20/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos reconheçam o sistema de escrita alfabético.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aos oito anos de idade, as crianças já precisam ter o entendimento e a compreensão do funcionamento do sistema de escrita e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que não dominem todas as convenções ortográficas irregulares. Elas também precisam ter a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação.
É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 05 de nov. 2014.
1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: MICROSOFT OFFICE - WORD 2010. Disponível em: Clip-Art. Acesso em: 05 de nov. 2014.
Professor, nada melhor para introduzir um tema do que uma música divertida e uma coreografia criada por você e seus alunos.
Antes, questione-os sobre quem conhece as músicas da banda “Palavra Cantada” e aproveite para sugerir uma bem simples, que os alunos já conheçam, para fazer uma coreografia e cantar com eles.
Existem inúmeras sugestões de músicas que você pode escolher a partir da consulta ao sitio.
Sugerimos a música “A canoa virou”, por ser pequena e possibilitar movimentos simples que envolvem todo o corpo, como a onda, a simulação do nado e ir colocando os nomes dos alunos na letra da música. Veja a letra a seguir:
A canoa virou
A canoa virou,
Quem deixou ela virar?
Foi por causa da .....,
Que não soube remar.
(bis)
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a .....
Lá do fundo do mar... (2X)
Sitio: “Letras músicas”. Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Professor, a música é um recurso extremamente rico para trabalharmos na alfabetização, pois envolve os alunos e torna o aprendizado prazeroso para os pequenos, pois além de possuir uma linguagem lúdica e a melodia, ela possibilita desafios relativos às etapas de aquisição da leitura e da escrita, de forma contextualizada e divertida.
Com o recurso da música é possível abordar temas relevantes para as crianças, desenvolvendo atividades que trabalham os direitos de aprendizagem.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, eles terão a opção de utilizarem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo da música, mas, se não participam do UCA, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia.
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Fonte para assistir aos vídeos e ouvir as músicas. Sitio: “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/>. Acesso em: 06 de nov. 2014.
Depois que os alunos assistirem a apresentação do vídeo com a música, proponha cantarem juntos e explore oralmente:
Peça que substituam a última palavra dos versos da penúltima estrofe mantendo as rimas:
Lápis, caderno, chiclete, .....
Sol, bicicleta, skate, ......
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, .....
Distribua as estrofes e oriente que, em duplas, retratem a estrofe que receberam.
Monte um varal com as produções na parte externa da sala de aula socializando para o restante da escola.
Discuta com os alunos que as crianças não podem trabalhar fora, ou executar tarefas que coloquem sua segurança em risco, mas nada impede de serem solidários com a mamãe ajudando nas tarefas da casa e sendo organizados, arrumando seu quarto e guardando o que usam, tais como: brinquedos, sapatos, roupas, dentre outros.
Tarefas que realizo para ajudar em casa:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Tarefas que posso realizar para ajudar em casa:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Professor, retome a atividade de casa e solicite que leiam, assim, terá dados para discutir o que é considerado exploração do trabalho infantil e o que é atitude de responsabilidade e colaboração com a família.
Observe se foram os alunos que fizeram os registros ou se foram os pais e avalie as dificuldades apresentadas, quanto a ortografia, pontuação e concordância.
Fonte da imagem: Sitio “pdt”. Disponível em: <http://www.pdt.org.br/noticias/mpt-quer-o-fim-do-trabalho-infantil-nas-lavouras-de-cebola-de-itobi-sp>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Professor, aproveite a exploração do tema “Trabalho infantil” e faça a leitura de imagens. Esta é uma estratégia que permite explorar importantes habilidades para alfabetização.
Apresente o cartaz com projetor multimídia ou imprima colorido para que possa explorar as cores e o efeito delas. Faça o levantamento de hipóteses:
Professor, depois de explorar o cartaz, entregue uma cópia da tirinha da turminha do MPF, para cada aluno e dialogue com os eles:
- O que está acontecendo no primeiro quadrinho?
- O que chama a atenção do menino no segundo quadrinho?
- O que ele faz no terceiro quadrinho?
Fonte da imagem: Sitio: “Ministério Público Federal”. Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/imagens/tirinhas/tirinha-traballho-infantil.GIF/view
>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Distribua uma folha para cada um e oriente para que registrem a história, lembrando-se de:
_______________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
ALUNO(A)______________________________________ DATA: ____/____/2014 |
Professor, receba os alunos com a música: “Sai Preguiça”, da banda “Palavra cantada”.
Depois que ouviram a música, entregue uma cópia para cada aluno e trabalhe os direitos de aprendizagem no eixo: leitura.
Eixo: Produção de textos escritos
A danada da preguiça
pode ser uma doencinha
que pega nos adultos
e também nas criancinhas
Da uma moleza
só querendo espreguiçar
só de falar nela
da vontade de deitar
REFRÃO
Sai preguiça
Vai te catar
Sai preguiça
Aqui não tem lugar
Sai preguiça
Comigo não tem vez
Sai preguiça
Vai pegar outro freguês
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar
A danada da preguiça
pode ser uma doencinha
que pega nos adultos
e também nas criancinhas
Da uma moleza
só querendo espreguiçar
só de falar nela
da vontade de gritar
REFRÂO
Sai preguiça
Vai te catar
Sai preguiça
Aqui não tem lugar
Sai preguiça
Comigo não tem vez
Sai preguiça
Vai pegar outro freguês
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar
tic tic tic tic tic tic tah
sai preguiça eu preciso trabalhar
sai preguiça eu preciso trabalhar
sai preguiça eu preciso trabalhar
SAI PREGUIÇA!!!!!!!
Fonte: Sítio: Letras.mus.br. Disponível em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
1 - Proponha uma leitura oral com a dinâmica de jogral. Para isso, explique aos alunos que o jogral necessita que o grupo que está lendo tenha o mesmo ritmo, senão fica incompreensível.
Analise a possibilidade de lerem com a seguinte dinâmica:
2 - Depois da leitura organize os alunos em grupos e entregue para cada grupo um envelope com a letra da música fatiada. Oriente que organizem a letra na sequência original.
3 – Coloque o símbolo no parêntese de acordo com o assunto das estrofes:
( ) Espantando a preguiça.
( ) A preguiça que incomoda.
4 – Este texto é uma música. Normalmente encontramos este tipo de texto em:
( ) Revistas científicas
( ) Sítios da internet e cds
( ) Gibis
( ) Propagandas
5 – Transcreva o som do relógio (onomatopeia):
____________________________________________________________________________________________________
6 - Ditado lacunado
Entregue uma cópia da letra da música para os alunos e peça que completem as lacunas com as palavras que estão faltando.
Oriente que troquem seus ditados com o colega do lado e oriente que observem a grafia correta na lousa e faça a correção do ditado do colega.
Faça o levantamento oral das palavras que os alunos tiveram mais dificuldade e reforce com a grafia correta.
A ___________________da preguiça Da uma _______________________. Sai ______________________. Sai preguiça |
Fonte da imagem: Sitio: “fm Itabaiana”. Disponível em: <http://fmitabaiana.com.br/josecosta/blog/cantar-facilita-aprendizado-escolar>. Acesso em: 07 de nov. 2014
Como jogar:
É bom lembrar que o objetivo do jogo não é estimular a disputa, mas exercitar a escrita de palavras com o apoio da música, trabalhando a percepção auditiva e a consciência fonológica.
Fonte da imagem: Sitio: “Purana”. Disponível em: <http://purana.org.br/blog/?s=rock+in+rio>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Professor, trabalhar o corpo é bom para desenvolver a consciência corporal, a coordenação motora, oralidade, interação e o bem estar do grupo.
Utilize a música como recurso para desenvolver estas habilidades e ainda explore os direitos de aprendizagem da leitura e da escrita.
Sugerimos a música “Estica dobra”, da banda “Palavra Cantada”.
Deixe que os alunos ouçam a música e tenham contato com a letra. Se a sua escola faz parte do UCA, eles terão a opção de utilizarem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para acessarem o link abaixo e assistirem ao vídeo da música ou utilize o projetor multimídia ou cartaz.
Deixe que criem os movimentos e vá mudando aproveitando as sugestões.
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Dança trança
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Vai viajar pelo céu
Qualquer lugar
Isso é bem fácil assim
Dança trança e balança
Dança trança
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Dança trança
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Estica dobra
Dança de criança trança que balança a dança
Trança, dança e balança
Vai viajar pelo céu
Qualquer lugar
Isso é bem fácil assim
Trança dança e balança
Fonte: Sitio: “Vagalume”. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/estica-dobra.html>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Depois de movimentar, coloque uma música bem suave e faça um relaxamento.
Peça que os alunos se coloquem em uma posição confortável, fechem os olhos, enquanto isto ande entre eles, acariciando suas cabeças e falando baixinho, para que se sintam relaxados.
Assim conseguirá retomar a aula, centrar os alunos e levantar hipóteses sobre a música.
Oriente que levantem a cabeça observem a letra da música “Estica Dobra” e respondam:
1 - Quantas vezes as palavras abaixo aparecem na letra da música:
Estica= _____dobra= _____criança= _____ trança= _____ balança=_____dança=_____
2 – O que as palavras “criança, balança” tem em comum? ______________________
3 - O que as palavras “trança e dança” tem em comum? _______________________
Professor, depois de trabalhar com tantas músicas que tal sugerir aos alunos uma apresentação, para isso, façam coletivamente, um planejamento das ações que vão requerer para que possam realizar o “Recital Palavra Cantada”, tais como:
Faça o registro por meio de uma filmagem, você poderá utilizar os laptops UCA ou uma máquina fotográfica no modo filmar. Depois de realizado o Recital faça uma avaliação com eles e verifique o que aprenderam com esta atividade.
Aula disponível no sitio: portal do professor. Ela sugere trabalhar com a música como um gênero textual, usando a letra da música para auxiliar na alfabetização. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32027>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Este boletim traz informações sobre o tema trabalho infantil e direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Sitio: “Portal mpt”. Disponível em: <http://portal.mpt.gov.br/wps/wcm/connect/29c38980482311d6b8a6f8f90279d0ad/MPT_Boletim_EXP_versao_12.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=29c38980482311d6b8a6f8f90279d0ad>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
Este artigo fala que cantar nas escolas aumenta o desempenho dos alunos. Quem canta também fica menos doente, garantem especialistas. Fonte: Revista Educação Física – por Sabine Damaschke. Sitio: “fm Itabaiana”. Disponível em: <http://fmitabaiana.com.br/josecosta/blog/cantar-facilita-aprendizado-escolar >. Acesso em: 07 de nov. 2014.
No sitio: “Portal do professor”, encontramos esta aula que possibilita conhecer o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente a respeito do trabalho infantil e analisar situações de trabalho infantil. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20940>. Acesso em: 07 de nov. 2014.
A avaliação é um momento especial, pois permeia todo processo e é essencial para determinar a dinâmica e adoção de novas estratégias, visando assegurar a apropriação do SEA (Sistema de Escrita Alfabética). Para que isto aconteça é necessário estar atento para o fato das crianças terem ou não alcançado a hipótese alfabética, se já compreenderam como funciona o SEA. Esta aula possibilita momentos de interação e convida as crianças a refletir sobre as palavras, observando, no interior das mesmas, as partes orais e escritas. Professor, lembre-se que seu registro a respeito dos avanços de cada aluno é determinante para que seu trabalho tenha êxito, seja ele na forma de relatórios, fichas de acompanhamento, portfólios ou atividades escritas e orais.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/10/2015
Cinco estrelasMUITO BOM ! PARABÉNS