29/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
• Apreender a forma escrita do nome;
• Compreender a função do nome;
• Representar quantidades com material concreto;
• Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;
• Desenvolver a linguagem escrita
• Tudo e todo mundo tem um nome? Cadeira é nome? Mesa é nome? Porque as coisas e as pessoas têm um nome? Quem escolheu seu nome?
• Enviar uma atividade para casa sobre a história dos nomes: Como foi a escolha do nome das crianças, quem escolheu, se elas gostam do nome dado a elas, que nome elas gostariam de ter. Esta atividade pode ser dividida em duas partes: a primeira sobre a história do nome, e uma outra de pesquisa (ambas deverão ser realizadas com a ajuda de um adulto).
1º Momento: Confeccionar com as crianças um porta-texto com a poesia: “Nome da Gente” – Pedro Bandeira, digitar as palavras em caixa alta, recortá-las e montar a poesia juntamente com as crianças.
NOME DA GENTE
EU NÃO GOSTO DO MEU NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.
O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.
QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
(Pedro Bandeira)
Em rodinha criar um clima em que as crianças se sintam à vontade para falar. Socializar a atividade realizada em casa e realizar uma chamada viva com fichas, durante esta chamada as fichas estarão dispostas no centro da rodinha de modo que cada criança encontre a sua. Já com as fichas em mãos interpela-las com as seguintes questões:
“Qual é a letrinha inicial do seu nome?”
“Existe apenas esta letrinha”?
“De quantas letrinhas seu nome é composto?”
2º Momento: Atividade de representação de quantidades: As crianças deverão registrar seu nome, contar quantas letras há nele e posteriormente representar esta quantidade com material concreto (botões, palitos de fósforo ou picolé, grãos de feijões, etc.)
3º Momento: Confecção de um painel com o registro da escrita dos nomes e um auto-retrato de cada criança logo acima de seu nome.
O nome próprio como modelo de escrita, cumpre função muito especial no processo de alfabetização. Nesse sentido, a avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/02/2014
Cinco estrelasótimo. Gostei muito.
14/01/2013
Cinco estrelasGostei muita da aula planejada, usarei no primeiro dia de aula. Obrigada pela sugestão! Gisele
10/02/2012
Quatro estrelasNa primeira semana de aula, sempre faço um diagnóstico para saber se as crianças já conseguem escrever seu nome completo. A sugestão da aula me ajudará muito, inclusive a poesia de Pedro Bandeira que é divertida. Obrigada.
21/03/2011
Cinco estrelasExcelente sugestão vou passar para minhas professoras de alfabetização inicial. Posso?
21/02/2011
Cinco estrelasMuito boa a atividade! Criativa e dinâmica... com certeza meus alunos irão adorar!
12/07/2010
Cinco estrelasEsta atividade e muito boa para trabalhar com ed infantil, gostei muito e surtil muito efeito com minha turma de 4 anos. Acrescentei mais alguns poemas e musicas. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasGostei das informações que vi nesta aula, e percebi como se deve fazer a avaliação da aula... não é dificil como imaginava.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora, ao ler sua aula, pude perceber o quanto é importante um bom planejamento, além de trazer clareza do objetivo da aula, pude aprender mais sobre avaliação. Enfim, esta aula me ajudou a crescer como professora. Parabéns!