20/12/2009
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno poderá conceituar distância e equidistância, identificar, medir e representar distâncias entre dois pontos, ponto e reta e entre duas retas paralelas. Poderá também reconhecer eixo de simetria em diferentes formas e figuras simétricas por reflexão.
O aluno de deverá conhecer e saber traçar retas paralelas e perpendiculares, circunferência e mediatriz.
Professor, sugere-se que inicialmente sejam apresentadas imagens que contenham um eixo de simetria para que os alunos observem e reconheçam esses eixos.
Exemplos de imagens:
Para a realização da atividade, o professor poderia trazer para a sala de aula imagens impressas com a metade de um personagem das histórias em quadrinhos. Esse trabalho poderá ser feito individualmente ou em dupla.
Peça para os alunos determinarem o eixo de simetria e completarem a figura a partir da determinação de pontos simétricos.
Essa atividade pode ser feita com cópias dos desenhos para os alunos ou um trabalho para avaliação em grupo.
Sugira aos alunos, que após desenhar o complemento da figura, pintem com lápis de cor seus desenhos.
Materiais necessários para atividade:
- Folha de papel sulfite branco A4;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Imagens impressas com metade de personagem;
- Instrumentos de desenho (par de esquadros e compasso).
Sugestão do uso do Software gratuito Geogebra: http://www.geogebra.org/cms/
Professor, avalie os alunos observando se durante a realização das atividades, eles souberam identificar os eixos de simetria nas figuras, as distâncias de ponto a ponto, ponto à reta e equidistância de dois pontos. Avalie também os trabalhos dos alunos, verificando o capricho, limpeza e o interesse pela atividade.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/11/2014
Cinco estrelasMuito bom,Parabéns
01/12/2010
Cinco estrelasTrabalhar com Matemática, é uma tarefa árdua, pórem gratificante quando buscamos transmitir o conhecimento de forma dinâmica e significativa, isso proporciona ao aluno(a) uma aprendizagem construtiva e de extrema relevância para a sua interação no meio em que vive. Esse trabalho, na minha opinião contribui muito nessa perpectiva.