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Obesidade

 

22/10/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os fatores que levam à obesidade e as suas consequências.

Entender como o componente genético pode favorecer a obesidade.

Refletir sobre a condição social das pessoas obesas e sua relação com o modelo de beleza vigente.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, esta aula também pode ser adaptada para a modalidade EJA. Neste caso, favoreça a participação dos alunos em contribuições de exemplos e vivências.

Já para o ensino fundamental, a adaptação necessária é a explicação de que são os genes e como a genética influencia na expressão das características corporais.

Estratégias e recursos da aula

O que é ser obeso? Há diferença entre obeso e gordo? Existe discriminação contra pessoas obesas? Quais os problemas (sociais e de saúde) que a obesidade traz para o indivíduo?

Você conhece pessoas obesas? O que tem presenciado na sua comunidade em relação aos obesos?

Atente para as respostas e contribuições que os alunos farão a partir destes questionamentos. Verifique o que está implícito no discurso deles, se há preconceito contra esta situação, ou se há conceitos distorcidos, de modo a trabalhar e corrigir estes posicionamentos com o prosseguir das atividades. Como bom analista, lembre-se de anotar as colocações mais marcantes para ao fim das atividades, retomar o debate e colocar as falas iniciais dos alunos para análise dos mesmos.

Há quem divulgue que a obesidade é uma doença e vem se alastrando como epidemia por vários países.

 Toda doença tem seu agente etiológico. Sendo assim, o que causa a obesidade? São fatores externos (como má alimentação e sedentarismo) ou internos (genética)? É correto dizer que filhos de pessoas obesas será obeso? Por quê?

Vídeo - http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/BomDiaMinas/0,,MUL1262363-9077,00-OBESIDADE+ATINGE+DOS+BRASILEIROS.html

            Um recurso interessante é o vídeo “The Role of Genetics of Obesity”. O vídeo está na língua inglesa (tanto o áudio quanto a legenda). Todavia, o professor poderá utilizá-lo em parceria com o colega de Língua Inglesa.  

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The Role of Genetics in Obesity

(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18258 Acessado dia 08/09/09)

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            Segue uma tradução livre do conteúdo do vídeo.

“Suponha que seja possível provar que em certos pacientes não é a falta de força de vontade que causa a obesidade, mas sim a falta de um fator químico dentro do cérebro que dá o sinal para parar de comer.

O pesquisador Friedman começou experimentos há 20 anos para descobrir a genética atrás do caminho da fome, observando o porquê de certos ratos nascerem com uma compulsão por comida que os deixam quase tão gordos que impossibilita de andar.

EM 1994, Friedman e colaboradores conseguiram uma inovadora descoberta.Nos ratos obesos faltava um hormônio ainda não conhecido. Friedman nomeou de leptina este hormônio. A palavra leptina vem do grego e significa magro.

Leptina é um hormônio que controla a fome, mandando uma mensagem para seu cérebro, reportando quanto de gordura é necessário em determinado momento. Uma vez que a leptina chega ao cérebro, ela desliga as células que aumentam o apetite e liga células que diminuem a vontade de comer. Esta ação dupla regula a fome.

O componente central do mecanismo da leptina é o receptor melanocortin 4 ou MC4R, que recebe e passa a mensagem da fome. Se esses receptores são alterados por mutação genética, a superfície da célula fica alterada e a leptina não consegue penetrar. Sendo assim, o processo não ocorre e o ratinho con tinua comendo sem para r.” 

Roteiro de trabalho.

Questione os alunos sobre o entendimento do vídeo. Se possível, trabalhe em conjunto com a disciplina de Inglês. Qual o papel da leptina dentro do mecanismo da regulação da fome? De que forma a genética está envolvida?

Adiante alguns sítios podem complementar as informações do vídeo.

Encomende aos alunos uma pesquisa, que deve conter dados estatísticos sobre o crescente número de obesos ao redor do mundo. Em que regiões encontram-se mais pessoas com obesidade? Que fatores são apontados como causas desses números? Também deve contemplar a importância do tecido adiposo para o organismo, e as doenças e riscos que a obesidade pode trazer para a saúde.

Pessoas obesas são frequentemente alvo de piadas. Isto é uma foma de discriminação. Esta situação acontece também na escola, podendo caracterizar o bullying. Discuta com os alunos sobre a discriminação e preconceito contra os obesos. Os alunos namorariam com uma pessoa gorda? Por quê? Conhecem situações ou pessoas que passaram constrangimentos pelo fato de serem obesas? O que poderia ser feito para minimizar estas situações?

Uma sugestão que ilustra este tema é o filme “O amor é cego”, onde um rapaz que só se preocupa com a beleza exterior é hipnotizado e passa a ver as pessoas pelas qualidades interiores. Com isso, acaba se apaixonando por uma moça obesa.

Trabalhe com os alunos as dificuldades e constrangimentos que pessoas mais gordas passam. Além da parte relativa à saúde, que malefícios a obesidade traz? É correto discriminar as pessoas pelo excesso de peso?

Professor, sempre lembre seus alunos de anotarem as discussões em seu caderno.

A obesidade acaba interferindo na estética. Mas já houve tempo que o padrão de beleza vigente era os quilinhos a mais. A disciplina de Artes pode enriquecer o conhecimento desta área com imagens de obras de pintores que retratavam as gordinhas.

Botticeli Botero em

Que contexto histórico se inse rem os dois artistas? Que época eles viveram?

Qual era o padrão de beleza vigente na época destes artistas?

Os alunos devem se organizar em equipes de 4 a 5 integrantes para apresentar uma campanha publicitária que aborde a obesidade. A abordagem deve ao mesmo tempo informar sobre os riscos à saúde como também valorizar o ser humano, criticando o preconceito contra os obesos.

Um exemplo de campanha publicitária que foge do padrão de beleza vigente é o da Dove. Está disponível no endereço a seguir (Acessado dia 08/09/09).

A campanha deverá ser apresentada em sala de aula. É interessante filmar as apresentações, tanto para registro como também para os alunos se auto-avaliarem posteriormente.

Os alunos poderão apresentar suas campanhas no formato que preferirem, incentive que eles usem da criatividade, fazendo paródias de músicas (gravando o áudio para apresentar e publicar futuramente ou enviar para a rádio local), animações simples, sequência de slides, cartazes ou teatralização, podendo ser publicado no site da escola ou em uma página na internet da turma.

catarse

A catarse pode ser avaliada nas produções escritas pelos estudantes, assim como na leitura do registro das atividades no caderno. Pode ser solicitado aos estudantes do Ensino Médio que produzam um texto que subsidiará a elaboração da campanha publicitária a ser avaliado neste momento.

Retome a discussão inicial com os alunos. De que maneira eles vêem a obesidade agora? Quais os fatores que podem levar a esta doença? E as pessoas que sofrem com isso, merecem ser discriminadas? Verifique se houve modificação dos comentários iniciais para agora?

Os alunos poderão também analisar a qualidade da merenda escolar e lanches vendidos nas cantinas escolares. Estes alimentos favorecem o surgimento da obesidade? De que maneira as escolas poderiam adaptar o cardápio para melhoria da saúde? Que hábitos de vida devem ser adotados para evitar a obesidade?

E quanto à genética, ela é preponderante no que se trata da obesidade?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
The Role of Genetics in Obesity Vídeo
Recursos Complementares

Sítio Anatomia e Fisiologia Humana – Obesidade - http://www.afh.bio.br/digest/digest4.asp

Acessado em 28/08/2009.

Sítio do Brasil Escola – 5 parâmetros da obesidade - http://www.brasilescola.com/saude/cinco-parametros-obesidade.htm . Acessado em 28/08/09

AULAS DO PORTAL

O obeso e a discriminação social - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5416

OUTRAS AULAS

A obesidade é culpa do fast-food ou do freguês? http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/obesidade-culpa-fast-food-ou-fregues-431290.shtml Acessado em 28/08/09

WEBQUEST

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=1405&id_pagina=3 Acessado em 28/08/09

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=8321&id_pagina=5 Acessado em 28/08/09

Avaliação

A avaliação poderá ser feita a partir da produção e participação dos alunos. Elenque critérios que gostaria que os alunos observassem em seus trabalhos (por exemplo, profundidade do conteúdo apresentado, criatividade, postura de apresentação, entre outros quesitos). Avise com antecedência os alunos, e se desejar utilize da ferramenta rubrica para organizar uma avaliação autêntica.

Outra sugestão é utilizar da auto-avaliação, mostrando aos alunos a filmagem de suas apresentações e pedindo que eles apontem os pontos fortes e o que poderia ser melhorado.

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