Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinta o som!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer os conceitos de formação do som.

- Experienciar como o som se dissipa no vácuo.

- Compreender a propagação das ondas sonoras em meios materiais.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Nocão do conceito de ondas mecânicas.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Todas nós falamos o tempo todo. Observer que o som emitido pelo ser humano pode ser agradável ou não. Podemos conversar normalmente e ouvir o que todos tem a dizer, mas quando a turma fica agitada e fala alto, o que acontece? Quando vocês estão num jogo de bola, como a torcida usa o som para se expressar?

Observe a obra “O Grito”.

De que Maneira podemos sentir o som: ouvindo e gritando ou imaginando e pintando?

Já pensou o como e o por que isso ocorre?

undefined

O grito. Edvard (Munch, 1895)

O som é uma forma de energia que provêm de um corpo em movimentos vibratórios, que se propaga em meios como o ar, água e metais.
Considerado como onda mecânica, longitudinal, mista e tridimensional.

  • Onda mecânica porque necessita e só pode se propagar em meios materiais.
  • Onda longitudinal, pois as vibrações coincidem com a direção da propagação quando se propaga em fluídos.
  • Onda mista quando se propaga em sólidos.
  • E por se propagar em todas as direções, o som, é também tridimensional.

As ondas sonoras que nossos ouvidos conseguem captar são denominadas sons. Veja a representação gráfica/imagem, utilizada pela Física, para representar uma onda:

undefined

- C1 e C2 são chamados de cristas de onda.                       - V1 e V2 são denominados vales de onda.  

- A distância entre os vales consecutivos ou as ondas consecutivas determinado por undefined(lambda em grego), é o comprimento ( l ) de onda, que pode ser medido em m, cm, mm, etc.

- A amplitude da onda pode ser medida pela distâ ncia da linha central ao ponto mais alto (crista) ou da linha central ao ponto mais baixo (vale), que também pode ser medida em m, cm, mm, etc.


Ufa...tudo isso só pra definir som?
É e não para por aí. Vejamos:

Para uma pessoa com audição normal os sons percebidos estão em uma freqüência de 20 Hz a 20 000Hz, agora se alguma lesão já ocorreu por ouvir ruídos intensivos, passa ouvir de 15000Hz a 18000Hz.

Atividade 01

No laboratório

Realize a seguinte experiência e sinta o som!
(Professor, realize esta a tividade com seus alun os em laboratório)

1 – Prenda uma pequena sineta a um bastão montado na rolha de uma garrafa contendo um pouco de água. Coloque a rolha num tubo de vidro e conecte a rolha  um pequeno pedaço de tubo de borracha.
undefined
Mexa com a garrafa. O que ocorre? Você ouve o som adequadamente?


2 – Coloque a água do vidro para ferver.

undefined

Quando você ferve a água, o que ocorre com o vapor? O que resta dentro do vidro?

3 – A seguir, você deve fechar o recipiente (o bico do pedaço do tubo de borracha) e colocar o vidro numa bacia com água.

undefined
Ainda existe vapor na garrafa? O que ocorreu com o vapor?
Que tipo de ambiente estamos criando?


4 – Mexa novamente com a garrafa para tocar a sineta.

 undefined

O que ouviu?

Agora deixe entrar ar na garrafa e mexa a garrafa para sineta tocar novamente.

  • Por que será que ocorre isso com o som? Pesquise e descubra.

Mais questões para análise do experimento:

  • Vamos pesquisar sobre o som no vácuo. Já ouviu falar em infra e ultra-sons?
  • Você já assistiu algum filme onde ocorriam batalhas no espaço, com explosões, tiros, etc., tipo Star Wars? Será que o som se propaga no espaço? Procure pesquisar sobre a propagação do som no espaço.
  • Já pensou porque nos filmes de bangue-bangue e cowboys, as pessoas põem o ouvido no chão, e até mesmo no trilho de trens para ver se o trem, inimigo ou cavalos se aproximam? Por que será que fazem isso?

Imagens disponíveis em:

CONHECER, Pesquisas de. Ciências físicas. São Paulo, Abril S. A. Cultural, 1985.
ENCICLOPÉDIA Compacta Istoé Guiness de Conhecimento Gerais. Acústica. São Paulo, Editora Três Ltda., 1995.

Atividade 02

De acordo com os objetivos desta aula, solicite aos alunos que realizem as atividades 01. 02 e 03 do seguinte experimento prático:

[Ondas Sonoras]

  • Atividade O que você entende por som?
  • Atividade tirinha - Propagação do som
  • Atividade tirinha - telefone sem fio

Atividade 03

Na sala de aula ou no laboratório de informática

Convide os alunos a assistirem a este vídeo.

Música das esferas [Arte e matemática]

Após assistirem solicite que criem um roteiro identificando os principais aspectos do som.

Os pontos aqui levantados auxiliarão no desenvolvimento da Aula seguinte, complementar a essa: Atributos do som: timbre

catarse

Considerando os temas abordados nesta aula, solicite aos estudantes que produzam um texto em que expressem o seu entendimento sobre:

- Os conceitos de formação do som.

- Suas conclusões sobre a experiencia de como o som se dissipa no vácuo.

- A propagação das ondas sonoras em meios materiais.

prática social final

Após várias atividades realizadas, vamos organizar com a turma uma discussão, onde os estudantes apresentam sugestões da aplicabilidade deste conteúdo no seu cotidiano. Agora que conhecemos o mecanismo de propagação do som, como podemos utilizá-lo de de forma mais eficiente e com menos esforço físico?

Professor! Sugira que a turma vá registrando as discussões em seu caderno.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Música das esferas [Arte e matemática] Vídeo
Ondas Sonoras Experimento prático
Recursos Complementares

Conheça as aulas:

Saiba mais do grito em: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_%28Edvard_Munch%29#O_Grito_de_Munch, acesso em 03 de set. de 2009.

Avaliação

A avaliação será realizada no desenvolver das atividades realizadas em aula pela:

  • Observação: da construção dos conceitos pelos alunos e a aprendizagem dos estudantes;
  • Análise: dos questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados e,
  • Intervenção: que será realizada após o acompanhamento e leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções quando necessárias.
  • Produção textual: onde o estudante expressará o seu nível de compreensão do tema abordado, se necessário o professor deverá retomar alguns conceitos básicos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.