Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os coelhos e Fibonacci

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A intenção desta prática é trabalhar o conceito de seqüências numéricas, por meio da relação da matemática com um fenômeno natural.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjunto dos números naturais e suas operações.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula

Professor, aborde o tema informando aos alunos que a Matemática pode explicar fenômenos naturais, para isso o educador pode utilizar o vídeo denominado por: Donald no país da Matemágica. Este está disponível no endereço eletrônico:  http://www.youtube.com/watch?v=2BRo7fFo0_c

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/948/imagens/Donald.bmp

Tela do vídeo "Donald no pais da Matemágica"

Logo após, comente sobre Leonardo de Pisa (Fibonacci) e quais foram as contribuições deste matemático para o desenvolvimento da Ciência dos números e formas. Busque finalizar esta introdução relatando o estudo de Leonardo de Pisa, em 1202, com um casal de coelhos e convide os alunos para um trabalho referente ao tema no laboratório de informática. O Professor pode encontrar um material de apoio com a história de Leonardo de Fibonacci e sua obra, Líber Abacci, no endereço eletrônico: http://w3.ufsm.br/depmat/aplic01fibonacci.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/948/imagens/fibonacci.bmp

Leonardo de Fibonacci

Sala de informática:

No laboratório de informática peça para que os alunos iniciem a animação “O problema dos coelhos – Leonardo de Pisa” expondo o seguinte desafio: Qual o número de pares de coelhos que serão gerados num ano, a partir de um casal de coelhos jovens, considerando, que nenhum coelho morre durante o ano, cada casal de coelhos gera outro casal de coelhos mensalmente e cada coelho (fêmea) fica fértil após dois meses. Este desafio está presente na animação. Logo após, informe aos alunos o uso correto do software, como por exemplo: como faz para modificar os meses na animação e que um casal de coelhos pequenos corresponde aos coelhos jovens, impróprios à reprodução, e o casal maior aos coelhos adultos prontos para a reprodução. Peça para os estudantes confeccionarem uma tabela, conforme a apresentada abaixo, com a finalidade de anotar todos os dados gerados no desenvolver da animação. O objeto de aprendizagem pode ser descarregado no seguinte endereço eletrônico:

http://www.ludoteca.if.usp.br/tudo/tex.php?cod=_fibonacciproblemadoscoelhos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/948/imagens/PICT0014.JPG

Alunos observando a animação "O problema dos coelhos - Leonardo de Pisa"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/948/imagens/tabfib.bmp

Tabela: Período de reprodução dos coelhos

Validando conceitos


O professor poderá abordar as seguintes questões após o preenchimento da tabela:
• O que você percebe que acontece com os casais de coelho entre um mês e outro? Por quê? Escreva sobre o que você percebeu.
• Compare os dados da tabela. O que você observa? Existe algum fato que se repete? Por quê? Escreva sobre o que você percebeu quando fez a comparação.
• De acordo com esta tabela, seria possível saber a quantidade de pares de coelhos para qualquer mês do ano? Por quê?
• É possível escrever matematicamente o que você percebeu? Como ficaria?
 

Avaliação
Como forma de avaliar os desenvolvimentos dos conceitos referentes a seqüências numéricas. O professor poderá usar enquanto instrumento de avaliação, desde a participação dos alunos na aula, enquanto envolvimento, motivação, cooperação com os colegas até as respostas às questões propostas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.