24/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Estas são aulas preparadas para que as habilidades de leitura, escrita e também a alfabetização sejam trabalhadas com os alunos. As aulas foram preparadas de maneira a estimular os alunos a ler e, principalmente “treinar” a escrita, por meio da construção de histórias em quadrinhos. Estas são aulas indicadas para alunos que tenham alguma deficiência ou Necessidade Educacional Especial, uma vez que o Recurso utilizado nas aulas tem também esta finalidade.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início à aula, os alunos já deverão estar no Laboratório de Informática, com acesso à Internet. O professor deverá dividi-los em duplas, para que possam participar das atividades propostas.
Após a formação das duplas, sugerimos que o professor apresente aos alunos algumas histórias em quadrinhos.
Esta apresentação poderá ser por meio de Gibis, Tirinhas de Jornais ou por meio dos sites (Fig. 1) abaixo:
Link do site: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm
Figura 1- Imagem do site
Outro site:
http://www.monica.com.br/mural/dorinha.htm
Observação: Este link se refere a um site sobre histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica. As histórias ali contidas versam sobre temas que estão sendo propostos para a elaboração das histórias dos alunos, ou seja (direitos das crianças que têm deficiência).
No início do processo de alfabetização, para que o desenvolvimento da escrita seja construído é importante que um tema seja proposto aos alunos, por isso optamos nestas aulas pelo tema dos direitos das crianças com deficiência, no caso da história - Deficiência Visual! Entretanto, nada impede que o professor escolha outro tema que tenha mais "a ver" com o seu contexto!
Feito isso, cada dupla deverá elaborar uma história em quadrinhos, utilizando o Software HagáQuê (Fig. 2).
Recomendamos que o professor antes de efetuar estas aulas com os alunos explore o software para que possa auxiliar seus alunos na utilização do mesmo.
Observação: O que é o HagáQuê? Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Ao acessar o link “Histórias” o professor e os alunos poderão conhecer algumas histórias para que possam servir como um modelo.
Fonte - Texto disponibilizado pelo Portal do Professor.
RECURSO
Link do Recurso HagáQuê no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=2&tamanhoPagina=25&categoria=9&outrosPaises=false
Figura 2- Imagem do Recurso HagáQuê
É importante que o professor circule pela s ala de aula para acompanhar a construção das histórias em quadrinhos. Sugerimos que ha ja um tema condutor para a construção das histórias. Estes temas poderiam ser:
- Direito à educação para todos, inclusive as crianças que tem alguma deficiência;
- Direitos dos Deficientes Visuais.
Os alunos terão a possibilidade de elaborar a história e também inserir imagens.
Após a confecção das histórias em quadrinhos elaboradas pelas duplas formadas, sugerimos que elas (as duplas) troquem suas histórias para que possam ler e conhecer a produção uns dos outros. Trabalhando assim, além da leitura e interpretação de textos, também a produção dos alunos será valorizada!
Sugerimos que em outra oportunidade, o professor trabalhe com os alunos a aula a seguir, publicada no site do Portal do Professor.
Aula: Criação de uma história através de tirinhas de jornais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=860
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades propostas, desde a apresentação das histórias em quadrinhos (trabalhando a leitura e interpretação de texto) até o momento da produção de suas próprias histórias (trabalhando a construção de texto).
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/11/2010
Cinco estrelasmuiti educativo para crinças
24/03/2010
Quatro estrelasBoa proposta, porém acredito e por experiência própria que o tempo para essa aula deve ser muito maior, já que o Hq embora seja um programa de fácil manuseio demanda algumas habilidades para seu efetivo uso. Além do mais seria bom que o roteiro das histórias fossem trabalhados previamente em sala de aula, fiz e o resultado é muito bom.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalho com EJA e achei esta aula muito rica paraa modalidade . Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante para trabalhar em sala de apoio,vou usar com os meus alunos ,poi,trabalho com sala de apoio.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia Parabens por suas aulas, pois você está utilizando a tecnologia a favor da Educação, interessante antes de iniciar as construções das histórias em quadrinhos explorar com os alunos algumas estratégias deste gênero como : os diferentes tipos de balõezinhos; as onomatopéias (palavras que representam sons- triiim! poimmm, etc). Oferecer antes quadrinhos para completar as falas. É um trabalho muito rico que pode se estender de forma a trabalhar muitas outras estratégias da leitura e escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasótima aplicação e de fácil entendimento.