Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os animais do zoológico

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a função do zoológico no espaço urbano;
  • Ampliar os conhecimentos sobre animais que vivem no zoológico;
  • Conhecer os cuidados necessários ao bem estar de um animal;
  • Respeitar os cuidados necessários à sobrevivência de um animal;
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Refletir sobre as características individuais de cada animal e o risco de extinção;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Ler e interpretar textos e imagens;
  • Observar com criticidade a diversidade de animais que vivem no zoológico;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Coletar e organizar informações acerca de animais que vivem em zoológicos;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita.Trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca de animais que vivem no zoológico. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As atividades propostas poderão ser realizadas com o auxílio do laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, conectado à internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys > Aplicativos > KWord],  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) e KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura) ou utilizando os computadores do laboratório de informática.

Informações ao professor

Professor, acreditamos que a valorização dos animais e a problemática da extinção de diversas espécies precisam ser expostas, discutidas e analisadas com os alunos. Nas análises realizadas vimos possibilidades da busca de soluções desde os primeiros anos escolares, pois cremos que, dessa forma, teremos cidadãos ativos e conscientes em um futuro próximo. Assim, estabeleça diálogos com a turma, faça questionamentos que possam refletir juntamente com seus familiares sobre a valorização do meio ambiente, especificamente a nossa temática: animais do zoológico.

 Com a temática proposta, nosso planejamento é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo em que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências.  Brasília: MEC,SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Dessa forma, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de animais do zoológico. Com a temática você poderá trabalhar diferentes conteúdos curriculares, por exemplo:

Ciências: Conhecer espécies de animais, locais onde vivem, hábitos alimentares, a maneira como nascem seus filhotes, classificação animais, animais em extinção

História: Conhecer animais de outras épocas, relacionando passado e futuro.

Matemática: Fazer gráficos com nomes de animais. Trabalhar números pares e ímpares, sucessor e antecessor, escrever por extenso, situações problemas, altura e comprimento, estimativa.

Língua Portuguesa: Produzir textos, fazer relatórios de pesquisas, elaborar cartazes, fazer leitura de textos literários.

Geografia: Pesquisar as regiões brasileiras que são o habitat natural dos animais utilizando mapa.  

Artes: Confeccionar dobraduras de animais.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Profissoes  Motivando os alunos

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre animais que vivem em zoológicos. Incentive os alunos a expressarem suas ideias, assim, estimule a participação de todos.

Você poderá iniciar a aula indagando:

  • Quem sabe o que é um zoológico?
  • Quem já visitou um parque zoológico?
  • Qual o zoológico que você visitou? Onde fica?
  • Quais animais você viu no zoológico?
  • Como era o lugar onde ficavam os animais? Eram jaulas?
  • Que animal despertou sua atenção?
  • Que animais podem ser encontrados no zoológico?
  • Havia alguma placa indicando as características dos animais, como nome, o que costumam comer, onde são encontrados?

Depois de ouvir os alunos, apresente as imagens a seguir e converse com os alunos sobre elas. A leitura de imagens representa um importante recurso de aprendizagem. Para incentivar a turma a pensar sobre a temática da aula, explore algumas iconografias. Instrua os alunos que observem e analisem as  representações confrontando seu conteúdo com o diálogo estabelecido anteriormente. Peça que observem os detalhes e que descrevam as características de cada animal. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de Data Show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.

 

Animais do zoologico     Animais do zoologico

Fonte: Sítio: “Wikipédia” Parque Zoológico  Caricuao. Disponível em: <http://es.wikipedia.org/wiki/Parque_Zool%C3%B3gico_Caricuao#mediaviewer/File:Aves_Zoologico_de_Caricuao_Caracas_-_Venezuela.jpg>. Acesso em: 22 de out. 2014.

 

Indague:

  • O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
  • Qual é o assunto dessas imagens?
  • Vocês conhecem alguns desses animais? Quais?
  • Vocês já foram a um ambiente como esse?

 

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  Visita virtual: conhecendo zoológicos

Com o objetivo de conhecer animais que vivem em zoológicos, convide a turma para fazer uma visita virtual a diferentes zoológicos. Sugerimos:

Animais do zoologico    

Sítio: “Zoologico Virtual. com”. Disponível em: <http://www.zoologicovirtual.com/>. Acesso em: 06 de out. 2014. (Neste endereço você terá acesso à imagens de animais, suas características, local onde vive e hábitos alimentar. Também terá acesso à curiosidades do mundo animal e poderá utilizar alguns jogos e brincadeiras com a temática animais.).

 

Animais do zoologico     

Sítio: “Zoo virtual”. Disponível em: <http://zoovirtualbr.blogspot.com.br/2010/02/tuiuiu.html>. Acesso em: 06 de out. 2014. (Neste endereço você terá acesso às imagens de animais, suas características, local onde vivem e hábitos alimentares.).

 

Animais do zoologico    

Sítio: “Zoo Sorocaba”. Disponível em: <http://zoo.sorocaba.sp.gov.br/mapa-zoo/mapa.html>. Acesso em: 06 de out. 2014. (Neste endereço você passa o mouse sob os números e terá acesso às imagens e descrições de diversos animais.).

 

Ao final da atividade, induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.

Observação: Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  Ampliando conhecimentos

Professor, retome os diálogos das aulas anteriores. Converse com a turma sobre os animais que foram destacados. Informe à turma que nos zoológicos há placas que descrevem algumas características dos animais, como nome, onde são encontrados na natureza, o que gostam de comer e por quanto tempo eles vivem. Para exemplificar, apresente algumas placas, você poderá utilizar o Sítio: “Boletim informativo - CNPM”. Disponível em: <http://www.cnpm.embrapa.br/vs/vs0902/bosq.htm>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Animais do zoologico       Animais do zoologico    

 

Animais do zoologico    

Placas com a descrição de animais Fonte: Sítio: “Boletim informativo - CNPM”.  Disponível em: <http://www.cnpm.embrapa.br/vs/vs0902/bosq.htm>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Em seguida, proponha aos alunos que façam uma pesquisa sobre animais que vivem no zoológico. Para isto, registre na lousa e peça que copiem a seguinte “Atividade de casa”. (Procure apresentar esta atividade em um final de semana, assim os pais ou outro responsável pelo aluno poderá acompanhar a atividade proposta.).

Ortografia   

Converse com seus familiares e peça-os que ajudem a descobrir se na localidade onde você vive existe um zoológico. Em caso afirmativo, faça uma visita neste local e escreva alguma/s informação/ões a respeito de alguns destes animais. Para isto, preencha a ficha a seguir. Se possível, fotografe este animal.

 

      Animal                                     Onde é encontrado na natureza     O que  come                              Qual é o seu tempo de vida
       
       

Fonte: Acervo da própria autora.

 

Observação: Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa Kword (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet.

Outras possibilidades:

Diferentes paisagens 

Se em sua cidade tiver um zoológico, planeje um trabalho de campo para que os alunos possam conhecê-lo. Para ter acesso a uma aula que contempla trabalho de campo, acesse o Sítio: “Portal do Professor. Aula: Desenvolvendo competências, a partir de um trabalho de campo”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Ressaltamos a importância de:

  • Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do trabalho de campo;
  • Estabelecer objetivos;
  • Elaborar o roteiro e regras de convivência para o trabalho;
  • Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.

 

Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.

Se possível filme o trabalho de campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam).

  Dialogando sobre o trabalho de campo

Professor, antes da visita, introduza a pesquisa de campo como uma oportunidade que os alunos terão para ampliar seus conhecimentos sobre animais que vivem no zoológico. Antecipe que eles deverão observar os hábitos, a alimentação e o modo de vida dos animais estudados no local.

Entre em contato com um profissional que possa ser entrevistado. Explique aos alunos que entrevistarão um especialista e devem fazer previamente o roteiro de perguntas. Oriente-os a evitarem as questões que podem ser facilmente respondidas pela observação. Atue como escriba, ajudando-os a verificarem se o roteiro está coerente, defina quem fará cada pergunta. Se possível, grave a entrevista.

Realize a entrevista em um local silencioso, onde todos possam escutar o que é dito. Lembre os alunos de quem fará cada pergunta e quem irá cuidar do gravador - caso a conversa seja gravada. Se não usarem esse recurso, anote as respostas para consulta posterior. Peça que iniciem com as perguntas do roteiro e depois abra espaço para novas questões.

Diga que eles poderão fazer desenhos de observação, o uso que é feito deles e o que precisa ser registrado. Informe que você entregará pranchetas e lápis para que tomem notas e façam seus desenhos de observação em campo.

Após o trabalho de campo, ouça com os alunos a entrevista ou recupere as anotações para verificar quais questões foram respondidas. Registre os dados coletados por meio de um relatório coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Ciências. Solicite que utilizem o desenho de observação pra ilustrar o texto produzido.

 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet. Providencie a impressão do texto para os alunos.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

Profissoes   Confeccionando um “Zoo- mural”

Professor, se não for possível visitar um zoológico, elabore com os alunos uma lista de animais que podem ser encontrados em zoológicos. Depois, faça um “Zoo-mural”. Providencie revistas, jornais, panfletos de propagandas que contenham imagens de animais que podem ser encontrados em zoológicos. Distribua os materiais entre os alunos, peça que encontrem animais que podem viver em zoológicos, recorte-os e confeccionem o mural. Dê um tempo para a realização da atividade e depois faça uma avaliação deste momento. Pergunte os alunos o que foi possível aprender, quais as dificuldades e facilidades encontradas durante a execução da tarefa. É importante que justifiquem suas respostas.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Profissoes    Compartilhando a atividade de casa

Professor, com o objetivo de trocar informações, organize os alunos para apresentação da atividade proposta anteriormente.

Inicie registrando na lousa os nomes dos animais que cada aluno pesquisou.

Em seguida, divida a turma em pequenos grupos, procure agrupar aqueles alunos que pesquisaram o mesmo animal. Neste caso peça que comparem os dados coletados e complementem a pesquisa acrescentando dados que possam enriquecer o trabalho. Instrua-os a fazerem a leitura das fichas dos animais que pesquisaram.

Durante a leitura das fichas solicite que cada aluno escolha um animal para apresentar aos demais colegas.

Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize as carteiras para que os alunos possam visualizar uns aos outros durante a apresentação.

Cada aluno na sua vez deverá ler e/ou explicar com suas palavras o que descobriu sobre o animal que apresentará. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentarem, poderão ser feitas após a exposição do colega.

Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem a resposta.

 

Exponha as fichas em um local onde possam ser lidas por mais pessoas de sua escola: alunos, professores, diretor, funcionários e outros. Dessa maneira, vocês vão possibilitar as pessoas conhecerem alguns animais que vivem em zoológicos.

 

Apresente mapa da cidade para mostrar aos alunos onde estão localizados os zoológicos;

 Trabalhe as classes de animais vertebrados, peça que os alunos identifiquem se o animal é mamífero, réptil, anfíbio, peixe ou ave.

Verifique os conhecimentos dos alunos a cerca de animais em extinção. (Para ter acesso a uma aula sobre animais em extinção, sugerimos o Sítio: “Portal do Professor” – Animais em extinção: como protegê-lo – UCA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31995>. Acesso em: 06 de out. 2014.).

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Profissoes  Socializando

                 Workshop: Animais do zoológico

 

Professor, que tal sugerir que os alunos façam um workshop na hora do recreio para socializarem o que aprenderam.  O workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessadas em um determinado assunto. Diferentemente da palestra, no workshop a plateia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo.

Algumas providências devem anteceder ao evento, tais como:

  • Planejamento: objetivo do evento, dia horário, local e material que vão utilizar;
  • Solicitação para direção da escola, para realizarem a atividade no horário do recreio;
  • Divulgação por meio de cartazes ou folhetos;
  • Organização das equipes de trabalho.

 

Registre este momento, pois é importante como recurso para avaliarem posteriormente.

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

Observação: Professor, os alunos também poderão utilizar slides durante a realização do workshop. Caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme utilizando o Movie Maker.

Veja como criar um Movie Maker em:

Sítio: “YouTube”. Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related>.Acesso em: 06 de out. 2014.

Sítio: “Cartografia”.Passo a passo Windows Movie Maker. Disponível em: <http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Recursos Complementares

Sugestões de links para o aluno e professores:

.Sítio: “Ciência Hoje” – Zoológico de insetos. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/zoologico-de-insetos/>.

Sítio: “YouTube” Animais no zoológico. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Tlxwx6gw284>.

Sítio: “YouTube” Zoológico de São Paulo, o maior da América Latina. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wg1WNRYMQqc>.

Acessados em: 06 de out. 2014.

Sugestão de link para professores:

. Sítio: “Revista Nova Escola” – Trabalho de campo com os pequenos da pré-escola. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/trabalho-campo-pequenos-pre-escola-636171.shtml>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

DIAZ, Luiz. Os bichos do meu zoológico. São Paulo: Atual, 2003.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão. Analise o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que zoológico, é um espaço preparado para abrigar espécies animais em cativeiro, finalidades culturais, educativas e científicas. Também serve para preservar espécies sob-risco de extinção em seus habitats naturais. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: conhecer a função do zoológico no espaço urbano; ampliar os conhecimentos sobre animais que vivem no zoológico; conhecer os cuidados necessários ao bem estar de animais que vivem no zoológico; respeitar os cuidados necessários à sobrevivência destes animais; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; observar com criticidade imagens de animais abandonados. Analise também, os registros pessoais dos alunos verificando se eles estão aproximando cada vez mais da escrita alfabética.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.