23/11/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
• Identificar diferentes ritmos musicais;
• Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais;
• Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais;
• Criar movimentos corporais aplicados a diferentes ritmos musicais;
• Consciência corporal e ritmo.
Ë importante a vivencia anterior de atividades que contenham elementos necessários que antecedem a sequencia pedagógica de atividades ríticas e dança, como: expressão corporal, cadencia, rítmos musicais e movimento corporal.
Sugerimos olhar as seguintes aulas no portal do professor, que também tratam do tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a cadência (aula publicada no portal - Explorando a cadência);
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre som e movimento (aula publicada no portal - Aliando som e movimento).
1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Nós já fizemos aulas onde o movimento gerou um som e onde um som gerou um movimento, no entanto, esses sons presentes em ambas as atividades eram bem simples, ou seja, na maioria das vezes eram apenas sons gerados pelo corpo ou batidas geradas através do corpo. (É interessante que o professor assista às aulas de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Explorando a cadência” e “Aliando som e movimento” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9629 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9630).
Podemos experimentar novamente para relembrar:
Vamos produzir alguns sons e ritmos com o corpo ou através do corpo, utilizando o corpo ou algum material que temos por aqui disponível?
Vocês sabem que possuímos uma infinidade de ritmos e danças (movimentos utilizados para acompanhar um determinado ritmo) criados pelo homem durante os tempos. Vocês podem me dar exemplos de alguns?
Após ouvir os alunos o professor poderá relacionar mais alguns (samba, rock, bolero, sertanejo, funk, axé, dance, valsa, etc.)
Com certeza a maioria desses ritmos quando é tocado nos vem na memória uma determinada seqüência de movimentos que foi criada anteriormente por alguém e normalmente é utilizado para se dançar (seguir) cada um deles. Vamos ver como anda nossa memória?
Atividade 01: “Movimentos conhecidos”
O professor irá preparar previamente um CD com diferentes tipos de ritmos (samba, rock, bolero, sertanejo, funk, axé, dance, valsa, etc.) e a medida que forem revelados os alunos deverão mostrar como se dança cada ritmo a partir dos movimentos que cada um deles possui em sua memória.
Atividade 02: “Movimentos Inovadores”
• Agora que relembramos e trocamos muitas experiências sobre os diferentes ritmos, gostaria de propor um desafio para vocês:
Será que vocês seriam capazes de criar movimentos diferentes, que não estão relacionados com um determinado ritmo para se dançar uma música.
Por exemplo: Se colocarmos aqui um funk, vocês conseguiriam dança-lo sem repetir movimentos que normalmente são utilizados pelas pessoas para dançar esse ritmo?
O professor poderá dividir a turma em grupos e cada grupo ficaria responsável por um ritmo e uma nova dança. Os outros grupos seriam os ficais para verificar se as regras foram realmente seguidas (não utilizar movimentos que normalmente são utilizados neste rítmo de dança, criar novos movimentos, ou adotar uma outra possibilidade que seria a de utilizar movimentos de um ritmo em outro, ou seja, cada grupo ficaria com dois ritmos e duas formas de dançar que seriam utilizados de forma cruzada (adaptar os movimentos utilizados normalmente no samba para se dançar em ritmo de valsa).
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais são as particularidades que mais chamam a atenção nos ritmos vivenciados? Quais ritmos possuem os movimentos mais complexos? E mais simples? (explique)? O que ajudou e/ou dificultou na criação e execução de novos movimentos para os ritmos? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2011
Quatro estrelasMuito bom o material, é tão dificil encontrar esse tipo de orientação e é tão escasso e dificil de entender o "como trabalhar a arte " pois cada um coordenador explica de um jeito diferente e a gente finda não sabendo exatamente como deve ser trabalhado. Parabéns!!!!!