Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenho Geométrico – Trabalhando a forma dos círculos nas letras

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a construir  e reconhecer retas tangentes à circunferência, circunferências tangentes entre si e os diferentes casos de concordância.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber trabalhar com os instrumentos de desenho (par de esquadros e compasso) e ter noções de circunferência e retas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula apresentando para os alunos, os diferentes casos de tangência. Durante a explicação pdem ser utilizadas as imagens abaixo.

Tangência entre reta e circunferência

Tangência entre circunferências




Professor para os casos de concordância, utilize as imagens a seguir:

Professor, com os casos apresentados de tangência e concordância seria proposta uma atividade da criação de letras arredondadas a partir da circunferência com uma atividade de criação artística.
É apresentada uma sugestão do passo-a-passo da construção da letra A por concordância:

Solicite aos alunos que façam todas as letras de seu nome utilizando os casos de tangência e concordância. Peça que façam anotações dos casos utilizados em cada letra desenhada.

Materiais necessários para realização da atividade:

- Compasso;

- Par de esquadros;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha;

- Lápis de cor;

- Papel sulfite A4 branco.

Recursos Complementares

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JORGE, Sonia Maria Gonçalves; Tangência e Concordância.Desenho geométrico – idéias e imagens –volume 4

Avaliação

Professor, avalie os alunos verificando se durante a realização da atividade proposta, souberam identificar e representar os casos de tangência e concordância. Observe também se utilizaram os instrumentos de desenho corretamente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.