durante a noite, ruídos percorrem seu quarto e a perseguem. Ela tenta controlar seus medos, mas, naquele momento, eles são maiores que ela. A mãe, a seu modo, mostra a Sabrina que não é preciso se preocupar. Sabrina entra num dilema: confiar nas palavras da mãe ou em suas percepções? Durante o dia, a menina é corajosa. Mas a noite chega sempre carregada de imaginação e repleta de medos. Dormir no seu quarto sozinha será possível?” Fonte: FERNANDEZ, Dorana Wainer; PECOITS, Sariane da Silva. Educação para as artes - caderno do professor. Disponível em: http://www.educacaoparaasartes.com.br/wp-content/uploads/2012/11/livro_prof_baixa.pdf. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora da capa do livro “Sabrina, 40 fantasmas e mais uns amigos & outras histórias”. Disponível em: http://www.lauracastilhos.com/sabrina_40_fantasmas/capa.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo o livro sugerido nesta aula, procure na biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar o livro nesta biblioteca, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade do exemplar ser adquirido.

 

Para aprofundar seu conhecimento sobre leitura compartilhada, acesse:

 

ANDRADE, Luiza. A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/pequenos-leitores-431328.shtml. Acesso em 01 de outubro de 2014.

LUIZE, Andréa. A leitura compartilhada nas classes de fundamental I. Disponível em: http://www.escoladavila.com.br/blog/?p=3033. Acesso em 01 de outubro de 2014.

FIGUEIRA, Maria Teresa Leme. Leitura Compartilhada. Disponível em: http://praticasdeensinosg.blogspot.com.br/p/de-olho-na-pratica_05.html. Acesso em 01 de outubro de 2014.

ZEN, Giovana Cristina. Leitura literária e intercâmbio de impressões. Disponível em: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/leitura-literaria-e-intercambio-de-impressoes. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

2° momento: Convide os alunos para realizarem uma atividade para apresentarem alguns medos da sua própria história, considerando um medo que tinham quando eram mais novo, um medo que têm atualmente e um medo que imaginam que poderão ter no futuro. Solicite que cada aluno desenhe (e recorte) três tipos de “fantasmas” e escrevam cada medo (em uma fase da vida) dentro de um. Solicite que os desenhos variem de formatos, tamanhos e expressões conforme a intensidade do medo: medo, um “medinho” ou um “medão”. Pode ser que nas três fases (passado, presente e futuro) os medos sejam todos “medinhos” ou “medões”. Deixe-os livres para classificarem da melhor forma que acharem e dê alguns exemplos de medos: escuro, insetos, Papai Noel/pessoa fantasiada, injeção, bandido, lobo mau, bruxa, fogos de artifício etc.

 

 

Exemplo para fantasma representando um “medinho”:

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp16095237.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

Exemplo de fantasma representando um medo:

 

Figura 6- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://www.panoramatricolor.com/wp-content/uploads/2014/01/fantasma.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

Exemplo de fantasma representando um “medão”:

 

Figura 7- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://st.depositphotos.com/1037178/3252/v/950/depositphotos_32522955-Cartoon-ghost---Halloween-vector-illustration.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

3° momento: Distribua cartolina branca, papel cartão colorido, papel laminado colorido, caneta hidrográfica de várias cores, tesoura sem ponta, cola etc.

 

 

4° momento: Convide os alunos para montarem um painel em sala com todos os cartazes elaborados com o título “Os fantasmas que me perseguem...” Solicite que cada aluno explique seu cartaz ao restante da turma. Incentive uma reflexão entre os alunos sobre os medos apresentados.

 

Professor, caso surjam conflitos, no decorrer das aulas, por causa do amigo que tenha um “medo bobo”, aproveite para trabalhar a questão do respeito às diferenças. Sugestão de sites para auxiliar a discussão nesta questão:

 

Day and Night Short Animation Pixar. Duração: 5min51seg. "Na animação Dia e Noite, dirigida por Teddy Newton e produzida pelos estúdios Disney Pixar, os personagens, o Dia e a Noite, primeiramente se estranham e rivalizam por causa das divergências. No entanto, aos poucos, eles se interessam pelas características diferentes um do outro". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t_IVKXkMDFk. Acesso em 02 de outubro de 2014.

 

SILVA, Mariane Ellen da. Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças - UCA/ Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44220. Acesso em 02 de outubro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer o trabalho de alunos sobre o livro “Sabrina, 40 fantasmas e mais uns amigos & outras histórias”, acesse: http://emefruibarbosapanambimaiseducacao.blogspot.com.br/2013/06/sabrina-40-fantasmas-e-uns-amigos.html. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

Seguem abaixo sugestão de outros livros infanto-juvenis que tratam do tema medo, que podem ser trabalhados em sala de aula:

 

Alguns Medos e Seus Segredos”, de Ana Maria Machado, ilustrações de Alcy Linares. 40 páginas. Sinopse: “Velho-que-vem-com-um-saco, caldeirão de bruxa, gigante-que-come-criança, lobo mau, bicho-papão; todo mundo teme alguma coisa. Neste livro até os adultos confessam ter medo, mesmo que seja de uma simples lagartixa. Mãe com Medo de Lagartixa: Era uma mãe muito valente: ficava sozinha, cantava no escuro, brigava com o chefe e tomava injeção toda prosa. Adorava todo tipo de bicho, mas de lagartixa tinha pavor.Com Licença, Seu Bicho Papão: Era uma noite sem lua, daquelas bem escuras. Na varanda do sítio, em volta da fogueira os primos conversavam e cada um admitiu ter medo de alguma coisa, menos Tonho. Lobo Mau e o Valente Caçador: Toda noite, o menininho que vivia numa cabana na floresta ouvia de seus pais histórias para dormir. E toda história tinha um lobo mau. O lobinho que vivia na floresta também ouvia de seus pais histórias que sempre tinham um caçador malvado. Um dia o menino e o lobinho se encontraram.”. Disponível em: http://www.anamariamachado.com/livro/alguns-medos-e-seus-segredos. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

Figura 8- Imagem obtida pela autora da capa do livro "Alguns medos e seus segredos". Disponível em: http://www.anamariamachado.com/acervo/img/gd/alguns_medos_e_seus_segredos_1250396775.jpg. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

 

Série Quem tem medo?” de Ruth Rocha. “Existe uma fase na vida da criança em que, segundo os psicopedagogos, ela precisa da aceitação em tudo o que está fazendo. Nesta etapa, a criança está vivendo uma importante fase de aprendizado e adaptação e tudo aquilo que, de uma maneira ou de outra, a deixar constrangida, poderá influenciar negativamente no seu desenvolvimento. É por essa razão que, dificilmente, encontramos crianças que não fiquem nervosas quando vão fazer algo diferente daquilo que está fora do seu dia-a-dia. Assim, sabendo que todo mundo, não só as crianças, sente medo em diferentes situações é que Ruth Rocha escreveu os livros ‘Quem tem medo de monstro?’ e ‘Quem tem medo de ridículo?’, iniciando a série ‘Quem tem medo?’”. Fonte: NOVA CULTURA. Ruth Rocha: Quem tem medo de monstro? Quem tem medo de ridículo? Disponível em: http://www.novacultura.de/quemtemmedo.html. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

Figura 9- Imagem obtida pela autora de livros da "Série Quem tem medo?" de Ruth Rocha. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-DTmZCQO8F14/URxVgSnfcvI/AAAAAAAAOP8/vw7JI6XYPmw/s1600/luzdeluma_Quem_tem_medo_Ruth_rocha.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, ilustrações de Ziraldo. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/livros/chapeuzinho_01.htm. Acesso em 01 de outubro de 2014.

“História de uma menina com medo do medo – uma menina amarela de medo – que transforma a fantasia dos contos em sua própria realidade, chegando ao ponto de não brincar, não se divertir, não comer, nem mesmo dormir. Enfrentando o desconhecido “O Lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque constrói um texto no qual aparece com transparência o valor mágico que o autor atribui à palavra e não só trata com maestria nossos medos, como também, ensina as crianças a superar suas fobias.” Fonte: LIVROS PARA LER E RELER. Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque de Holanda. Disponível em: http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/07/chapeuzinho-amarelo-chico-buarque-de_16.html. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

Figura 10- Imagem obtida pela autora da capa do livro "Chapeuzinho Amarelo". Disponível em: http://www.niceforkids.com.br/wp-content/uploads/2014/05/chapeuzinho_amarelo-1.jpg. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Convide os alunos para participarem de uma brincadeira inspirada no livro “Tenho medo mas dou um jeito”, de Ruth Rocha e Dora Lorch. Sorteie 14 alunos para participarem. Prepare o material antecipadamente, escrevendo com letra bastão em tiras de papel as 14 frases do livro, com a descrição do medo em uma tira e a forma de lidar com aquele medo em outra tira, como no modelo abaixo. Para as tiras que descrevem o medo, enumere as frases na sequência do livro. Caso prefira envolver toda a turma na brincadeira, elabore antecipadamente, outros medos e formas de lidar, considerando medos reais ou imaginários, até que complete o número de alunos de sua turma. Tomar apenas o cuidado para que a pergunta final do livro (“Mas afinal, ter medo serve para alguma coisa?”), continue no final mesmo após a inserção das novas tiras elaboradas.

 

Figura 11- Modelo elaborado pela autora.

 

 

Segue abaixo a sequência do livro “Tenho medo mas dou um jeito”, de Ruth Rocha e Dora Lorch, baseada na versão “pdf” disponível em: http://www.espacoterapeutico.org/TENHO%20MEDO%20MAS%20DOU%20UM%20JEITO.pdf. Acesso em 01 de outubro de 2014.

 

1.      EU TINHA MEDO DE ATRAVESSAR A RUA, PORQUE TINHA MEDO DE SER ATROPELADO.

MAS APRENDI A ATRAVESSAR COM CUIDADO, A OLHAR PARA OS LADOS, A ATRAVESSAR NA FAIXA E A OBEDECER AO SINAL.

2.      EU TINHA MEDO DE SUBIR NO ALTO, PORQUE UMA VEZ LEVEI UM TOMBO!

MAS AGORA EU TOMO BASTANTE CUIDADO QUANDO SUBO EM ALGUMA COISA.

3.      EU TINHA MUITO MEDO DE ÁGUA, PORQUE UMA VEZ LEVEI MUITO SUSTO QUANDO CAÍ DENTRO D’ÁGUA.

MAS AGORA SEI QUE A GENTE PODE FICAR NO RASINHO, PODE USAR BÓIA OU PODE APRENDER A NADAR.

4.      EU TINHA MUITO MEDO DE FOGÃO, PORQUE UMA VEZ FUI VER SE ESTAVA QUENTE E ESTAVA!

MAS AGORA EU SEI QUE, USANDO COM CUIDADO, A GENTE PODE FAZER COISAS ÓTIMAS NO FOGÃO!

5.      EU TINHA MUITO MEDO DE FACA E DE TESOURA, PORQUE UMA VEZ EU CORTEI O DEDO...

MAS AGORA APRENDI COMO É QUE A GENTE USA A TESOURA PARA NÃO SER PERIGOSO.

6.      EU TINHA MUITO MEDO DE TOMADA, QUE UMA VEZ LEVEI UM CHOQUE!

MAS APRENDI QUE NÃO TEM NADA QUE BRINCAR COM TOMADA. TOMADA É BOM PARA LIGAR MEU SOM OU A MÁQUINA DE FAZER BOLO.

7.      MAS AFINAL, TER MEDO SERVE PARA ALGUMA COISA?

SERVE SIM, PORQUE TEM COISAS QUE SÃO PERIGOSAS. MAS A GENTE PODE APRENDER COMO MANDAR NOS MEDOS...

 

 

2° momento: Divida a turma, dos 14 alunos sorteados, em dois grupos e distribua as tiras com a descrição do medo para cada aluno do grupo I e as tiras com a forma de lidar com aquele medo para cada aluno do grupo II. Solicite que o aluno que estiver com a frase “Eu tinha medo de atravessar a rua...” inicie a brincadeira. O aluno deverá ler em voz alta e o aluno do outro grupo que acredita estar com a forma de lidar com aquele medo deverá se manifestar e ler sua frase em voz alta para o restante do grupo. Em seguida, o aluno com a frase 2 de descrição do medo deverá ler em voz alta sua frase, assim sucessivamente até que todos os pares se formem.

 

 

3° momento: Após a brincadeira, converse com os alunos sobre os medos abordados. Pergunte qual foi a sensação que tiveram, num primeiro momento, a cada medo que era apresentado e, em seguida, como se sentiram diante da solução para aquele medo declarado. Pergunte, ainda, se já sentiram algum ou todos aqueles medos e se encontraram uma solução parecida, caso contrário, explicitar qual foi a solução encontrada.

 

 

4° momento: Convide os alunos para darem continuidade à brincadeira do “Tenho medo mas dou um jeito”. Divida a turma em duplas e solicite que cada dupla elabore um conjunto de frases descrevendo o medo e a solução ou estratégia para vencer o medo, utilizando a mesma estrutura de escrita do livro de Ruth Rocha: “Eu tinha medo de..., porque... Mas agora aprendi (sei/descobri/percebi etc.) que...”, considerando os temas abaixo:

 

1.      ESCURO

2.      INSETOS

3.      PAPAI NOEL E PESSOAS FANTASIADAS

4.      INJEÇÃO

5.      LOBO MAU

6.      BRUXA

7.      FOGOS DE ARTIFÍCIO

8.      CACHORRO

9.      MONSTROS

10.  DORMIR SOZINHO

 

Sugestão ao professor

 

Para outros exemplos, acesse: DALLARI, Mônica. Medos mais comuns nas crianças. Disponível em: http://www.paisefilhos.com.br/crianca/medos-mais-comuns-nas-criancas. Acesso em 02 de outubro de 2014.

 

Você poderá trabalhar também com os medos, “medinhos” e “medões” levantados pelos alunos na AULA 3, expostos no painel “Os fantasmas que me perseguem”.

 

 

5° momento: Disponibilize papel formato A4 (sulfite) e caneta hidrográfica para o desenvolvimento da atividade. Solicite que os dois alunos de cada aluno participem efetivamente da criação e desenvolvimento da escrita.

 

 

6° momento: Convide os alunos para apresentarem seus textos ao restante da turma. Proponha uma votação para eleger a dupla mais criativa em sua estratégia para vencer o medo.

Recursos Complementares

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Trabalhando com letras, sílabas e transformando os medos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53091. Acesso em 02 de outubro de 2014.

 

DINIZ, Gláucia Costa Abdala. Os alunos e seus medos no contexto escolar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27787. Acesso em 30 de setembro de 2014.

 

MOGADOURO, Cláudia. Cinema e Educação: A ficção para superar o medo. Disponível em: http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/fundamental-i/artes/cinema-e-educacao-a-ficcao-como-instrumento-para-superar-o-medo. Acesso em 30 de setembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos foram capazes de discutir sobre os medos comuns na infância e, ainda, identificar alguns medos comuns na fase adulta, através, por exemplo, da entrevista realizada. E, ainda, se foram capazes de identificar os medos que fazem parte do seu dia-a-dia e discutir sobre formas de vencê-lo. Verifique se os alunos conseguiram perceber a relação entre seus próprios medos e os de outros colegas, bem como identificaram maneiras que temos para lidar com as dificuldades que surgem. Considere na avaliação, as produções dos alunos nas aulas 1 e 2 – desenho sobre a música “Tô com medo” e a “cara do medo” reproduzida em massa de modelar, observando a coerência com o tema, a clareza na manifestação e a habilidade desenvolvida nos trabalhos. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.