20/12/2009
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a construir e reconhecer retas tangentes à circunferência, circunferências tangentes entre si e os diferentes casos de concordância.
Saber trabalhar com os instrumentos de desenho (par de esquadros e compasso) e ter noções de circunferência e retas.
Professor, inicie a aula apresentando para os alunos, os diferentes casos de tangência. Durante a explicação pdem ser utilizadas as imagens abaixo.
Tangência entre reta e circunferência
Tangência entre circunferências
Professor para os casos de concordância, utilize as imagens a seguir:
Professor, com os casos apresentados de tangência e concordância seria proposta uma atividade da criação de letras arredondadas a partir da circunferência com uma atividade de criação artística.
É apresentada uma sugestão do passo-a-passo da construção da letra A por concordância:
Solicite aos alunos que façam todas as letras de seu nome utilizando os casos de tangência e concordância. Peça que façam anotações dos casos utilizados em cada letra desenhada.
Materiais necessários para realização da atividade:
- Compasso;
- Par de esquadros;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Papel sulfite A4 branco.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JORGE, Sonia Maria Gonçalves; Tangência e Concordância.Desenho geométrico – idéias e imagens –volume 4
Professor, avalie os alunos verificando se durante a realização da atividade proposta, souberam identificar e representar os casos de tangência e concordância. Observe também se utilizaram os instrumentos de desenho corretamente.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!