25/05/2011
Um tempo verbal é a categoria gramatical que diz respeito ao tempo. Na teoria do “decoreba” é muito fácil passar o aprendizado dos tempos verbais, pois é só solicitar aos alunos que memorizem as conjugações correspondentes a cada tempo verbal. No entanto, a maioria dos professores de língua portuguesa não incorpora este tipo de metodologia, uma vez que não garante aprendizado. Então, constantemente, os educadores buscam meios de ensinar sobre a temporalidade verbal sem que o aluno se martirize com horas e horas de “decoreba”. Para tanto, é importante que o trabalho com verbos seja feito de maneira contextualizada, de maneira a facilitar a sua aprendizagem. A aula 1 leva o aluno a perceber as transformações ocorridas no decorrer do tempo, aprimorando a utilização dos tempos verbais: passado, presente e futuro. As aulas de 2 a 4 leva os alunos a identificarem os tempos verbais, presente, passado e futuro, com o contexto onde estão inseridos. A aula 5 desenvolve a noção do conceito ontem, hoje e amanhã num caráter interdisciplinar. A aula 6 aborda o verbo relacionado à pessoa do discurso, por meio da produção de descrição de ações cotidianas. A aula 7 leva o aluno a reconhecer a predominância verbal no pretérito imperfeito, nos contos de fada. A aula 8 trabalha com os verbos na terceira pessoa do plural. A de número 9 faz uma revisão dos tempos verbais, do modo indicativo, até então trabalhados. Na aula 10 acontece um aprofundamento do tema, levando os alunos a conhecerem os verbos no futuro do pretérito dentro de frases, parágrafos e pequenos textos. O trabalho de utilização dos tempos verbais estudados e o uso da condição se são abordados na aula de número 12.
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
verbos, tempos verbais, conjugações
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MINHA HISTÓRIA: EU ONTEM E HOJE
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O/A aluno/a poderá aprender a observar e relatar as transformações ocorridas no decorrer do tempo, tais como: mudança de crescimento, de pensamento e aprendizado. Aprenderá também a exercitar a oralidade, interagir com os outros, desenvolvendo aspectos da socialização. Será ca... 12/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5325 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite. Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro. 22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49325 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos. - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais. - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50270 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos 10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17409 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
TEMPO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver o conceito de ontem, hoje e amanhã. 27/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13299 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
Verbo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas. 25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95251 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16156 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Tempos verbais na 3ª pessoa do plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas... 10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5315 acesso(s) |
Rosemary Paula Basso Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA CHARQUEADA SP Informação e Comunicação |
9 |
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito 09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19260 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Verbos no futuro do Pretérito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito. 16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23761 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26702 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese). 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6048 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 14622 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!