Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Soma dos ângulos internos de um triângulo

 

17/11/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A classificação dos ângulos, a condição de existência de um triângulo e a classificação dos triângulos.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula

Professor inicie a aula relembrando alguns conceitos como: a classificação dos ângulos quanto a agudos, obtusos, rasos e retos. Também é válido relembrar a classificação de triângulos em triângulos equiláteros, triângulos isósceles, triângulos escalenos e triângulos retângulos. Para isso o professor pode utilizar as seguintes perguntas:


• Quais são os tipos de ângulos que podemos encontrar?
• Como se chama o ângulo menor do que 90º? E o ângulo maior do que 90º?
• Podemos encontrar ângulos agudos em triângulos? E ângulos obtusos?
• Quais são os tipos de triângulos que podemos encontrar?
• Qual é a principal característica de um triângulo eqüilátero?
• Qual é a diferença entre um triângulo eqüilátero e um isósceles?
 

É importante relembrar os conceitos acima descritos visando o bom desenvolvimento das atividades sugeridas abaixo

Laboratório de informática

Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso “Suma de los Angulos de un Triángulo”. Este recurso também poderá ser utilizado em sala de aula com o auxílio de um projetor multimídia para reproduzir a tela da animação em um telão ou mesmo em uma parede. Deixamos à critério do professor a escolha de uma destas formas de uso.
 

Suma de los Angulos de un Triángulo

Explique ao aluno o funcionamento da animação. Este recurso apresenta um triângulo, que ao clicar no botão direito do mouse e arrastar é possível criar outras formas de triângulo, como por exemplo: Triângulo Retângulo, Triângulo Isósceles, entre outros. Na área interna ao triângulo estão dispostos três ângulos com colorações distintas e os mesmos aparecem no espaço acima do triângulo unidos, formando assim, um ângulo raso. Em seguida o professor poderá instigar os alunos por meio das seguintes questões:
1º) Observe os ângulos acima do triângulo. Qual o nome que se dá ao ângulo formado pelos três ângulos coloridos? Por que?
2º) Movendo os vértices do triângulo, construa um triângulo isósceles. O que mudou nos ângulos do triângulo?
3º) Agora construa um triângulo retângulo. O que acontece com os ângulos que se encontram acima do triângulo?
4º) Tente montar um triângulo eqüilátero. O que mudou nos ângulos acima do triângulo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/978/imagens/Aulasomadosangulos.jpg

Alunos explorando a animação conforme sugestão do professor


O objetivo desta atividade é levar o aluno a perceber que a soma dos ângulos internos de um triângulo sempre resulta em 180 graus. Após o término da atividade acima descrita, peça aos alunos que acessem um outro recurso denominado por Triangulo GP. Este é um jogo que trabalha a prática do conceito da soma dos angulos internos de um triângulo, por meio de uma dispulta entre dois carros de corrida em um circuito na forma de um triângulo. O objeto e as instruções para o uso estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5286

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/978/imagens/telatriagp.bmp

Tela do jogo Triângulo GP

 

Validando o conceito


Depois das atividades no computador o professor poderá sintetizar o conceito aprendido com a seguinte atividade:

Classifique as sentenças em verdadeiro ou falso:
1. ( ) Um triângulo pode ter os três ângulos iguais a 70º.
2. ( ) Um triângulo não pode ter os três ângulos menores do que 60º.
3. ( ) Um triângulo pode ter os três ângulos maiores do que 60º.
4. ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos iguais a 89º cada um.
5. ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos obtusos.
6. ( ) Um triângulo sempre tem um ângulo obtuso.
7. ( ) Um triângulo pode ter um ângulo reto e outro obtuso.
8. ( ) Se um triângulo tem um ângulo reto, os outros dois são obrigatoriamente complementares.
 

 
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Suma de los Angulos de un Triángulo Animação/simulação
Recursos Complementares
O professor pode complementar a aula com uma atividade sobre medidas dos ângulos de triângulos com o transferidor, disponível no endereço eletrônico: http://aluno3turma161.pbwiki.com/MEDINDO+%C3%82NGULOS. Esta atividade poderá ser adaptada para ser trabalhada com papel e transferidor.
Avaliação
A avaliação poderá se dar a partir da participação dos alunos na aula e da atividade de classificação das sentenças.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 2/2 - 100%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • iaramar Leopoldo Fernandes, ESC EST ENS MED FREI PLACIDO , Rio Grande do Sul - disse:
    i.l.s@brturbo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Quanto a introdução do conteúdo é realmente como eu inicio as minhas aulas . Como na minha escola o laboratório de informático não está funcionando por falta de professor eu não posso utilizá-lo, mas com certeza vou aproveitar a idéia para o próximo ano . Porque se tu não mostrar na prática para o aluno fica muito difícil, em bora pra gente parece tão fácil .


  • Tamires Matias Moreira, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    thath7@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula é muito útil, pois a EJA enfrenta grandes desafios mediante o ensino de matematica, então esta aula será muito importante e ajudará os professores a ministrarem boas aula de matematica.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.