Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Narrativas Mitológicas

 

Sun Jan 24 12:25:15 GMT 2010

Autor e Coautor(es)
josiane aparecida silveira
imagem do usuário

SANTA MARIA - RS ESC MUN ENS FUN VICENTE FARENCENA

Adriana Ruviaro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- ler e interpretar individual e coletivamente;

- conhecer e/ou ampliar conhecimentos sobre a Mitologia greco-romana;

- utilizar recursos de multimídia disponíveis na escola ou fora dela;

- fazer pesquisas em enciclopédias da biblioteca escolar;

- conhecer as características e criar uma fotonovela com os colegas.

Duração das atividades
- mínimo de 16 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- uso da internet e do programa PowerPoint;

- connhecimento sobre a estrutura de narrativas;

- estudo sobre os mitos: suas origens, características, objetivos, etc.

Estratégias e recursos da aula

PARTE 1

Leitura e discussão sobre Mitos: O que é mito para você? Você já ouviu falar em mitos? Em que situação? Cite filmes em que foram abordados seres mitológicos e descreva seus poderes. Há diferenças entre mito e lenda? Quais?

PARTE 2

Assistir ao filme Fúria de Titãs, de 1981. 

- Discussão sobre o filme e seus personagens mais curiosos.

- Ler a história da Medusa e do Perceu, versão da narrativa grega. Em casa realizar outras pesquisas.

- Discutir semelhanças e diferenças entre texo e filme.

PARTE 3

- No laboratório de informática da escola, pesquisar nos sities,  indicados pela professora e colegas, sobre os seres mitológicos greco-romanos. Anotar curiosidades e os poderes mais interessantes. Ver também as imagens desses seres.

- Em sala de aula, socializar as descobertas dos seres mitológicos que mais gostaram e suas características.

- Em duplas, escolher um dos seres mitológicos socializados para montar uma apresentação, no PowerPoint, com imagens, som e outros efeitos, para posterior apresentação aos colegas.

PARTE 4

- Montar a narrativa do personagem escolhido no PowerPoint e, após revisão com o professor, marcar a apresentação.

PARTE 5

- Ler as narrativas de Orfeu, Ícaro e Narciso. Discutir a possibilidade de algumas das situações dessas histórias terem uma ligação com a atualidade. Por exemplo, como seria a história de Orfeu no mundo atual? E dos outros personagens? Seus poderes seriam os mesmos?

- Assistir ao filme nacional Orfeu, de 1999. Discutir semelhanças e diferenças entre o filme e a história original e fazer anotações relevantes.

PARTE 5

- Dividir a turma em 4 grupos e, após cada grupo escolher uma das quatro narrativas, os alunos deverão montar um roteiro para a criação de uma fotonovela, cujo enredo deverá seguir a mesma estrutura da história original (nome dos personagens, conflitos, fim, etc.), porém ser adaptada a nossa atualidade.

- Os personagens da fotonovela serão os próprios alunos.

PARTE 6

- revisar com a professora os roteiros, planejar as fotos e fotografar. Caso necessário, montar cenários apropriados.

- Montar no PowerPoint a fotonovela. Após a revisão junto com a professora, marcar apresentação aos colegas.

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega

http://br.geocities.com/mitologica_2000/mmedusa.htm

http://mitologiagregaeromana.zip.net/

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/

http://www.65anosdecinema.pro.br/1766-ORFEU_(1999

Outros recursos:

- Mitos e Lendas - Enciclopédia Interativa do Saber.

- Livros do FNDE: Odisséia, de Ruth Rocha; Contos e Lendas da Mitologia Graga.

- Filmes: Orfeu; Fúria de Titãs e 10.000 a.D.

Avaliação

- A avaliação ocorrerá durante todo o processo das atividades, levando em conta aspectos como: compromisso com o trabalho, participação no grupo, revisão da escrita, apresentação dos trabalhos, descrição das fontes pesquisadas, etc.

- Auto-avaliação: do seu trabalho no grupo e do grupo como um todo, durante as atividades e na produção final.

- Nas apresentações, os grupos abrirão espaço para a avaliação dos colegas.

Obs.: O trabalho envolveu  tanto os alunos,  que várias outras sugestões de trabalhos surgiram, como peças de teatro, apresentação de dança, álbum dos mitos e até um filme. Mas para cada uma dessas sugestões seria necessário montar novos projetos de aula. Aceito novas idéias! Espero que gostem!!

                                                                                                                   Um abraço! Profª. Josi

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100.0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0.0%
  • Três estrelas 0/1 - 0.0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0.0%
  • Uma estrela 0/1 - 0.0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.