16/09/2011
Esta coleção apresenta 15 aulas, as quais têm o objetivo de trabalhar os tempos verbais no Ensino Fundamental Inicial. Antes da abordagem desse assunto, e nos primeiros anos desse nível de ensino, recomenda-se que o professor adote a estratégia de, inicialmente, revisar as noções de tempo, para que os alunos construam tais referências. Dessa forma, as aulas de 1 a 5 propõem atividades de elaboração de calendários e de linhas do tempo, para que desenvolvam e fixem os conceitos de ontem, hoje e amanhã. Já a aula 6 introduz a classe gramatical verbo, sendo também um pré-requisito para a compreensão dos tempos verbais. Em seguida, as aulas de 7 a 9 contemplam os tempos verbais passado, presente e futuro, tempos que são trabalhados a partir de diversos textos e obras literárias. As aulas de 10 a 15 apresentam uma maior complexidade, já que abordam outros tempos verbais como o futuro do pretérito (aula 10 e 15), o pretérito perfeito e imperfeito (aulas 11, 12 e 13) e o tempo imperfeito do subjuntivo (aula 15). Esses tempos verbais, mais sofisticados, podem ser trabalhados mais especificamente no último ano do Ensino Fundamental Inicial – quinto ano.
Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
verbos, tempos verbais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
TEMPO VIVIDO PELAS CRIANÇAS NA ESCOLA.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Tomar como referência sua presença diária na escola para marcar o tempo no calendário 14/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8612 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
Como marcar a rotina e acompanhar a passagem do tempo por meio do calendário de sala de aula?
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar... 14/09/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6052 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
As diferentes maneiras dos Homens controlarem o tempo: tempo da natureza, tempo do relógio.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender as diferentes maneiras utilizadas pelos Homens para contar e controlar a passagem do tempo. - Relacionar as diferentes maneiras dos Homens contarem o tempo com o contexto socioeconômico e cultural em que cada maneira era utilizada. - Compreender que o homem criou... 10/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 31230 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A LINHA DO TEMPO DE CADA UM
Ensino Fundamental Inicial | História Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Compreender o que é uma linha do tempo; Levantar as características essenciais de uma linha do tempo Resgatar junto à família acontecimentos marcantes da sua vida; Construir sua linha ... 13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 110949 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
Noções de passado, presente e futuro na história vivida e na história escrita.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender as noções de passado, presente e futuro. - Compreender as noções de passado distante, recente e remoto na história vivida e escrita. - Compreender as noções de passado na história vivida e escrita. - Entender a história a partir das noções de passado, presente e ... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 40071 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
6 |
Verbo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas. 25/11/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95251 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Passado, presente ou futuro? - No tempo dos verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza. Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite. Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro. 22/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49325 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Agora, ontem e amanhã: verbos no tempo presente,passado e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar palavras que indicam ações em frases e pequenos textos. - Trabalhar noções de tempo através de agendas semanais. - Perceber as ações ocorridas no passado, presente e futuro. 09/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 50270 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
Simbad, o Marujo – Verbos – presente, passado (pretérito) e futuro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que os verbos podem ser flexionados de acordo com os tempos verbais Perceber que na fala e na escrita os tempos verbais devem “concordar” com o contexto onde estão inseridos 10/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 17409 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Verbos no futuro do Pretérito
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer verbos no futuro do pretérito. Usar verbos no futuro do pretérito. 16/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23761 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Narrativa: uso dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo nos contos de fada
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa interpretar diferentes contos de fada; reconhecer a predominância do verbos no pretérito imperfeito nos contos de fada; fazer atividades sobre verbos. 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16156 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Para acordar – “O catador de piolhos” e os verbos no pretérito – Modo Indicativo (Diléa Frate)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os três pretéritos do Modo Indicativo Compreender a diferença entre o tempo de cada pretérito Aplicar corretamente os pretéritos dentro de frases, parágrafos e textos 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26702 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Revisar os tempos verbais do Modo Indicativo: pretérito perfeito e pretérito imperfeito 09/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19260 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Tempos verbais na 3ª pessoa do plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador. Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas... 10/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5315 acesso(s) |
Rosemary Paula Basso Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA CHARQUEADA SP Informação e Comunicação |
15 |
Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar fatos reais e fatos ficcionais. Associar o uso da conjunção se à ideia de condição. Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese). 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6048 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 8561 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!