Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Estação Espacial Internacional

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ARNOLDO BRASILIO FILHO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Comprender sobre o funcionamento de utilização da Estação Espacial Internacional.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de Mecãnica Newtoniana, para compreender sobre o movimento da estação.
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

 

O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se tem conhecimento sobre a estação espacial internacional, se já pesquisaram alguma coisa a respeito, uma boa dica para inicio de estudo é o site: wikipedia: Estação Espacial Internacional: Disponível em<http://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Espacial_Internacional> acessado em 17/09/2009

 

  

 

Após indagar os alunos sobre a estação espacial, algumas questões podem ser colocadas aos alunos para discussão:

  • Para que serve a estação espacial internacional? 
  • Que pesquisas são realizadas? 
  • Qual a importância para o desenvolvimento da ciência?
  • Conhece algum brasileiro que já esteve em uma estação espacial?
  • O Brasil faz pesquisas nesta área?

 

 

A estação espacial internacional está sendo construída em conjunto com países que já dominam a tecnologia espacial, o objetivo é servir como um grande laboratório espacial, possibilitando realizar experiências científicas impraticáveis na Terra, realizadas em microgravidade. Ela se encontra em órbita baixa e em algumas ocasiões pode ser visualizada a olho nu. Outras estações espaciais já estiveram no espaço antes, como a americana Skylab e a Russa Mir.

.

 

Estação espacial Internacional


Núcleo de astronomia: Estação Espacial Internacional: Imagem disponível em: <http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/image/0605/iss2_sts114.jpg> acessado em 17/09/2009.  

Na imagem temos a Estação Espacial Internacional, ela completa uma volta em torno da Terra a cada 92 minutos.

 

 

Para saber mais sobre na notecnologia, podemos consultar os seguintes sites:


  •  Inovação tecnológica: Estação Espacial completa 10 anos: Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estacao-espacial-internacional-completa-10-anos&id=010805081117>acessado em 17/09/2009.
    • Reportagem sobre os 10 anos da estação espacial.
  • Como tudo funciona: Introdução as estações espaciais: Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/estacoes-espaciais.htm> acessado em 17/09/2009
    • Reportagem como histórico das estações espaciais
  •  

    Neste vídeo do site youtube, são exibidas imagens realizadas na estação espacial pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes:

    Youtube: Estação Espacial: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=SDuo0bFLDtc&feature=related> acessado em 17/0 9/2009. 

           

    No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes,  realizarem uma pesquisa sobre estações espaciais, os resultados dessas pesquisas pode ser postado no blog da turma, indicando os link para estes audios pesquisados, dessa forma a pesquisa pode ser registrada pelo aluno, facilitando a sua consulta e incentivando outros colegas discutirem o tema. 

    podcast

    Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisa s e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de a ula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos. 

             

    Professor, sugira a alunos a realização da atividade disponível no Portal do Professor, a simulação será realizada para acoplar um ônibus espacial na estação espacial internacional.


    Acoplamento do ônibus espacial

    Portal do Professor. Acoplamento do ônibus espacial: Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=958> acessado em 17/09/2009.

    • Objetivo: Explicitar problemas com concepções errôneas sobre o princípio de inércia pela representação visual através de simulação por computador. Superação das concepções espontâneas e formação do conceito científico através de feedbacks e visualização
    • Descrição: Introduz, por meio do acoplamento de um ônibus espacial, o conceito de inércia e conseqüentemente às leis de Newton
    • Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=958

    Roteiro de discussão:

    1 – Por que é necessário uma quantidade grande de combustível para o ônibus espacial sair da Terra, mas para manobrar no espaço a quantidade é mínima?
    2 - Como é o movimento da estação?
    3 - Qual parte do recurso achou mais interessante?

            

    Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:

    • A estação espacial internacional está em construção conjuntamente com vários países, cada parte ou módulo da estação é projetado em diferentes partes do mundo.

      

    Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião sobre as principais contribuições da pesquisas espaciais para cotidiano das pessoas em nosso planeta.

    Sugira que as discussões sejam gravadas em mp3 e publicadas no blog da turma.

    Referências utilizadas:

    Recursos Educacionais
    Nome Tipo
    Acoplamento do ônibus espacial Animação/simulação
    Recursos Complementares

    Folha online: Estação Espacial Internacional: Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u617154.shtml> acessado em 17/09/2009

    Avaliação

    A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.