Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quando plantar?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de:
- caracterizar as estações do ano nos diversas regiões brasileiras;

- reconhecer os climas regionais do Brasil;

- relacionar as estações do ano com a produção agrícola.

Duração das atividades
02 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

São pré-requisitos:
- conceitos básicos sobre estações do ano (utilize a aula "E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano", disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1353);

- diferenciar tempo de clima (é possível utilizar  a aula "Entendendo o tempo, o clima e o aquecimento global." para entendimento destes conceitos - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1187).

Estratégias e recursos da aula


Professor, sugerimos que utilize este vídeo de uma notícia, sem deixar de identificar data de veiculação que foi 13 de junho de 2009, ou outro que considere conveniente para sua turma.

DADOS DO VÍDEO:

Título: Preço de frutas e hortaliças cai em tempo seco

Publicaco no site: Globo vídeos

Link de acesso: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1058092-7823-PRECO+DE+FRUTAS+E+HORTALICAS+CAI+EM+TEMPO+SECO,00.html

Tema: relaciona a produção de hortifruti com o período de chuvas e seca.


A partir do vídeo, dê início a uma conversa com os alunos; tente orientar a análise da matéria jornalística de modo a criar interrogações:
- por que há variações no preço dos hortifrutigranjeiros?
- o fatores influencias a quantidade de chuvas?
- as plantas precisam de chuva?
- as plantas adaptam-se ao período seco?
- e o frio? E o calor? Qual seria a melhor época para plantar?

A matéria fala de leguminosas, mas insira na discussão sobre os grãos e os demais produtos de consumo da região (arroz, feijão, trigo, milho, soja, etc.). Pode inserir na discussão, também, a questão título desta aula: quando plantar?
- quando plantar arroz? Quando plantar trigo? Quando plantar milho? Não consumimos estes produtos o ano todo? Será que eles são produzidos o ano todo? Será que os fatores climáticos influenciam sua produção?

A discussão deve ser orientada para que os alunos apresentem questionamentos e hipóteses, que devem ser anotadas no quadro-de-giz. Após a discussão, peça aos alunos que, em grupos (formados por 03 alunos), tentem responder as questões e explicar as hipóteses. Essa atividade deve ser feita nos cadernos, mas uma cópia deve ser entregue a você, professor. 


Professor, o objetivo principal  a ser trabalhado no conteúdo desta aula é a influência das estações do ano na agricultura. Você deve tratar o tema partindo dos questionamentos e hipóteses dos alunos, levantadas anteriormente. As hipóteses equivocadas devem ser refutadas a partir da fundamentação de como se dá o fenômeno das estações do ano; é necessário que o aluno compreenda os fenômenos para sair do senso comum.

Esquematize para os alunos como se dão as estações do ano, utilize para isso o recurso "estações do ano", disponível em no link a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf.

Explore a animação, chamando a atenção para o fato de as estações do ano estarem relacionadas à inclinação do eixo de rotação da Terra que faz com que a iluminação que o planeta recebe do Sol seja diferenciada e não à elíptica da órbita ao redor do Sol.

Estações do ano

SUGESTÃO DE ANÁLISE DO VÍDEO:

1 - peça que os alunos explorem o recurso em grupos;

2 - pergunte a eles o período de duração de cada estação;

3 - chame a atenção deles para o fato de que no verão do Hemisfério Sul o planeta está em sua posição mais distante do Sol;

4 - lembre com eles a estação que vocês estão, quando começou e quando vai terminar.

Em seguida ao uso da animação, passe ao livro didático para que os alunos pesquisem e percebam que as estações do ano apresentam características específicas em cada região do país. Apresente a eles um mapa climático, muito provavelmente há um ou mais no livro didático, você pode fazer a leitura junto com os alunos, explicando os fenômenos que eles desconhecem. Aproveite para relembrar alguns conceitos básicos de interpretação de mapas, tais como o título, a legenda, as cores utilizadas...

FONTE: Tipos de clima e mapa, disponível em http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u40.jhtm.
Acesso em 27 set 2009.

Puxe pela memória dos alunos para que lembrem o tempo de duração dos dias (claridade) e das noites (escuridão) em cada estação e aproveite para conversar sobre o horário de verão e as razões que levam os países a adotarem um horário diferente do padrão.

A partir da caracterização dos tipos climáticos, retome a discussão sobre os produtos e seus preços. Se sua região é agrícola, fica mais fácil elaborar um calendário de plantio e colheita: o que e quando é plantado, a partir daí é possível fazer a relação com as estações do ano.

É importante que os alunos percebam que:
- as plantas com menor resistência ao frio são plantadas na primavera, após as primeiras chuvas;

- que em cada região a pluviosidade é diferente, logo o período de plantio e de colheita também será;

- há cultivos em todas as estações do ano;

- algumas culturas são produzidas o ano todo;

- algumas sementes são modificadas geneticamente para resistirem a condições climáticas adversas;

- alguns produtos, apesar de serem sazonais, são armazenados para consumo o ano todo.

Os alunos devem fazer uma produção escrita que contemple seu entendimento sobre:  

- característica das estações do ano nas diversas regiões brasileiras;

[Lembrar que, devida a posição geográfica do Brasil - quase totalmente no hemisfério Sul e grande parte na zona equatorial - as estações só são definidas na Região Sul, Sudeste e sul da Região Centro-oeste; o que caracteriza as estações na Região Nordeste é a presença de chuvas; na Região Norte temperatura e pluviosidade é similar durante todo o ano.]

- os climas regionais do Brasil;

[O mapa utilizado anteriormente pode auxiliar nesta tarefa, pois traz os tipos de clima; também convém que tenha a relação do clima e a posição geográfica da região. aqui entra latitude, continentalidade, maritimidade, ...]

- a relação das estações do ano com a produção agrícola.

Convide os alunos a fazerem uma lista de produtos de consumo diário (hortaliças e frutas) com os períodos de plantio/colheita. Esta lista pode ser construída a partir de uma visita na feira de hortaliças de sua localidade, onde os estudantes podem entrevistar os feirantes para verificar quais são os produtos locais e sua época de plantio e colheita. A "tabelinha: quando consumir" pode ser divulgada na escola, aonde é possível fazer uma discussão da relação dos preços dos produtos com a sua produção na estação do ano adequada, auxiliando a economia doméstica.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estações do ano Animação/simulação
Recursos Complementares

1. Chuvas e estações: há na página do Centro de Previsão do tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mapas do Brasil com a pluviosidade em cada estação do ano por região. O endereço é: http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/. O site apresenta informações específicas das estações, como a hora exata do início no ano vigente.

2. Sobre o clima nas regiões do Brasil: http://www.mundovestibular.com.br/articles/563/1/CLIMA-DO-BRASIL/Paacutegina1.html;

3. A relação entre o clima e a agricultura. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscr=4069&PHPSESSID=2009112510363713. (Este texto é didático, destinado a alunos de Ensino Médio; por estar publicado no Portal da Educação do Paraná exige cadastro e login para acesso).

Avaliação

A avaliação deve acontecer em todas as atividades, devendo considerar:

a) participação na discussão do vídeo apresentando hipóteses e questionamentos;

b) entrega da atividade de sistematização das hipóteses e resposta dos questionamentos a partir do senso comum (grupos);

c) participação na elaboração e divulgação da "tabelinha: quando consumir".

d) expressão do seu entendimento sobre o tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joana, doido , São Paulo - disse:
    jona_darck@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    vc é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.