19/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Conhecer os conceitos de formação do som.
- Experienciar como o som se dissipa no vácuo.
- Compreender a propagação das ondas sonoras em meios materiais.
- Nocão do conceito de ondas mecânicas.
Todas nós falamos o tempo todo. Observer que o som emitido pelo ser humano pode ser agradável ou não. Podemos conversar normalmente e ouvir o que todos tem a dizer, mas quando a turma fica agitada e fala alto, o que acontece? Quando vocês estão num jogo de bola, como a torcida usa o som para se expressar?
Observe a obra “O Grito”.
De que Maneira podemos sentir o som: ouvindo e gritando ou imaginando e pintando?
Já pensou o como e o por que isso ocorre?
O grito. Edvard (Munch, 1895)
O som é uma forma de energia que provêm de um corpo em movimentos vibratórios, que se propaga em meios como o ar, água e metais.
Considerado como onda mecânica, longitudinal, mista e tridimensional.
As ondas sonoras que nossos ouvidos conseguem captar são denominadas sons. Veja a representação gráfica/imagem, utilizada pela Física, para representar uma onda:
- C1 e C2 são chamados de cristas de onda. - V1 e V2 são denominados vales de onda.
- A distância entre os vales consecutivos ou as ondas consecutivas determinado por (lambda em grego), é o comprimento ( l ) de onda, que pode ser medido em m, cm, mm, etc.
- A amplitude da onda pode ser medida pela distâ ncia da linha central ao ponto mais alto (crista) ou da linha central ao ponto mais baixo (vale), que também pode ser medida em m, cm, mm, etc.
Ufa...tudo isso só pra definir som?
É e não para por aí. Vejamos:
Para uma pessoa com audição normal os sons percebidos estão em uma freqüência de 20 Hz a 20 000Hz, agora se alguma lesão já ocorreu por ouvir ruídos intensivos, passa ouvir de 15000Hz a 18000Hz.
Atividade 01
No laboratório
Realize a seguinte experiência e sinta o som!
(Professor, realize esta a tividade com seus alun os em laboratório)
1 – Prenda uma pequena sineta a um bastão montado na rolha de uma garrafa contendo um pouco de água. Coloque a rolha num tubo de vidro e conecte a rolha um pequeno pedaço de tubo de borracha.
Mexa com a garrafa. O que ocorre? Você ouve o som adequadamente?
2 – Coloque a água do vidro para ferver.
Quando você ferve a água, o que ocorre com o vapor? O que resta dentro do vidro?
3 – A seguir, você deve fechar o recipiente (o bico do pedaço do tubo de borracha) e colocar o vidro numa bacia com água.
Ainda existe vapor na garrafa? O que ocorreu com o vapor?
Que tipo de ambiente estamos criando?
4 – Mexa novamente com a garrafa para tocar a sineta.
O que ouviu?
Agora deixe entrar ar na garrafa e mexa a garrafa para sineta tocar novamente.
Mais questões para análise do experimento:
Imagens disponíveis em:
CONHECER, Pesquisas de. Ciências físicas. São Paulo, Abril S. A. Cultural, 1985.
ENCICLOPÉDIA Compacta Istoé Guiness de Conhecimento Gerais. Acústica. São Paulo, Editora Três Ltda., 1995.
Atividade 02
De acordo com os objetivos desta aula, solicite aos alunos que realizem as atividades 01. 02 e 03 do seguinte experimento prático:
Atividade 03
Na sala de aula ou no laboratório de informática
Convide os alunos a assistirem a este vídeo.
Música das esferas [Arte e matemática]
Após assistirem solicite que criem um roteiro identificando os principais aspectos do som.
Os pontos aqui levantados auxiliarão no desenvolvimento da Aula seguinte, complementar a essa: Atributos do som: timbre
Considerando os temas abordados nesta aula, solicite aos estudantes que produzam um texto em que expressem o seu entendimento sobre:
- Os conceitos de formação do som.
- Suas conclusões sobre a experiencia de como o som se dissipa no vácuo.
- A propagação das ondas sonoras em meios materiais.
Após várias atividades realizadas, vamos organizar com a turma uma discussão, onde os estudantes apresentam sugestões da aplicabilidade deste conteúdo no seu cotidiano. Agora que conhecemos o mecanismo de propagação do som, como podemos utilizá-lo de de forma mais eficiente e com menos esforço físico?
Professor! Sugira que a turma vá registrando as discussões em seu caderno.
Nome | Tipo |
---|---|
Música das esferas [Arte e matemática] | Vídeo |
Ondas Sonoras | Experimento prático |
Conheça as aulas:
Saiba mais do grito em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_%28Edvard_Munch%29#O_Grito_de_Munch, acesso em 03 de set. de 2009.
A avaliação será realizada no desenvolver das atividades realizadas em aula pela:
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