Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma diversidade de ritmos e movimentos

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• Identificar diferentes ritmos musicais;
• Vivênciar diferentes ritmos e estilos musicais;
• Identificar os movimentos das danças que já são utilizados em diferentes ritmos musicais;
• Criar movimentos corporais aplicados  a diferentes ritmos musicais;
• Consciência corporal e ritmo.

Duração das atividades
02 aulas - 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ë importante a vivencia anterior de atividades que contenham elementos necessários que antecedem a sequencia pedagógica de atividades ríticas e dança, como: expressão corporal, cadencia, rítmos musicais e movimento corporal.

Sugerimos olhar as seguintes aulas no portal do professor, que também tratam do tema:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a cadência (aula publicada no portal - Explorando a cadência);
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre som e movimento (aula publicada no portal - Aliando som e movimento).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Nós já fizemos aulas onde o movimento gerou um som e onde um som gerou um movimento, no entanto, esses sons presentes em ambas as atividades eram bem simples, ou seja, na maioria das vezes eram apenas sons gerados pelo corpo ou batidas geradas através do corpo. (É interessante que o professor assista às aulas de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Explorando a cadência” e “Aliando som e movimento” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9629 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9630).
Podemos experimentar novamente para relembrar:

Vamos produzir alguns sons e ritmos com o corpo ou através do corpo, utilizando o corpo ou algum material que temos por aqui disponível?

Vocês sabem que possuímos uma infinidade de ritmos e danças (movimentos utilizados para acompanhar um determinado ritmo) criados pelo homem durante os tempos. Vocês podem me dar exemplos de alguns?
Após ouvir os alunos o professor poderá relacionar mais alguns (samba, rock, bolero, sertanejo, funk, axé, dance, valsa, etc.)
Com certeza a maioria desses ritmos quando é tocado nos vem na memória uma determinada seqüência de movimentos que foi criada anteriormente por alguém e normalmente é utilizado para se dançar (seguir) cada um deles. Vamos ver como anda nossa memória?

Atividade 01: “Movimentos conhecidos”

O professor irá preparar previamente um CD com diferentes tipos de ritmos (samba, rock, bolero, sertanejo, funk, axé, dance, valsa, etc.) e a medida que forem revelados os alunos deverão mostrar como se dança cada ritmo a partir dos movimentos que cada um deles possui em sua memória.

Atividade 02: “Movimentos Inovadores”

• Agora que relembramos e trocamos muitas experiências sobre os diferentes ritmos, gostaria de propor um desafio para vocês:
Será que vocês seriam capazes de criar movimentos diferentes, que não estão relacionados com um determinado ritmo para se dançar uma música.
Por exemplo: Se colocarmos aqui um funk, vocês conseguiriam dança-lo sem repetir movimentos que normalmente são utilizados pelas pessoas para dançar esse ritmo?

 O professor poderá dividir a turma em grupos e cada grupo ficaria responsável por um ritmo e uma nova dança. Os outros grupos seriam os ficais para verificar se as regras foram realmente seguidas (não utilizar movimentos que normalmente são utilizados neste rítmo de dança, criar novos movimentos, ou adotar uma outra possibilidade que seria a de utilizar movimentos de um ritmo em outro, ou seja, cada grupo ficaria com dois ritmos e duas formas de dançar que seriam utilizados de forma cruzada (adaptar os movimentos utilizados normalmente no samba para se dançar em ritmo de valsa).

Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais são as particularidades que mais chamam a atenção nos ritmos vivenciados? Quais ritmos possuem os movimentos mais complexos? E mais simples? (explique)? O que ajudou e/ou dificultou na criação e execução de novos movimentos para os ritmos? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANA MARIA, professora da rede estadual , Acre - disse:
    anamariast@bol.com.br

    10/08/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom o material, é tão dificil encontrar esse tipo de orientação e é tão escasso e dificil de entender o "como trabalhar a arte " pois cada um coordenador explica de um jeito diferente e a gente finda não sabendo exatamente como deve ser trabalhado. Parabéns!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.