26/10/2009
Eziquiel Menta Rosangeka Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Problematização:
O objetivo dessa aula é instigar nos alunos o interesse pela leitura, resgatar alguns contos da Literatura Infantil, estimular o lúdico no universo infantil e criar narrativas a partir dos gêneros textuais. Nesse contexto, o aluno irá exercitar uma nova maneira de Ler o mundo com os livros falados que estão revolucionando a sociedade atual.
Sendo assim, o professor deverá questionar os alunos sobre:
Atenção Professor! Essa aula pode ser trabalhada em conjunto com a disciplina de Artes e Língua Portuguesa. O professor de Língua Portuguesa ficará responsável por auxiliar os alunos na elaboração dos gêneros textuais e normas da língua. O professor de artes ficará responsável por auxiliar os alunos na criação dos instrumentos musicais para compor a trilha sonora do livro e exercitar a oralidade.
O professor também pode trabalhar as aulas:
Instrumentalização
Aula 1:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre características do conto.
Agora apresente um áudio que trate da narrativa de uma história. Sugerimos o áudio Os segredos de Iara. Após o áudio apresente as características da narrativa e os elementos mais importantes.
Portal do Professor. Os segredos de Iara. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9498> Acesso em: 05 de Out. de 2009.
O professor deverá chamar a atenção dos alunos para narrativa, entonação do narrador, oralidade, fluidez, etc.
Após relembrar alguns gêneros textuais e os elementos da onomatopéia. Os alunos deverão criar um texto com base em um dos gêneros estudados.
Para essa atividade os alunos poderão utilizar a ferramenta Google Docs para escrita colaborativa. Caso professor e alunos tenham dúvidas quanto ao uso da ferramenta podem utilizar o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Aula 02:
Os alunos deverão apresentar para turma os textos elaborados na aula anterior. O professor deverá comentar sobr e a produção dos aluno s.
< p>Agora o professor deverá questionar os alunos sobre audiolivros: o que é? Para que serve? Quem pode utilizar? Qual a importância dele na sociedade?Para ilustrar essa discussão o professor poderá utilizar a reportagem da Revista Época: Os livros que falam. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI87963-15201,00-OS+LIVROS+QUE+FALAM.html> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Durante a discussão o professor deverá enfatizar a importância do audiolivro processo de aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais. Nesse momento apresente a reportagem do jornal: Presos produzem livros-falados para deficientes visuais. Disponível em: <http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=17288> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Após as leituras e discussões o professor deverá apresentar para turma alguns exemplos de audiolivros. Sugerimos:
A Igreja do Diabo – de Machado de Assis – Disponível em: < http://universidadefalada.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=348&id_pai=78> Acesso em 04 de Out. de 2009. Atenção Professor! A duração do áudio é de 22 minutos, sugerimos que utilize apenas alguns trechos para que os alunos tenham conhecimento de como é feito um áudio livro. Destaque a entonação, os efeitos especiais, a trilha sonora, etc. |
Agora que os alunos já conhecem o que é um audiolivro e sua importância na sociedade atual, deverão retomar suas histórias e criar um roteiro para o audiolivro.
Atenção Professor! Nesse momento a turma deverá ser dividida em pequenos grupos. Os grupos devem escolher a história a ser gravada ou misturar as histórias criando uma nova história. Porém, essa escolha merece atenção, para não perder o foco da narrativa.
Os alunos podem continuar utilizando o Google Docs para criar o roteiro. Em Recursos Complementares sugerimos algumas dicas para elaboração do roteiro.
Aula 03:
Agora que os alunos já finalizaram o texto e elaboraram o roteiro indicando as devidas pausas, entonação, cena, recursos sonoros e trilhas sonoras é hora de confeccionar os instrumentos para compor a trilha sonora do livro.
Atenção Professor!
Reserve alguns materiais (sucatas) para elaboração dos instrumentos musicais, sugerimos alguns objetos:
O professor deverá anotar no quadro todos os instrumentos musicais que deverão ser construídos (verificar no roteiro dos grupos os instrumentos semelhantes) e dividir a turma em pequenas equipes para que cada grupo construa um instrumento.
Caso seja necessário professor, reserve mais uma aula para finalização dos instrumentos.
Aula 04:
Após a finalização dos instrumentos os alunos deverão fazer um ensaio geral para sincronizar texto e som.
Caso seja possível, o professor poderá utilizar duas salas de aula e determinar uma escala de horários “para utilizar os estúdios”. Cada turma terá de 10 a 15min . para ensaiar.
Sugerimos um a escala de horários:
Sala 1 |
Sala 2 |
||
Horário 1 |
Grupo 1 |
Horário 1 |
Grup o 3 |
Horário 2 |
Grupo 2 |
Horário 2 |
Grupo 4 |
Aula 05:
Após os ensaios é hora de gravar os livros. O professor deverá questionar os alunos sobre o que é um podcast? Para que serve? Onde podemos encontra-los? E como cria-los?
O professor também deverá reservar para turma um gravador para produção dos audiolivros.
O professor deverá elaborar novamente a escala de horários para as gravações. No momento da gravação é importante que haja silêncio total por parte das outras equipes, para que o barulho não influencie no resultado final do trabalho.
Atenção professor! Oriente os alunos que o material gravado pode ser editado no computador. Para isso sugerimos o software livre Audacity. Em Recursos Complementares indicamos alguns tutoriais sobre o programa.
Caso seja necessário, reserve mais uma aula para gravação e edição dos conteúdos.
Aula 06: Apresentação dos audiolivros
Os grupos devem apresentar para a turma os audiolivros. O professor e demais alunos deverão fazer comentários e participar da avaliação preenchendo o seguinte questionário:
Catarse
Os alunos deverão elaborar um texto individualmente relatando seu processo de aprendizagem: pontos positivos, negativos, dificuldades, relevância do tema na sua vida e para sociedade, etc.
Esse texto deve ser entregue ao professor no dia da apresentação dos audiolivros.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão postar seus arquivos em blogs e bibliotecas virtuais, no site da escola, etc.
Caso seja possível, o professor deverá agendar uma visita a uma entidade que auxilia pessoas portadoras de deficiência visual, para que os alunos possam apresentar suas histórias e contar como foi a produção do audiolivro. Ao final da visita os alunos deverão escrever um depoimento relatando seu ponto de vista sobre a visita, o que aprendeu, que sentimento despertou, se gostou de participar da visita, qual a reação dos deficientes visuais com a sua história, etc.
Caso não seja possível a visita, os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre quais autores/título famosos já foram publicados em áudio, verificar o valor do livro impresso em relação ao áudio, quais os benefícios, qual o perfil do leitor, porcentagem de audiolivros vendidos em relação as obras impressas, etc.
Referências:
Os livros que falam. Revista Época. 14 de Ago. 2009. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI87963-15201,00-OS+LIVROS+QUE+FALAM.html> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Presos produzem livros-falados para deficientes visuais. Agência de Notícias. Disponível em: <http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=17288> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Universidade falada. Disponível em: http://universidadefalada.com.br/ Acesso em 04 de Out. de 2009.
ASSIS, M. A Igreja do Diabo. Disponível em : <http://universidadefalada.com.br/produtos_detalhe.php?produto_id=348&id_pai=78> Acesso em 04 de Out. de 2009.
Seis passos para o roteiro. Disponível em: <http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=188> Acesso em 05 de Out. de 2009.
Como criar um podcast. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89> Acesso em: 04 de Out. de 2009.
Podcast EscolaBr. Disponível em: <http://www.podcast.sitedaescola.com/> Acesso em: 04 de Out. de 2009.
O professor deverá definir em conjunto com a turma o formato da avaliação e seus critérios. É importante que os alunos façam uma autoavaliação do seu processo de aprendizagem, apontando suas dificuldades e reflexões.
Além das fichas de avaliação preenchidas pelos alunos durante a apresentação o professor poderá também avaliar os seguintes critérios em cada aula:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!