Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CHARGES COM TEMAS POLÍTICOS

 

20/10/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer mais informações sobre as charges.
  • Explicar as charges com suas próprias palavras.
  • Interpretar uma charge.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura de imagens.
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Internet
  • Vídeo
  • xerox

 

  • Professor, Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade. O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga". A primeira charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título "A campanha e o Cujo". Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre, que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e caricaturista.

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - SENSIBILIZANDO PARA ESTUDO DO TEMA

 

 

 

 

 

 

Dilma e Aécio-Funk da mentira


 

 

ATIVIDADE 2 -INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE CHARGE

 

 

  • Professor, apresente em datashow algumas informações sobre as charges.

 

SLIDE 1

As charges são muito utilizadas para fazer críticas de natureza política. São normalmente publicadas em jornais ou revistas e conseguem atingir um vasto público. Para interpretar o significado de uma charge, é necessário estar a par dos acontecimentos políticos nacionais e internacionais.

 

SLIDE 2

Entre os anos de 2005 e  2006, a publicação de 12 charges sobre o profeta Maomé, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, causou muita polêmica e revolta na comunidade muçulmana. As charges foram designadas por "As faces de Maomé" e algumas mostravam a caricatura do profeta com uma bomba no turbante.

 

SLIDE 3

A charge é um desenho ou uma pequena história em quadrinhos que possui um caráter humorístico e crítico. Destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.


SLIDE 4

As charges são elaboradas por desenhistas e podem retratar diversos temas como, por exemplo, assuntos cotidianos, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.


SLIDE 5

As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas, livros, etc. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.

 

Informações disponíveis em: http://www.significados.com.br/charge/ Acesso em: 19 out. 2014.

 

MÓDULO 2

 

 

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO CHARGES

 

 

  • Professor, providencie cópias das charges abaixo para os estudantes. Peça a eles que expliquem cada uma das charges com suas palavras.

 

CHARGE 1

DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/search?q=charges+com+temas+politicos&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=2phXuUGCavKnUM%253A%253BVM5CiIqIin4XsM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.avozdocidadao.com.br%25252FdetailAgendaCidadania.asp%25253FID%2525253D2813&source=iu&pf=m&fir=2phXuUGCavKnUM%253A%252CVM5CiIqIin4XsM%252C_&usg=__0yewyH_2qYbkQGQzyyyBYXkYRhI%3D&ved=0CC0Qyjc&ei=f55CVNzxK4rIggS64oGwDQ#facrc=_&imgdii=2phXuUGCavKnUM%3A%3BB_gRYCJQd6xCZM%3B2phXuUGCavKnUM%3A&imgrc=2phXuUGCavKnUM%253A%3BVM5CiIqIin4XsM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.avozdocidadao.com.br%252Fimages%252Fcharge_duke_publico_privado.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.avozdocidadao.com.br%252FdetailAgendaCidadania.asp%253FID%253D2813%3B500%3B381 Acesso em: 18 out. 2014.

 

CHARGE 2

 

CHARGE DISPONÍVEL EM: https://www.google.com.br/search?q=charges+com+temas+politicos&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&imgil=2phXuUGCavKnUM%253A%253BVM5CiIqIin4XsM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.avozdocidadao.com.br%25252FdetailAgendaCidadania.asp%25253FID%2525253D2813&source=iu&pf=m&fir=2phXuUGCavKnUM%253A%252CVM5CiIqIin4XsM%252C_&usg=__0yewyH_2qYbkQGQzyyyBYXkYRhI%3D&ved=0CC0Qyjc&ei=f55CVNzxK4rIggS64oGwDQ#facrc=_&imgdii=2phXuUGCavKnUM%3A%3B72yxNShGEg9lEM%3B2phXuUGCavKnUM%3A&imgrc=2phXuUGCavKnUM%253A%3BVM5CiIqIin4XsM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.avozdocidadao.com.br%252Fimages%252Fcharge_duke_publico_privado.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.avozdocidadao.com.br%252FdetailAgendaCidadania.asp%253FID%253D2813%3B500%3B381 Acesso em: 18 out. 2014.

 

MÓDULO II

 

ATIVIDADE 1 - INTERPRETANDO CHARGE

 

 

  • Professor, entregue cópia da charge abaixo para os alunos com as perguntas. peça para eles se reunirem em grupos de 4 alunos e responderem às questões.

 

 

 

 

 

a) Quem é o personagem dessa charge? Como você o identificou?

 

b) Que região do país está sendo retratada no primeiro quadrinho? Por que podemos afirmar isso?

 

c) A que fases da vida do personagem as palavras “ontem” e “hoje” estão relacionadas?

  

e) Analisando o quadro “ontem”, podemos identificar que o personagem teve um passado cheio de privações/ limitações? Quais são os sinais (ÍNDICES) que nos permitem chegar a essa conclusão?

 

f) Analisando o quadro “hoje”, percebemos que, embora envelhecido, trata-se do mesmo personagem?

 

g) Onde ele mora agora?  Como podemos chegar a essa conclusão?

 

i) Como ele é retratado agora?

 

j) Que índices nos levam a entender que a situação de vida dele mudou?

 

k) Qual a conclusão que podemos chegar então, a respeito dessa Charge?

Atividade disponível no Blog da Cínthia. http://cinthiapires11.blogspot.com.br/2013/10/atividades-sobre-charges-e-cartuns.html Acesso em 20 out. 2014.

 

ATIVIDADE 2 - PESQUISANDO EM SITES

 

 

  • Professor, faça a correção, tentando aceitar diferentes e possíveis interpretações. Feche sua aula, pedindo aos alunos para pesquisarem em casa e trazerem cópias para a sala de aula de  5 charges com temas políticos. na próxima aula distribuir as charges para os estudantes e pedir que as expliquem com suas palavras. depois que escrevam sua análise em um papel.

 

 

ATIVIDADE 3 - ELABORANDO CARTAZES PARA DIVULGAÇÃO

 

 

  • Professor, com os textos e análises em mãos, peça aos alunos para colarem as charges e sua análise e afixem em um lugar de grande circulação de alunos e professores na escola.
Recursos Complementares

1. Para leitura do professor:

 

Só atividades sobre charge - http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/12/charge-internet-engana.html Acesso em: 20 out. 2014.

 

2. Aulas do Portal do professor:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697 Acesso em: 20 out. 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25116 Acesso em: 20 out. 2014.

Avaliação
  • Professor, os alunos deverão ser avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das charges apresentadas e, individualmente, quando eles poderão demonstrar o conhecimento a respeito  da composição e funcionamento do gênero estudado – charge.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.