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Esponjas e Cnidarios

 

14/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar formas de vida deste grupo.

Compreender o papel ecológico que estes organismos desempenham em seus habitats.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O nível de aprofundamento do tema deverá ser adequado com a faixa etária dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

O aquecimento global é um tema recorrente na mídia. Uma série de organismos, inclusive nossa espécie, sentem e sentirão os efeitos dessa mudança climática.

Uma das espécies que atualmente já sofre com o aumento da temperatura é o grupo Cnidária, os corais. A reportagem do Estadão mostra dados referentes a isto, disponível em: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid291792,0.htm (acessado dia 14/10/09).

O que são esses organismos? Qual seu habitat e qual sua função ecológica?

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre o que conhecem deste grupo.

De que maneira esses organismos que para muitas pessoas são desconhecidos interferem na ecologia? 

Os vídeos disponíveis no Portal do Professor poderão ajudar a entender como o grupo Cnidária interfere na ecologia e até mesmo na vida humana.

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.Pesquisa para proteger corais  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=531 (acessado dia 14/10/09).

 Parcel Manuel Luis: corais  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/531/dominio-em-geo-0020.wmv (acessado dia 14/10/09).

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O que é um Parcel? De que forma ele interage com outras espécies? Como afetou a vida e economia humana?

Para direcionar um pouco mais, instrua os alunos a pesquisarem sobre dois grupos de animais aquáticos, os Porifera e os Cnidários. Quais características estes grupos apresentam? O que significa serem considerados parazoários? 

Um recurso que pode auxiliar na caracterização dos grupos é um aplicativo on-line, chamado de Fisiologia Comparada de invertebrados, disponível em: http://www.biosphera.com.br/portfolio/cdcc-usp/final9.swf (acessado dia 13/10/09).

Poriferas e Cnidarios são grupos primitivos. O que quer dizer isto? Quais as semelhanças existentes entre os dois? Quais as características diferenciais?

Cnidários não são organismos exclusivamente marinhos, embora exista grande número de espécies que habitam os mares. Há também espécies de água doce, que pode ser vistas  no vídeo "O mundo invisível da lagoa", disponível em: http://wms.emm.usp.br/ib/O_Mundo_Invisivel_da_Lagoa_multi.wmv (acessado dia 11/10/09).

Outro vídeo muito interessante que trabalha o tema está disponível no canal Terra TV, em: http://terratv.terra.com.br/Especiais/Entretenimento/Discovery/4535-235935/Fearless-Planet-Recifes-Parte-1.htm  (acessado dia 13/10/09). 

Após visualizar os recursos sugeridos, pergunte aos alunos sobre qual a relação entre o aquecimento global e a degradação destes organismos. 

Outra característica importante de ser lembrada é que entre os Cnidária, existe espécies que causam acidentes com seres humanos, como as água-vivas e caravelas. Peça que os alunos acessem os sítios sugeridos para saber como evitar acidentes e queimaduras com esses animais.

Entre os Porifera há pesquisas que isolaram substâncias medicinais, como antitumorais. Encomende também uma pesquisa direcionada neste sentido.

O grupo Porifera inclui as esponjas. Mas você sabia que estes organismos inspiraram as esponjas plásticas que usamos no dia-a-dia? E antigamente, também eram usadas como esponjas de banho. Atualmente é possível comprar esponjas animais em lojas de artesanato, discuta com os alunos sobre o impacto que pode haver no ambiente pela extração destes organismos. 

Outra atividade que causa impacto no meio ambiente é o turismo em áreas de recifes, onde os turistas passeiam sobre os corais e demais organismos constituintes daquele ecossistema. O pisar de muitos humanos sobre estes seres vivos acaba por matá-los. De que maneira é possível equilibrar o turismo com a preservação destes ambientes?

Peça aos alunos que usem dos dados de sua pesquisa para apresentar aos colegas uma campanha publicitária, onde devem defender a preservação dos corais e esponjas. Incentive a pesquisa de curiosidades sobre o tema, que podem incrementar o conhecimento e despertar o interesse dos alunos.

Cada aluno terá um tempo limite de apresentação, e poderá usar de cartazes, projeções multimídias, slides, animações e edição de fotos e vídeos. Lembre-se de passar aos alunos os critérios que julga importante de serem avaliados, assim eles saberão o que deve nortear seu trabalho.

Os alunos tem um conhecimento maior do tema agora. Já devem saber que estes animais são os primeiros pluricelulares, e evolutivamente muito antigos. Instrua-os a montar um cladograma onde figurem os protistas e sua relação com estes grupos. Se houver necessidade, acesse as aulas sugeridas abaixo, que tratam do tema cladograma e protistas.

Os alunos deverão também complementar os mapas conceituais iniciados, com as informações recolhidas durante pesquisa e apresentações.

O professor poderá propor que algumas apresentações sejam mostradas para a comunidade escolar, com o intuito de disseminar a mensagem de proteção aos corais.

Sítio da Revista Nova Escola, com plano de aula sobre o tema, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/ameaca-corais-501808.shtml e http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/explique-corais-sao-viveiros-mar-426690.shtml (acessado dia 12/10/09).

Portal do Professor, Protozoários - Reino Protista, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1884 (acessado dia 14/10/09).

Portal do Professor, A vida no mar - Corais, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4617 (acessado dia 13/10/09).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pesquisa para proteger corais Vídeo
Parcel Manuel Luis: corais Vídeo
Recursos Complementares

Sítio Brasil Escola, Filo Cnidária, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/filo-cnidaria.htm (acessado dia 12/10/09).

Sítio 360°, Esponjas, disponível em: http://360graus.terra.com.br/mergulho/default.asp?did=953&action=coluna (acessado dia 12/10/09).

Agência FAPESP, artigo sobre invertebrados marinhos, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/5143/especiais/maioria-invisivel.htm (acessado dia 12/10/09).

Sítio 360°, artigo sobre a biodiversidade marinha ainda desconhecida pela população, disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=17793&action=news (acessado dia 12/10/09).

Sítio Ciência a mão, da USP, com o vídeo sobre a importância de preservar os corais, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiaecossistemasaiba (acessado dia 12/10/09).

Evolução de metazoa, disponível em: http://evolucaodemetazoa.blogspot.com/2009/08/evolucao-dos-conceitos-sobre-arvores.html (acessado dia 13/10/09).

Avaliação

A avaliação poderá se dar pelas produções dos alunos e apresentações. É importante que o professor estabeleça com os alunos os critérios de avaliação que ele terá, por exemplo: oralidade da apresentação, riqueza de conteúdo, imagens, uso de mídias diversificadas, pontualidade, organização, entre tantas outras que o professor julgar. Para organizar e esclarecer estes critérios, o professor poderá lançar mão do uso de rubricas, ferramentas (on line inclusive) que montam tabelas facilitando a pontuação e avaliação.


 Também é importante que o professor verifique os mapas conceituais feitos pelos alunos, a fim de avaliar o aluno e a si mesmo. Houve lacunas? Conceitos ou ligações erradas? Então é importante o professor retomar este tema para esclarecer e corrigir os possíveis entendimentos errados por parte dos alunos.

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