Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartões celebrativos on line: um gênero para presentear

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir um cartão celebrativo.
  • Perceber as características de um cartão celebrativo.
  • Conhecer as funções das partes da situação discursiva que envolvem o cartão celebrativo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar os recursos de navegação na web.
  • Dominar as partes de uma situação de comunicação: remetente/emissor. destinatário/receptor, mensagem, canal, código e contexto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Confecção de cartões on-line.
  • Leitura.
  • Conhecimento das normas de produção de cartão celebrativo.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.

 

Professor, é comum que as crianças sejam estimuladas a confeccionarem cartões nas datas comemorativas. Hodiernamente, outros recursos podem ser somados à confecção dos cartões celebrativos, mas a proposta textual para o objeto ainda é a mesma.

 

Aula 1

Professor, será necessário para essa aula que tenha disponíveis cartões celebrativos (aniversário, Natal, formatura, Páscoa, Ano Novo etc.) recebidos pelos alunos e por você. Para tanto, sugerimos que peça, em uma aula anterior, que os alunos levem cartões celebrativos que alguém da sua família tenha recebido e guardado de lembrança. É importante também que os alunos possuam e-mail.

 

Imagem disponível em: https://lh6.googleusercontent.com/-50s-juWOFaE/TYNtS-QzAlI/AAAAAAAACeo/hK-lRlHqSe0/s400/miani4.jpg, acesso em 08/11/2014.

Atividade 1

Professor, organize seus alunos em um semicírculo e peça para que cada um apresente o cartão celebrativo que trouxe para a aula. É importante que o aluno contextualize o cartão, diga para qual data ele foi enviado, quem mandou, para quem mandou, qual o texto etc.

Depois que todos os portadores de cartões tenham falado, peça aos seus alunos para refletirem sobre quais elementos foram comuns a todos os cartões. Depois que eles, isoladamente, tenham pensado, peça para que dois voluntários exponham suas percepções sobre os elementos comuns a todos os tipos de cartões.

Espera-se que os alunos levantem os seguintes elementos: envelope, destinatário, remetente, data celebrativa, proximidade entre o remetente e o destinatário, uma imagem na capa, o texto impessoal na parte interna, mensagem pessoal/personalizada na parte interna, assinatura, vocativo e despedida.

Escreva esses elementos no quadro à medida que os alunos entram em acordo com a presença dos elementos levantados pelos voluntários. Depois dessa dinâmica, solicite aos alunos que copiem esses elementos sob o título de Elementos de um Cartão Celebrativo em seus cadernos.

Atividade 2

Imagem disponível em: http://www.digitei.com/wp-content/uploads/cartao-de-natal-virtual.jpeg, acesso em 15/11/2014.

Pergunte a seus alunos como seria interessante se todos aqueles cartões viessem acompanhados de uma música, se eles fossem animados e que pudessem ser enviados pela internet. Essa questão serve somente para motivar os alunos a realizarem a tarefa a seguir: solicite aos seus alunos que escolham três pessoas para quem desejasse enviar cartões celebrativos de Natal. Depois disso, é importante que eles pensem, e escrevam em seus cadernos, qual mensagem pessoal/personalizada eles querem escrever para cada um dos destinatários escolhidos.

Sugerimos que logo após eles terem confeccionado as mensagens pessoais, que eles se organizem em uma roda de revisão. Para tanto, peça a eles que troquem suas mensagens com o colega, porque agora eles farão papel de revisores. Eles devem fazer a leitura silenciosa dos textos que não são seus, e, por meio da sua leitura atenta, dará sugestões de ortografia, sintaxe e revisão lexical para ajudar a melhorar o texto do colega. Se necessário for, deixe disponíveis dicionários e gramáticas para consulta.

Para uma revisão criteriosa, faça o texto rodar mais uma vez, sem que ele volte à mão do seu autor, para outro colega revisar as mensagens.

Após a segunda revisão, o autor das mensagens receberá seu texto novamente, fará a leitura silenciosa da sua produção textual com as sugestões dos revisores para avaliar se concorda ou não com os apontamentos. Em caso de dúvida de marcação ou de necessidade de defesa da sua ideia para com o revisor, possibilite a dinâmica de consulta e conversa com o colega que produziu o apontamento no texto.

Depois de finalizada a revisão texto, é chegada a hora de passá-lo a limpo. Para tanto, solicite seus alunos que façam a reescrita das suas mensagens em casa e que peçam, aos destinatários escolhidos para elas, os seus endereços de correspondência eletrônica, para que possam receber os cartões.

 

Aula 2 – Cartões de Natal on-line

Imagem disponível em: http://designtecnologico.com/public_html/wp-content/uploads/2010/11/cartoes-natal-animado.jpg, acesso em 15/11/2014.

Leve seus alunos ao Laboratório de Informática e peça para que eles acessem o Vox Cards, disponível em: http://www.voxcards.com.br/, acesso em 30/10/2014.

Os alunos devem escolher um cartão dentre os layouts da série Natal para cada um dos destinatários estabelecidos previamente por eles. Devem, também, digitar a mensagem pessoal/personalizada, o vocativo, linha de despedida, assinar, preencher o nome e o e-mail do destinatário e enviá-los.

Recursos Complementares

FRANCA, Thyago Madeira. Cartão de Natal: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28232, acesso em 08/11/2014.

ALMEIDA, Grazyelle Tomaz de. Trabalhando com o gênero cartão. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20208, acesso em 08/11/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar o gênero cartão celebrativo, os processos de interpretação e construção textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.