Sun Jan 24 12:25:15 GMT 2010
Adriana Ruviaro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
- ler e interpretar individual e coletivamente;
- conhecer e/ou ampliar conhecimentos sobre a Mitologia greco-romana;
- utilizar recursos de multimídia disponíveis na escola ou fora dela;
- fazer pesquisas em enciclopédias da biblioteca escolar;
- conhecer as características e criar uma fotonovela com os colegas.
- uso da internet e do programa PowerPoint;
- connhecimento sobre a estrutura de narrativas;
- estudo sobre os mitos: suas origens, características, objetivos, etc.
PARTE 1
Leitura e discussão sobre Mitos: O que é mito para você? Você já ouviu falar em mitos? Em que situação? Cite filmes em que foram abordados seres mitológicos e descreva seus poderes. Há diferenças entre mito e lenda? Quais?
PARTE 2
Assistir ao filme Fúria de Titãs, de 1981.
- Discussão sobre o filme e seus personagens mais curiosos.
- Ler a história da Medusa e do Perceu, versão da narrativa grega. Em casa realizar outras pesquisas.
- Discutir semelhanças e diferenças entre texo e filme.
PARTE 3
- No laboratório de informática da escola, pesquisar nos sities, indicados pela professora e colegas, sobre os seres mitológicos greco-romanos. Anotar curiosidades e os poderes mais interessantes. Ver também as imagens desses seres.
- Em sala de aula, socializar as descobertas dos seres mitológicos que mais gostaram e suas características.
- Em duplas, escolher um dos seres mitológicos socializados para montar uma apresentação, no PowerPoint, com imagens, som e outros efeitos, para posterior apresentação aos colegas.
PARTE 4
- Montar a narrativa do personagem escolhido no PowerPoint e, após revisão com o professor, marcar a apresentação.
PARTE 5
- Ler as narrativas de Orfeu, Ícaro e Narciso. Discutir a possibilidade de algumas das situações dessas histórias terem uma ligação com a atualidade. Por exemplo, como seria a história de Orfeu no mundo atual? E dos outros personagens? Seus poderes seriam os mesmos?
- Assistir ao filme nacional Orfeu, de 1999. Discutir semelhanças e diferenças entre o filme e a história original e fazer anotações relevantes.
PARTE 5
- Dividir a turma em 4 grupos e, após cada grupo escolher uma das quatro narrativas, os alunos deverão montar um roteiro para a criação de uma fotonovela, cujo enredo deverá seguir a mesma estrutura da história original (nome dos personagens, conflitos, fim, etc.), porém ser adaptada a nossa atualidade.
- Os personagens da fotonovela serão os próprios alunos.
PARTE 6
- revisar com a professora os roteiros, planejar as fotos e fotografar. Caso necessário, montar cenários apropriados.
- Montar no PowerPoint a fotonovela. Após a revisão junto com a professora, marcar apresentação aos colegas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://br.geocities.com/mitologica_2000/mmedusa.htm
http://mitologiagregaeromana.zip.net/
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
http://www.65anosdecinema.pro.br/1766-ORFEU_(1999
Outros recursos:
- Mitos e Lendas - Enciclopédia Interativa do Saber.
- Livros do FNDE: Odisséia, de Ruth Rocha; Contos e Lendas da Mitologia Graga.
- Filmes: Orfeu; Fúria de Titãs e 10.000 a.D.
- A avaliação ocorrerá durante todo o processo das atividades, levando em conta aspectos como: compromisso com o trabalho, participação no grupo, revisão da escrita, apresentação dos trabalhos, descrição das fontes pesquisadas, etc.
- Auto-avaliação: do seu trabalho no grupo e do grupo como um todo, durante as atividades e na produção final.
- Nas apresentações, os grupos abrirão espaço para a avaliação dos colegas.
Obs.: O trabalho envolveu tanto os alunos, que várias outras sugestões de trabalhos surgiram, como peças de teatro, apresentação de dança, álbum dos mitos e até um filme. Mas para cada uma dessas sugestões seria necessário montar novos projetos de aula. Aceito novas idéias! Espero que gostem!!
Um abraço! Profª. Josi
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Wed Nov 23 21:22:04 GMT 2011
Cinco estrelaskk legal