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De onde vem o dinheiro?

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Suelen Fernanda Machado

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história do dinheiro;
  • Refletir sobre o valor do dinheiro e sua utilização;
  • Reconhecer o dinheiro usado no Brasil;
  • Identificar cédulas e moedas de REAL;
  • Resolver situações-problema;
Duração das atividades
2 a 3 aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios;

Estratégias e recursos da aula

O professor antecipa aos alunos o que será trabalhado durante a aula. Procura saber dos alunos o que eles já sabem sobre o assunto e o que mais gostariam de saber:

  • O que sabem sobre o dinheiro?
  • Para que serve o dinheiro?
  • Porque ele foi criado?
  • Sempre existiu dinheiro no mundo?
  • Quais as cédulas que já manusearam ou viram?
  • Que cédulas possuem?

O professor anota as informações e dúvidas no quadro.

  • Porque foi necessário criar o dinheiro?
  • O que sabemos sobre nosso dinheiro, o Plano Real e outros planos criados pelo Governo Federal?

Conteúdo:

O professor poderá selecionar alguns textos para leitura em sala de aula, e organizar seu próprio conteúdo. Para isso sugerimos os seguintes materiais:

Site do Banco Central que disponibiliza a história da origem do dinheiro: http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA

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Matéria da Revista Nova Escola que trata da história do dinheiro: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/ fundamentos/inventaram-dinheiro-498370.shtml

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Site do Canal Kids que apresenta vários textos envolvendo as seguintes temáticas sobre dinheiro: história do dinheiro, capitalismo, inflação, entre outros. Leitura agradável e dinâmica, principalmente para crianças: http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm

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O professor poderá trabalhar leitura e interpretação de texto a partir destes materiais. Recomenda-se acessar o último material sugerido (Canal Kids) no laboratório de informática.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DOS TEMAS APRESENTADOS NO SITES SUGERIDOS:

  • Leitura e interpretação de texto;
  • Destaque de palavras-chaves;
  • Construção de frases a partir das palavras-chaves;
  • Cruzadinha;
  • Caça-Palavras;

Obs: Os alunos deverão trazer antecipadamente para a sala de aula rótulos e embalagens de diferentes tipos de produtos.

Propomos duas dinâmicas:

1) Quanto vale o que você consome

  • Div idir os alu nos em dois grandes grupos.
  • O grupo escolhe um dos integrantes que será o representante.
  • O professor vai selecionando os produtos e os alunos deverão anotar, através de seu representante a hipótese de v alor em dinheiro de cada produto.
  • Quem chegar mais próximo ao preço real ganha pontos para seu grupo e demonstra que conhecem o valor dos produtos que consomem.
  • A cada rodada de produtos muda-se o representante.
  • Todos devem participar.
  • Ao final da dinâmica o professor abre espaço para discussão, de modo que os alunos percebam o porquê das diferenças de preços em cada produto.

Objetivo: discutir sobre a diferença de preço dos produtos. Valorização do dinheiro. Pesquisa de preço. Economia. Descobrir os motivos de alguns produtos serem mais caros que outros. Realizar operações matemáticas (se um produto específico teve tal custo, quanto este deverá valer?). O professor pode variar o roteiro da atividade, incluir tarefas adicionais, de acordo com as características da turma e os objetivos da aula.

2) Você é o consumidor?

  • Chegou a hora de comprar os produtos. Para isso os alunos precisarão de dinheiro. O dinheiro poderá ser impresso neste endereço: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/popimg/0,6311,POR-7165,00.html. Caso não haja possibilidade de impressão, os alunos poderão criar o próprio dinheiro, com nome e símbolo s próprios.
  • De posse do dinheiro os a unos deverão ser divididos entre comerciantes e clientes.
  • Os grupos deverão trocar de papel de modo que todos participem da dinâmica. 
  • Os comerciantes deverão ter dinheiro para troco, se possível moedas. Várias embalagens ou rótulos de produtos, imagens recortadas de revistas de toda espécie de produtos comerciais, inclusive pode-se levar para a sala de aula as revistinhas, jornais e propagandas das grandes redes de comércio, estabelecendo um comércio eletrônico.
  • Os compradores, poderão ter um cartão de crédito, cuja fatura seria realizada em seu caderno, de forma que podem aprender a controlar suas despesas.
  • Como regra deve ser de comum acordo a quantia que cada consumidor deve possuir para o comércio. Sugerimos que cada cidadão tenha um salário mínimo para suas despesas mensais, de forma que aprendam a controlar o que ganham e valorizar o dinheiro que possuem.

Objetivo: promover a compra e a venda dos produtos. Trabalhar com situações-problema a partir da quantidade de dinheiro (limitado). Realizar operações matemáticas. Trabalhar expressão oral. Construir argumentos e saber expressar-se.

Assistir com os alunos o vídeo que conta a história do dinheiro: http://www.youtube.com/watch?v=Ifp_fqTnJ20

Questões que podem ser trabalhadas a partir do vídeo:

  • Quando ainda não existia dinheiro, como os homens faziam para adquirir produtos e mercadorias?
  • Como se chamava esse tipo de negociação?
  • Porque foi necessário a criação do dinheiro?

Curiosidade: vídeo do programa 'Mais Educação' que apresenta o significado da palavra salário, através de uma forma dinâmica e objetiva.

Salário


Assistir també m o vídeo qu e conta a história do Plano Real (moeda brasileira): http://www.youtube.com/watch?v=AXjU8csvJ Jg

Questões que podem ser trabalhadas a partir do vídeo:

  • Em que ano surgiu o Plano Real?
  • O que você entendeu sobre inflação?
  • Porque os produtos subiam tanto de preço antes do Plano Real?
  • O que a globalização tem a ver com estabilidade do Plano Real?

Conversar e apresentar aos alunos as cédulas do Plano Real. Falar sobre os símbolos que representam cada Cédula de Real. Explicar que além do plano real existiram outros planos no Brasil.

Site que explica com ilustração cada cédula de Real: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM

Como forma de registro solicitar como "tarefa de casa" uma síntese da aula, das discussões com a turma, o que realmente o estudante pensa sobre o tema abordado, descrevendo:

  • A história do dinheiro.
  • Sua opinião sobre o valor do dinheiro e sua utilização.
  • Reconhecendo o dinheiro usado no Brasil e a sua importância para a sociedade atual.
  • Citando as cédulas e moedas de REAL que conhece e utiliza em seu cotidiano.
  • Como resolveu as situações-problema apresentadas durante as aulas.

prática social final

Solicitar que os alunos pesquisem junto aos seus familiares quais os tipos de moedas eles chegaram a conhecer durante sua história de vida. O que mudou com o Plano Real.

Propor a discussão sobre que atitudes todos os cidadãos brasileiros devem assumir diante do dinheiro nacional:

  • como podemos valorizá-lo,
  • que cuidados podemos ter com ele, inclusive no seu manuseio,
  • a relação do dinheiro e o consumo consciente, entre outras questões que podem surgir com as discussões na turma.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Salário Vídeo
Recursos Complementares

O professor poderá solicitar ainda uma pesquisa para os alunos sobre os sistemas monetários de outros países.

SUGESTÃO DE AULA NO PORTAL DO MEC SOBRE O TEMA:

Conheça melhor o seu dinheiro - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2095

Quanto vale minha moeda? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=132

Avaliação

Critérios para avaliação:

  • Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates;
  • Participou das dinâmicas em grupo;
  • Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;
  • Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;
  • Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;
  • Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;
  • Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • ana elaine, Diocesano , Pernambuco - disse:
    anaelaine10@hotmail.com

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • Andréia, Escola Francisco Braga de Souza , Acre - disse:
    andreiaclaire@hotmail.com

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei! aula interessante e criativa!!!!!


  • Lucia, 25 de julho, estudante , Rio Grande do Sul - disse:
    lumad2@hotmail.com

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    foi ótimo acessar este portal, tirei minhas dúvidas pendentes .


  • Samaura Alves da Silva, Escola Francisco Elenilson Negreiros , Rondônia - disse:
    sam_maura@hotmail.com

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula foi de fundamental importancia, pois neste segundo bimestre irei trabalhar o conteúdo dinheiro ou seja cedulas. Como é importante ver aulas símples e que podem ser aplicadas no dia-a-dia para os educando e a sua aprendizagem pode ser melhor e conher mais sobre o nosso dinheiro. Na verdade gosto da materia de matemática e esses tipos de aula que nos estimulam mais aida para nossa prática na sala de aula. Acredito que meus educandos vão adorar a aula. Continuem nos danos suporte


  • JUARI DE SOUSA RUBEM, UNID ESC TERTULIANO SOLON BRANDAO , Piauí - disse:
    j-rubem@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Uma boa estratégia para trabalhar o sistema monetário.


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