Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Quem tem medo do ridículo?", de Ruth Rocha

 

22/10/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar o que entendem como ridículo.
  • Questionar os medos do ridículo apresentados pela obra de Ruth Rocha.
Duração das atividades
150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Narrativa.
  • Pesquisa básica na rede.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • atividades em duplas e em equipes, coletivas e orais;
  • pesquisa na internet;
  • tinta e telas ou papéis e desenhos.

 

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é sensibilizar os alunos para a temática medo do ridículo.

 

O professor iniciará a aula apresentando-se aos alunos com uma roupa um tanto esdrúxula para perceber as reações deles. Depois de apresentar-se à sala, o professor começará a cantar para os alunos e desafinará propositalmente para verificar as reações. Ao fim da cantoria, o professor fará com os alunos uma rodinha para discutir as percepções e reações deles diante da roupa esdrúxula e da cantoria desafinada.

Professor, a ideia é deixar os alunos à vontade para comentarem sobre suas impressões. Muito provavelmente, os alunos criticarão tanto a roupa quanto a cantoria. Se isso ocorrer, a ideia é questioná-los:

  • Por que não gostaram de minha roupa?
  • Por que não gostaram de minha cantoria?

 

 

Atividade 2

O objetivo é perceber o que os alunos entendem como ridículo.

 

No laboratório de informática, o professor pedirá para os alunos, em duplas, buscarem por imagens e ou situações que para eles seriam consideradas ridículas.

 

As imagens deverão ser salvas no computador para depois serem projetadas para toda a sala.

http://revistasorria.com.br/site/imagem/470.jpg Acesso em 20 out. 2014. 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQaWgdFaq1bijWM6nl6Bng4UXEi2SnwnuDst3AiG-6ajfyT0gKi Acesso em 20 out. 2014. 

 

Professor, como os alunos menores hoje dominam muito bem as tecnologias, ensine-os como salvar uma imagem da internet. Basta clicar na imagem com o botão direito do mouse e selecionar a opção "SALVAR IMAGEM". Em seguida, basta escolher um lugar (uma pasta) para salvar  arquivo.

 

Uma vez salvas, as imagens serão projetadas na sala e a dupla de alunos que as selecionaram deverão explicar aos colegas o porquê de tal ação.

Professor, aproveite esse momento para questionar sobre a temática de uma forma mais incisiva, percebendo o que os alunos entendem como ridículo. Aproveite também para desconstruir alguns entendimentos, caso haja necessidade.

 

Atividade 3

O objetivo é questionar os medos do ridículo apresentados pela obra de Ruth Rocha.

 

Os alunos lerão, em voz alta, por meio do projetor, a história de Ruth Rocha: "Quem tem medo do ridículo?", disponível em:http://pt.slideshare.net/eliarejany/quem-tem-medo-do-ridculo-ruth-rocha Acesso em 20 out. 2014.

 

1

 

Após a leitura, o professor dividirá a turma em seis grupos para a discussão e apresentação de pontos da história.

 

Grupo 1

"Ridículo dá mais medo do que cair de avião, do que dar trombada em posto, do que tiro de canhão."

Grupo 2

Dá medo ir a uma festa com a turma da escola com a roupa mais frajola.

Grupo 3

Dá medo em dia de sabatina não saber a lição.

Grupo 4

Dá medo estar com a turma quando a mãe aparece.

Grupo 5

Dá medo falar e a voz sair esquisita.

Grupo 6

Dá medo soltar um pum no meio de uma conversa.

 

Professor, em um primeiro momento, deixe a turma discutir se de fato o que a história indica é ridículo e por quê. Aguce-os para pensar que se estivessem nas situações apresentadas, também sentiriam medo do ridículo. Depois, peça aos alunos para irem à frente da turma e dizerem sobre sua opinião e discussão. Deixe os grupos à vontade para intervirem no grupo dos colegas. É de fundamental relevância que você, professor, coloque em xeque os medos de ridículo, de modo a problematizar a situação, por exemplo:

 

  • Quem sente medo de ridículo?
  • Existe um ridículo igual para todos?
  • O que é ridículo para um é necessariamente para o outro?
  • Será que existe um ridículo mais ridículo?
  • É preciso ter medo do que seja considerado como ridículo?
  • Quem considera algo como ridículo? Por quê?
  • É errado ser ou estar ridículo?

 

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/367942/gd/135957367569/SEJA-RIDICULO.jpg Acesso em 20 out. 2014.

 

 

Atividade 4

O objetivo é a representação do que seja ridículo para os alunos.

 

Em parceria com os professores de Arte, os alunos deverão pintar ou desenhar seus medos de ridículo para uma exposição na escola. É importante combinar antecipadamente a atividade para que sejam providenciadas telas.

Professor, caso a turma, após discussão da atividade anterior, julgue que não há motivos para ter medo do ridículo, modifique esta atividade, fazendo com que os alunos pintem ou desenhem coisas ou situações que não poderiam ser encaradas como ridículas ou ainda situações mais sérias que podem ser consideradas ridículas, como exemplo uma criança sem escola. Isso vai depender de como a turma vai lidar ideologicamente com os questionamentos da atividade anterior.

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/812332/gd/132967483972/Tao-humano-tao-ridiculo.jpg

 Acesso em 20 out. 2014. 

Recursos Complementares
Avaliação

Nessa proposta, a ideia é entender o que os alunos concebem como ridículo e problematizar esse entendimento. Para isso, as atividades de pesquisa na internet por imagens que representam o ridículo e as pinturas e ou desenhos dos alunos mostrarão essa ideia. A problematização está contemplada pelos questionamentos do professor durante as apresentações das situações ridículas postas por Ruth Rocha.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 12/14 - 85.71%
  • Quatro estrelas 2/14 - 14.29%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivete Pereira de Barros, UFPB/CE/EaD , Paraíba - disse:
    barrosivete6@gmail.com

    25/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, especialmente nas primeiras fases do desenvolvimento das crianças como práticas de formação da identidade individual e coletiva.


  • Rosimar ibiapina Batista, SEMED , Rondônia - disse:
    rosemarbatista@hotmail.com

    21/11/2014

    Cinco estrelas

    Maravilhoso o tema abordado. Muito propícia a discussão no momento atual onde a ideia da padrinização do comportamento está em alta.


  • ALEXANDRE MATHIAS PEDRO, SEB , Distrito Federal - disse:
    alexandre.tutor@gmail.com

    21/11/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns, muito boa sua aula!


  • josé luiz marcondes de moura, e.e. valdomiro silveira , São Paulo - disse:
    zeloco_locosom@hotmail.com

    20/11/2014

    Cinco estrelas

    Esse tema chamou bastante atenção na questão de ser o ridículo e não se infeliz ser forte para suportar esse tipo de bulling que o cerca .a minha opinião em relação ao assunto é que quando você procura ser diferente em criatividade em atitudes você incomoda e isso é onde a pessoa tem que ser forte para suportar as críticas e penso que jamais você pode desprezar alguma pessoa em relação ao assunto e lembrar que um precisa do outro pois não sabemos o dia de amanhã e temos que ser solidário


  • Raquel, ooooooooo , Rio Grande do Sul - disse:
    rak_bueno@hotmail.com

    20/11/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da provocação desta aula.


  • Paula, -------- , Rio de Janeiro - disse:
    paulaconceicaoo@gmail.com

    19/11/2014

    Quatro estrelas

    Achei bem interessante. Está mais do que na hora, dentro da sociedade que vivemos, refletirmos sobre algumas coisas, como essa por exemplo. Aceitar aquilo que é diferente aos nossos olhos, sem nenhum tipo de conceito pré-determinado. E ótimo que isso seja feito em sala de aula.


  • EDNICE DE MORAES NOGUEIRA, ESCOLA MUNICIPAL PEDRO FELIX DE MELO , Alagoas - disse:
    ednicemoaraes@outlook.com

    10/11/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito interessante e motivadora eleva auto estima tanto dos alunos quanto do professor.


  • ZULMIRA DOMINGUES DE FREITAS, NARBAL FONTES PROF , São Paulo - disse:
    zulmiradominguesdefreitas@gmail.com

    05/11/2014

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante e pretendo aplicar esta aula. Acredito que as crianças também se interessarão pelo tema.


  • vera, Prefeitura Municipal de Jaú. , São Paulo - disse:
    vltnx@hotmail.com

    03/11/2014

    Cinco estrelas

    Gostei da abordagem e o maravilhoso é saber que todos nós seres humanos já passou, passa ou passará por situações ridículas.


  • Ana Maria Ruiz Carazatto, EE Professora Idalina Vianna Ferro , São Paulo - disse:
    aninharuiz@yahoo.com.br

    03/11/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula deve ter sido muito descontraída, falar, mostrar, aprender ou mesmo falar do que já sabe ou aprendeu sobre o que é ou nao ridículo(para o bem ou para o mal) . Acredito que o objetivo da professora teve êxito, parabéns!


  • LUCIANA SILVA RIBEIRO, ALBERT EINSTEIN COLEGIO , São Paulo - disse:
    lsilvaribeiro2013@bol.com.br

    31/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a aula o tema muito propicio para se trabalhar em sala, e o conteúdo amplo.


  • DEBORA GOMES, THEREZINHA SARTORI PROFA , São Paulo - disse:
    debbigomes79@yahoo.com.br

    29/10/2014

    Cinco estrelas

    Amei... a sequência foi super clara, a disponibilidade do período foi perfeita, os sites para pesquisa são ótimos. Parabéns, pela dedicação e carinho na preparação desta aula. "Eu acredito na Educação de Qualidade e tenha certeza, vocês fazem parte dela."


  • VERA LUCIA DE OLIVEIRA RIBEIRO, GUIA LOPES , São Paulo - disse:
    veraluciarib@hotmail.com

    25/10/2014

    Cinco estrelas

    Essa aula com toda certeza muda a forma de pensar dos jovens. Parabéns essa aula é nota 1000. Um abraço......


  • SIMONE , SEC BAHIA , Bahia - disse:
    damiaosds@hotmail.com

    22/10/2014

    Cinco estrelas

    Olá Walleska, Gostei muito deste material e irei informar aos meus colegas que muitos ainda não acessam esse portal. Parabéns pelo aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.