16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
a) O que diferencia um texto predominantemente dissertativo de um texto predominantemente narrativo?
b) Quais são os exemplos mais comuns que vocês conhecem de gênero de texto mais argumentativo ou mais narrativo?
Observação: Fazer essa breve retomada pode facilitar o desenvolvimento da aula, já que se pretende dar um passo adiante, considerando-se o mecanismo de sustentação de perspectivas por argumentos.
Tropa de Elite (2007): Tormentos de uma guerra [...] Fonte: http://www.cinema.com.br/site/acervo.php?id=206&a=2, acessado em 5 set. 2009. |
a) Qual é o objetivo desta crítica?
b) Antes de opinar sobre o texto, o autor resume o enredo do filme e descreve suas personagens principais. Por quê?
c) Rafael Lorenzato categoriza a perspectiva de Capitão Nascimento (personagem principal do filme) como fascista. Essa perspectiva é apontada como um ponto negativo do filme? Explique.
d) A julgar pela crítica que acabamos de ler, esse filme parece apropriado a que tipo de público?
e) Você acha que essa crítica é favorável ou contrária ao filme? Justifique a sua resposta com elementos do texto.
Ponto de vista acerca do filme | Argumentos |
O filme é recomendado pela crítica | Filme reflexivo e com teor documental. História praticamente a tual. Padilha apresenta um ponto de vist a muito raro no cinema: o do policial. Ele exp õe um ponto de vista único, porém imortante. Antológicas falas. Tropa de Elite n ão tem apenas um e excelente roteiro, ele é um a representação verossímil da arquitetura mili tar. O texto foi escrito com o auxílio d e um plicial do Bope. Os atores recebera m um treinamento do próprio Bope. O film e é um poderodo agente de trasnformação porque gera dicussão sobre as condições absurdas em que vivemos, mas fazemos questão de relevar e não enxergar. |
Constantes mudanças no planeta (Disponível em: http://projectopegadaverde.blogspot.com/2008/08/constantes-mudanas-no-planeta.html, acessado em 10 de setembro de 2009) |
a) Qual é tema central deste texto?
b) Qual é o objetivo deste texto?
c) Segundo o texto, como se constiui o efeito estufa?
d) Enumere as consequências do efeito estufa apontadas pelo texto.
e) Por que o autor do texto cita a opinião de cientistas sobre o tema?
A crítica procura persuadir o leitor por meio de argumentos de natureza apreciativa (atribuindo um valor positivo ou negativo), cujas raízes residem em um consenso, por exemplo, ter enredo original, ser verossímil e atuar como agente de transformação são geralmente consideradas características positivas. Por outro lado, a reportagem, além de também se valer do consenso – que pode ser definido como o que é considerado evidente por si –, deve mobilizar outros tipos de argumentos para levar o seu leitor ao entendimento da realidade que se que apresenta no texto. Podem ser enco ntrados outros três tipos de argumento, quais sejam: i. Consenso = ancora-se em uma evidência. ii. Autoridade = ancora-se na citação de estudiosos do tema sobre o qual o texto está tratando. iii. Factual = fundamenta-se na experiência e na observação, isto é, em dados concretos (cifras, estatísticas, dados históricos) iv. Raciocínio lógico = baseia-se em relações de causa e efeito.
Exemplo: “Se o autor do texto cita outro texto ou alguém, ele está utilizando um argumento de autoridade (que vem de ‘autor’), por exemplo, ‘segundo Fulano, X Y Z’. Porém, o autor pode decidir recorrer a algum fato, ou a alguma dado estatístico, assim, ele está utilizando um argumento factual, por exemplo, ‘X% dos brasileiros estão abaixo da linha da pobreza’. Já se o autor resolve utilizar um raciocínio, como ‘Pedro é homem. Todo homem é mortal. Logo, Pedro é mortal.’, ele está se valendo de um argumentos que podemos chamar de raciocínio lógico. Por fi m, ele pode usar ainda o consenso, do qual nós já falamos, então ele recorre a idéieias já aceitas pelas pessoas em geral, como ‘água faz bem para a saúde’ – ninguém precisa nos provar isso, nós já tomamos isso como uma verdade que dispensa compr ovação’”. |
Observação: Colocamos a seguir uma proposta de classificação dos argumentos do trecho de "Constantes mudanças no planeta". Se houver recurso, é recomendado que o professor faça uma projeção desta classificação, com auxílio de aparelho retroprojetor ou datashow, para auxiliar os alunos na avaliação da própria atividade. Sugerimos que o professor, com o auxílio dessa projeção, chame a atenção dos alunos para a interdependência existente entre os argumentos, por exemplo: para iniciar a discussão, o autor se vale de uma afirmação já aceita consensualmente; os dizeres de uma autoridade apóiam-se em dados objetiv os, que são argumentos factuais, esses últimos também são a base para um raciocínio lógico.
Trechos: | Tipos de argumentos: | |
Quando se fala em alteração climática, o efeito estufa é o primeiro a ser mencionado. | Consenso | |
Os gases, chamados de gases-estufa, lançados pelo homem principalmente pela queima de combustíveis fósseis, permitem que a radiação solar penetre na atmosfera e retêm grande parte dela, gerando aumento de temperatura. Esses gases agem exatamente como um vidro de uma estufa de flores. | Factual | |
Uma das consquências inevitáveis do aquecimento provocado pelo efeito estufa é o aumento no nível dos oceanos por causa do derretimento das geleiras. Nos últimos 100 anos, o mar subiu c erca de 20 centímetros. | Factual | |
Os cientistas prevêem que, até 2080, terá subido até 69 centímetros. | Autoridade | |
Por causa do efeito estufa, as geleiras têm diminuído conside ravelmente de tamanho. |
Raciocínio lógico | |
Os cientistas estão preocupados com um local em especial: o Alasca, onde cerca de 800 km3 de gelo sumiram nos últimos 50 anos. | Autoridade / Factual | |
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Factual / Raciocínio lógico |
No Iraque, é melhor Diogo Mainardi, Revista VEJA Disponível em: http://comenta ndoanoticia.blogspot.com/2007/10/no-iraque-melhor.html, acessado em 7 set. 2009. |
a) Que informação justifica o título do texto?
b) Retire do texto e explique trechos de ironia.
c) O autor do texto mostra-se otimista em relação ao futuro brasileiro? Explique.
Os alunos deverão trazer textos sobre “clonagem” para a sala de aula. Reunindo-se novamente em grupos, eles devem trocar os seus textos com os seus colegas de grupo, a fim de que possam ler outros textos, além daquele que trouxeram. Ao fazerem a leitura de outros textos, os alunos devem tomar nota de informações que julgarem interessantes. Após recolherem informações sobre o tema “clonagem” em diferentes textos, os alunos devem produzir um quadro de argumentos a favor e contra a clonagem. Na aula seguinte, a sala deve ser dividida em dois grupos, um grupo de defesa e outro de ataque à proposta da clonagem. Os alunos devem expor os argumentos a favor ou contra, segundo o grupo em que se encontrem, e o outro grupo deve classificar esse argumento e tentar rebatê-lo. Vence o grupo que tiver apresentado mais argumentos não rebatidos.
Quatro estrelas 6 classificações
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15/08/2012
Cinco estrelasExcelente aula!
09/12/2011
Cinco estrelasValeu! Fiquei para a recuperação em Literatura. Não gosto de lêr. Tenho dificuldade em interpretar.
08/09/2011
Quatro estrelasA aula é muito interessante e criativa
24/10/2010
Cinco estrelasAula maravilhosa bem planejada e sobre um assunto atual
21/09/2010
Cinco estrelasGostei da sugestão da aula na abordagem dos textos no processo de interação com os alunos. É sempre interessante partir da realidade que os alunos presenciam na mídia e analisar a estrutura do texto, não somente a forma, mas o discurso e os elementos da argumentação. Utilizamos em nossos cursos o mesmo processo e a resposta é incrível. Parabéns, professora.
21/05/2010
Cinco estrelasGostei muito desta aula porque foca problemas atuais instigando a linha de raciocínio dos jovens de forma bem organizada. Parabéns pela elaboração desta aula.