20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de construção da leitura e da escrita.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de out. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema
Autora : Lenira Almeida Heck
Ilustradora : Adriana Schnorr Dessoy
Fonte da imagem: Sitio: “Domínio público”. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu00005a.pdf>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Professor, utilizar o recurso da Literatura Infantil para desenvolver o processo de leitura e da escrita é essencial, pois além de desenvolver as habilidades relativas a esta meta, levamos os alunos a terem contato com a Literatura, estimulamos e formamos o hábito da leitura desde as séries iniciais.
Portanto, é interessante iniciar a aula apresentando o livro aos alunos. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, eles terão a opção de utilizarem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo.
Caso sua escola possua o projetor multimídia, dê preferência a este recurso para mostrar a eles os slides do livro, para que possa trabalhar passo a passo e explorar de forma que possibilite a interação dos alunos e o desenvolvimento da oralidade e dos direitos de aprendizagem. Para isto, sugerimos que apresente a capa do livro.
Dialogue com os alunos sobre:
Questione:
Leia o primeiro parágrafo, interrompa a leitura e questione:
Professor, aproveite para dar alguns exemplos, de sílabas canônicas e não canônicas. Pronuncie de forma clara, destacando que a escrita representa os sons da fala.
“Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e uma vogal (V) – nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (ma-to).” Fonte: sítio Glossário Ceale. Disponível em: <http://www.glossarioceale.com.br/verbetes/silaba-canonica> . Acesso em: 05 de out. 2014.
2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
A rainha Alfa chama os conselheiros: Beta, Gama e Ômega.
Professor, estimule a curiosidade dos alunos e aproveite para trabalhar o uso do dicionário.
Apresente o dicionário, explique como ele se organiza e faça a pesquisa da palavra “Alfa” para que acompanhem e aprendam com você.
Deixe que tentem localizar as outras palavras: Beta, Gama e Ômega.
Solicite que os alunos registrem o significado de cada nome.
Apresente um texto que explica melhor cada um.
Para facilitar apresente aos alunos a cópia do texto.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O alfabeto utilizado para escrever a Língua grega teve o seu desenvolvimento por volta do século IX a.C., utilizando-se até aos nossos dias.
As letras que utilizamos na língua portuguesa tem origem no alfabeto grego.
Fonte: Sitio: “Wikipedia”, disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_grego>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Questione os alunos:
Oriente os alunos para que se organizem em grupos e criem uma apresentação das letras do alfabeto para classe, dê a eles sugestões e liberdade, pode ser em forma de desenhos, música, cartaz, história dentre outros.
Esta atividade é interessante pois possibilita que os alunos associem a leitura com a representação gráfica.
Deixe afixado na sala de aula um cartaz com as letras do alfabeto:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z |
3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Localizando informações no texto
Professor continue a leitura da história e vá fazendo as seguintes intervenções:
Transcreva a frase em que a rainha é anunciada.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Porque usaram as reticências, na frase “__Sua majestade... Alfa!”
( ) Para demonstrar respeito pela rainha.
( ) Para mostrar que houve uma pausa mais longa.
( ) Para fazer uma pergunta.
( ) Para mostrar que a frase acabou.
Trabalhando com os numerais ordinais:
Observe o quadro e preencha a ordem em que as letras entraram no salão. Use os numerais ordinais:
Número ordinal |
Letra |
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Tratamento da informação
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 05 de out. 2014.
Observando a tabela da ordem em que as letras entraram no salão, responda:
Qual letra entrou depois do M?__________________________________________
Qual letra entrou entre as letras O e Q?____________________________________
Quais letras entraram antes da letra i?_____________________________________
Quais letras entraram depois da letra T?___________________________________
Qual letra ocupa o décimo primeiro lugar?_________________________________
Quantas letras entraram depois do oitavo lugar?_____________________________
Qual letra está antes do décimo quinto lugar?________________________________
Qual letra entrou em primeiro e em último lugar?____________ _____________
4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
1º Momento: aprofundando o tema
Quais consoantes a rainha separou?________________________________________
Tem como formarmos palavras sem utilizarmos as vogais?______________________
Por quê?_______________________________________________________________
Quais as letras foram homenageadas pela rainha? _________, _________, __________
2º Momento: cantando e aprendendo
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 05 de out. 2014.
Vamos cantar as músicas que foram cantadas na história?
Professor, entregue uma cópia da letra para cada aluno ou deixe que a visualizem no projetor multimídia para cantarem.
Explique que paródia é quando modificamos a letra da música, mas mantemos a melodia e o ritmo original, foi o que fizeram utilizando a música "Marcha soldado".
3º Momento: produzindo texto coletivo
Vamos criar uma música também?
Proponha a construção de uma paródia coletiva, utilizando as letras do alfabeto.
Discuta com os alunos sobre qual música utilizarão para construírem a paródia. Procure utilizar uma cantiga de roda que os alunos já saibam cantar, para facilitar.
Estimule os alunos a darem ideias, procure aproveitá-las na elaboração da paródia.
Depois, cante com a turma e proponha a coordenação e direção para agendarem um horário para apresentarem para escola. Para isso, sugerimos que faça as letras coloridas e cole nos alunos, para o dia da apresentação.
5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com diferentes gêneros textuais
Professor leve para sala de aula:
Apresente cada gênero, explore a função social de cada um, o tema, em qual portador são encontrados e aproveite também para que os alunos exercitem a leitura.
Solicite que se reúnam em grupos e dê para cada um uma cartolina ou um pedaço de papel Kraft.
Solicite que pesquisem nos diferentes gêneros e localizem palavras que começam com as letras do alfabeto e transcrevam no cartaz.
Distribua fichas recortadas de papel sulfite colorido, para que escrevam as palavras que escolheram e colem nos cartazes, assim terá um efeito visual mais alegre, combinando com o estilo de trabalho para esta faixa etária.
Fonte da imagem: Sitio: “Vendas iv 7 encarte pra supermercado”. Disponível em: <http://vendas.iv7.com.br/produto/Encarte-pra-Supermercado-Couche-Brilho-Total-30x42-CM-%252d-4x4..html>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Fonte da imagem: Sitio: “Leitura escrita”. Disponível em: <http://leituraescrita.spaceblog.com.br/1767471/Indicacao-de-Livros-de-Literatura-Infantil/>. Acesso em: 05 de out. 2014.
6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Brincando com as letras
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 05 de out. 2014.
Discuta com os alunos sobre a possibilidade de fazerem o desfile das letras.
É interessante que se faça sorteio para definir quem irá representar cada letra, assim não gera conflito para escolha.
Se o número de alunos for menor que a quantidade de letras, alguns alunos poderão desfilar duas vezes.
Caso o número de alunos seja maior que o número de letras, alguns alunos poderão desfilar com os encontros vocálicos.
Para o desfile trace uma passarela no chão e providencie um fundo musical (sugerimos a música do abecedário da Xuxa).
Peça ajuda da família para que providencie uma fantasia que represente a letra do filho. Para isso, envie um bilhete.
Uberlândia, ____ de _________ de 2014. Senhores, pais ou responsáveis,
Realizaremos na escola, um desfile com as letras do alfabeto, dia ___/___/2014. Seu (a) filho(a)___________________________________, representará a letra____. Solicitamos sua ajuda confeccionando uma fantasia, com não tecido, papel ou outro material que tiver disponível. Solicitamos que não comprem material e sim reaproveitem materiais e usem sua criatividade. Grata pela sua parceria.
A professora |
Convide os pais para o desfile na escola.
Brincando e aprendendo
Professor, para concluir este trabalho, sugerimos uma atividade lúdica, onde você poderá observar se os alunos aprenderam o que foi trabalhado ao longo das atividades desenvolvidas. Veja a sugestão a seguir:
Jogo “Fique atento”
Este jogo ajuda os alunos a reconhecerem as letras do alfabeto, constituir sílabas e palavras, além de trabalhar a atenção.
Material necessário:
Plaquinhas com as letras do alfabeto.
Como jogar
Dividir a turma em duas equipes, cada uma deverá ter alunos com duas ou três letras.
O professor deverá ter uma caixinha com as consoantes e outra com as vogais.
Quando o professor sortear uma consoante e uma vogal, os alunos de cada equipe que estão com elas deverão correr até a frente e se posicionarem levantando a plaquinha da letra sorteada formando a sílaba corretamente. Ganha a equipe que formar primeiro e corretamente.
Começar com as sílabas canônicas depois que já tiverem compreendido o jogo acrescentar sílabas não canônicas (discutir as regras e fazer os combinados com os alunos.).
Ao final da dinâmica discutir com os alunos:
Para os alunos
No reino das letras felizes é um vídeo com slides da história e uma música suave ao fundo. Uma boa opção para apresentar a história, de uma forma agradável e relaxante. Disponível no “YouTube” <http://www.youtube.com/watch?v=t-3_a7r1ylM>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Este sítio apresenta uma série de jogos interativos em que os alunos aprendem brincando. Disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/ Acesso em: 05 de out. 2014.
Os jogos é uma ótima opção de aprendizagem e o sitio Smartkids é um grande aliado neste processo. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Para os professores
No sitio “Portal do professor”, você tem acesso a aula: Como explorar o alfabeto em sala de aula a partir de atividades significativas. É também uma boa opção para trabalhar o alfabeto em sala de aula. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35431>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Como compreender e identificar as letras utilizando o alfabeto na escrita de palavras, frases e textos? Esta aula está disponível no “Portal do professor”. Apresenta boas estratégias de intervenções para trabalhar com o alfabeto. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38517>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Criando e recriando com o alfabeto móvel, esta aula trabalha com o alfabeto móvel, um grande aliado no processo de aprendizagem. Disponível no sitio “Portal do professor” <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48616>. Acesso em: 05 de out. 2014.
A avaliação no ciclo inicial de alfabetização é necessariamente processual, para que isto aconteça de uma maneira coerente e forneça dados ao professor quanto a evolução da leitura e da escrita é indispensável que ele tenha instrumentos e registros. Para tal, podemos contar com o portfólio, uma ficha individual de acompanhamento, a observação e a interação dos alunos no decorrer do processo. É necessário, que o aluno demonstre avanços em sua escrita e no desenvolvimento de sua linguagem oral e atitudes de interação entre seus colegas. Durante todo processo registre a participação dos alunos, anote quais as dificuldades e realize as intervenções para avançarem no processo de leitura e na escrita.
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