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“Palavra Cantada” na alfabetização

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os diferentes tipos de gêneros textuais.
  • Refletir sobre o sistema de escrita alfabético;
  • Avançar no processo de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a capacidade de produzir pequenos textos;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Refletir sobre o trabalho infantil;
  • Compreender a relação grafema / fonema;
  • Realizar hipóteses de escrita;
  • Elaborar hipóteses;
  • Explorar as letras de músicas;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos reconheçam o sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação".   Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Palavra cantada 1

Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 05 de nov. 2014. 

 

Introduzindo o tema: cantando e remexendo

 

Professor, nada melhor para introduzir um tema do que uma música divertida e uma coreografia criada por você e seus alunos.

Antes,  questione-os sobre quem conhece as músicas da banda “Palavra Cantada” e aproveite para sugerir uma bem simples, que os alunos já conheçam, para fazer uma coreografia e cantar com eles.

Existem inúmeras sugestões de músicas que você pode escolher a partir da consulta ao sitio.

Sugerimos a música “A canoa virou”, por ser pequena e possibilitar movimentos simples que envolvem todo o corpo, como a onda, a simulação do nado e ir colocando os nomes dos alunos na letra da música. Veja a letra a seguir:

 

A canoa virou

 

A canoa virou,
Quem deixou ela virar?
Foi por causa da .....,
Que não soube remar.
(bis)

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a .....
Lá do fundo do mar... (2X)

Sitio: “Letras músicas”. Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Cantando e refletindo: criança não trabalha!

 

Professor, a música é um recurso extremamente rico para trabalharmos na alfabetização, pois envolve os alunos e torna o aprendizado prazeroso para os pequenos, pois além de possuir uma linguagem lúdica e a melodia, ela possibilita desafios relativos às etapas de aquisição da leitura e da escrita, de forma contextualizada e divertida.

Com o recurso da música é possível abordar temas relevantes para as crianças, desenvolvendo atividades que trabalham os direitos de aprendizagem.

 

Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, eles terão a opção de utilizarem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo da música, mas, se não participam do UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.

 

Criança não trabalha

Palavra Cantada

 

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...

Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

 

Palavra cantada

Fonte para assistir aos vídeos e ouvir as músicas. Sitio: “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/>.  Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Depois que os alunos assistirem a apresentação do vídeo com a música, proponha cantarem juntos e explore oralmente:

 

  • Quais palavras rimam no final das estrofes?
  • Quantas  palavras têm na primeira estrofe?
  • Peça que os alunos expliquem o que o autor quis dizer com: “Criança não trabalha, criança dá trabalho. Criança não trabalha...”
  • Quais palavras que aparecem na letra da música e que são nomes de brinquedos, de alimentos e de material escolar?
  • Qual parte da letra da música mostra que a criança tem direito a: saúde, alimentação, escola e cuidados na família?

 

Peça que substituam a última palavra dos versos da penúltima estrofe mantendo as rimas:

Lápis, caderno, chiclete, .....
Sol, bicicleta, skate, ......
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, .....

 

 

Trabalho em duplas: retratando a estrofe

 

Distribua as estrofes e oriente que, em duplas, retratem a estrofe que receberam.

Monte um varal com as produções na parte externa da sala de aula socializando para o restante da escola.

Discuta com os alunos que as crianças não podem trabalhar fora, ou executar tarefas que coloquem sua segurança em risco, mas nada impede de serem solidários com a mamãe ajudando nas tarefas da casa e sendo organizados, arrumando seu quarto e guardando o que usam, tais como: brinquedos, sapatos, roupas, dentre outros.

para casa UCA

Oriente os alunos a pesquisarem em casa:

 

Tarefas que realizo para ajudar em casa:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

Tarefas que posso realizar para ajudar em casa:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

 

Professor, retome a atividade de casa e solicite que leiam, assim, terá dados para discutir o que é considerado exploração do trabalho infantil e o que é atitude de responsabilidade e colaboração com a família.

Observe se foram os alunos que fizeram os registros ou se foram os pais e avalie as dificuldades apresentadas, quanto a ortografia, pontuação e concordância.

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Palavra cantada 2

Fonte da imagem: Sitio “pdt”. Disponível em: <http://www.pdt.org.br/noticias/mpt-quer-o-fim-do-trabalho-infantil-nas-lavouras-de-cebola-de-itobi-sp>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.            

                                                          

  Produzindo texto a partir do gênero textual “cartaz”

 

Professor, aproveite a exploração do tema “Trabalho infantil” e faça a leitura de imagens. Esta é uma estratégia que permite explorar importantes habilidades para alfabetização.

Apresente o cartaz com projetor multimídia ou imprima colorido para que possa explorar as cores e o efeito delas. Faça o levantamento de hipóteses:

  • O que vocês estão vendo?
  • Quantas pessoas aparecem na imagem? São 2 ou são 4?
  • São adultos ou crianças?
  • Por que chegaram a esta conclusão?
  • Qual imagem está no centro do cartaz?
  • O que o autor quis dizer com estas imagens?
  • O que está escrito no cartaz?
  • Por que tem uma parte escrita em letras maiores?

 

Leitura de imagens

 

Professor, depois de explorar o cartaz, entregue uma cópia da tirinha da turminha do MPF, para cada aluno e dialogue com os eles:

- O que está acontecendo no primeiro quadrinho?

- O que chama a atenção do menino no segundo quadrinho?

- O que ele faz no terceiro quadrinho?

 

Palavra cantada 3

Fonte da imagem: Sitio: “Ministério Público Federal”. Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/imagens/tirinhas/tirinha-traballho-infantil.GIF/view

>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Distribua uma folha para cada um e oriente para que registrem a história, lembrando-se de:

  • Dar um título para história.
  • Contar onde se passa a história.
  • Contar como se chama as crianças.
  • Qual a condição social de cada um.
  • Contar se os dois são felizes.
  • Contar o que pode ser feito para resolver o problema.

 


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ESEBA/UFU

 

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ALUNO(A)______________________________________ DATA: ____/____/2014

 

 

4ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, receba os alunos com a música: “Sai Preguiça”, da banda “Palavra cantada”.

Depois que ouviram a música, entregue uma cópia para cada aluno e trabalhe os direitos de aprendizagem no eixo: leitura.

  • Ler textos (poemas, canções, tirinhas...)
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.

 

Eixo: Produção de textos escritos

  • Organizar texto, dividindo-o em tópicos
  • Análise linguística: discursividade, textualidade e normatividade.
  • Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de publicação.
  • Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro.

 

Sai Preguiça

Palavra Cantada

A danada da preguiça
pode ser uma doencinha
que pega nos adultos
e também nas criancinhas

Da uma moleza
só querendo espreguiçar
só de falar nela
da vontade de deitar


REFRÃO

Sai preguiça
Vai te catar

Sai preguiça
Aqui não tem lugar

Sai preguiça
Comigo não tem vez

Sai preguiça
Vai pegar outro freguês

tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar

tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar

 

A danada da preguiça
pode ser uma doencinha
que pega nos adultos
e também nas criancinhas

Da uma moleza
só querendo espreguiçar
só de falar nela
da vontade de gritar

 

REFRÂO

Sai preguiça
Vai te catar

Sai preguiça
Aqui não tem lugar

Sai preguiça
Comigo não tem vez

Sai preguiça
Vai pegar outro freguês

tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar

tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar

sai preguiça eu preciso trabalhar

sai preguiça eu preciso trabalhar

SAI PREGUIÇA!!!!!!!

Fonte: Sítio: Letras.mus.br. Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

1 - Proponha uma leitura oral com a dinâmica de jogral. Para isso, explique aos alunos que o jogral necessita que o grupo que está lendo tenha o mesmo ritmo, senão fica incompreensível.

Analise a possibilidade de lerem com a seguinte dinâmica:

  • Primeira e terceira estrofe os meninos.
  • Refrão as meninas.
  • Depois inverta a ordem.
  • Outra possibilidade: dividir a turma em 4 grupos e cada grupo lê uma estrofe.

 

2 - Depois da leitura organize os alunos em grupos e entregue para cada grupo um envelope com a letra da música fatiada. Oriente que organizem a letra na sequência original.

 

3 – Coloque o símbolo no parêntese de acordo com o assunto das estrofes:

 

(    ) Espantando a preguiça.

(    ) A preguiça que incomoda.

 

4 – Este texto é uma música. Normalmente encontramos este tipo de texto em:

(    ) Revistas científicas     

(    ) Sítios da internet e cds

(    ) Gibis                            

(    ) Propagandas

 

5 – Transcreva o som do relógio (onomatopeia):

____________________________________________________________________________________________________

 

 

6 - Ditado lacunado

 

Entregue uma cópia da letra da música para os alunos e peça que completem as lacunas com as palavras que estão faltando.

Oriente que troquem seus ditados com o colega do lado e oriente que observem a grafia correta na lousa e faça a correção do ditado do colega.

Faça o levantamento oral das palavras que os alunos tiveram mais dificuldade e reforce com  a grafia correta.

 

A ___________________da preguiça
pode ser uma ___________________.
que ___________________nos adultos
e também nas criancinhas

Da uma _______________________.
só querendo espreguiçar
só de _____________________    nela
da vontade de ____________________.

Sai ______________________.
Vai te  ___________________.

Sai preguiça
Aqui não tem  ______________.

 

Palavra cantada 4

Fonte da imagem: Sitio: “fm Itabaiana”. Disponível em: <http://fmitabaiana.com.br/josecosta/blog/cantar-facilita-aprendizado-escolar>. Acesso em: 07 de nov. 2014

 

Jogo  cantado

 

Como jogar:

 

  • Divida a turma em 2 equipes.
  • Convide um aluno de cada equipe para ir a frente.
  • Utilize a  música “Sai preguiça” em pen drive ou cd, fique atento as partes que quer interromper.
  • Quando parar, os alunos deverão escrever na lousa, a palavra que dá sequência na música.
  • Vale pedir ajuda para os colegas.
  • Um aluno vai registrando a pontuação das equipes.
  • Ganha a equipe que pontuar mais.

É bom lembrar que o objetivo do jogo não é estimular a disputa, mas exercitar a escrita de palavras com o apoio da música, trabalhando a percepção auditiva e a consciência fonológica.

 

 

5ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

É hora de remexer

Palvra cantada 5

Fonte da imagem: Sitio: “Purana”. Disponível em: <http://purana.org.br/blog/?s=rock+in+rio>.  Acesso em:  07 de nov. 2014.

 

Professor, trabalhar o corpo é bom para desenvolver a consciência corporal, a coordenação motora, oralidade, interação e o bem estar do grupo.

Utilize a música como recurso para desenvolver estas habilidades e ainda explore os direitos de aprendizagem da leitura e da escrita.

Sugerimos a música “Estica dobra”, da banda “Palavra Cantada”.

 

Deixe que os alunos ouçam a música e tenham contato com a letra. Se a sua escola faz parte do UCA, eles terão a opção de utilizarem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo da música ou utilize o projetor multimídia ou cartaz.

Deixe que criem os movimentos e vá mudando aproveitando as sugestões.

 

Palavra Cantada

Estica Dobra

 

Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra

Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Dança trança

Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra

Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Vai viajar pelo céu
Qualquer lugar
Isso é bem fácil assim
Dança trança e balança
Dança trança

Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra

Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Dança trança

Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra

Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Vai viajar pelo céu
Qualquer lugar
Isso é bem fácil assim
Trança dança e balança

 

Fonte: Sitio: “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/estica-dobra.html>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Depois de movimentar, coloque uma música bem suave e faça um relaxamento.

Peça que os alunos se coloquem em uma posição confortável, fechem os olhos, enquanto isto ande entre eles, acariciando suas cabeças e falando baixinho, para que se sintam relaxados.

Assim conseguirá retomar a aula, centrar os alunos e levantar hipóteses sobre a música.

Oriente que levantem a cabeça observem a letra da música “Estica Dobra” e respondam:

 

1 - Quantas vezes as palavras abaixo aparecem na letra da música:

 

Estica= _____dobra= _____criança= _____ trança= _____ balança=_____dança=_____

 

2 – O que as palavras “criança, balança” tem em comum? ______________________

3 -  O que as palavras “trança e dança” tem em comum? _______________________

 

6ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Socializando: recital de músicas “Palavra Cantada”

 

Professor, depois de trabalhar com tantas músicas que tal sugerir aos alunos uma apresentação, para isso, façam coletivamente, um planejamento das ações que vão requerer para que possam realizar o “Recital Palavra Cantada”, tais como:

  • Pedir a autorização da direção da escola para fazer a apresentação no horário do recreio.
  • Agendar o dia e a hora.
  • Fazer a divulgação por meio de cartazes.
  • Fazer a programação com a escala das músicas.
  • Ensaiar as músicas que serão apresentadas.

 

Faça o registro por meio de uma filmagem, você poderá utilizar os laptops UCA ou uma máquina fotográfica no modo filmar. Depois de realizado o Recital faça uma avaliação com eles e verifique o que aprenderam com esta atividade.

Recursos Complementares

Aula disponível no sitio: portal do professor. Ela sugere trabalhar com a música como um gênero textual, usando a letra da música para auxiliar na alfabetização. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32027>. Acesso em:  07 de nov. 2014.

 

Este boletim traz informações sobre o tema trabalho infantil e direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Sitio: “Portal mpt”. Disponível em:  <http://portal.mpt.gov.br/wps/wcm/connect/29c38980482311d6b8a6f8f90279d0ad/MPT_Boletim_EXP_versao_12.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=29c38980482311d6b8a6f8f90279d0ad>. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

Este artigo fala que cantar nas escolas aumenta o desempenho dos alunos. Quem canta também fica menos doente, garantem especialistas. Fonte: Revista Educação Física – por Sabine Damaschke. Sitio: “fm Itabaiana”. Disponível em: <http://fmitabaiana.com.br/josecosta/blog/cantar-facilita-aprendizado-escolar >. Acesso em: 07 de nov. 2014.

 

No sitio: “Portal do professor”, encontramos esta aula que possibilita conhecer o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente a respeito do trabalho infantil e analisar situações de trabalho infantil. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20940>.  Acesso em: 07 de nov. 2014.

Avaliação

A avaliação é um momento especial, pois permeia todo processo e é essencial para determinar a dinâmica e adoção de novas estratégias, visando assegurar a apropriação do SEA (Sistema de Escrita Alfabética). Para que isto aconteça é necessário estar atento para o fato das crianças terem ou não alcançado a hipótese alfabética, se já compreenderam como funciona o SEA. Esta aula possibilita momentos de interação e convida as crianças a refletir sobre as palavras, observando, no interior das mesmas, as partes orais e escritas. Professor, lembre-se que seu registro a respeito dos avanços de cada aluno é determinante para que seu trabalho tenha êxito, seja ele na forma de relatórios, fichas de acompanhamento, portfólios ou atividades escritas e orais.

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