25/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
No laboratório de informática (2 aulas)
Professor comente com seus alunos que no sistema solar, a órbita dos planetas ao redor do Sol é elíptica. Se achar conveniente, comente também com os alunos que algumas órbitas são mais “achatadas” do que outras. A órbita da Terra, por exemplo, é quase circular, enquanto a de Netuno é mais “achatada”. Essa é uma das características da elipse.
A órbita da Lua em torno da Terra também é uma elipse, exagerada nesta figura, e a Lua está 10% mais próxima no perigeu do que no apogeu, o que faz com que seu tamanho aparente mude de um ciclo para outro.
Fonte: http://www.xamanismo.com.br/twiki/pub/Hector/SubHector1189800771It002Ps007/orbita-elipse.jpg
Professor, peça aos alunos que acessem o sítio http://www.geometriaanalitica.com.br/cq/cq.pdf. Neste sítio, das páginas 69 a 91, temos todo o conteúdo para o estudo sobre elipse, inclusive exercícios, mas oriente-os para que eles somente até a página 72. Este conteúdo esta disponível em outros sítios, por exemplo:
Professor aproveite o momento para tirar as dúvidas que restarem. Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/rived/modulo_elipse/index.ht m, trata-se de um objeto de aprendizagem que trata o assunto. Ao acessar o sítio será mostrada na tela abaixo. Para começar as atividades, clique com o mouse na seta localizada no canto inferir do lado direito da tela.
Ao clicar na seta será apresentada a “Atividade 1”. Nela será apresentada uma situação onde os alunos deverão posicionar a elipse verde de forma que coincida com a branca, através das guias localizadas no lado direito da tela. Após conseguir encaixar corretamente, eles deverão clicar em “Validar” e responder as questões que estão no final da tela. Professor, peça a eles que respondam todas as questões primeiro em um folha de papel e, em seguida, informar as respostas no aplicativo.
As outras atividades e exercícios do aplicativo seguem o mesmo padrão. Peça aos alunos que sigam o mesmo procedimento da atividade anterior.
Em sala de aula (1 aula)
Construção manual da elipse
Material: Separe duas tachinhas (de prender papel em quadros de cortiça) ou dois alfinetes, um pedaço de barbante, um lápis, uma régua e uma folha de papel.
Procedimento:
Trace no papel, com a régua, um segmento de reta de cerca de 20 cm. Marque o extremo desses segmentos com as letras F e F’ – os focos da elipse. Prenda no papel as duas tachinhas (ou alfinetes) nos dois extremos do segmento traçado, os pontos F e F’. Pegue um pedaço de barbante com cerca de 40 cm. Faça dois nós em suas extremidades e prenda esses dois nós às tachinhas, como mostra a figura abaixo:
Com um lápis, estique o fio, como mostra a Figura abaixo:
Agora trace com o lápis uma volta completa, mantendo o barbante esticado. A figura que você traçou é uma elipse. Como o barbante tem comprimento fixo, a soma dos comprimentos de qualquer ponto da linha que você traçou aos pontos F e F’ é constante.
Professor, peça aos alunos que identifiquem, na elipse criada, os seus elementos:
Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, peça a eles que resolvam alguns exercícios do livro didático ou elabore uma lista de exercícios, alguns modelos estão disponíveis em:
Outras atividades com os alunos estão disponíveis em http://www.eb23-dr-joao-barros.rcts.pt/matelogias/8_ano.htm.
Fonte: http://www.eb23-dr-joao-barros.rcts.pt/matelogias/images/Fotos_maquina_nova_096.jpg
Roteiro de construção da elipse no GeoGebra:
Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:
Outros:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/10/2014
Cinco estrelasPlano de aula bem desenvolvido : Cônicas – Elipse, Introdução.
19/04/2010
Cinco estrelasFoi uma aula excelente,pois mostra a aplicabilidade da elipse