Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os livros que falam

 

26/10/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangeka Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender as diferenças entre os gêneros textuais e sua oralidade
  • escrever contos abordando o universo criativo do aluno
  • criar audiolivros a partir dos textos dos alunos
Duração das atividades
6 a 8 aulas de 50 min. cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • construção da narrativa
  • oralidade
  • onomatopéia
  • instrumentos musicais construídos com sucata
Estratégias e recursos da aula

Problematização:

O objetivo dessa aula é instigar nos alunos o interesse pela leitura, resgatar alguns contos da Literatura Infantil, estimular o lúdico no universo infantil e criar narrativas a partir dos gêneros textuais. Nesse contexto, o aluno irá exercitar uma nova maneira de Ler o mundo com os livros falados que estão revolucionando a sociedade atual.

Sendo assim, o professor deverá questionar os alunos sobre:

  • O que é um livro falado?
  • Qual a diferença de um livro escrito para um livro falado?
  • Qual a importância do livro falado na sociedade atual?
  • Quais barreiras e qual o público que está sendo beneficiado com essa modalidade?

Atenção Professor! Essa aula pode ser trabalhada em conjunto com a disciplina de Artes e Língua Portuguesa. O professor de Língua Portuguesa ficará responsável por auxiliar os alunos na elaboração dos gêneros textuais e normas da língua. O professor de artes ficará responsável por auxiliar os alunos na criação dos instrumentos musicais para compor a trilha sonora do livro e exercitar a oralidade.

O professor também pode trabalhar as aulas:

Instrumentalização

Aula 1:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre características do conto.

Agora apresente um áudio que trate da narrativa de uma história. Sugerimos o áudio Os segredos de Iara. Após o áudio apresente as características da narrativa e os elementos mais importantes.

Portal do Professor. Os segredos de Iara. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9498> Acesso em: 05 de Out. de 2009.

O professor deverá chamar a atenção dos alunos para narrativa, entonação do narrador, oralidade, fluidez, etc.

Após relembrar alguns gêneros textuais e os elementos da onomatopéia. Os alunos deverão criar um texto com base em um dos gêneros estudados.

Para essa atividade os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para escrita colaborativa. Caso professor e alunos tenham dúvidas quanto ao uso da ferramenta podem utilizar o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR

Aula 02:

Os alunos deverão apresentar para turma os textos elaborados na aula anterior. O professor deverá comentar sobr e a produção dos aluno s.

< p>Agora o professor deverá questionar os alunos sobre audiolivros: o que é? Para que serve? Quem pode utilizar? Qual a importância dele na sociedade?

Para ilustrar essa discussão o professor poderá utilizar a reportagem da Revista Época: Os livros que falam. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI87963-15201,00-OS+LIVROS+QUE+FALAM.html> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Durante a discussão o professor deverá enfatizar a importância do audiolivro processo de aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais. Nesse momento apresente a reportagem do jornal: Presos produzem livros-falados para deficientes visuais. Disponível em: <http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=17288> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Após as leituras e discussões o professor deverá apresentar para turma alguns exemplos de audiolivros. Sugerimos:

A Igreja do Diabo – de Machado de Assis – Disponível em: < http://universidadefalada.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=348&id_pai=78> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Atenção Professor! A duração do áudio é de 22 minutos, sugerimos que utilize apenas alguns trechos para que os alunos tenham conhecimento de como é feito um áudio livro. Destaque a entonação, os efeitos especiais, a trilha sonora, etc.

Agora que os alunos já conhecem o que é um audiolivro e sua importância na sociedade atual, deverão retomar suas histórias e criar um roteiro para o audiolivro.

Atenção Professor! Nesse momento a turma deverá ser dividida em pequenos grupos. Os grupos devem escolher a história a ser gravada ou misturar as histórias criando uma nova história. Porém, essa escolha merece atenção, para não perder o foco da narrativa.

Os alunos podem continuar utilizando o Google Docs para criar o roteiro. Em Recursos Complementares sugerimos algumas dicas para elaboração do roteiro.

Aula 03:

Agora que os alunos já finalizaram o texto e elaboraram o roteiro indicando as devidas pausas, entonação, cena, recursos sonoros e trilhas sonoras é hora de confeccionar os instrumentos para compor a trilha sonora do livro.

Atenção Professor!

Reserve alguns materiais (sucatas) para elaboração dos instrumentos musicais, sugerimos alguns objetos:

  • latas de refrigerante e azeite;
  • pedras e areia;
  • panelas;
  • baldes com água;
  • copos com água;
  • chapa de zinco;
  • papel laminado;
  • sacolas.

 O professor deverá anotar no quadro todos os instrumentos musicais que deverão ser construídos (verificar no roteiro dos grupos os instrumentos semelhantes) e dividir a turma em pequenas equipes para que cada grupo construa um instrumento.

Caso seja necessário professor, reserve mais uma aula para finalização dos instrumentos.

Aula 04:

Após a finalização dos instrumentos os alunos deverão fazer um ensaio geral para sincronizar texto e som.

Caso seja possível, o professor poderá utilizar duas salas de aula e determinar uma escala de horários “para utilizar os estúdios”. Cada turma terá de 10 a 15min . para ensaiar.

Sugerimos um a escala de horários:

Sala 1

Sala 2

Horário 1

Grupo 1

Horário 1

Grup o 3

Horário 2

Grupo 2

Horário 2

Grupo 4

Aula 05:

Após os ensaios é hora de gravar os livros. O professor deverá questionar os alunos sobre o que é um podcast? Para que serve? Onde podemos encontra-los? E como cria-los?

O professor também deverá reservar para turma um gravador para produção dos audiolivros.

O professor deverá elaborar novamente a escala de horários para as gravações. No momento da gravação é importante que haja silêncio total por parte das outras equipes, para que o barulho não influencie no resultado final do trabalho.

Atenção professor! Oriente os alunos que o material gravado pode ser editado no computador. Para isso sugerimos o software livre Audacity. Em Recursos Complementares indicamos alguns tutoriais sobre o programa.

Caso seja necessário, reserve mais uma aula para gravação e edição dos conteúdos.

Aula 06: Apresentação dos audiolivros

Os grupos devem apresentar para a turma os audiolivros. O professor e demais alunos deverão fazer comentários e participar da avaliação preenchendo o seguinte questionário:

Catarse

Os alunos deverão elaborar um texto individualmente relatando seu processo de aprendizagem: pontos positivos, negativos, dificuldades, relevância do tema na sua vida e para sociedade, etc.

Esse texto deve ser entregue ao professor no dia da apresentação dos audiolivros.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão postar seus arquivos em blogs e bibliotecas virtuais, no site da escola, etc.

Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma entidade que auxilia pessoas portadoras de deficiência visual, para que os alunos possam apresentar suas histórias e contar como foi a produção do audiolivro. Ao final da visita os alunos deverão escrever um depoimento relatando seu ponto de vista sobre a visita, o que aprendeu, que sentimento despertou, se gostou de participar da visita, qual a reação dos deficientes visuais com a sua história, etc.

Caso não seja possível a visita, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre quais autores/título famosos já foram publicados em áudio, verificar o valor do livro impresso em relação ao áudio, quais os benefícios, qual o perfil do leitor, porcentagem de audiolivros vendidos em relação as obras impressas,  etc.

Referências:

Os livros que falam. Revista Época. 14 de Ago. 2009. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI87963-15201,00-OS+LIVROS+QUE+FALAM.html> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Presos produzem livros-falados para deficientes visuais. Agência de Notícias. Disponível em: <http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=17288> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Universidade falada. Disponível em: http://universidadefalada.com.br/ Acesso em 04 de Out. de 2009.

ASSIS, M. A Igreja do Diabo. Disponível em : <http://universidadefalada.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=348&id_pai=78> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Recursos Complementares

Seis passos para o roteiro. Disponível em: <http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=188> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Como criar um podcast. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89> Acesso em: 04 de Out. de 2009.

Podcast EscolaBr. Disponível em: <http://www.podcast.sitedaescola.com/> Acesso em: 04 de Out. de 2009.

Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma o formato da avaliação e seus critérios. É importante que os alunos façam uma autoavaliação do seu processo de aprendizagem, apontando suas dificuldades e reflexões.

Além das fichas de avaliação preenchidas pelos alunos durante a apresentação o professor poderá também avaliar os seguintes critérios em cada aula:

  • participação nas discussões e atividades
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa
  • apresentação da história
  • comprometimento com o trabalho
  • comprometimento com o grupo
  • organização do grupo
  • responsabilidade com as tarefas recebidas
  • respeito pelos colegas
  • harmonia do grupo
  • prazo de entrega
  • pontualidade nos ensaios
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.