18/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
A turma deverá ter informações acerca do uso do tempo verbal presente, além de conhecimentos sobre palavras que indicam ações.
Informações ao professor
Professor, usar tempos verbais faz parte da nossa linguagem falada e escrita, é imprescindível saber como usá-la. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao se trabalhar a concordância dos verbos, é importante ter em vista o domínio gradual da norma-padrão, cujo ensino, ao longo da vida escolar, é uma das tarefas da escola. Mas, é preciso levar em conta que um trabalho, nesse nível de ensino, é apenas inicial e deve ter o objetivo de dar suporte para a produção textual, e não ser um fim em si mesmo. Ressaltamos que, o aluno vai ter oportunidade de aprofundar esse conhecimento teórico nos demais níveis de ensino. Enfim, não acho que o aluno deva, por exemplo, aprender regras e regras de concordância verbal, mas deve ter uma noção básica de concordância para poder redigir seu texto de acordo com a norma-padrão, se for essa a exigência do gênero trabalhado.
Nessa perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acercado uso do tempo verbal presente, além de ampliar seus conhecimentos sobre palavras que indicam ações.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>.Acesso em: 25 de out. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre atividades realizadas em nosso cotidiano. Ou seja, vamos dialogar sobre palavras que indicam ações.
Para isto, apresente imagens que representam ações. Mostre, por exemplo, as indicadas a seguir e logo após realize um diálogo para interpretá-las. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de Data Show ou DVD e apresente à turma. Ou leve a turma ao Laboratório de Informática, se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Você também poderá confeccionar cartazes.
Fonte: Sítio: “Ciência maravilhosa ”. Disponível em: <https://sites.google.com/site/cienciamaravillosa/periodo-ii/habitos-higienicos>. Acesso em: 25 de out. 2014.
Fonte: Sítio: “El Museu Virtual ”. Disponível em: <http://www.elmuseovirtual.com/ficha.php?menu_id=1&jera_id=560&page_id=533>. Acesso em: 25 de out. 2014.
Fonte: Sítio: “El Museu Virtual”. Disponível em: <http://www.elmuseovirtual.com/ficha.php?menu_id=1&jera_id=560&page_id=533>. Acesso em: 25 de out. 2014.
Sugestões de itens para o diálogo:
a- O que vocês estão vendo em cada imagem apresentada?
b- O que as pessoas retratadas nestas imagens estão fazendo? (Professor, liste na lousa as ações destacadas pelos alunos.).
c- Em que local estas pessoas estão realizando as atividades?
d- Vocês realizam algumas das ações apresentadas nestas imagens? Quais são elas?
Ouça as respostas e, se necessário, faça novos questionamentos. Se você preferir poderá registrar a interpretação acima por escrito. Para isto, escreva as questões na lousa, solicite que os alunos copiem e respondam. Não se esqueça de socializar as respostas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Lendo uma receita
Professor, para ajudar os alunos refletirem sobre a função dos verbos em uma frase, utilize uma receita, por exemplo, de um bolo. Se possível, faça o bolo com a turma, ou leve um para a turma degustar.
Registre na lousa a receita a seguir e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa. Ao registrar o modo de preparo, destaque as palavras que indicam ação. Eles irão perceber que os verbos indicam ação, pois mostram o que deve ser feito para preparar o bolo. (Professor, aproveite para trabalhar e/ou retomar informações sobre o texto instrucional. Lembre os alunos sobre as características deste gênero textual: qual é a sua estrutura, que tipo de informações ele apresenta e qual é a sua função, ou seja, ele tem a função de instruir, de orientar o leitor.).
Bolo verde
Ingredientes
4 ovos
1 copo de iogurte natural (200g)
A mesma medida do copo de iogurte de óleo
1 caixa de gelatina sabor limão
1 pacote de massa para bolo pronto sabor limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
Para a cobertura:
1 lata de leite condensado
Suco de três limões
Modo de preparar
Cobertura:
Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de limões e cubra o bolo.
Ao finalizar o registro, converse com a turma sobre as palavras destacadas no modo de preparo do bolo. Destaque:
Informe para a turma que palavras como colocar, deixar, acrescentar, bater, untar, despejar, levar, retirar, desenformar são chamadas de verbo. E que, nas próximas atividades, conheceremos um pouco mais sobre os verbos.
Dependendo do nível de seus alunos, não é preciso apresentar o conceito completo de verbo.
Lembre-se: Ao preparar a receita, os alunos devem pedir ajuda a um adulto. |
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo um pouco mais sobre verbos
Registre na lousa o texto a seguir e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa.
Festa no brejo
A saparia desesperada
coaxa, coaxa, coaxa.
O brejo vibra que nem caixa
de guerra. Os sapos estão danados.
A lua gorda apareceu
e clareou o brejo todo.
Até à lua sobe o coro
da saparia desesperada.
A saparia toda de Minas
coaxa no brejo humilde.
Hoje tem festa no brejo!
Fonte: Sítio: “Horizonte de poesia mexicana”. Disponível em: <http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm5.html>. Acesso em: 25 de out. 2014.
Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto. Esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Agora, faça você a leitura em voz alta. Depois, questione a turma:
Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente ao que foi apresentado no texto. Ao responder seus questionamentos, ressalte a importância do respeito aos animais.
Agora, registre na lousa as frases a seguir. Destaque palavras que indicam ações, veja:
coaxam: indica ação
estão: indica estado
venta: indica um fenômeno da natureza
Informe para a turma:
As palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza pertencem à classe dos verbos. Verbos são palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. |
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades
Professor, registre as atividades a seguir na lousa, peça que os alunos copiem e resolvam:
1- Complete as frases com os verbos do quadro. (Professor, se preferir você poderá substituir a palavra verbo por ações.).
estuda – come – conserta – abriu – trata - tocou |
a- O dentista _________ dos dentes.
b- Carlos _____________ a porta da sala.
c- O aluno ___________ para fazer uma avaliação.
d- O cavalo ___________ capim no pasto.
e- O telefone _________ várias vezes.
f- A costureira ___________ as roupas da sua freguesa.
2- Observe as imagens e escreva a ação de cada pessoa. Siga o modelo.(Professor, você poderá providenciar as imagens, ou pedir que os alunos desenhem. Se eles possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir programa KolourPaint: (Metasy > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois é só você providenciar as impressões.).
escrever ________ (beber) ________ (comer)
_____ (correr) _________ (dormir) ________ (ler)
Fonte das imagens: Sítio: “Como aprender inglês bien”. Disponível em: <http://comoaprenderinglesbien.com/lista-de-verbos-regulares-en-ingles/>. Acesso em: 25 de out. 2014.
3- Sublinhe os verbos das frases:
a- Vovó está contente.
b- Nós ficamos felizes com nossos alunos.
c- Ontem choveu muito.
d- Andrea ficou calada o tempo todo.
e- O dia amanheceu nublado.
4- Elabore uma frase para cada verbo:
a- come - ___________________________________________________________
b- estou - __________________________________________________________
c- amanheceu - _____________________________________________________
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Atividades lúdicas
Professor, por acreditarmos na importância das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem, sugerimos as atividades lúdicas a seguir:
Jogos Online
Acompanhe a turma ao Laboratório de Informática, a fim dos alunos realizarem as atividades que propomos. Por meio delas eles irão ampliar seus conhecimentos sobre verbos. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Também poderão utilizar o tablet. Convide a turma, para juntos, acessarem:
Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/verbos-memoria.html>.
Sítio: “Meus jogos online”. Disponível em: <http://jo21.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=8019150&jogo=jogar+jogo+da+forca+verbos+online>. Acessados em: 25 de out. 2014.
Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes momentos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolver os desafios dos jogos, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão tendo dificuldades em utilizar as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.
Ao final faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la? Por quê?
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Portal do professor” - Coleções de aulas “Tempos verbais”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=209>.
Sítio: “Portal do professor” - Coleções de aulas – Que estratégias podem ser utilizadas para se trabalhar os tempos verbais nos anos iniciais do ensino fundamental? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=430>. Acessados em: 25 de out. 2014.
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: identificam verbos em um texto; reconhecem e usam ações ocorridas no cotidiano;foram capazes de ler, interpretar e resolver questões apresentadas; reconheceram texto instrucional, receita. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!