20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e contá-los no mínimo até 60.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências. Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>.Acesso em: 23 ago. 2013.
Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca do uso das horas e relógios no nosso cotidiano. A mesma possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos, a seguir, alguns conteúdos para que o trabalho concilie com sua proposta curricular.
História: Debate sobre a dimensão contínua do tempo, noções de passado, presente e futuro; a medição e organização do tempo: segundo, minuto, hora, dia, mês, ano, década; linha do tempo: ordenação e localização de acontecimentos no tempo; tempo cronológico.
Língua Portuguesa: Reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário).
Matemática: Interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo horários; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito.
Ciências: Movimento do planeta terra: translação e rotação.
Informática: Linguagem digital, criação de Blog, Quiz, PowerPoint, Wiki, navegação na Internet.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-10.jpg>. Acesso em: 29 de set. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre horas. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Apresente por meio de recurso multimídia, retroprojetor ou confeccione cartaz com as imagens a seguir.
Fonte: Sítio: “Era uma vez...” Disponível em: <http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/10/tic-tac-tic-tac-passa-o-tempo-mas.h>.
Fonte: Sítio: “Blog Fernando Melis”. Disponível em: <http://fernandomelis.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html>.
Fonte: Sítio: “Tecnocriativamente”. Disponível em: <http://www.tecnocriativamente.com.br/tag/vendas/>.
Acessados em: 29 de set. 2014.
Pergunte para a turma:
Ouça as respostas, acrescente novos questionamentos de acordo com a realidade de sua sala de aula.
Em seguida, convide a turma para fazer a leitura do poema “O relógio” de Vinicius de Moraes. Para isso acesse o sítio a seguir. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar o texto. Você também poderá fazer um cartaz, registrá-lo na lousa ou providenciar uma cópia para os alunos.
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
Fonte: Sítio: “Vínicius de Moraes”. Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-relogio>. Acesso em: 29 de set. de 2014. (Aproveite este sítio e explore dados sobre a vida de Vinícius de Moraes.).
Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada verso, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados.
A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que organize um diálogo para descobrir o que entenderam do texto, quais as palavras que desconhecem (quando possível peça que consultem o dicionário para descobrirem o significado da mesma.).
Para finalizar este momento, pergunte o que os alunos acharam do poema. É importante que justifiquem suas respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Retome o texto da aula anterior. Faça uma leitura coletiva, você poderá pedir que cada grupo de alunos leia o texto uma vez. Se achar conveniente, convide a turma para dramatizar o texto.
Em seguida, aborde o poema e também algumas ações cotidianas do dia. O diálogo ou registro dos horários de atividades cotidianas dos alunos auxilia na construção de ideias relacionadas com a passagem do tempo. Então, questione:
Depois do diálogo, convide a turma para assistir alguns vídeos ilustrativos da temática do planejamento. Você poderá utilizar:
. Fonte: Sítio: “Youtube” - O homem relógio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GZ_APrVzZ9w>. (A letra desta canção faz do seu personagem central, o Homem relógio, um exemplo de pontualidade. E por mais paranóico que possa parecer, ele diverte, impressiona e ensina que para tudo na vida existe uma hora certa.).
. Fonte: Sítio: “Youtube” - Castelo Rá Tim Bum: O relógio – Vinícius de Moraes. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ItdiYRwH3Oo>. Acessados em: 29 de set. 2014.
Para finalizar, pergunte:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, esclareça para a turma que existem relógios analógicos e digitais.
Os relógios analógicos podem ter dois ou três ponteiros. O ponteiro menor indica as horas, o maior, os minutos e, o terceiro ponteiro indica os segundos.
O ponteiro maior, que indica os minutos, anda depressa e dá uma volta inteira ao relógio em uma hora, ou seja, gasta 60 minutos.
O ponteiro pequeno marca as horas, é o ponteiro mais lento, se move de um número para o outro. Ele aponta exatamente para o número; se ele indica um pouquinho antes ou depois, significa que faltam alguns minutos para àquela hora, ou passam alguns minutos daquela hora.
O terceiro ponteiro, ainda menor, marca os segundos. Ele dá uma volta ao relógio por minutos. Cada minuto tem 60 segundos.
Observação: Se possível, tenha em mão um relógio que possa ser visualizado pela turma. Use um relógio sem vidro que permita movimentar os ponteiros, ou confeccione um. Caso seja possível, confeccione um relógio com a turma, assim, cada um terá o seu.
Sugestões para exploração do relógio:
Com o relógio em mãos explique:
1- O ponteiro pequeno é o da hora. Mantenha o ponteiro dos minutos no 12, e mova o ponteiro da hora para várias posições. Diga que quando o ponteiro dos minutos estiver no 12, a hora é exata.
2- O ponteiro grande é o dos minutos.Mantenha o ponteiro da hora parado, e mova o ponteiro dos minutos, explicando o que cada posição significa. Comece com os múltiplos de 5; depois do aluno entender esses, avance com os minutos “quebrados” como 18 e 39. Permita que o aluno mexa no ponteiro dos minutos e pratique até estar confortável.
3- Como se lê os ponteiros da hora e o dos minutos juntos. Conforme o nível de seus alunos, explique apenas horas e exatas e com o tempo vá progredindo as dificuldades. Exemplo: Comece com horas exatas: 7 horas, 9 horas. Depois inclua: 2h30min, 4h45min, 9h05min.
Veja nossas sugestões para confeccionar um relógio com os alunos:
. Sítio: “O mundo das crianças”. Disponível em: <http://imagensparacolorir.blogs.sapo.pt/2011/09/05/>.
. Sítio: “Artesanal e reciclagem”. Disponível em: <http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2833-como-fazer-relogio-artesanal-dicas-e-modelos.html>.
. Sítio: “Ehow” - Como fazer um relógio de papelão. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/relogio-papelao-como_96051/>. Acessados em: 29 de set. 2014.
Observação: Se você achar conveniente, registre as sugestões acima na lousa e peça que a turma copie no caderno de Matemática.
Outras sugestões
Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou usar um projetor multimídia para projetar o relógio. Veja alguns exemplos:
. Sítio: “Cluber Júnior”. Disponível em: <http://junior.te.pt/escolinha/anosLista.jsp?id=221&p=2&d=mat&t=apr>.
. Sítio: “Blog Erika Vecci”. Disponível em: <http://erikavecci.blogspot.com.br/2011/06/aprenda-ver-as-horas-e-os-minutos.html>.
. Sítio: “Escolovar” - Relógios. Disponível em: <http://www.escolovar.org/mat_relogio_clock6.swf>.
Outros relógios poderão ser acessados no Sítio: “Escolovar” - Relógios. Disponível em: <http://www.escolovar.org/mat_tempo_relogiossswwff.htm>. Acessados em: 30 de set. 2014.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, atividades lúdicas são recursos importantes para ajudar os alunos a compreenderem as atividades desenvolvidas.
Proponha um momento de realização de jogos e vídeos sobre horas e relógios. Reserve um tempo no Laboratório de Informática ou se preferir, peça para os alunos jogarem no laptop. Acesse Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digite os sítios abaixo com atenção.
Esses sítios também poderão ser acessados no tablet, caso os alunos tenham acesso ao mesmo ou ainda em computadores do Laboratório de Informática. (Professor, é importante que você já tenha conhecimento das atividades para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes aos conteúdos trabalhados.). Sugerimos:
. Sítio: “Youtube” - O relógio marca as horas, que horas são agora? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WHeQ3FNZRaU>.
. Sítio: “Youtube” - CARROSSEL Animado – brincam de “que horas são? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D79ZGiyc3GU>.
. Sítio: “Atividades Educativas” – Relógio horas. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?procurar_por=rel%F3gio+horas&x=0&>.
.Sítio: “Hora de brincar” - Relógio do Iguinho. Disponível em: <http://www.horadebrincar.com/infantis/relogio_do_iguinho.htm>. Acessados em: 30 de set. 2014.
Para finalizar este momento questione os alunos sobre o que eles acharam e o que foi possível aprender. Desafie, por meio de diálogo, e instigue a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram sobre relógios.
Observação: Professor, ao abrir cada um dos endereços acima, você terá acesso a vários jogos, é só escolher e jogar. Observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre a forma como estão jogando, interfira apresentando novos desafios. Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para consolidar os conhecimentos dos alunos sobre relógios e horas, registre as atividades a seguir, na lousa e peça para que a turma copie e resolva.
Lembre-se: Desafie os alunos para que façam as atividades, ou seja, faça com os alunos e não para os alunos. Como afirma Leite e Moraes, “[...] é importante que estejamos a postos para levantar questões pertinentes e disponibilizar as informações e condições necessárias para a realização das tarefas”. (LEITE, Tânia Maria S. B. Rios; MORAIS, Artur Gomes de. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atendendo à diversidade: o trabalho com todas as crianças no dia a dia, usando diferentes recursos didáticos. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 7, 2012, p. 19-30). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_7_MIOLO.pdf>.Acesso em: 30 de set. 2014. |
1- Observe os relógios e escreva a hora que cada um marca. (Professor, você poderá bater carimbo de um relógio, ou solicitar que os alunos desenhem utilizando uma moeda ou uma régua. Não importa o formato do relógio.).
Fonte:Sítio: “Banco de atividades”- Relógios para completar as horas. Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/matematica-relogios-para-completar-as.html>. (Adaptação da autora.).
2- A professor esqueceu de fazer o ponteiro grande nos relógios abaixo. Mesmo assim, é possível saber as horas. Que horas são?
(Resposta: 11 e meia; 8 horas; 10 e meia.).
Fonte:Sítio: “Banco de atividades”- Relógios para completar as horas. Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/matematica-relogios-para-completar-as.html>. (Adaptação da autora.).
3- Observe a imagem a seguir:
Fonte: Sítio: “Blog Planeta Curioso”. Disponível em: <http://gauchaopina.blogspot.com.br/2012/01/veja-fotos-do-ano-novo-ao-redor-do.html>. Acesso em: 30 de set. 2014.
Agora, responda:
a- O relógio que aparece na imagem tem um ponteiro só? ______________ (Não)
b- Ele marca exatamente __________ horas. (12 horas)
c- É meio dia ou meia noite? Justifique sua resposta. ____________________________________________________________________ (Meia noite. Justificativa provável: Observei que a imagem representa o período da noite.).
4- Escreva uma frase em que apareça algum horário: nove horas ou onze e meia, por exemplo.
______________________________________________________________________
Sugestão de links para o aluno:
. Sítio: “Escola Games”. Aprendendo horas. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>.
. Sítio: “Quintal da cultura”. Aprenda ver as horas. Disponível em: <http://tvcultura.cmais.com.br/quintaldacultura/jogos/gui-e-estopa/aprenda-a-ver-as-horas-gui-e-estopa>.
. Sítio: “Escolovar” - Horas. Disponível em: <http://www.escolovar.org/mat_tempo0.htm>.
Acessados em: 30 de set. 2014.
Sugestão de links para o professor:
. Sítio: “Portal do Professor” - Coleção de aulas: Medidas de tempo. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=127>.
. Sítio: “Portal do Professor” - Aula: Horas e relógios: o tempo não para. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51885>.
Acessados em: 30 de set. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
MACHADO, Nilson José. A peteca do pinto.São Paulo: Scipione, 2003. (A história trata da contagem e da leitura das horas em um relógio analógico.).
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana de seus registros e dos alunos. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, observe se os alunos conseguiram: reconhecer a medição e organização do tempo: segundo, minutos, horas; compreender a relação entre hora e minuto; conhecer as funções dos ponteiros em um relógio; compreender as noções de passado, presente e futuro; desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido; reconhecer diferentes funções dos relógios; identificar o antecessor e sucessor de um número; estabelecer relações de horário de início e término e/ou intervalo de duração de um acontecimento. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso do relógio em diferentes situações do dia a dia e também ter atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
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