Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Boas maneiras

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os direitos e deveres de cada cidadão
  • Compreender as relações sociais, as diferenças e individualidades
  • Analisar situações-problema com relação a indisciplina
  • Avaliar atitudes, comportamentos e decisões tomadas nas situações-problema
Duração das atividades
01 aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor poderá trabalhar com os alunos os direitos e deveres e o regimento escolar.

Sugerimos também as aulas:

Estratégias e recursos da aula

Problematização

O objetivo da aula é fazer com que os alunos reflitam sobre suas atitudes e comportamentos em relação aos colegas, as diferenças entre brincadeira e violência na escola, seus direitos e deveres tanto na escola quanto na sociedade e de que forma ele pode colaborar para viver em harmonia na sociedade atual.

O professor deverá questionar a turma sobre o que significa:

  • “Boas maneiras”?
  • Exemplos de boas maneiras?
  • Como agir em situações de conflitos com os colegas?
  • Como utilizar “as boas maneiras” no dia a dia e na escola.

Atenção Professor! Em Referências e Recursos Complementares indicamos alguns textos para reflexão do professor sobre o tema. Sugerimos também o áudio: Direitos e deveres, que aborda a história de uma professora de São Paulo que resolveu o problema de indisciplina na escola. Caso seja, a realidade na escola, o professor poderá experimentar o mesmo método.

.

.

Direitos e deveres

.

Instrumentalização

Aula 01:

Atenção Professor! Organize a sala de aula de forma que os alunos possam formar um círculo no centro da sala e assistir um vídeo de forma confortável, ou seja, espalhe almofadas, colchonetes, pufs, etc. O número de assentos deve ser a metade do número de alunos, para que eles sentem aos pares. É importante que os alunos não estejam presentes quando o professor estiver organizando a sala, para que o professor possa verificar a reação dos alunos no espaço. Reserve cartolina, pincel atômico e fita crepe.

Após organizar a sala de aula o professor deverá convidar os alunos para conhecer o espaço. Ao chegar na sala de aula, é provável que os alunos criem tumultos por não haver lugares suficientes a todos, sendo assim sugira que eles sentem em duplas e observe a reação da turma.

Após a acomodação de todos, questione os alunos sobre o termo: “Boas maneiras” – o que significa? Solicite que eles falem alguns exemplos. Durante a fala dos alunos, comente o modo como eles adentraram no recinto, como se comportaram na divisão do espaço, a reação deles, etc. A medida que o professor está narrando a cena os alunos deverão informar se as atitudes tomadas estão certas ou erradas.

Para contextualizar o tema o professor poderá utilizar o vídeo: “Turma da Mônica em: Boas maneiras”

Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8 Acesso em 06 de Out. de 2009.

undefined

Após o vídeo questione os alunos:

  • alguém se identificou com os personagens
  • qual personagem?
  • alguém já vivenciou alguma situação semelhante
  • o que acharam sobre o comportamento dos pers onagens: Mônic a, Magali, Cascão, Cebolinha, Senhorita Biju

Após a discussão sobre o vídeo, solicite aos alunos que em duplas escrevam nas cartolinas sobre o comportamento: o que é certo e errado, isto é, quais as boas maneiras a serem utilizadas para se viver em harmonia na sociedade atual. Após a atividade monte um mural com os cartazes dos alunos e comentar as situações e resoluções propostas.

Atenção professor! Caso a turma esteja em fase de alfabetização os alunos podem utilizar desenhos, recortes de revista e jornais, entre outros.

Catarse

O professor deverá auxiliar os alunos a elaborar um cartaz sobre as boas maneiras na escola, isto é, os direitos e deveres dos alunos durante as aulas e principalmente na hora do recreio, momento onde eles estão mais ativos e podem interagir mais com os colegas.

Nesse momento é importante que os alunos citem o que gostam e não gostam nas brincadeiras, os respeito as individualidades, as opiniões, etc. O cartaz deve ficar exposto na sala de aula para que todos possam consultar, e se necessário alterar.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão se reunir em pequenos grupos e encenar para escola a lista de “direitos e deveres”, contextualizando com situações do cotidiano, ou seja, fatos que ocorrem na sala de aula e no intervalo. Cada grupo ficará responsável por apresentar um aspecto positivo e um negativo.

Ao final das apresentações o professor deverá questionar o público presente sobre? o que eles aprenderam? E como aplicar esses exemplos na sociedade?

Referências

 
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Direitos e deveres Áudio
Recursos Complementares

Turma da Mônica em: Boas maneiras. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8> Acesso em 06 de Out. de 2009.

Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma o formato da avaliação e seus critérios. É importante que os alunos façam uma autoavaliação do seu processo de aprendizagem, apontando suas dificuldades e reflexões.

Sugerimos alguns critérios de avaliação:

  • participação nas discussões e atividades
  • comprometimento com o trabalho
  • comprometimento com o grupo
  • organização do grupo
  • responsabilidade com as tarefas recebidas
  • respeito pelos colegas
  • harmonia do grupo
  • prazo de entrega
  • criatividade
  • capricho
  • organização individual
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.