Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Título: Independência? A data comemorativa “Sete de Setembro” pela perspectiva indígena.

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Educação Escolar Indígena História História dos outros povos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação Escolar Indígena História História do nosso povo
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar a data histórica “Sete de Setembro” pela perspectiva indígena. Compreender a importância da preservação da cultura indígena. Criar o hábito de ler e analisar criticamente os materiais jornalísticos. Estimular a leitura e a produção de textos. Favorecer a reflexão histórica.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

· É importante que os alunos estejam alfabetizados.

· Para a aplicação destas aulas, é esperado que os alunos já tenham trabalhado com o significado da palavra independência.

Observação: Caso o professor queira fazer um trabalho introdutório sobre o assunto Independência, poderá aplicar a aula “Aprendendo sobre a Independência do Brasil” (Fig. 1), da professora Lívia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor, conforme link abaixo.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3621 acessado 22 ago. 2009.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Acesso à Internet;

- Uso de jornais disponíveis na Internet;

- Vídeo;

Motivação

O professor deverá iniciar a aula relembrando com os alunos o significado da data comemorativa de “Sete de setembro”, perguntando por que é neste dia que é comemorado a Independência do Brasil (Fig. 1) e se a data em questão (Sete de Setembro) significa independência para todos os brasileiros

Figura 1 - Independência não é só grito. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/imagens/ind_nao_grito.gif Acessado dia 21 ago. 2009.

Atividade 1

Após o debate inicial, com os alunos reunidos em duplas, no laboratório de informática, propomos que o professor apresente para os alunos o Recurso (Fig.2), postado abaixo, e peça que eles leiam as informações contidas no material até encontrarem a parte que se refere à questão indígena.

Figura 2 – Imagem do recurso.  

Recurso: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/independencia.htm

Acessado 20 ago. 2009.

Este recurso é um site próprio para crianças, no qual estão disponíveis textos e imagens sobre os principais acontecimentos históricos brasileiros contados com uma linguagem simples e com imagens lúdicas.

É importante que o professor motive os alunos a explorarlivremente o recurso e que tenham tempo suficiente para isso, explicando que as frases em amarelo e grifadas levam os alunos a outras páginas que contém mais informações sobre o tema grifado – os quais eles poderão explorar se tiverem interesse.   

A orientação para o professor é que, ao final, todos os alunos deverão ter acessado a área do recurso que trata da questão indígena (Fig.  3). 

Figura 3 – Imagem da área sobre a questão Indígena disponível no recurso

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/questao.htmAcessado em 20 ago. 2009.

Atividade 2

Após a exploração do recurso sugerimos que o professor disponibilize para os alunos, ainda em duplas e no laboratório de informática, a reportagem disponível no recurso abaixo (Fig.4):

Recurso:

http://www.diariodaamazonia.com.br/canais.php?ch=Capital&noti=3529

Figura 4 – Imagem da reportagem sugerida. Disponível em: http://www.diariodaamazonia.com.br/canais.php?ch=Capital&noti=3529. Acessado: 28 ago. 2009.

A leitura da reportagem poderá ser feita pelas duplas, ainda no computador. O professor deverá sugerir que os alunos anotem nos cadernos os principais trechos da reportagem, especialmente àquele que fala sobre a posição dos índios em relação a data “7 de setembro”. O professor também poderá pedir para os alunos anotarem as palavras que eles não conhecem ou que não sab em o significado.

Sugerimos que o professor lance algumas questões para t urma para verificar o aprendizado até o momento.

  • O que aconteceu com os Índios, reportado s na matéria, após os primeiros contatos com os migrantes brasileiros?  
  • O que representa para a população indígena, reportada na matéria, as comemorações da Independência?
  • Qual a realidade da população indígena hoje?

Atividade 3

Após a ativida de no laboratório de informática o professor poderá retornar para a sala de aula e projetar em DVD o recurso “Uma outra História” (Fig. 5), disponível no recurso abaixo.

Recurso:

Uma outra história [Índios no Brasil]

Figura 5 - Imagem do Recurso Vídeo Uma outra história. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18482. Acessado dia 25 ago. 2009.

O vídeo conta a história da Independência do Brasil sob o ponto de vista da população indígena.

Após a reprodução do vídeo o professor deverá estimular o debate entre a turma sobre tudo o que foi visto e propor uma atividade de produção de texto. Sugerimos que os alunos, em duplas, sejam estimulados a escrever um texto, em formato de reportagem (veja orientações a seguir), sobre a data comemorativa “Sete de setembro”, mas partindo do ponto de vista da população indígena.

Como fazer uma reportagem?

A reportagem é um texto jornalístico aprofundado que, ao invés de relatar os acontecimentos de forma pontual e breve, procura encontrar relações, investigando as causas e os desdobramentos do fato. A composição de uma reportagem é mais elaborada que um relato noticioso, que presa pela objetividade da descrição de um acontecimento. Contudo, segundo Faria & Zanchetta (2002) não é possível estabelecer um modelo rígido para a redação de uma reportagem apesar de ser possível encontrar algumas regularidades nas apresentações deste gênero na imprensa brasileira, conforme apresentado no modelo a seguir proposto por Bahia (1990):

Figura 6 – O Lead ou Lide é o inicio da reportagem, o primeiro parágrafo da matéria, seguido do corpo que contém informações ligadas ao lide, pormenores interessantes e detalhes dispensáveis.

O lide segue na estrutura do texto uma ordem lógica, sempre respondendo às questões fundamentais do jornalismo: quem, o que, quando, onde, como e por que. Assim, para escrever um texto em formato de reportagem, vamos sempre priorizar responder às questões fundamentais no inicio do texto e posteriormente, nos demais parágrafos, procuraremos detalhar e aprofundar as questões já respondidas.

Exemplo de lide:

Figura 7 – Trecho do livro Para ler e fazer jornal na sala de aula. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=AGYFDmCwIuAC&pg=PA50&lpg=PA50&dq=vira+lata+evita+fuga+de+87+presos&source=bl&ot s=H35Mdvm2wo&sig=9PcNzPt0c2GvTp3tTe13kn-enhc&hl=pt-BR&ei=jt-nSumjDIPQlAexio2AAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#v=onepage&am p;q=&f=false. Acessado dia 09 set. 2009. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma outra história [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Dicionário, jornais locais;

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo de pesquisa e sua capacidade, após a aula, de compreender a perspectiva das populações indígenas sobre a data comemorativa “Sete de setembro”. A Produção de um texto, com características de reportagem, sobre a data comemorativa poderá ser usado para avaliar a apreensão dos alunos sobre a perspectiva histórica apresentada na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lidiane Mota, Colégio de Aplicação Alfredo Nasser , Bahia - disse:
    lidianemota_rso@hotmail.com

    23/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!Esse site só facilita o trabalho do educador, nos permite proporcionar aos nossos alunos conhecimentos diferenciados e diferidos,nossa profissão está cada dia mais difícil por diversos fatores e quando conseguimos algo que facilita nossa pratica em sala de aula,nos tornamos satisfeitos


  • cleide melo dos santos, em abdala chiede , São Paulo - disse:
    cleide070579@gmail.com

    24/03/2011

    Quatro estrelas

    gostei da aula criativa e educativa falando da historia eos textos


  • Maria Lucileide dos Santos Sousa, UE DEP MOREIRA LIMA , Maranhão - disse:
    ddilucy2008@hotmail.com

    16/09/2010

    Cinco estrelas

    ótima,parabéns! Dessa forma torna-se mais fácil e atraente a aprendizagem dos alunos com a utilização dos recursos tecnológicos, o laborátorio de informática, Mais uma vez parabéns!!!!!!


  • Neuza, ECASSA , Bahia - disse:
    neuza_passos@ig.com.br

    07/07/2010

    Cinco estrelas

    Muito significativa essa aula , fiz algumas adaptações e apliquei em sala de aula. Parabéns pelas sugestões de metodologias e temas diversificados .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.