Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Sistema de Medidas - Tempo

 

25/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo a organização de aulas relacionadas à compreensão e à formação do conceito de tempo. As primeiras aulas desenvolvem o conceito de tempo histórico, com a construção de uma linha de tempo, com os fatos importantes da vida dos alunos. A relação das semanas com as fases da lua, os porquês dos nomes dos meses e dos dias da semana, com ações relacionadas ao uso social da medida do tempo acontecem durante a construção do calendário. Partindo-se de como os homens se utilizavam da natureza para marcar o tempo, das diferentes maneiras utilizadas e dos diferentes aparelhos, trabalha-se a ampulheta e a invenção do relógio, a divisão do tempo em dias, horas e minutos pelo sumérios.A literatura infantil, nesta coleção, torna lúdico e auxilia a consolidação do conceito.A montagem e desmontagem de aparelhos, entrevistas, cálculos mentais, estimativas e situações-problema acontecem levando à construção do conceito de tempo que, apesar de bastante abstrato, pode ser formado a partir de atividades significativas para os alunos.

Autoria

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

calendário, medida de tempo, relógio

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Lista de Aulas da Coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 TEMPO HISTÓRICO: a montagem da linha de tempo de fatos importantes da vida das crianças.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Compreender a organização da história de vida marcada pelo tempo.

26/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13596 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 Passa, tempo - tic-tac

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar medidas de tempo • Realizar conversões simples

06/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5472 acessos

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Calendário: o dia, o mês e o ano

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento; vivenciar atividades de construção de painel de aniversariantes; compreender a quantidade de meses do ...

01/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14990 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Medidas de tempo: o calendário na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar...

17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 36844 acessos

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Quanto tempo o tempo tem?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar calendários

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1880 acessos

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 A contagem do tempo: milênio, século, década, ano.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender as maneiras utilizadas pelos homens de representar a passagem do tempo. - Entender como calculamos século, década, ano inicial e final de um determinado século. - Entender como calculamos há quanto tempo que um acontecimento ocorreu. - Compreender porque utilizam...

16/02/2011 Quatro estrelas 47 comentário(s) 101792 acessos

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

7 O país-do-sem-tempo, um lugar sem relógio

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ A importância do relógio no mundo atual.

20/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 1244 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Tic Tac – Parte 1

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As atividades aqui propostas possibilitarão ao/à aluno/a o desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais; de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas; o enriquecimento do vocabulário por meio da e...

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6929 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Tic Tac – Parte 2

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10447 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 HORAS E MINUTOS: relógio, marcador do tempo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo  

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10927 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Quem gastou mais tempo?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ A existência de diferentes maneiras para marcar o tempo. ◦ Contagem do tempo: dia, hora, minuto, segundo.

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1070 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 “Sete dias a semana tem...”: aprendendo os dias da semana e os meses do ano em língua de sinais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o calendário como marcador de tempo; identificar os diversos tipos de calendário presentes em nossa sociedade; conhecer os dias da semana e dos meses do ano em língua de sinais; nomear os dias da semana e meses do ano.

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27895 acessos

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Aula 1: O pescador e o gênio- Noções de tempo: hora, dia, ano ...

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Perceber que a Matemática está presente nas histórias. -Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século.  -Exercitar o cálculo mental.

27/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4067 acessos

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4378 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.