23/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Educação Escolar Indígena | História | História dos outros povos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação Escolar Indígena | História | História do nosso povo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Analisar a data histórica “Sete de Setembro” pela perspectiva indígena. Compreender a importância da preservação da cultura indígena. Criar o hábito de ler e analisar criticamente os materiais jornalísticos. Estimular a leitura e a produção de textos. Favorecer a reflexão histórica.
· É importante que os alunos estejam alfabetizados.
· Para a aplicação destas aulas, é esperado que os alunos já tenham trabalhado com o significado da palavra independência.
Observação: Caso o professor queira fazer um trabalho introdutório sobre o assunto Independência, poderá aplicar a aula “Aprendendo sobre a Independência do Brasil” (Fig. 1), da professora Lívia Raposo Bardy, disponível no Portal do Professor, conforme link abaixo.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3621 acessado 22 ago. 2009.
- Aula interativa;
- Acesso à Internet;
- Uso de jornais disponíveis na Internet;
- Vídeo;
Motivação
O professor deverá iniciar a aula relembrando com os alunos o significado da data comemorativa de “Sete de setembro”, perguntando por que é neste dia que é comemorado a Independência do Brasil (Fig. 1) e se a data em questão (Sete de Setembro) significa independência para todos os brasileirosFigura 1 - Independência não é só grito. Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/imagens/ind_nao_grito.gif Acessado dia 21 ago. 2009.
Atividade 1
Após o debate inicial, com os alunos reunidos em duplas, no laboratório de informática, propomos que o professor apresente para os alunos o Recurso (Fig.2), postado abaixo, e peça que eles leiam as informações contidas no material até encontrarem a parte que se refere à questão indígena.
Figura 2 – Imagem do recurso.
Recurso: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/independencia.htm
Acessado 20 ago. 2009.
Este recurso é um site próprio para crianças, no qual estão disponíveis textos e imagens sobre os principais acontecimentos históricos brasileiros contados com uma linguagem simples e com imagens lúdicas.
É importante que o professor motive os alunos a explorarlivremente o recurso e que tenham tempo suficiente para isso, explicando que as frases em amarelo e grifadas levam os alunos a outras páginas que contém mais informações sobre o tema grifado – os quais eles poderão explorar se tiverem interesse.
A orientação para o professor é que, ao final, todos os alunos deverão ter acessado a área do recurso que trata da questão indígena (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem da área sobre a questão Indígena disponível no recurso
Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/questao.htmAcessado em 20 ago. 2009.
Atividade 2
Após a exploração do recurso sugerimos que o professor disponibilize para os alunos, ainda em duplas e no laboratório de informática, a reportagem disponível no recurso abaixo (Fig.4):
Recurso:
http://www.diariodaamazonia.com.br/canais.php?ch=Capital¬i=3529
Figura 4 – Imagem da reportagem sugerida. Disponível em: http://www.diariodaamazonia.com.br/canais.php?ch=Capital¬i=3529. Acessado: 28 ago. 2009.
A leitura da reportagem poderá ser feita pelas duplas, ainda no computador. O professor deverá sugerir que os alunos anotem nos cadernos os principais trechos da reportagem, especialmente àquele que fala sobre a posição dos índios em relação a data “7 de setembro”. O professor também poderá pedir para os alunos anotarem as palavras que eles não conhecem ou que não sab em o significado.
Sugerimos que o professor lance algumas questões para t urma para verificar o aprendizado até o momento.
Atividade 3
Após a ativida de no laboratório de informática o professor poderá retornar para a sala de aula e projetar em DVD o recurso “Uma outra História” (Fig. 5), disponível no recurso abaixo.
Recurso:Uma outra história [Índios no Brasil]
Figura 5 - Imagem do Recurso Vídeo Uma outra história. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18482. Acessado dia 25 ago. 2009.
O vídeo conta a história da Independência do Brasil sob o ponto de vista da população indígena.
Após a reprodução do vídeo o professor deverá estimular o debate entre a turma sobre tudo o que foi visto e propor uma atividade de produção de texto. Sugerimos que os alunos, em duplas, sejam estimulados a escrever um texto, em formato de reportagem (veja orientações a seguir), sobre a data comemorativa “Sete de setembro”, mas partindo do ponto de vista da população indígena.
Como fazer uma reportagem?
A reportagem é um texto jornalístico aprofundado que, ao invés de relatar os acontecimentos de forma pontual e breve, procura encontrar relações, investigando as causas e os desdobramentos do fato. A composição de uma reportagem é mais elaborada que um relato noticioso, que presa pela objetividade da descrição de um acontecimento. Contudo, segundo Faria & Zanchetta (2002) não é possível estabelecer um modelo rígido para a redação de uma reportagem apesar de ser possível encontrar algumas regularidades nas apresentações deste gênero na imprensa brasileira, conforme apresentado no modelo a seguir proposto por Bahia (1990):
Figura 6 – O Lead ou Lide é o inicio da reportagem, o primeiro parágrafo da matéria, seguido do corpo que contém informações ligadas ao lide, pormenores interessantes e detalhes dispensáveis.
O lide segue na estrutura do texto uma ordem lógica, sempre respondendo às questões fundamentais do jornalismo: quem, o que, quando, onde, como e por que. Assim, para escrever um texto em formato de reportagem, vamos sempre priorizar responder às questões fundamentais no inicio do texto e posteriormente, nos demais parágrafos, procuraremos detalhar e aprofundar as questões já respondidas.
Exemplo de lide:
Figura 7 – Trecho do livro Para ler e fazer jornal na sala de aula. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=AGYFDmCwIuAC&pg=PA50&lpg=PA50&dq=vira+lata+evita+fuga+de+87+presos&source=bl&ot s=H35Mdvm2wo&sig=9PcNzPt0c2GvTp3tTe13kn-enhc&hl=pt-BR&ei=jt-nSumjDIPQlAexio2AAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#v=onepage&am p;q=&f=false. Acessado dia 09 set. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
Uma outra história [Índios no Brasil] | Vídeo |
Dicionário, jornais locais;
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo de pesquisa e sua capacidade, após a aula, de compreender a perspectiva das populações indígenas sobre a data comemorativa “Sete de setembro”. A Produção de um texto, com características de reportagem, sobre a data comemorativa poderá ser usado para avaliar a apreensão dos alunos sobre a perspectiva histórica apresentada na aula.
Quatro estrelas 4 classificações
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23/08/2013
Cinco estrelasParabéns!!!Esse site só facilita o trabalho do educador, nos permite proporcionar aos nossos alunos conhecimentos diferenciados e diferidos,nossa profissão está cada dia mais difícil por diversos fatores e quando conseguimos algo que facilita nossa pratica em sala de aula,nos tornamos satisfeitos
24/03/2011
Quatro estrelasgostei da aula criativa e educativa falando da historia eos textos
16/09/2010
Cinco estrelasótima,parabéns! Dessa forma torna-se mais fácil e atraente a aprendizagem dos alunos com a utilização dos recursos tecnológicos, o laborátorio de informática, Mais uma vez parabéns!!!!!!
07/07/2010
Cinco estrelasMuito significativa essa aula , fiz algumas adaptações e apliquei em sala de aula. Parabéns pelas sugestões de metodologias e temas diversificados .